Ubuntu 10.04lts

75 respostas
A

Opa, fala galera…

Agluém está usando o ubuntu 10.04lts? Estou impressionado com a qualidade alcançada desde os gráficos à integração de serviços… fantástico

A solução perfeita acredito eu que seja um hardware by mac e software by cannonical!!

Forte abrass

75 Respostas

J

Olha, é muito bom sim. Rodei bastante na minha casa e não encontrei nenhum bug.

L

Oi,

Impressionante, porém não supera ainda o 9.10 (Demora muito para iniciar o SO)

Tchauzin!

R

Estou usando desde o lançamento no trabalho e não tenho o que reclamar, o novo padrão de cores e componentes UI melhoraram bastante.
Sempre que não posso utilizar o Mac, o Ubuntu é a minha próxima opção.

F

De 30 segundos foi pra 1 ou 2 minutos???

Sinceramente, ligamos e pc/note e ficamos por horas a fio fazendo alguma coisa, se irritar/estressar por conta de esperar 1 minuto pro SO subir é fora de sério. Quem nao tiver tal paciencia esta precisando de ferias urgentes, ou no minimo controle de ansiedade, ta parecendo aqueles filmes onde o cara tem 60 segundos pra desarmar uma bomba nuclear :shock: :shock:

Eu estou louco pra testar o 10.04, porem ainda estou comprando um note novo para proceder a instalação. Mas que ele ta filé tá, pelo que ja vi por ai.

A

Uma coisa bem legal que vi é a possibilidade de criptografar a pasta home… ou seja… gravar os dados criptografados no disco fazendo com que quem nao tem acesso autorizado ou senha não consiga visualizar.

R

lina:
Oi,

Tchauzin!

eu vi em uns foruns que pc’s que possuem driver de disquete atrasam a inicialização do ubuntu (não sei pq).

Existem formas de solucionar isso… no meu notebook fica show de bola…

vlw.

B

Ola,

Eu estou usando ele deste o lançamento, muito bom, a única coisa que me incomodou no inicio foi os botões da janela no canto esquerdo… mas dai foi só configurar e pronto, estavam de volta ao lado direito… mas muito bom mesmo, não tenho nada que reclamar.

Poxa, no meu note o boot ficou muito mais rápido… coisa de 2x.

L

Oi,

A lentidão da inicialização é apenas um pequeno e chato problema.

Não é a toa que já foi lançado a versão 10.4.1 com correções de bugs.

Tchauzin!

U

Realmente esta show!
coloquei em casa e gostei muito! Gráfico desempenho etc…!

vlw

J

lina:
Oi,

Tchauzin!

Caramba, na minha máquina leva 20 s. Versão 64 bits.

U

juliocbq:
lina:
Oi,

Tchauzin!

Caramba, na minha máquina leva 20 s. Versão 64 bits.

No meu leva de 30 a 40 s

Processador Celeron
512 MB

rsrrsrsrsrrs

J

Na versão anterior, eu quase desisti de usar ubuntu. Tive muitos problemas. Mas a 10.04 está 10! (trrummm ts!)

Estou usando em meu dia a dia, no trabalho e até pra jogar. E não largo Ubuntu tão cedo!

L

Oi,

A única dependência minha em utilizar o Windows é o acesso do Banco do Brasil. No ubuntu, não funciona.

Porém, só vivo com ele! :wink:

Tchauzin!

A

Como não lina?? funciona sim!!

F

lina:
Oi,

A única dependência minha em utilizar o Windows é o acesso do Banco do Brasil. No ubuntu, não funciona.

Tchauzin!

e é ai que entra a VirtualBox

J

No meu funciona nao só o do banco do brasil, como o banco real

L

fredferrao:
lina:
Oi,

Tchauzin!

Oi,

O grande problema é que precisa ter um Windows Instalado… isso realmente é uma pessima ideia. rs

Tchauzin!

J

lina:
fredferrao:
lina:
Oi,

Tchauzin!

