Trabalhar com PJ

22 respostas
M

Boa noite.

Estou em busca de um outro emprego e sempre e uma coisa comum e perguntarem a pretensão salarial como CLT e como PJ, mas eu nunca sei o quanto a mais devo pedir para trabalhar como PJ. Já me falaram de 50% a mais, quanto seria está proporção em relação a CLT?
Outra duvida que surgiu é quanto algumas empresas exigirem que a empresa LTDA, quanto meu gasto subiria em relação a uma empresa do tipo ME?

Obrigado;
madujr

22 Respostas

J

Eu acho que essa proporção é algo meio pessoal.
Algumas pessoas acham que uns 40% a mais já vale a pena.

No meu caso, eu acho que PJ tem que ser pelo menos 80% a mais.

Custos com empresa LTDA fica em torno de 15% ao mês.

[]s

F

Bem simples.
Use essa planilha, http://www.apinfo.com/sal.xls, coloque os valores e compare seus ganhos!

Só tenha em mente que PJ é uma droga, tem que ir atras de contador, pagar imposto, não tem os
direitos CLT, a não ser que tu seja um bom negociador e consiga colocar tudo isso num contrato.

Acho que só vale a pena se vc ganhar muito dinheiro, então enfie a faca e peça lá em cima.

J

Tem um tópico recente sobre esse assunto http://www.guj.com.br/posts/list/141389.java

M

jdeveloper:

[]s

E uma empresa ME quanto seria essa porcentagem ?

Muito obrigado;

J

madujr:
jdeveloper:

[]s

Muito obrigado;

ME fica em 6-7%.
Mas acho que poucas empresas aceitam contratação com empresa ME.

Até onde eu sei, uma empresa ME não pode exercer atividade de desenvolvimento de software.

[]s

M

jdeveloper:
madujr:
jdeveloper:

[]s

Muito obrigado;

ME fica em 6-7%.
Mas acho que poucas empresas aceitam contratação com empresa ME.

Até onde eu sei, uma empresa ME não pode exercer atividade de desenvolvimento de software.

[]s

e uma EPP, pode ? qual a procentagem?

o que é mais pedido e mesmo LTDA ou outro tipo?

Obrigado;

L

Olá

1. PJ não tem direito de ficar doente, sair de férias e principalmente PJ não tem chance de subir na empresa, daqui a 10 anos o PJ fará o mesmo que hoje

2. Os encargos sociais no Brasil são enormes. Um empregado custa mais de 110% do que a empresa paga de salário. Sonegar imposto significa roubar escola dos nossos filhos, roubar estradas e hospitais. Ser PJ é compactuar com esta roubalheira. Não faça isto a menos que seja para ganhar muito. Não se suje por pouco. Muito mais ético é lutar para mudar as coisas do que entrar para o sistema pela porta dos fundos.

3. Se não há outro jeito de conseguir trabalho senão for este que a indústria de software tenta empurrar para a gente, pelo menos tente ganhar o suficiente para compensar os dias que ficará em casa sem ganhar nada por causa de uma simples gripe.

4. Não troque as garantias da CLT por menos de 80% de diferença.

5. Não seja PJ sem um contrato assinado e só assine qualquer coisa depois de consultar seu advogado. Antes de assinar como PJ se informe com seu advogado. E se a empresa romper seu contrato, volte ao advogado para verificar se todos os direitos foram cumpridos. Repito, não assine acordo nenhum sem consultar o advogado.

Tem gente que não procura advogado mas pode ter certeza de que estas pessoas estão jogando na loteria.

