Os tecnólogos, ainda sofrem "PRECONCEITO" pelo mercado de trabalho?

51 respostas
S

Olá.
Gostaria que me ajudassem a resolver um problema, que me encontro atualmente.
passei em uma FATEC em analise e desenvolvimento de Sistema, mas teria uma formação de TECNÓLOGO, (estudando 3 anos).
mas passei também, em uma faculdade menos (bem menos reconhecida ( FIO de Ourinhos), (Particular), em Sistemas de Informação, e terei uma formação em BACHAREL, (estudando 4 anos).
E é ai que está a questão; o que eu devo fazer? opinar para qual das duas?
ser um TECNÓLOGO ou um BACHAREL?
tem muita diferença no mercado de trabalho entre TECNÓLOGO e BACHAREL, principalmente em questões salariais?
Desde já muitíssimo obrigado pela ajuda.
Aguardo.

51 Respostas

J

Não tem nada a ver.
Tecnólogo pode fazer a mesma coisa que um Bacharel. Pós, Mestrado, fazer cursos, prestar concursos.

Se não me engano, a FATEC (em Sampa) tem um curso de Mestrado.

O preconceito existe na cabeça de cada um.
Faça a faculdade que você achar melhor e ponto.

I

Meu caro, acredito que pode ateh haver preconceito.
Mas a grande questão não é essa.
Eu vejo que são formações diferentes, mas na mesma área.

Oque não pode acontecer eh um profissional que estuda 3 anos, com determinadas capacidades concorrer em cargo e salário com alguém que estudou 4 ou 5 anos, geralmente em regime integral.
Não queira ganhar a mesmo de alguém que tem outra formação.

Existe enfermeiro e técnico em enfermagem… dois profissionais capacitados, mas diferentes.

Não da pra por tudo no mesmo saco.

M

Cara pelo que vejo nesta área você é pago pelo que sabe fazer . Não que os títulos não sejam válidos mas vou citar 2 exemplos:

Meu colega de faculdade se formou ano passado em SI , porém nunca trampo na área pois tem familia e talz e precisava pagar a faculdade , e como todos sabem geralmente os estágios pagam mau pra !@#$%¨&* , resumindo se formou e ta fazendo estágio como programador na parte da manha e trabalhando como projetista ainda para pagar as contas.

Já um outro conhecido fez Fatec-TQ ADS , só que já programava desde os 15 anos no curso técnico trabalha na área desde então , fez um TCC do caramba sobre Engenharia de Software, tiro nota boa na PosComp e ainda tinha um projeto de pesquisa durante a faculdade… Resumindo ta fazendo mestrado na USP-São Carlos e ocupa um cargo bom dentro da HP aqui de araraquara…

Qual curso é melhor?

Nesta área diploma de faculdade é o papel que separa os peões dos menos peões , ai depois vão ver quem realmente É ou Não É quem procuram.

M

Eu mesmo tenho bolsa parcial de Engenharia da Computação (sai menos de 250 por mes)
Só que prestei ADS no IFSP da minha cidade , se passar não vou pensar 2 vezes em fazer.

"Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP ? campus São Carlos são selecionados para o Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSCar.

Os alunos selecionados e as respectivas linhas de pesquisa são:
Aried de Aguiar Sá - Engenharia de Software / BD
Arthur Pedro de Godoy - Sistemas Distribuídos e Redes
Daniel Caio de Lima - Processamento de Imagens e Sinais: Algoritmos e Arquiteturas
Victor Gomes da Silva - Engenharia de Software / BD"

http://www.ifspsaocarlos.edu.br/portal/index.php/mais-noticias/1177-alunos-de-ads

Se tecnólogo não presta-se o primeiro a ter preconceito seria as faculdades concorda?
Muitos alunos da própria UFSCar CC ENG COMP. pode ter certeza não terão esta oportunidade .

