Tomcat não inicia apartir do Eclipse

12 respostas
G

Quando eu mando o Tomcat iniciar pelo Eclipse ele gera o seguinte erro

java.lang.ClassNotFoundException: org.apache.catalina.startup.Catalina
	at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
	at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
	at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
	at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.init(Bootstrap.java:221)
	at org.apache.catalina.startup.Bootstrap.main(Bootstrap.java:409)

Se alguém puder me ajudar?!!?!?!?!?!?

12 Respostas

T

querido, vc ta usando o plugin sysdeo?

o que vc ta usando pra ligar o eclipse ao tomcat?

G

Sim, é o Plugin da Sysdeo!

E eu mando iniciar pelo botão que o plugin cria pra mim!

R

Você configurou lá nas preferências do plugin qual o diretório base do tomcat?

G

Configurei!

E essa classe que ele fala que não acha?

T

Olha so, tambem uso esse plugin e tive uns probleminhas com ele, mas funciona perfeito agora. Tenta algumas coisas ai:

1- Vc fez as configurações do tomcat no eclipse?

2- Tem certeza que o tomcat ja nao esta startado? (olha nos serviços)

3- Depois que ele da essa mensagem, se vc tentar acessar um recurso no tomcat oq é que ele diz?

G

Então, já configurei o tomcat no Eclipse, e o tomcat não deveria inicar fora do eclipse, pois as variáveis de ambiente não estão setadas, ele deveria só inicar atrvés do Eclipse

T

beleza, se vc configurou tudo certo mesmo entao era pra dar certo.

mas vem ca, penso que vc tem que setar as variaveis de ambiente de qualquer jeito. pelo menos a catalina_home, viu…

M

Prezado,

sugiro colocar o caminho para o arquivo tools.jar, normalmente encontrado dentro do /lib do SDK, na janela Tomcat -> JVM Settings no campo Classpath (before generated classpath).

[]´s

G

Mas me responda, pq ele dá um ClassNotFoundException, será que ele busca a variável de ambiente?

M

1° Não precisa configurar nenhuma variável de ambiente para iniciar o Tomcat (pelo menos aqui não precisou…)
2° Aqui uso o Tomcat + Eclipse WTP e não precisei configurar nenhuma variável de ambiente… e está tudo funcionando normal.

Obs: (pra quem está usando o Eclipse WTP) pra que usar o plugin da Sysdeo sendo que o Eclipse WTP já controla o Tomcat? (Window -> Preferences… -> Server -> Installed Runtimes)

Veja um exemplo: WTP Tutorials – Building and Running a Web Application

G

Bom…eu adicionei a JVM no Classpath como foi dito e nada…mas o que vale é o tentativa :slight_smile:

Mas se eu não preciso configurar nehuma variável de ambiente, oqeu será que acontece que não sobe o Tomcat?

G

Bom se alguém acompanhou o problema e também está com o mesmo problema, eu configuerei as variáveis de ambiente, mas não deu certo, depois eu tomei vergonha e atualizei o Java de 1.4 para 1.5, daí funcionou!!!

Abraços

Criado 16 de junho de 2006
Ultima resposta 17 de jun. de 2006
Respostas 12
Participantes 5