[]s
Luca

M

por você ser pj, a empresa não necessariamente paga seu transporte e refeição… algumas pagam, outras (me parece ser a maioria) não, portanto isso deve estar imbutidono valor cobrado, caso elas não paguem.

como pj você tem que ver o valor que te será cobrado de impostos, isso varia de acordo com a sua cidade e a forma pela qual a empresa foi aberta, uma empresa LTDA paga coisa de 14, 13% ±…

para ser LTDA, você vai precisar de um socio, qualquer pessoa proxima de você que vocÊ confie.

tudo essas coisas devem estar incluidas no valor que você receberá a mais por ser pj, além dos direitos trabalhistas que você deixará de receber por ser pj. Eu cobro 60 % a mais por trabalhar como pj, considero isso meio de opinião mesmo.

pelo amor de deus, leia o contrato, com muita atenção… em duvida procure um advogado como o luca falou, ja vi contrato absurdo de desfavoravel para o desenvolvedor…
]
bom…acho que é isso, sem mais dicas

M

Nossa, Luca, que exagero! Concordo que CLT é um pouco melhor do que PJ no geral, mas PJ também não é tão ruim assim. Basta negociar direito. Até hoje eu só trabalhei duas vezes como CLT e as diferenças em relação a PJ foram pequenas. Eu trabalho há muito tempo como PJ e sempre tive benefícios normais, e o que não consigo como benefício eu sempre forço para aumentar um pouco o valor da hora para que possa compensar pagar por fora. Até hoje sempre consegui isso. Nesse caso se encaixam plano de saúde, previdência etc.

“Luca”:
1. PJ não tem direito de ficar doente, sair de férias e principalmente PJ não tem chance de subir na empresa, daqui a 10 anos o PJ fará o mesmo que hoje
No início do ano eu fiquei duas semanas em casa com um problema de saúde e não fui descontado. No final de setembro fiquei dois dias em casa gripado e não fui descontado. E meu acordo não tem nada de especial.
Além disso o que vc chama de subir na empresa? Virar gerente, diretor? Na empresa onde trabalho esses cargos também são ocupados por PJs. E isso acontece em outras empresas conhecidas também.

“Luca”:
2. Os encargos sociais no Brasil são enormes. Um empregado custa mais de 110% do que a empresa paga de salário. Sonegar imposto significa roubar escola dos nossos filhos, roubar estradas e hospitais. Ser PJ é compactuar com esta roubalheira. Não faça isto a menos que seja para ganhar muito. Não se suje por pouco. Muito mais ético é lutar para mudar as coisas do que entrar para o sistema pela porta dos fundos.
É um tremendo exagero dizer isso. Eu diria até que é tapar o sol com a peneira. Roubar escolas, estradas e hospitais? Meu Deus… Com o dinheiro que você dá pro governo como CLT alguma coisa acontece de bom nesse país? O governo tem dinheiro suficiente pra melhorar todos os pilares de infra-estrutura do Brasil, eles não fazem porque não querem. Lembra-se da CPMF? Era pra saúde. Ganhavam bilhões e bilhões por mês e não fizeram nada. E o IPVA, serve pra que mesmo? As ruas da minha cidade estão altamente esburacadas porque? Porque eu sou PJ? Por favor… Dizer que trabalhar como PJ é compactuar com isso é um tremendo exagero.

“Luca”:
4. Não troque as garantias da CLT por menos de 80% de diferença.

1. Não seja PJ sem um contrato assinado e só assine qualquer coisa depois de consultar seu advogado. Antes de assinar como PJ se informe com seu advogado. E se a empresa romper seu contrato, volte ao advogado para verificar se todos os direitos foram cumpridos. Repito, não assine acordo nenhum sem consultar o advogado.

Tem gente que não procura advogado mas pode ter certeza de que estas pessoas estão jogando na loteria.

Concordo.

Trabalhar como PJ sem assinar nada é pedir pra ter problema, embora eu já tenha trabalhado umas duas vezes nessa situação e não tenha passado por problema algum. Aliás, tive até algumas vantagens.

M

Pode sim. O que determina ou não o que uma empresa pode fazer são os serviços que você coloca no contrato social. O que acontece é que algumas categorias de serviços não podem ser encaixadas em empresas criadas no Simples ou Supersimples. Geralmente são serviços que exigem nível superior. Mas também, isso não faz muita diferença, porque hoje em dia poucas empresas aceitam PJs com empresas no simples, por algum motivo obscuro que nenhum contador ou contratador conseguiu me explicar até hoje.
O fato da sua empresa ser micro, pequena, média ou grande não é nenhum empecilho na contratação.