Eu faria Fatec primeiro pelo fator $$ , e consequentemente se vc não paga , pode sair do emprego atual para se limitar a fazer bons estágios (aonde realmente voce ira aprender) e quando terminar a faculdade ser já um profissional fixado no mercado!

Acho que o problema é terminar a faculdade e não estar na área , 3 opções:

Ou voce foi muito bom aluno e vai ganhar uma bolsa de mestrado em uma boa Universidade IME-USP , UFSCar etc…
Ou voce termina a faculdade ‘passando’ as materias e se ferra.
Ou voce já tem formação profissional mesmo antes de terminar a faculdade;

C

Sou tecnólogo de formação e acho que não existe mais (existia sim) este pre-conceito. Atualmente os principais concursos públicos tratam tecnólogos da mesma forma que os bachareis.
Quanto ao salário, se trabalhar em uma empresa privada, vai depender somente de seu potencial e esforço. A menos que seu chefe for um bacharel preconceituoso!
Lembre-se que ainda a profissão não é regulamentada… onde trabalho tem advogados de formação trabalhando como analista de sistemas… e o pior é que o salario é o mesmo.

J

Péssima essa sua ideia de pensamento. Não tem nada a ver.
O preconceito está aí.

I

Respeito as opiniões.
Nao sou preconceituoso como disseram.
Conheço tecnologos que fazem um trabalho maravilhoso.

Mas ainda defendo que são formações diferenciadas.
Se o mercado consome como sendo o mesmo profissional, eh outra coisa.

Agora um tecnologo que faz mestrado nao é mais um tecnologo, é mestre…
Profissinal que continuou com a formação e que consequentemente terá mais oportunidades e melhor salario.

Finalizar um curso de Bacharelado em Computação não é nada facil.
O bacharelado mesmo tem suas diferenças.
Ciencia da computação e sistemas de informação. Ambos bacharelado mas com propostas um pouco diferentes.

Jamais discriminei alguem pela formação.

O importante é ser profissional e se superar a cada dia.
Dar a sua contribuição.

Y

Se eu tenho uma empresa, nao vou contratar ninguem por causa de um pedaco de papel. Eu quero ter certeza de que a pessoa pode contribuir, pode resolver os problemas que vai enfrentar, pode se relacionar bem com as outras pessoas e principalmente que tenha conhecimento tecnico para o cargo.

Nao me importa se é mestre, doutor, tecnologo ou oreia-seca, o que importa pra mim é que tenha adquirido o conhecimento tecnico que a minha empresa precisa. Como? Nao me importa.

Ou voce acha que eu vou ganhar mais dinheiro so porque eu tenho um doutor na minha equipe, mas que passou a vida dando aula e nao tem vivencia pratica dos problemas de uma empresa?

O diploma eh um dos quesitos a serem avaliados numa entrevista, em algumas empresas é essencial, em outras nao, em algumas empresas tem peso maior, em outras nao. Mas o que determina mesmo o quanto voce vai ganhar, ou o quanto sera respeitado é a sua capacidade tecnica, nao o seu titulo.

E assim que deve ser, na minha opiniao, nada de reserva de mercado pra quem passa 3 ou 4 ou 5 anos fazendo trabalhinho pela metade, tirando nota 6 e quando se forma mal eh capaz de implementar o TCC.

Graduação, pós-graduação, mestrado etc… sao ferramentas de aprendizado, excelentes por sinal. Mas se a pessoa nao usa-las para aprender de fato, nao vai querer depois criar reserva de mercado para sua incompetencia.

S

Eu acho que existe todo tipo de empresa, as que ainda descriminam e as que consideram somente o conhecimento dos funcionários, independente do seu grau de instrução.

Eu não sou a pessoa mais adequada para falar do mercado de trabalho, porque eu nunca trabalhei em empresas, sempre estudei, e agora estou fazendo mestrado, então vou continuar na área acadêmica.

