Trabalhar na IBM! denovo ?!

7 respostas
T

Bom dia amigos,

Sei que esse assunto se tornou uma lenda por aqui… mas todos os tópicos que eu li, datam de anos anteriores, alguns de até 5 anos atrás… então, como aqui é o bicho e tem bastante gente conhecida e que já trabalhou ou trabalha lá, gostaria de saber dos amigos…

Fui contatado para iniciar o processo na IBM, pelo RH da IBM, bom pelo menos foi o que a mulher no telefone disse, que era do RH da IBM… pois bem… eu me candidatei à uma vaga pelo site deles mesmo, já enviaram um questionário, e tudo… a próxima “fase” é a da entrevista em inglês…

Bom, as informações que eu tenho é que é uma vaga CLT… queria saber dos amigos o seguinte… sendo CLT a contratação é pela IBM mesmo ou pelos terceirizados? Pois vi histórias que terceirizados não são muito bons, isso ainda é verdade?

No geral, estou meio ansioso, pois será que a vaga é na IBM mesmo ou terceirizado? Será meio pretensioso eu perguntar isso ao meu entrevistador quando na entrevista em inglês? E essa entrevista, como é? Coloquei que meu CV que, ao meu entender, meu inglês é intermediário, sei ler e escrever muito bem… falar eu falo meio atravancado por falta de prática, mas entendo razoavelmente bem… o que eles mais perguntam nesse entrevista?

Bom é isso amigos… me desculpem por criar outro tópico sobre esse assunto, mas agradeço toda ajuda…

[]s

7 Respostas

A

Olha amigo quanto a IBM eu sinceramente eu não sei. Mas em todas as entrevistas que eu já fiz geralmente ao final eles abrem para perguntas, então você pode sanar essa dúvida da CLT com eles. Ou até mesmo com a pessoa do RH que te ligou. Não fique acanhado de perguntar, o profissional de RH está lá justamente para sanar qualquer questão referente a vaga. E é até bom que você pergunte para nao ter surpresas depois que já assinou o contrato de trabalho.
Agora quanto ao seu inglês, você precisa deixar claro sua posição. Se seu inglês é intermediário, deixe claro isso. O importante é não dar informações atravessadas no seu CV e depois na hora da entrevista você diz que na verdade não é bem assim, isso pega muito mal. Então se está claro no seu CV o nivel de inglês e mesmo assim ligaram para você é porque acham que você se encaixa no perfil necessário.
E o mais importante de tudo na minha opinião, fique calmo. Vá para a entrevista tranquilo e saiba das suas capacidades e deficiencias. Não é vergonha nenhuma dizer que não sabe alguma coisa, se não sabe nao sabe. Deixe claro. Assim como não é se gabar dizer que sabe, se sabe sabe. Sem hipocrizias não é mesmo?

E vai com fé em você mesmo, espero que você consiga! :smiley:

T

Não tem problema nenhum em perguntar esse tipo de coisa.
Só garanta que a pergunta não esteja fora de contexto, por exemplo, vocês estão falando de… servidores de aplicação e de repente vc solta: “por falar nisso, essa vaga é pra contratado direto ou eu serei terceiro?” hehehe.
Aí não dá!

Aliás, não tem comom ter esse tipo de surpresa, vc não pode assinar com a IBM e de repente vc descobrir que seu contratante é uma hst ou systemplan da vida.
Ou você assina com a ibm ou assina com a consultoria.

T

Amigos, obrigado pelas dicas, os amigos que trabalhavam lá, ainda estão lá? Queria saber de quem já passou pelo crivo… :oops:

T

Tenho alguns colegas lá…
Segundo eles é na base da chibatada, mas vale a pena. uhahuauha

Abraços!

T

Tchello:
Tenho alguns colegas lá…

Abraços!

huahua… mas isso é em todo lugar… atualmente eu faço tudo… analiso, desenvolvo, testo, suporte, psicanálise e tudo…

Ah… o trampo é para Hortolândia no laboratório da IBM…

T

titanius:
Tchello:
Tenho alguns colegas lá…

Abraços!

huahua… mas isso é em todo lugar… atualmente eu faço tudo… analiso, desenvolvo, testo, suporte, psicanálise e tudo…

Ah… o trampo é para Hortolândia no laboratório da IBM…

É verdade, você tem razão hehehe

É lá mesmo que meus colegas trabalham/trabalharam.

Abraços e boa sorte lá!

L

bem, pode perguntar o que vc quiser a respeito da vaga a IBM ou empresas que contratam sao abertos pra isso, quem ta com a bola da vez eh vc e nao ela, se eles escolheram vc é pq precisam de vc e com certeza deve ta um tempo procurando alguem.

dizem por ai que a contratacao por outra empresa eh ruim, isso depende muito viu, depende do quanto vc quer ganhar, a vantagem que vejo eh no $$ as empresas nao ibm, oferece money e a ibm oferece beneficios e um plano de carreira, que depende mais do projeto para vc crescer do que da empresa em si. se seu projeto tive algo que vc possa desenvolver e ‘aparecer’ bom, do contrario complica bastante, ai terá que buscar outros meios.

ibm nao trabalha com clt cota, eh full por lá, porem nao espere alto salario nao. Pelo que já de colegas as consultorias pagam melhor que a IBM. Tipo programador JR. ganhando 3k + beneficios clt cotas. Eu ja fui no contador e fizemos os calculos so compensa ser clt full ate 2 mil, acima disso, vc paga tanto imposto que eh ate sofredor olhar. faça um teste com a planilha do apinfo. Lembre-se que para aumentar sua renda e ter um bom financeiro vc nao depende da falsa ideia do governo de previdencia do INSS e fgts, o cara que eh gastador, gasta em qualquer situacao o investidor, investe em qualquer situacao.

Criado 22 de outubro de 2010
Ultima resposta 22 de out. de 2010
Respostas 7
Participantes 4