L

Olá

Sim, concordo que em alguns casos é exagero mas em muitos outros não. No seu caso parece que você teve habilidade suficiente ou contou com um patrão consciente. Mas a maioria dos que conheço não teve mesma sorte. Meu conselho continua o mesmo: procurem ajuda de advogado e ponham a empresa na justiça.

E quanto a questão de sonegação de impostos, taxas e contribuições, muita gente acha normal roubar um pouquinho de um Governo cheio de ladrões. Esquecem da soma ou do efeito do exemplo e acham que não será o pouquinho que faz falta. Esta mentalidade, que não é só sua ou só minha, é uma das causas porque os impostos, taxas e contribuições são enormes no Brasil. Aqui poucos pagam. E mesmo sonegando INSS como a maioria faz, muitos ainda se queixam que não tem asistência e que o INSS não funciona.

Este assunto de a gente achar que pequenas infrações são menos prejudiciais do que grandes roubalheiras é assunto de uma interessante pesquisa que aparece na apresentação do Dan Ariely. Acho excelente. Pode ser vista em vídeo de 16 minutos com legenda em português http://www.ted.com/talks/dan_ariely_on_our_buggy_moral_code.htm

Vivi em um tempo em que não havia a maracutaia dos PJs com o único e exclusivo intuito de pagar menos impostos, taxas ou contribuições. Não quero dizer que não havia sonegação. Mas com certeza. era menor porque empregado era empregado e só os maus patrões sonegavam.

[]s
Luca

F

Luca:
Olá

E quanto a questão de sonegação de impostos, taxas e contribuições, muita gente acha normal roubar um pouquinho de um Governo cheio de ladrões. Esquecem da soma ou do efeito do exemplo e acham que não será o pouquinho que faz falta. Esta mentalidade, que não é só sua ou só minha, é uma das causas porque os impostos, taxas e contribuições são enormes no Brasil. Aqui poucos pagam. E mesmo sonegando INSS como a maioria faz, muitos ainda se queixam que não tem asistência e que o INSS não funciona.

[]s
Luca

Nice!

“Eu leso o governo pq o governo me lesa todo dia…”

O melhor do Brasil é o Brasileiro.

Parabens Luca.

S

Mas, e se for algo grave, que te deixe meses de fora ou até não te permita voltar a trabalhar?
Isso é que me assusta.

O resto, não vejo grandes desvantagens em ser PJ (apesar de nunca ter sido e tirando a parte dos impostos/governo, que não tinha pensado).

M

“Luca”:
Sim, concordo que em alguns casos é exagero mas em muitos outros não. No seu caso parece que você teve habilidade suficiente ou contou com um patrão consciente. Mas a maioria dos que conheço não teve mesma sorte. Meu conselho continua o mesmo: procurem ajuda de advogado e ponham a empresa na justiça.
Não acho que eu sou habilidoso. E infelizmente não tenho um patrão consciente. Eu só não dou mole e não aceito qualquer coisa, que é o que a grande maioria faz.

“Luca”:
Eu não acho normal roubar um pouquinho, nem muito. Eu não roubo. Eu pago meus impostos normalmente, mas de outra forma diferente do que CLTs pagam. Minha empresa não tem pendências. Se mais de 70% do mercado é composto por PJs, isso não é responsabilidade minha. O que eu posso fazer para mudar isso eu faço, mas não vou sacrificar a minha vida para tentar mudar isso. Acredito que aqui ninguém faria isso também, principalmente quem já é CLT e está no “conforto” (no devido contexto, por favor) da posição. Reclamar assim é muito fácil, quero ver no dia que alguém CLT for dispensado, procurar outras posições e só achar vagas PJ. O que vão fazer? Vão esperar aparecer uma vaga CLT?