Mas o que posso dizer é que na área acadêmica não existe muito preconceito quanto a isso. Eu sou mestrando em Engenharia Elétrica na UNICAMP e conheço outros mestrandos que fizeram tecnólogo no lugar da graduação e estão lá.

Eu fiz graduação comum, Ciência da Computação, mas você deve escolher o que mais se adapta a sua realidade atual.

Tudo vai depender de você. Se você é bom, o reconhecimento chega.

M

Eu pensaria 2 mil vezes antes de ser tecnólogo depois de ler isto:

http://infortunado.wordpress.com/2011/09/07/fatec-o-caminho-para-a-infelicidade-humilhacao-e-irrealizacao/

I

O problema desse desa/infortunado é bem maior.
Ele errou foi a área. Bacharel ou tecnólogo pouco muda tamanha infelicidade.

Y

mistico:

http://infortunado.wordpress.com/2011/09/07/fatec-o-caminho-para-a-infelicidade-humilhacao-e-irrealizacao/

Por uma olhada breve, nao da pra levar esse blog a serio. Mas se o cara se sente tao humilhado por ser tecnologo a solucao eh simples, conclui o bacharelado, nao vai levar mais que um ano e meio ou dois e pronto, ja pode ser feliz de novo.

H

YvGa:
mistico:

ja pode ser feliz de novo.

kkkkkkkkkkkkkkk. Essa foi boa.

V

Eu acho que o governo escolheu um péssimo nome quando chamou o título de Tecnólogo.
Há muitos anos atrás esse mesmo nome era usado para um curso chamado de “pós médio”, que era inferior a um curso universitário.
Tecnologos do passado tinham sérias restrições a seguir na área acadêmica, por exemplo.

Além disso, muita gente confunde tecnologo com técnico, sendo que os dois são coisas diferentes. Aí você vê frases desse tipo:

Existe enfermeiro e técnico em enfermagem...

Por que os técnicos entraram no assunto nesse tópico? (Nada contra os técnicos, essa foi inclusive minha primeira formação)
Estamos falando aqui em cursos de terceiro grau…

Tecnologo é uma formação de nível superior com ênfase no mercado de trabalho e não na academia. Ou seja, a diferença entre o tecnologo e o bacharel é apenas a ênfase do curso. Enquanto um está objetivando a carreira acadêmica (Ciência da Computação) o outro está objetivando entrar na indústria. Portanto o correto, do ponto de vista filosófico, seria que quem fez CC, seguisse para um mestrado e tentasse ser professor ou pesquisador.

Mas claro, dizer que os anos de faculdade devem ou não nivelar o salário é uma babaquice. A faculdade, no máximo, te ajuda a escolher o primeiro emprego (o que já é uma grande coisa), mas são os anos de profissão que vão definir o seu salário. Salário de júnior é salário de júnior em qualquer lugar.

Mas… voltando ao assunto do tópico: preconceito. Ainda existe um pouco sim. Mas ele é bem inferior ao nome da sua faculdade. Se você estudar numa Unibocas, mesmo que faça ciência da computação, será mais mal visto que um tecnológico em web que estudou na Unicamp. Capriche no curso, aprenda de verdade, e demonstre segurança numa entrevista, demonstre que você aproveitou bem sua instituição de ensino e facilmente você será contratado. Faça um bom trabalho, se aperfeiçoe e seu salário vai subir. Não existe bala de prata.

E, claro, os anos de curso podem não ser tudo, mas anos de menos também contam, ou melhor, descontam. Faça um curso de apenas 2 anos e garanto que ninguém olhará seu currículo com bons olhos.

I
.Olha pessoal, tenho uma opinião muito clara em relação á isto, o que "pesa" realmente é uma faculdade federal, vc ser graduado por uma Unicamp, Usp entre outras, o restante ao meu ver  tudo no mesmo bolo, tecnólogo, bacharelados na maioria dos casos foram pessoas que ralavam o dia todo pra poder pagar o curso, o que vale é o que vc fez após isso, tirou certificações ?, aprendeu o que?, participou de quais projetos?, fez o que para melhorar seu currículo?, outra coisa, a necessidade das empresas em contratar profissionais é tão grande que até mesmo pessoas que não possuem curso superior são contratadas, pq são ótimas no que fazem e possuem grande conhecimento, portanto, esse tipo de comentário que rola é mais pra tumultuar mesmo.