Oi,

O grande problema é que precisa ter um Windows Instalado… isso realmente é uma pessima ideia. rs

Tchauzin!

Não precia do virtual box pra isso. Basta ter os plugins do java instalados corretamente. Só não lembro se é o openjdk ou se é o jdk da sun que stá no repositório, visto que, por algum motvo que não me lembro mais, eu instalei os dois,… rssrrs

C

No repositório oficial da Canonical, está o openjdk-6.
Alias, foi graças ao Ubuntu que eu descobri que o SQl Developer não roda no OpenJDK.
Pelo que eu vi, existe um if(JVM.getVendor() != ‘Sun’) {throw new NaoRodaException();} ¬¬

Mas, estou muito empolgado com esse Ubuntu.
Estou usando ele como base de dados Oracle para mim.
Estou planejando uns testes melhores, mas ouso dizer que o Oracle 10g XE rodando num Ubuntu virtualizado pelo VirtualBox consome BEM menos memória que o Oracle rodando diretamente no Windows.

Mas, no quesito visual, eu ainda prefiro muito mais o openSuse.
Que distribuição visualmente bonita. KDE4 realmente é esplendido.

A

na verdade o jdk da oracle passou a funcionar em outro repositório… por default se vc instalar om java, ele irá instalar o openJDK… nada mais sensato que isso aliás…

mas existe uma forma de baixar o jre da sun e o plugin java para os navegadores que funciona tanto no firefox quanto no chrome…

comandos

sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ lucid partner"
sudo apt-get install sun-java6-jre
sudo apt-get install sun-java6-plugin

restart do browser e enjoy!

se quiser remover a jre da openjdk e rodar pela da sun instalada tbm dá…

L

aconstantino:
na verdade o jdk da oracle passou a funcionar em outro repositório… por default se vc instalar om java, ele irá instalar o openJDK… nada mais sensato que isso aliás…

mas existe uma forma de baixar o jre da sun e o plugin java para os navegadores que funciona tanto no firefox quanto no chrome…

comandos

sudo add-apt-repository "deb http://archive.canonical.com/ lucid partner"
sudo apt-get install sun-java6-jre

restart do browser e enjoy!

se quiser remover a jre da openjdk e rodar pela da sun instalada tbm dá…

Oi,

Vou tentar! Não estava encontrando este pacote:

Porém provavelmente falatava adiciona ester ‘repository’.

Tchauzin!

A

n sei se o plugin vai funcionar com a jre do openjdk, se funcionar… nos informe :slight_smile:

J

Gente, pelo amor de Deus, estamos falando de Ubuntu!!!

1 - Vai em Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu
2 - Abra o nó "Obter programa"
3 - Vá em Parceiros da Canonical
4 - Faça a festa: Flash, Adobe reader, Suporte a MP3, Skype, Java da Oracle…

A

josenaldo:

é nada… o certo é fazer um shellscript de instalação, enviar via ftp e falar pros amigos acessarem o lynx, no seu site e baixar via wget no slackware :slight_smile:

F

No 9.10, se nao me engano tinha um pacote chamado sun-jdk… alguma coisa. era esse que eu tinha instalado. Eu nao dei simplesmente apt-get install java, lembro que era o nome completo, estou sem ubuntu agora pra verificar.

Sobre o banco do brasil, algo que tive que fazer foi criar o link simbolico para a jre na pasta de usuario do firefox(.firefox), depois disso vai de boa.

Apesar que: agora nao existe mais teclado virtual no BB, nem sei se realmente ta precisando de java pra usar.

A

Espetáculo… rápido, prático e bem mais bonito…
Esperar agora só o próximo LTS.

R

Eu sou suspeito de falar, todas as experiências que tive com Linux foram péssimas.
Prefiro ficar no meu Windows.

B

lina:
Oi,

Tchauzin!

Estranho, no meu funciona tranquilo… mas acho que o problema é que o applet do BB só rola na JVM da sun… ou será o programa da receita… mas sei que tem um testes ai que só rola na JVM da sun.