“Luca”:
Este assunto de a gente achar que pequenas infrações são menos prejudiciais do que grandes roubalheiras é assunto de uma interessante pesquisa que aparece na apresentação do Dan Ariely. Acho excelente. Pode ser vista em vídeo de 16 minutos com legenda em português http://www.ted.com/talks/dan_ariely_on_our_buggy_moral_code.htm
Por favor, não gostaria que “achassem” coisas a partir de outras que eu digo. “Achar” eu também acho um monte de coisas, mas não tomo isso como certo apenas por uma falsa dedução. Mas mesmo assim vou baixar esse vídeo para assistir em casa, pq gosto desses assuntos.

“Luca”:
Vivi em um tempo em que não havia a maracutaia dos PJs com o único e exclusivo intuito de pagar menos impostos, taxas ou contribuições. Não quero dizer que não havia sonegação. Mas com certeza. era menor porque empregado era empregado e só os maus patrões sonegavam.
As coisas no Brasil funcionavam nessa época?

M

Schuenemann:
MarcioTavares:

“Luca”:
No início do ano eu fiquei duas semanas em casa com um problema de saúde e não fui descontado. No final de setembro fiquei dois dias em casa gripado e não fui descontado. E meu acordo não tem nada de especial.

Mas, e se for algo grave, que te deixe meses de fora ou até não te permita voltar a trabalhar?
Isso é que me assusta.
Existem seguros específicos para se preparar para essas situações, melhores que os “seguros” do governo. Basta botar na ponta do lápis.

L

Olá

Complementando um pouco o que penso…

O mais importante é a gente discutir o assunto. Perceber que somos as vítimas, o lado mais fraco. Foram as empresas nos escorraçaram da legalidade e nos obrigaram a ser PJ ou biscateiro que é o que realmente somos. O Governo que deveria fiscalizar e garantir nossos direitos, se omitiu por completo. Viramos fantasmas ou no mínimo transparentes. Ninguém nos enxerga nem nas estatísticas de desemprego.

O que para mim é triste é que não vejo a menor chance de conseguirmos mudar as coisas. E como escrevi antes, não será com estes sindicatos 171 ou com regulamento da profissão que teremos mais chances. A única saída é conscientizar mais gente e quem sabe um dia alguém no Congresso perceba que há milhares de pessoas neste país que trabalham sem garantias mínimas. Somos milhares de marginalizados.

Alguns ganham o suficiente para compensar o que perderam. A garotada entra no mercado ganhando uma merreca. Como muitos ainda tem casa e comida dos pais, se sujeitam a ser PJs com salário de fome que mal sobra para um mês parado do aviso prévio. A média salarial baixa a cada mês. Tem gente por aí sobrevivendo de hora extra e tem outros iludidos com banco de horas que sempre fica saldo para a empresa.

[]s
Luca

F

É Luca, o negócio é complicado.
Um amigo resolvou arriscar e abriu uma empresinha mas não consegue contratar ninguém.
Ele quer contratar CLT mas o encargo é muito grande, não consegue competir com as grande
contratando como PJ.

Ou seja, profissionais saem perdendo e os pequenos querendo competir tb.

M

“Luca”:
O mais importante é a gente discutir o assunto. Perceber que somos as vítimas, o lado mais fraco. Foram as empresas nos escorraçaram da legalidade e nos obrigaram a ser PJ ou biscateiro que é o que realmente somos. O Governo que deveria fiscalizar e garantir nossos direitos, se omitiu por completo. Viramos fantasmas ou no mínimo transparentes. Ninguém nos enxerga nem nas estatísticas de desemprego.

O que para mim é triste é que não vejo a menor chance de conseguirmos mudar as coisas. E como escrevi antes, não será com estes sindicatos 171 ou com regulamento da profissão que teremos mais chances. A única saída é conscientizar mais gente e quem sabe um dia alguém no Congresso perceba que há milhares de pessoas neste país que trabalham sem garantias mínimas. Somos milhares de marginalizados.