Abraço á todos.

H

O que define se você fica ou não no emprego é a tua capacidades de responder as respostas certas na hora certa . Não importa se é Bacharel ou Tecnólogo. A unica diferença é que em poucos concursos os caras não aceitam a inscrição dos tecnólogos apenas Bacharel ex:(Petrobrás).

H

ironmarq:
.Olha pessoal, tenho uma opinião muito clara em relação á isto, o que “pesa” realmente é uma faculdade federal, vc ser graduado por uma Unicamp, Usp entre outras, o restante ao meu ver tá tudo no mesmo bolo, tecnólogo, bacharelados na maioria dos casos foram pessoas que ralavam o dia todo pra poder pagar o curso, o que vale é o que vc fez após isso, tirou certificações ?, aprendeu o que?, participou de quais projetos?, fez o que para melhorar seu currículo?, outra coisa, a necessidade das empresas em contratar profissionais é tão grande que até mesmo pessoas que não possuem curso superior são contratadas, pq são ótimas no que fazem e possuem grande conhecimento, portanto, esse tipo de comentário que rola é mais pra tumultuar mesmo.

Abraço á todos.

Concordo! Aqui onde moro as pessoas que tem faculdade publica já tem meio caminho andado em qualquer empresa, isso é uma grande verdade.

V

A UFPR daqui não tem um nome tão bom assim quando o assunto é informática… Acho que o importante não é tanto ser pública, mas ser reconhecida no local onde você mora.

H

É, olhando por esse lado tenho que concordar com você.

M

Aqui mesmo na minha cidade tem a UNIARA - Centro Universitário de Araraquara . Para arrumar trampo cursando facul lá se o cara for bom é mole mole , o esquema é pegar experiencia durante a faculdade mesmo pois quando rolar uma entrevista e o cara que por sinal é de outra cidade não ter apenas o seu canudo como recurso para te avaliar e perguntar … UNIOQUE?

R

Infelizmente para o mercado de trabalho, concordo com a colocação feita acima: “O importante não é tanto ser pública, mas ser reconhecida no local onde você mora”.

Mas acredito que a universidade não determina o nível de conhecimento de uma determinada pessoa, pois conheço muitas pessoas que fizeram faculdade em universidade particular “ruinzinha” e manjam tanto quanto os que fazem em universidade publica. É claro, uma universidade boa ajuda, mas depende muito do esforço de cada um.

V

Com certeza. Mas infelizmente, seu currículo, que muitas vezes é a primeira linha de corte numa seleção de emprego, dificilmente mostra seu esforço.
Isso dificulta a entrada no mercado.

Mas como eu falei, são os anos que vão fazer o cargo subir num cargo. No longo prazo, não interessa muito onde você se formou, mas como você atua como profissional dentro da empresa.

R

Com certeza. Mas infelizmente, seu currículo, que muitas vezes é a primeira linha de corte numa seleção de emprego, dificilmente mostra seu esforço.
Isso dificulta a entrada no mercado.

Mas como eu falei, são os anos que vão fazer o cargo subir num cargo. No longo prazo, não interessa muito onde você se formou, mas como você atua como profissional dentro da empresa.

Concordo com você. Essa é a pura verdade, no momento da seleção do currículo eles relevam bastante a instituição que estudou.

T

Bom dia a todos.

Novamente pensam apenas no nome da faculdade e esquecem do próprio esforço.

Eu fiz FATEC e após 2 anos de conclusão do curso já estava trabalhando em uma empresa pública como CLT.