A

O problema de acesso ao B B eh somente pra quem usa a versão 64 bits no 32 roda legal, isso acesso pessoa física, pessoa jurídica roda.

J

lina:
Oi,

Tchauzin!

Virtualbox + winxp.
Uso na minha máquina para desenvolvimento. Junto uso imagens do maemo e android.
Infelizmente não consegui achar um bom substituto para compilador de pics 12,16f,18 e 24, e o proteus, então a alternativa é o virtualbox mesmo.

J

josenaldo:

Huahua, muito boa. O ubuntu funciona inteiramente na nuvem. Chega até a ficar chato instalar softwares.

J

renamed:
Eu sou suspeito de falar, todas as experiências que tive com Linux foram péssimas.

Então acho que vc ainda NÃO teve uma experiência com algum Linux :lol:

R

j0nny:
renamed:

Então acho que vc ainda NÃO teve uma experiência com algum Linux :lol:

Nenhuma agradável hehe.
Mas deixa ficar antes que apareça um fã de Linux e eu leve a culpa do tópico mudar de direção.

A

qual o problema com o 64 bits??

J

Eu não vi nenhum problema 64. Concordo com o citado acima que linux até pouco tempo atras era complicado para um usuário leigo. Essa release do ubuntu é um marco para linux e desktop. Realmente muito simples de usar.

M

Sempre usei Mandriva em casa e por muito tempo o Ubuntuo 8.04 no serviço. Recentemente resolvi trocar de distro doméstica e vi o quanto o Ubuntu 9.10 estava maduro. Antes, testei o OpenSuse, mas não gostei: muito burocrático, aparece configuração demais pra fazer qualquer coisa simples, e não consegui instalar os repositórios de desenvolvimento. Enquanto no Mandriva são 4 repositórios que adicionam (cooker), no Ubuntu é apenas um (experimental), no openSuse o factory divide em 187 pacotes. :shock: Pra tentar instalar o amarok novo eu precisei adicionar 40 pacotes e ainda não tinha conseguido fechar as dependencias (que aliás, é muito confuso a forma que ele avisa).

Os únicos inconvenientes do Ubuntu pro meu caso:
1 - nem a versão 9.10 nem a 10.04 reconheceram minha placa de rede sem fio, uma dlink.
2 - não encontrei uma forma de atualizar a versão 32 bits pra 64 bits automaticamente

B

marcosalex:
Sempre usei Mandriva em casa e por muito tempo o Ubuntuo 8.04 no serviço. Recentemente resolvi trocar de distro doméstica e vi o quanto o Ubuntu 9.10 estava maduro. Antes, testei o OpenSuse, mas não gostei: muito burocrático, aparece configuração demais pra fazer qualquer coisa simples, e não consegui instalar os repositórios de desenvolvimento. Enquanto no Mandriva são 4 repositórios que adicionam (cooker), no Ubuntu é apenas um (experimental), no openSuse o factory divide em 187 pacotes. :shock: Pra tentar instalar o amarok novo eu precisei adicionar 40 pacotes e ainda não tinha conseguido fechar as dependencias (que aliás, é muito confuso a forma que ele avisa).

1 - nem a versão 9.10 nem a 10.04 reconheceram minha placa de rede sem fio, uma dlink.
2 - não encontrei uma forma de atualizar a versão 32 bits pra 64 bits automaticamente

Ola, só para perguntas:

Nem depois da instalação? atraves daquele aplicativo de drivers restritos?

Eu acho pouquissimo provavel de acontecer, pois quando vc instala para uma plataforma, por exemplo 32bits, todas as atualizações rolam para ele… mudar pelo proprio ubuntu… sei não, pelo que sei vc terá que formatar, ou instalar um kernel na mão, mas tem um monte de coisa que ele faz pra vc que é em cima da plataforma instalada… então não recomendo.

