Nossa, Luca, que exagero! Concordo que CLT é um pouco melhor do que PJ no geral, mas PJ também não é tão ruim assim. Basta negociar direito. Até hoje eu só trabalhei duas vezes como CLT e as diferenças em relação a PJ foram pequenas. Eu trabalho há muito tempo como PJ e sempre tive benefícios normais, e o que não consigo como benefício eu sempre forço para aumentar um pouco o valor da hora para que possa compensar pagar por fora. Até hoje sempre consegui isso. Nesse caso se encaixam plano de saúde, previdência etc.
“Luca”:
1. PJ não tem direito de ficar doente, sair de férias e principalmente PJ não tem chance de subir na empresa, daqui a 10 anos o PJ fará o mesmo que hoje
No início do ano eu fiquei duas semanas em casa com um problema de saúde e não fui descontado. No final de setembro fiquei dois dias em casa gripado e não fui descontado. E meu acordo não tem nada de especial.
Além disso o que vc chama de subir na empresa? Virar gerente, diretor? Na empresa onde trabalho esses cargos também são ocupados por PJs. E isso acontece em outras empresas conhecidas também.
“Luca”:
2. Os encargos sociais no Brasil são enormes. Um empregado custa mais de 110% do que a empresa paga de salário. Sonegar imposto significa roubar escola dos nossos filhos, roubar estradas e hospitais. Ser PJ é compactuar com esta roubalheira. Não faça isto a menos que seja para ganhar muito. Não se suje por pouco. Muito mais ético é lutar para mudar as coisas do que entrar para o sistema pela porta dos fundos.
É um tremendo exagero dizer isso. Eu diria até que é tapar o sol com a peneira. Roubar escolas, estradas e hospitais? Meu Deus… Com o dinheiro que você dá pro governo como CLT alguma coisa acontece de bom nesse país? O governo tem dinheiro suficiente pra melhorar todos os pilares de infra-estrutura do Brasil, eles não fazem porque não querem. Lembra-se da CPMF? Era pra saúde. Ganhavam bilhões e bilhões por mês e não fizeram nada. E o IPVA, serve pra que mesmo? As ruas da minha cidade estão altamente esburacadas porque? Porque eu sou PJ? Por favor… Dizer que trabalhar como PJ é compactuar com isso é um tremendo exagero.
“Luca”:
4. Não troque as garantias da CLT por menos de 80% de diferença.
- Não seja PJ sem um contrato assinado e só assine qualquer coisa depois de consultar seu advogado. Antes de assinar como PJ se informe com seu advogado. E se a empresa romper seu contrato, volte ao advogado para verificar se todos os direitos foram cumpridos. Repito, não assine acordo nenhum sem consultar o advogado.
Tem gente que não procura advogado mas pode ter certeza de que estas pessoas estão jogando na loteria.
Concordo.
Trabalhar como PJ sem assinar nada é pedir pra ter problema, embora eu já tenha trabalhado umas duas vezes nessa situação e não tenha passado por problema algum. Aliás, tive até algumas vantagens.