Uso de MySql ou FireBird

8 respostas
J

Bom dia pessoal, primeiramente sou novo no desenvolvimento em java e também neste fórum. Mas o motivo que me força a solicitar a ajuda de voces, é que preciso desenvolver uma página de cadastro de alunos, e o gerente de TI aqui da escola, é aficcionado pelo MySql e totalmente restrito ao FireBird, que é o banco que tenho maior abilidade.
Pergunto aos amigos GUJs, qual a restrição quanto ao uso do FireBird com Java? A afirmativa do gerente de TI daqui de que a conexão com FireBird só gera problema, caindo e derrubando o site é verdadeira? Quais experiências a família GUJ tem no uso dos 2 bancos? E qual banco verdadeiramente recomendam o uso?

Por favor, entendam que não quero causar nenhuma polêmica quanto ao uso das referidas ferramentas, apenas quero buscar argumentos para negociar com a direção da escola onde trabalho a revisão do posicionamento do gerente de TI na restrição do uso do FireBird. E para isso recorro à família GUJ que no meu conceito é o site mais completo sôbre Java.

Um abraço a todos.

Jomba

8 Respostas

J

Bom dia, não conheço muito de firebird, porem para apps web geralmente o mysql é mais indicado, e se você precisar, vai encontrar muita coisa sobre também.
Isso é apenas uma opinião minha, mas acredito que para uma aplicação dessas o mysql seria o mais indicado mesmo.

P

usa mysql mesmo q é bem mais difundido q o firebird. basicamente o firebird é usando pela comunidade delphi…

M

Migrei recentemente o banco de dados de um sistema que desenvolvi para o Firebird e estou muito satisfeito pois esse banco tem se mostrado bastante estável e rápido.

O sistema possui uso simultâneo de aproximadamente 50 pessoas .

Mas o MySQL também é uma excelente alternativa mas não sei se será eternamente open source pois foi adquirido pela Oracle.

De qualquer forma , como ambos os bancos são excelentes escolhas não acho que valeria a pena uma queda de braço com o Gerente de TI. Encare a utilização do MySQL como um aprendizado.

D

Primeiramente, preciso fazer uma ressalva. É Habilidade.
Firebird não é utilizado apenas em aplicações delphi, embora não seja a menina dos olhos dos javeiros. Mas, nesse ponto de vista, MySQL também não é (tanto que a comunidade PHP é mais próxima à ele).
Falar que o firebird é responsável pelas quedas é falta de bom senso, pois, se o banco e as tabelas e tudo que é relativo à ele forem bem feitos e mantidos, não haverá problemas. Isso pode acontecer com MySQL, SQL Server e Oracle também, caso não sejam tomados os cuidados adequados.
Eu sugiro o MySQL, mesmo nunca tendo trabalhado com firebird, o fato dele manter os dados em arquivos da mesma forma que o access me preocupa e, na grande maioria das vezes que vi, ele não se dá bem com um volume de dados elevado.

L

Recomendo o MySQL mesmo, ele se comporta melhor na web e o seu gerente vai poder te dar uns helps caso precise. Firebird também é um ótimo banco, particularmente eu uso o mysql em aplicações web e deixo o firebird para desktop

P

diz ai um recurso/funcionalidade q vc usa direto no firebird q não tenha no mysql.

K

perdeu:

o gerente de TI aqui da escola, é aficcionado pelo MySql e totalmente restrito ao FireBird, que é o banco que tenho maior abilidade.

diz ai um recurso/funcionalidade q vc usa direto no firebird q não tenha no mysql.

• Domains: você cria seu próprio tipo de dados. É muito interessante quando você quer padronizar alguns tipos, como por exemplo valores monetários.
  • Versão embarcada gratuita e incrívelmente fácil de usar e instalar (só uma DLL no caso do Windows)

Firebird é um banco de dados muito bom: infelizmente não é tão bem conhecido como o MySQL.

J

Tem o MariaDB, que é tbm é do mesmo criador, e recente o wikipedia migrou para esse banco, inclusive foi relato que houve um ganho de 8% na performance de consultas
A noticia inclusive foi postada no próprio GUJ :smiley:

Criado 28 de dezembro de 2012
Ultima resposta 28 de dez. de 2012
Respostas 8
Participantes 8