A

BrunoCarlo:
marcosalex:

Ola, só para perguntas:

Eu acho pouquissimo provavel de acontecer, pois quando vc instala para uma plataforma, por exemplo 32bits, todas as atualizações rolam para ele… mudar pelo proprio ubuntu… sei não, pelo que sei vc terá que formatar, ou instalar um kernel na mão, mas tem um monte de coisa que ele faz pra vc que é em cima da plataforma instalada… então não recomendo.

Quanto à atualização acho difícil vc conseguir fazer um update de 32 para 64, além… atente-se em updates no linux… eu não recomendo ficar mudando de versão de kernel, compilando programas novos… a não ser que vc tenha muita necessidade, pois quando vc usa versões novas de programas, normalmente isto envolve mais um bocado de dependências que vão deixando seu linux cada vez mais.

Quanto ao driver da d-link… se trata de placa pcmcia? usb?

[]'s

M

Provavelmente vai funcionar, mas o que eu quis dizer é que o Mandriva reconhecia direto e de primeira.

BrunoCarlo:

Pois é, isso é outra coisa que no Mandriva era muito transparente…

Mas de qualquer forma, só citei pra mostrar que toda distro tem os prós e os contras e acho interessante, já que muita gente tem dúvida sobre que tipo de mudança tem de uma distro pra outra, fora a versão dos pacotes. E o Ubuntu acho que pesando todos os lados, vai ser o melhor mesmo, até porque está virando um padrão.

No Suse, a vantagem dele era que os pacotes Java e Haskell estavam sempre atualizados e sempre que sai uma atualização de algum framework, biblioteca ou componente, logo atualizam o repositório. O do Ubuntu ainda está no Virtualbox 3.1.6, Netbeans 6.8, Tomcat 6.0.24, …se quiser algo mais novo, nem mapeando os repositórios experimentais não dá certo, tem de baixar na mão.

Em compensação tem a interface mais polida de todas as distros que mexi e parece ser o único que se preocupa em deixar o ambiente amigável.

A

marcosalex:
BrunoCarlo:

Provavelmente vai funcionar, mas o que eu quis dizer é que o Mandriva reconhecia direto e de primeira.

BrunoCarlo:

Pois é, isso é outra coisa que no Mandriva era muito transparente…

Mas de qualquer forma, só citei pra mostrar que toda distro tem os prós e os contras e acho interessante, já que muita gente tem dúvida sobre que tipo de mudança tem de uma distro pra outra, fora a versão dos pacotes. E o Ubuntu acho que pesando todos os lados, vai ser o melhor mesmo, até porque está virando um padrão.

No Suse, a vantagem dele era que os pacotes Java e Haskell estavam sempre atualizados e sempre que sai uma atualização de algum framework, biblioteca ou componente, logo atualizam o repositório. O do Ubuntu ainda está no Virtualbox 3.1.6, Netbeans 6.8, Tomcat 6.0.24, …se quiser algo mais novo, nem mapeando os repositórios experimentais não dá certo, tem de baixar na mão.

Em compensação tem a interface mais polida de todas as distros que mexi e parece ser o único que se preocupa em deixar o ambiente amigável.

Eu comecei a perceber de uns tempos pra cá que nós da área queremos sempre usar a última versão último release, nem que seja beta se possível… comecei a ver que isso é um defeito… por exemplo… builds do tomcat mesmo muitas vezes as versões anteriores se mostravam melhores que as mais atuais…

Nem sempre um build stable lançado pelos desenvolvedores do projeto é um stable para o sistema operacional…

L

Oi,

A questão do Banco do Brasil consegui solucionar, porém ainda existem muitos BUGs neste 10.4

Estou apanhando com eles… rs ¬¬

Tchauzin!

J

lina:
Oi,

A questão do Banco do Brasil consegui solucionar, porém ainda existem muitos BUGs neste 10.4

Estou apanhando com eles… rs ¬¬

Tchauzin!

Com 32 ou 64 bits? O único empecilho que achei na 64 bits foi o driver oem de uma nvidia que eu tenho. Mas mesmo assim, eu não havia prestado atenção nas instruções do site, que me avisava para remover o driver padrão, antes de eu instalar o novo.
Após isso não tive mais problemas, vai ver porque eu não use muita coisa dele também.