Tenho já 6 anos de empresa e não tenho o que reclamar da FATEC (FATEC-SP na tiradentes)

Tive professores bons e ruins. Cabe também ao aluno saber em que matéria investir e se aproximar dos professores certos.

Em relação à formação do tecnólogo realmente é um pouco diferenciada. Não temos apenas matérias relacionadas à informática. Temos uma visão geral da área administrativa, o que nos permite tem um diferencial em relação ao mercado.

Apenas não recomendaria FATEC se você tiver intenção de ir para área acadêmica.

Só maisu ma frase para pensar…faça seu nome ser mais importante que o nome da sua faculdade pois à medida que você se destacar na faculdade seja qual for e nos seus trabalhos você será valorizado.

Espero ter ajudado.

R

Bacharel = Ser acadêmico, matérias que não tem muito a ver com o dia-a-dia de um desenvolvedor, vc vai estudar muito conceito e teoria enquanto o mercado de desenvolvimento muda e cresce a cada minuto

Tecnólogo = Igual ao de cima com menos matérias, esse ano vou cursar o 3 semestre de ADS, e terei matérias como “Apresentação Pessoal”, “Monografia” e outras merdas insignificantes…

Sou estudante da faculdade Veris (Tecnólogo Analise e Desenvolvimento de Sistemas) e estou muito puto. No primeiro e segundo ano da Veris tem o TCM (Trabalho de Conclusão de Módulo) que te prepara para o TCC no ano passado eu e mais 2 colegas fizemos um software bacana com Web Services e tudo logo no primeiro ano, e os professores da banca nem olharam o software pois estavam a caça de erros de gramática na nossa monografia, um absurdo…perguntei para a professora de Engenharia de Software (Formada no ITA) se nós teriamos Scrum na matéria e ela me perguntou o que era isso…

Ou seja se quer ser Desenvolvedor, Arquiteto de Sistemas comece a estudar pra ontem, não pense que irá aprender tudo na Facul como eu pensei e tive uma grande decepção…mas isso eu né, não sei os demais…

Um profissional ATUALIZADO que te contratará ta cagando e andando qual Facul vc fez, desde que vc o convença que é bom ou excelente no que faz…

Isso tudo que eu disse acima cabe no perfil de quem quer ser Desenvolvedor, Arquiteto e tals…

Já vi palestra de vários arquitetos que não são nem formação superior, porém dominam o assunto…

G

Olha, eu não sei como é o mercado onde cada um mora aqui, mas eu vejo que tem algumas pessoas que não sabem o que estão falando.

Eu trabalho como programador sem nenhum diploma há 5 anos. Falta de diploma nunca me impediu de trabalhar onde eu gostaria. No meu caso, o único diferencial para as empresas foi: ser bom no que faço.

Só estou pensando em me graduar agora pois sei que existem empresas que exigem que o profissional seja formado, principalmente se eu quiser pleitear uma vaga no exterior.

Formação com certeza é importante, não discordo disso…mas acho que em alguns momentos é algo overrated.

J

A Tendência dessa divisão é ficar como em alguns países da Europa como a frança e Áustria que o estudante escolhe se quer seguir carreira acadêmica(Bacharel) e ser cientista ou pesquisador ou ir para o mercado trabalho(Tecnólogo).

J

Sim, são coisas completamente diferentes. Mas aqui no nosso país faltam muitos profissionais para preencher vagas que estão em aberto. Por isso se vê advogado em papel de analista de sistema. Fora o preconceito que realmente existe sim.

L

mistico:

Você e o Infortunado são a mesma pessoa? Existe uma certa semelhança na forma como vocês escrevem.