Alguns ganham o suficiente para compensar o que perderam. A garotada entra no mercado ganhando uma merreca. Como muitos ainda tem casa e comida dos pais, se sujeitam a ser PJs com salário de fome que mal sobra para um mês parado do aviso prévio. A média salarial baixa a cada mês. Tem gente por aí sobrevivendo de hora extra e tem outros iludidos com banco de horas que sempre fica saldo para a empresa.

Concordo 100%.

Pra mim o jeito mais fácil de resolver, pelo menos um pouco, essa situação, seria o Governo reformar a CLT para diminuir os custos do empregador. Do contrário, como vc falou, isso nunca vai mudar. Na verdade eu acho MUITO difícil o Governo mudar a CLT, pq é uma tremenda teta que eles não vão querer deixar de mamar. Você vai falar “tá, mas se reformassem a CLT o governo ganharia potencialmente muito mais”… sim, concordo, mas me parece às vezes que a ganância cega as pessoas. É o que eu chamo de economia burra, a mesma atitude que faz muitos empregadores economizarem salário achando que vão conseguir bater metas financeiras desse jeito. No longo prazo, as pessoas ficam insatisfeitas, os projetos atrasam e aí o prejuízo é muito maior do que se tivessem contratado uma equipe de qualidade, pagando salários justos, entregando tudo no prazo e deixando o cliente feliz e dando mais projetos. Só que só o agora conta, planejamento de longo prazo não existe. Sendo assim, estamos ferrados. Quem não sabe se impor, acaba se dando mal.

L

Olá

Isto e outras coisas mais. Está mais do que provado que imposto todo mundo (ou quase) paga ou concorda em pagar até um determinado percentual. Tem um determinado ponto em que há um desequilibrio e mais gente acha injusto do que justo. A partir daí aumenta o número de sonegadores e a arrecadação cai. Exemplo: quem concordava em pagar 16%, deixa de pagar quando a taxa sobe para 17 ou 18%. Um pequeno aumento e puft.

Foi assim que o Ronald Reagan aumentou a arrecadação nos States. Ele baixou os impostos para arrecadar de mais gente. Não gostava dele no geral mas neste aspecto foi muito bom.

No caso dos encargos trabalhistas há 30 anos atrás eles se situavam na faixa de 68 a 76% da folha de pagamento. Aí o Congresso começou a criar um monte de benefícios para os empregados tais como:

• 30% para uem sai de férias
  • 4 meses de férias para grávidas
  • alimentação
  • seguro saúde
  • e outros

Tudo coisa justa e muito boa. Mas o aumento nos encargos elevou o percentual para 116 a 120% ou mais em alguns casos especiais.

Junte-se a isto as contribuições como a COFINS por exemplo que antes não existiam.

O resultado é que a corda arrebentou. E do lado mais fraco que é o nosso. Na prática somos empregados. Mas fomos obrigados a constituir uma empresa só para receber nossos salários. E em alguns casos nem é possível comprar um imóvel ou mesmo um carro caro porque a empresa safada paga sob um regime de escamotear grana com recibos de valor menor e o cara não tem renda suficiente para justificar o gasto.

PS: Não deixe de assistir ao vídeo do Dan Ariely. É sensacional.

[]s
Luca

F

Luca:
… Este assunto de a gente achar que pequenas infrações são menos prejudiciais do que grandes roubalheiras é assunto de uma interessante pesquisa que aparece na apresentação do Dan Ariely. Acho excelente. Pode ser vista em vídeo de 16 minutos com legenda em português http://www.ted.com/talks/dan_ariely_on_our_buggy_moral_code.htm

Luca, acho que o link correto é http://www.ted.com/talks/lang/eng/dan_ariely_on_our_buggy_moral_code.html

L

Olá

Pois é, o meu link agora está quebrado mas na hora em que postei estava certo.

Obrigado que corrigiu e o seu link funciona. Recomendo muito este vídeo. E tem tradução com legendas em português.

[]s
Luca

M

Acabei de assistir. Gostei muito do vídeo.

Criado 15 de outubro de 2009
Ultima resposta 19 de out. de 2009
Respostas 22
Participantes 9