Temos que entender como a economia funciona:
- É direito de qualquer um prestar um serviço por qualquer valor. Eu posso anunciar amanhã que quero cobrar R$1,00 por um software.
- É direito de quem contrata oferecer qualquer valor por um serviço. A empresa dizer que quer um programador sênior ultra-mega-experiente por R$1,00 / ano.
E também é direito de ambas as partes não aceitar.
O que impede esse direito chama-se “restrição de mercado”. Geralmente são medidas governamentais, que estabelecem pisos, ou restringem a entrada de profissionais não diplomados.
Os pisos tem pouco efeito na economia, exceto em editais do governo. Na prática, o que ocorre é que as empresas mudam o nome do cargo, ou recorrem a informalidade.
Já as restrições de diploma, são pouco efetivas no que se propõe: não garantem que um profissional assim seja de boa qualidade, nem impede que terceiros prestem o serviço na informalidade.
Cria também o mercado da venda de assinaturas.
Se você quiser aumentar salários, deve primeiro garantir que empresas cresçam e o número de vagas ofertadas aumente.
Ou, do ponto de vista pessoal, você deve garantir que você é um profissional melhor do que os encontrados comumente no mercado (entender de algo que pouca gente entenda).
Se você tem medo do péssimo serviço prestado pelo “sobrinho”, e acha que ele compete profissionalmente no mesmo nicho que você, fique realmente preocupado e volte a estudar.