L

Oi,

32…

Tchauzin!

F

Meu note chegou, HP DV6tT Core i7, eis que vou correndo baixar e instalar o ubuntu 10.04, e ja me decepciono.

Quando mando ele instalar o note simplesmente trava, congela mesmo, só no botao power pra desligar, e quando volta vem a mensagem da HP dizendo que entrou em proteção contra overheating :shock: :shock:

Dei uma googlada e achei algo sobre setar o acpi=off la nas opções F6, feito isto ele passa, mas agora fiquei com receio :frowning:

O que eu perderia ou deixaria de ter setando o acpi=off?? Alguem sabe?

Postei la no ubuntuforum tambem, to aguardando resposta de alguem.

E

fredferrao,

no meu HP DV6000 também aconteceu isso na primeira vez q tentei instalar, e acabei desistindo.

na outra semana, baixei o 64 e rodou perfeitamente!

Até agora só alegrias, melhor versão que ja usei de linux.

• sempre usei o site do BB, e nunca tive problema algum, detalhe que sempre tenho instalado a JDK.
F

educorso:
fredferrao,

no meu HP DV6000 também aconteceu isso na primeira vez q tentei instalar, e acabei desistindo.

na outra semana, baixei o 64 e rodou perfeitamente!

Até agora só alegrias, melhor versão que ja usei de linux.

• sempre usei o site do BB, e nunca tive problema algum, detalhe que sempre tenho instalado a JDK.

Baixei ontem a versão 64. Agora fiquei meio arisco, esperar ver o que a galera tem pra dizer.

W

não sei se é só comigo, mas ele tem um delay no caps lock. AS PAlavras DIgitas RÁpidas SAem MEio DEsse JEito :?

Obs: efeitos gráficos sensasionais =D

D

o esquema do BB é instalar a JVM da Sun/Oracle…
só ativar o repositório ‘partner’ no Canais de Software que a JVM/JDK da Sun fica disponível
o teclado virtual do BB deve ter um ‘ifzão’ que verifica o vendor da JVM
A mesma coisa vale pro programa de imposto de renda

ja para o Banco Real, ele funciona normalmente…
só que como a página exige que tenha o plugin do FF do tal módulo de proteção, aí nao funciona… pq ele plugin nao instala no FF no Linux…
pra resolver isso é só ligar no atendimento do Internet Banking, falar que vc usa Linux e não consegue instalar o módulo de proteção…
os caras vão colocar seu login num lista de exceção de verificação qdo estiver no linux, e aí o internet banking nao vai mais exigir o plugin qdo estiver no Linux

L

Eu uso o UbuntuStudio e digo que da 9.10 em diante ta foda o sistema de som, ele ta dando muito pau. Mas acho que seja o kernel tunnado pra produção de audio/vídeo. O engraçado é que esses bugs ocorrem somente quando reproduzo som normal, mas quando ele é gerenciado pelo JACK (sempre que vou produzir algo com audio) ele funciona perfeitamente. Posso dizer que é o melhor custo/benefício pra quem curte produzir audio!

M

Alguém sabe porque o Ubuntu não roda MP3 de cara? Mandriva e OpenSuse eu simplesmente ouvia, no Ubuntu aparece uma mensagem que só falta dizer que se você ouvir a música vai morrer um filhote de foca.

L

É bem tosco isso, tem que baixar alguns pacotes no apt-get…

A

Roda sim… tem que baixar os plugins do gstreamer (http://www.gstreamer.net/)

Para quem gosta do amarok, de uma olhada no exaile… uma versão muito parecida, mas desenvolvida em gtk
http://www.exaile.org/

M

aconstantino:

Para quem gosta do amarok, de uma olhada no exaile… uma versão muito parecida, mas desenvolvida em gtk

O que falei é justamente isso: depois de instalar, tem baixar mais plugins. O que eu queria saber é se tem algum motivo pra esses plugins não virem instalados por default, como fazem as outras versões. Será que tem algum problema de patente ou licença?