Esse blog é muito hilário. :lol:

E

Formada no ITA? No ITA havia e há vários cursos:
a) O antigo CSTC (Curso Superior de Tecnologia de Computação), que tinha 2 anos de duração e formava tecnólogos. Depois esse curso foi extinto (1991) e seus restos foram parar na Fundação Valeparaibana de Ensino. Se sua professora for formada no CSTC, deve ter uns 40 anos ou mais, e talvez esteja totalmente desatualizada.
b) Vários cursos de mestrado, que há até pouco tempo atrás não eram muito bons. Talvez tenham melhorado um pouco - a especialidade do ITA há uns 20 ou mais anos atrás não era engenharia de computação, que é um curso relativamente novo lá.
c) E o curso de Engenharia de Computação, que começou em 1989. Só recentemente é que as mulheres puderam cursar a Engenharia (a partir de 1995).

Portanto isso está meio esquisito. Pode ser que ela tenha feito algum curso de especialização ou mestrado lá.

R

Por isso se vê advogado em papel de analista de sistema. Fora o preconceito que realmente existe sim.

Advogado que se preze não sai da sua profissão e vai desenvolver, e do jeito que esta o ensino das Faculdades salvo a FIAP o formandos quando sairem da Facul e entrarem no mercado de trabalho terão uma grande decepção, ou seja a grande demanda continuará por muito tempo…

O preconceito existe para aqueles que estão totalmente fora do assunto, a não ser empresas TOP de linha que tem como ISO o cara ter um Bacharel para ocupar tal cargo…mas isso são excessões…

Tem que ser bom nessa bagaça…Esse é o diferencial

L

rafael_jesus:

Pela minha experiência ser “bom” ou “ruim” em programação não tem nada a ver com o quanto a pessoa ganha ou como ela é tratada.

G

Longino:
rafael_jesus:

Pela minha experiência ser “bom” ou “ruim” em programação não tem nada a ver com o quanto a pessoa ganha ou como ela é tratada.

Concordo com você.

Isso é muito, muito mas MUITO relativo.

Já conheci desenvolvedor no máximo mediano que tinha cargo de “arquiteto”, trabalhava em uma grande instituição financeira ganhando 5 digitos. Isso porque fazia parte da “panela” e sabia vender seu peixe. Mas era um puta de um enrolador.
Também já conheci desenvolvedor muito foda que não tinha consciência do quanto ele valia e trabalhava na mesma empresa há 10 anos e ganhava um salário inferior ao meu(não me considero nenhum puta desenvolvedor). E adorava.
Já conheci desenvolvedor que era péssimo como desenvolvedor, péssimo como profissional, ganhava um bom salário e só reclamava o dia todo.

Acho que o seu salário e como você é tratado depende de 2 coisas: sua qualidade profissional r a consciência do quanto você vale.

Eu não ganho rios de dinheiro, mas sei que tenho um salário melhor que muita gente muito melhor do que eu pelo simples fato de que eu me valorizo e sei o quanto custa fazer o meu trabalho. E trabalho num lugar onde não sou tratado com o escória, como eu vejo gente falando aí.

A partir do momento que você é um bom profissional, você pode ser o que quiser ser.

T

Sou Tecnólogo pela UNICAMP e não sofro discriminação em empresa alguma (exceto em alguns concursos da petrobras que não aceitava tecnólogos pra alguns cargos de computação).

Fora isso o unico problema que tenho é ao ter que explicar pras pessoas que tecnólogo não é técnico, as empresas já sabem distinguir (ao menos na região São Carlos-Campinas-São Paulo).

R

Portanto isso está meio esquisito. Pode ser que ela tenha feito algum curso de especialização ou mestrado lá.

Cara no máximo ela tem 30…to falando sério…eu quis morrer quando ela disse que não sabia o que era Scrum…

Mas devido a minha pergunta ela disse no final do curso oque era um Backlog, um Product Owner e um Scrum Master…

Nem vou falar do professor de Estrutura de Dados (Nossa estrutura de Dados é dada em Java) O cara é Pós - Graduado em SOA e tals, naum sabia o que era Collections quando eu lhe perguntei se nós veriamos isso na ementa, depois disso ele disse que colocaria no próximo ano…

Não to falando que ele não sabe nada de desenvolvimento e nem ela, quem sou eu, mas isso aconteceu comigo e eu quase tive um infarto…

R

para esse cursos são apenas dois anos cursado certo?

