Validação de CRM (Conelho Regional de Medicina)

13 respostas
R

Estou fazendo um sistema para uma clínica e gostaria de saber se é possível valida o CRM, ja procurei em vários lugares e não encontrei nada a respeito, se alguém puder me ajudar serei grato :smiley:

13 Respostas

S

Eu fiquei curioso. Me fiz a pergunta “será que é fácil achar isso ?”

Parece que não é não. Eu consegui achar um documento do word com um trabalho falando do CRM do paraná. Neste caso,segundo o documento, ele é seqüencial e crescente. Ou seja, não tá pra validar o formato, digito verificador etc.

http://www.fesppr.br/~erico/w%202006%20Trabalhos%20s.310/CRM%20-%20Denize.doc

Mas pode ser pior, é possível que em cada estado seja uma história diferente. Bem, o que eu faria, entraria no site de cada um dos conselhos, estado por estado, iria no “fale conosco” e perguntaria direto a fonte.

Boa sorte na sua busca.

R

Imaginei que fosse bem complexo mesmo, o rpoblema é que esse campo deve ser único, ai vc imagina deixar isso na mão do usuário cadastrando…vou continuar procurando e aguardando alguém daqui me responder, se achar algo eu posto aki, valeu por enquanto Ssalgado :smiley:

L

mas isso é simples não?

O conceito de ser único pode ser do seu sistema. É só vc não permitir que este número seja repetido e pronto. A mil e uma formas de fazer isso. Se o usuário inserir um registro repetido, você bloqueia e avisa.

Agora, se puderem existir CRMs iguais pelo Conselgo de Medicina(o que eu dúvido), então é um problema de requisito do seu sistema.

[]'s

S

Como o lavh falou isso é bem simples e básico.

Eu pensei que você queria outra coisa, então esquece o que eu falei :smiley: .

C

Como o lavh falou isso é bem simples e básico.

Eu pensei que você queria outra coisa, então esquece o que eu falei :smiley: .
Procure pelos sites dos conselhos regionais de medicina, normalmente lá tem arquivos texto com listagens imensas de médicos, seus respectivos CRMs e se ainda estão atuando ou não (a lista normalmente engloba gente que já morreu ou se aposentou).
Tendo esse arquivo, parseia o bicho e joga os dados no seu banco. Para cada CRM que o usuário digitar, pesquise no banco para ver se existe…

R

mas isso é simples não?

O conceito de ser único pode ser do seu sistema. É só vc não permitir que este número seja repetido e pronto. A mil e uma formas de fazer isso. Se o usuário inserir um registro repetido, você bloqueia e avisa.

Agora, se puderem existir CRMs iguais pelo Conselgo de Medicina(o que eu dúvido), então é um problema de requisito do seu sistema.

[]'s

Concordo seria simples fazer isso, mais oq eu queria é que ja que não existe um CRM igual, usar ele como chave primária da tabela, só que imagina se o usuário cadastra um CRM errado e depois vincula coisas a essa tabela, não causaria problema ele ter a opção de alterar o CRM depois , sendo ele a chave primária? (Me desculpem se estiver falando besteira rsrs, apenas repassando oq meu prof de BD disse)

Cassio vou vasculhar os sites pra ver se encontro esses arquivos… thanks

S

rodolfo_b_g:

Não coloca o CRM como chave primária não. É um favor que vc faz a vc mesmo.

R

Ssalgado:
rodolfo_b_g:

Não coloca o CRM como chave primária não. É um favor que vc faz a vc mesmo.

Obrigado pela dica :D, procurei pelos sites dos conselhos e em alguns tinham o arquivo com os CRM e outros não, e ainda vi que o médico pode requerer a alteraração do CRM dele ou seja, vai ser bem mais fácil deixar o CRM como um campo Não deixando cadastrar outro igual, e criar um registro único(identity) e usá-lo como chave primária…

A

Olá!

Primeiro… desculpa por bancar o coveiro e reviver o tópico… mas…

Conseguiu solucionar o seu problema?? Estou EXATAMENTE com o mesmo problema que o seu… mas nao consigo achar este arquivo com os crm’s…

Será que poderia me ajudar??

Obrigado!!

Abraco

T

Se você precisa de uma chave primária, use um CPF ou um CNPJ. Em qualquer lugar (até para participar de programas de fidelidade de livrarias) eles pedem seu CPF :stuck_out_tongue:

A

Se você precisa de uma chave primária, use um CPF ou um CNPJ. Em qualquer lugar (até para participar de programas de fidelidade de livrarias) eles pedem seu CPF :stuck_out_tongue:

No meu caso, não é necessario que o CRM seja chave primaria, mas que ele seja um numero de CRM valido.

Para garantir que a pessoa nao preencha com “00000” este campo. É muito importante que ela possua um CRM valido…

Obrigado desde já!

R

bom nas minhas pesquisas realmente nao tem como, e validar o CRM tb eh doidera pq cada estado tem um modelo e outra quando um médico perde o CRM por falecimento ou por outro problema, outro médico pode usá-lo então fica realmente impossível ao meu ver validar isso, pq nao tem nenhuma base disponível com esses dados atualizados… mas se achar me avise :D…mas eu pesquisei bem e tive q desistir da idéia :frowning:

A

Opa… vlw pelas dicas!

Ahh… e consegui fazer !!

No site portalmedico.org (que postaram o link aqui) tem uma listagem atualizada de todos os médicos do pais separados por estado

O link para download é : http://www.portalmedico.org.br/listagem/total.zip

O “big deal” é vincular eles em tabelas diferentes num banco de dados de sua preferencia e entao fazer uma consulta pra ver se o numero de CRM + nome coincide com os da base.

Como cada estado tem seu padrao, teriamos crm’s com o mesmo numero só que de estados diferentes. Dessa forma o certo é colocar no formulario um campo “Conselho Regional Médico de :” com o nome dos estados, assim você pode escolher a tabela na qual vai consultar os dados e fazer a validação.

Também vale lembrar que só é possivel validar dados apenas aqueles que constam no status como “ATIVO”

Agora é só ficar de olho pra ver quando sai a proxima listagem e atualizar sua base no famoso Ctrl+C / Ctrl + V (uma vez que vc tem seus dados vinculados)

Os dados são de 02/12/2008 (tem 2 meses apenas), acho que vai demorar um pouquinho para ser atualizado.!

Obrigado a todos e espero ter contribuido!

PS: Trabalho com asp / asp.net e só vim encontrar a solução num fórum de java :stuck_out_tongue: Ironico não?

Criado 9 de junho de 2008
Ultima resposta 3 de fev. de 2009
Respostas 13
Participantes 6