J

marcosalex:
aconstantino:

O que falei é justamente isso: depois de instalar, tem baixar mais plugins. O que eu queria saber é se tem algum motivo pra esses plugins não virem instalados por default, como fazem as outras versões. Será que tem algum problema de patente ou licença?

Isso mesmo marcos. O problema é a patente. A filosofia do ubuntu é software sobre gpl. Apesar de drivers como os da nvidia serem gratuitos, não estão debaixo da licença gpl, e a mesma coisa acontece com alguns codecs, então o ubuntu não os adiciona nos pacotes padrões.

O lame somente codifica mp3, e está debaixo da gpl. Agora decodificadores mp3 gpl só conheço o fluendo, e realmente não sei porque ele não está no pacote padrão. Boa pergunta.

L

fredferrao:
Meu note chegou, HP DV6tT Core i7, eis que vou correndo baixar e instalar o ubuntu 10.04, e ja me decepciono.

Quando mando ele instalar o note simplesmente trava, congela mesmo, só no botao power pra desligar, e quando volta vem a mensagem da HP dizendo que entrou em proteção contra overheating :shock: :shock:

Dei uma googlada e achei algo sobre setar o acpi=off la nas opções F6, feito isto ele passa, mas agora fiquei com receio :frowning:

Oi,

Me informe a sua placa de video…

Tchauzin!

A

marcosalex:
aconstantino:

Como aresorvi, instalando o VLC e o colocando como tocador padrao.

W

Will_HRock:
não sei se é só comigo, mas ele tem um delay no caps lock. AS PAlavras DIgitas RÁpidas SAem MEio DEsse JEito :?

Obs: efeitos gráficos sensasionais =D

Da uma olhada se a tecla “emo” do seu teclado nao esta ativada. :slight_smile:

F

lina:
fredferrao:

Oi,

Me informe a sua placa de video…

Tchauzin!

nVidia GT 230M 1GB.

B

Pelo que sei os codecs para MP3 e tals não são free, ou open…e como a filosofia do Ubuntu é só free… e open, vc tem que instalar por sua conta… tipo a JDK da Sun… virtual box… ele te dá tudo para instalar, mas não vem instalado.

Para intalar legal, eu custumo usar o player default mesmo, é só mandar tocar, dai ele vai reclamar que não tem o plugin, e se vc quer baixar…

P

Pessoal,

O site do BB realmente tinha uns problemas de só rodar em 32 bits e usando a jre da Sun, mas isso já foi corrigido. Em casa, eu acesso o site usando Ubuntu 64 bits e openJDK.

L

Pessoal,

Só uma dúvida.

Quanto à durabillidade de bateria de note usando este Ubuntu? Como que está no de vocês?

No meu Dell a bateria durava mais com Win 7

B

Lucas Emanuel:
Pessoal,

Só uma dúvida.

Quanto à durabillidade de bateria de note usando este Ubuntu? Como que está no de vocês?

No meu HP dura em media 2 horas… mesma duracao usando windows…

J

Lucas Emanuel:
Pessoal,

Só uma dúvida.

Eu imagino que os drivers do win7 sejam realmente melhores que o do ubuntu, por razões de patente. Fazer engenharia reversa com um editor de hexadecimal não é tarefa simples, e mesmo com essas grandes limitações, o ubuntu sempre funciona perfeitamente.

P

Lucas Emanuel:
Pessoal,

Só uma dúvida.

Meu note Itautec veio com Win Vista, mas eu coloquei Ubuntu logo ,a primeira semana. Realmente acho que a bateria dura menos com o Ubuntu (de 2 a 2,5 horas com uma bateria de seis células)…

W

rsrsrs é mesmo, tá triste.
O pior é que com o shift as maiúsculas funcionam normal, mas não to acostumado com o shift :?