R

Gabriel:
Longino:
rafael_jesus:

A partir do momento que você é um bom profissional, você pode ser o que quiser ser.

Pois foi isso que eu quis dizer, o resto cargos, dinheiros, carros, mulheres, casa, conforto…etc…, cairá no seu colo, pois ele vão pagar o que vc vale

J

Só para esclarecer:

O texto do CNE que instituiu as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico já aborda esta questão ao estabelecer a especificidade dos cursos de tecnologia: [color=red]“o curso superior de tecnologia é essencialmente um curso de graduação, com características diferenciadas de acordo com o respectivo perfil profissional de conclusão”[/color]. E continua: [color=red]“a permanente ligação dos cursos de tecnologia com o meio produtivo e com a necessidade da sociedade colocam-nos em uma excelente perspectiva de contínua atualização, renovação e auto-reestruturação”[/color].

Os cursos tecnológicos foram concebidos para atender às reais necessidades do mercado e da sociedade. Isto fica claro quando as próprias diretrizes curriculares fazem distinção entre o bacharel e o tecnólogo: [color=red]“a formação do tecnólogo é, obviamente, mais densa em tecnologia. Não significa que não deva ter conhecimento científico. O seu foco deve ser o da tecnologia, diretamente ligada à produção e gestão de bens e serviços. A formação do bacharel, por seu turno, é mais centrada na ciência, embora sem exclusão da tecnologia. Trata-se, de fato, de uma questão de densidade e de foco na organização do currículo”[/color].

Fonte

V

– Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. By Lina –

L

vegetal:
Hoje trabalho na IBM como analista de sistemas sênior ganhando 10 mil reais. Já tenho casa, carro e de brinde uma loira gostosa!

A IBM está longe de proporcionar isso para quem entra como desenvolvedor. Aliás, o mais comum é gente entrar lá com idéia de fazer uma carreira e sair por causa do baixo salário e falta de perspectiva para oportunidades melhores.

Conheci uma pessoa que acho que trabalhava numa área não técnica, não sei se era análise ou gerência, ela mesmo falava que essa coisa de programação era furada. Que o pessoal na IBM era explorado e mal pago, principalmente em projetos de instituições financeiras onde o banco de horas era “infinito”. Ela inclusive me recomendou a mudar de área, pois desenvolvimento era para peão segundo as suas palavras.

A minha experiência lá realmente deixou isso muito claro. Embora o projeto em que eu estava era tranqüilo, tinha bastante coisa para fazer, mas dava para fazer tudo nas horas normais.

Hoje estou muito melhor do que quando estava lá. IBM nunca mais.

R

vegetal:
Fiz curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Claretiano via Educação à Distância (EAD) e sai um analista de sistemas fodão. Hoje trabalho na IBM como analista de sistemas sênior ganhando 10 mil reais. Já tenho casa, carro e de brinde uma loira gostosa!

vai lixo mentiroso…mente pra casste se planta na Terra e fica de boas!!! tu pega é um travecão loirão neh …kkkkk

T

Por favor senhores, alguém realmente acreditou que o vegetal tinha a pretensão de enganar alguém?
Sarcasmo gente, mas cuidado com a trollagem e a respectiva alimentação.

G

Os trolls daqui poderiam ser engraçados pelo menos.
Mas nem pra isso servem.

H

Tchello:
Por favor senhores, alguém realmente acreditou que o vegetal tinha a pretensão de enganar alguém?

Concordo parceiro!

