bom estou desenvolvendo um sistema pra biblioteca etenho classes q utilizam datas…tipo…
data de emprestimo de livro
data de devolução prevista
data de devolucao real
e tenho tb uma data de nascimento… como seria mais faacil de manipular essas data??
eu tava montado uma class Data{}
mas assim…olhei varios codigos…mas nao to entendendo muito nao…
e mais as datas tem q ser comparadas…sei q como Date da pra compara…so q ta dando varios erros…pq depois q eu tratar elas tenho q inserir no bd usando java.sql.DAte
sera q alguem tem um exemplo simples pra eu ter uma ideeia…de como fazer…vlw
Cara para se trabalhar com data no java eu costumo usar a classe Date acho mais simples e eficiente.
L
Luiz_Aguiar
liviaguedes:
olá a td´s…
bom estou desenvolvendo um sistema pra biblioteca etenho classes q utilizam datas…tipo…
data de emprestimo de livro
data de devolução prevista
data de devolucao real
e tenho tb uma data de nascimento… como seria mais faacil de manipular essas data??
eu tava montado uma class Data{}
mas assim…olhei varios codigos…mas nao to entendendo muito nao…
e mais as datas tem q ser comparadas…sei q como Date da pra compara…so q ta dando varios erros…pq depois q eu tratar elas tenho q inserir no bd usando java.sql.DAte
sera q alguem tem um exemplo simples pra eu ter uma ideeia…de como fazer…vlw
vlw galera…bom depois de uma exaustiva pesquisa…fiz uma class Data
que por enquanto ta fazendo o q eu quero…q é transformar uma String em Date e calcular os dias…
Aind nao sei como compara datas…se alguem me ajudar…
brigada a td´s
L
liviaguedes
que por enquanto ta fazendo o q eu quero…q é transformar uma String em Date e calcular os dias…
brigada a td´s
Z
ziegfried
liviaguedes:
brigada a td´s
Cara… não reinvente a roda!
Usando a combinação DateFormat + Calendar (ou Date), você tem tudo o que precisa. Além do mais, são classes intensamente utilizadas e testadas pela Sun e por toda a comunidade Java. Algumas operações:
Calendard1=Calendar.getInstance();d1.set(Calendar.DATE,1);d1.set(Calendar.MONTH,1);//0 = janeiro, 1 = fevereiro etc...d1.set(Calendar.YEAR,2006);Calendard2=Calendar.getInstance();d2.set(Calendar.DATE,1);d2.set(Calendar.MONTH,2);//0 = janeiro, 1 = fevereiro etc...d2.set(Calendar.YEAR,2006);intcomparacao=d1.compareTo(d2);//O mesmo método compareTo também existe na classe Dateif(comparacao>0){System.out.println("d1 é maior que d2");}elseif(comparacao<0){System.out.println("d1 é menor que d2");}else{System.out.println("d1 é igual a d2");}
A classe java.util.Date tem como os metodos before() e after() para comparar datas, isso pra saber se uma vem antes da outra… pra saber qts dias se passaram entre as datas, vc pode retornar em milissegundos com o metodo getTime() isso retorna a data em milissegundos desde 01/01/1970 dai vc diminui um pelo outro e tem os dias passados em milissegundos, para retornar em dias bastar multiplicar por 1000, ai temos os segundos, por 60 ai temos os minutos, por 60 de novo ai temos as horas e por 24, que finalmente, temos os dias.
Z
ziegfried
Ah… e antes de querer reinventar a roda, experimente consultar a API do Java:
bom ziegfried … acho q nao me expressei direito…nao reiventei nd…
é q assim…eu ja programo a algum tem …mas com java to mexendo a pouco mais de 1 ano e nao conheco muita coisa…
sei q depois q eu souber manipular bem aa classes …aii fik facil…eu estudei…sim a class Date…Calendar e diversas outras pq a logica eu tenho…so nao sabia a sintaxe…
A class data q fiz foi pra utilizar no meu programinha do tcc onde eu manipulo a data de emprestimo e devolucao de livro…é um programinha de biblioteca…
mas obrigada pois se nao fosse a galera do guj…meu tava perdida…hauhau