J

Pelo visto o prolema é só cmg… uso u ubuntu há um certo tempo, +1 ano… Mas essa 10.04 está me fzd desistir do Ubuntu…

1º - Não consigo usar os efeitos que tanto gosto pq ele ta de birra com meu chipset Intel, problema que milhares de pessoas têm tido nas ultimas duas versões e continua sem solução!

2º - Depois de +/- 1 mês de uso ele começou a apresentar travamentos com uma mensagem com algo sobre a placa grafica.

Por fim, apesar de gostar muito do GNOME, to só esperando o semestre da facul acabar pra sumir com ele do pc e trocar pelo Fedora 13/KDE.

A

jeff_uesc:
Pelo visto o prolema é só cmg… uso u ubuntu há um certo tempo, +1 ano… Mas essa 10.04 está me fzd desistir do Ubuntu…

1º - Não consigo usar os efeitos que tanto gosto pq ele ta de birra com meu chipset Intel, problema que milhares de pessoas têm tido nas ultimas duas versões e continua sem solução!

2º - Depois de +/- 1 mês de uso ele começou a apresentar travamentos com uma mensagem com algo sobre a placa grafica.

Por fim, apesar de gostar muito do GNOME, to só esperando o semestre da facul acabar pra sumir com ele do pc e trocar pelo Fedora 13/KDE.

Pelo jeito seu problema eh o xserver…

veja se nao tem alguma atualizacao

J

Ja atualizaei… msm assim nd…

L

jeff_uesc:

Oi,

O problema do ChipsetIntel já foi resolvido.
Se quiser utilizar os efeitos, basta baixar o Compiz.:

sudo apt-get install compiz config-settings-manager

Depois entre em Sistema -> Preferencia -> Configuração Compiz

Pronto.

Tchauzin!

M

Bom, como eu tinha dito antes, tinha instalado o 9.10 32 bits e atualizado. Acabou que pra passar pra 64 bits, baixei o DVD do 10.04 e refiz a instalação. Como sou ex-usuário do Mandriva e do OpenSuse, dá pra colocar mais observações:

• O Ubuntu foi o mais fácil de instalar drivers proprietários, simplesmente detectou que existia atualização, me perguntou se queria usar e instalou. No Mandriva, por exemplo, eu tinha de ir no Control Center e solicitar a instalação (nada difícil, mas pra um usuário “Homer Simpson”, sem chances)

• Dessa vez minha placa de rede sem fio foi detectada sem problemas, embora ele tenha utilizado a placa de rede normal por default, o que é até justificável

• O mais chato mesmo é ter de baixar mais plugins pra ouvir MP3, coisa que não precisava fazer nas outras distros. Tudo bem que pela licença, não poderia incluir e tudo bem que eles não tem interesse de criar uma distro com pacotes proprietários, mas poderiam pensar em uma maneira mais simples de instalar os plugins, talvez algo parecido com a forma que instalaram o driver da placa de vídeo.

J

Uhu… vo tentar ativar agora msm! Depois posto o resultado!

J

Axo que foi mais um alarme falso… travou td mais uma vez!
Tem algum ajuste que devo fzr antes?

J

Mais alguém tem alguma “dica”?

M

Cara, na empresa anterior onde trabalhei tinha umas máquinas Dell que o Ubuntu dava um problema parecido com esse. Não lembro mais como resolveram, mas lembro que foi com alguns parâmetros que adicionaram na string de inicialização pelo grub, talvez se você pesquisar por aí, consiga uma luz.

E lembro que um CD velho do Kurumin conseguiu funcionar de cara. heheheh

M

Po, to usando o Ubuntu 10.04, até curti, funciona muito bem no meu Dell Vostro 1520, mas acho que o Open Suse é mais confiável, já aconteceu de eu atualizar alguma coisa no Ubuntu e depois ele ficar instável. Recentemente instalei o Hackintosh também que ficou legal, funciona muito bem.

Criado 1 de julho de 2010
Ultima resposta 13 de jul. de 2010
Respostas 75
Participantes 24