R

vai lixo invejoso…eu ganho 10 mil, mas tem de ser consultor tercerizado, com sua própria empresa, senão… acontece o que o cara aí de cima falou…

:arrow: Apenas a fachada pois entrando dentro dela não nem nada , apesar de iludir tanto é tudo FAIL

olha meu carro
:

:arrow: Tirou xerox do carro inteiro e colou numa brasilia

:arrow: Um travecão Loiro

:arrow: Invejoso, pq se vc pega um traveco loiro tem um carro xerocado e ainda por cima a casa só tem a fachada…

G

Quem faz a carreira é a pessoa, não uma instituição. Quem quer algo luta e corre atrás independente de onde veio. E até mesmo aqui no fórum, temos exemplo assim, de pessoas que nem formação na área tiveram e conseguiram algo bom para suas vidas. Não se prenda a títulos, corra atrás.

C

ironmarq:
.Olha pessoal, tenho uma opinião muito clara em relação á isto, o que “pesa” realmente é uma faculdade federal, vc ser graduado por uma Unicamp, Usp entre outras, o restante ao meu ver tá tudo no mesmo bolo, tecnólogo, bacharelados na maioria dos casos foram pessoas que ralavam o dia todo pra poder pagar o curso, o que vale é o que vc fez após isso, tirou certificações ?, aprendeu o que?, participou de quais projetos?, fez o que para melhorar seu currículo?, outra coisa, a necessidade das empresas em contratar profissionais é tão grande que até mesmo pessoas que não possuem curso superior são contratadas, pq são ótimas no que fazem e possuem grande conhecimento, portanto, esse tipo de comentário que rola é mais pra tumultuar mesmo.

Abraço á todos.

Na verdade cara, o que realmente conta é a universidade ser reconhecida, e geralemente as federais/estaduais são… e isso acontece pois elas exigem bastante dos alunos, e esses por sua vez, ao se mostrarem excelentes no mercado acabam trazendo a fama da faculdade… Mas NAo vamos nos esquecer que isso não esta apenas nas universidades publicas, Afinal de contas a melhor faculdade do mundo é uma faculdade particular “HARVARD” e até mesmo no Brasil temos um grande exemplo “O Instituto Nacional de Telecomunicações, Famoso INATEL” onde eu gostaria muito de estar estudando mas não posso devido minha situação financeira, seus cursos de engenharia estão entre os melhores do paíz, o de telecomunicações é o segundo melhor do paíz, estando apenas atras do curso de telecom da UNB de Brasilia… Enfim, o aluno pode até mesmo sair de uma faculdade ruim e se tornar alguem muito bem sucedido, pois eh competente e isso não se aprende na faculdade, pode ser tecnologo, engenheiro e tanto faz, cada um fazendo akilo q estudou para fazer e não se esqueçam de dois bilhonarios do mercado de TI, Bill Gates e Marck Zuckemberg, ambos nem chegaram a terminar a faculdade em Harvard"…

F

Também tenho uma visão um pouco diferente, claro talvez em si os cursos de técnologo podem preparar mais , mas nos cursos de graduação em si também existe isso(não estou falando em melhor ou pior) mas para mim sempre foi essa a diferença entre curso de Sistemas de Informação e Ciências da Computção(eu curso sistemas de informação) , tenho amigos que cursam ciencias, e assim em Sistemas, temos muitas matérias voltadas para administração, marketing, empreendedorismo, entre outras de cunho não tecnólogico, já em ciências essas matérias dão lugares a matérias de mais cálculos etc(não estou falando em melhor ou pior). E assim por experiência própria e por amigos em ciências, vejo que muita gente de sistemas foca mais no mercado por na maioria dos casos a faculdade não ser integral, o pessoal consegue estágio desde muito cedo, se preparando para o mercado , enquanto pessoal de ciências podemos dizer não tem muito tempo para trabalhar devido ao curso integral com horários irregulares , e acabam se focando mais na área acadêmica. Ex : a maioria dos meus professores de sistemas, são formados em ciências…
Deixo aqui minha opnião.

S

Eu particularmente acho que o tecnólogo é uma formação mais específica, enquanto o bacharel é uma formação mais ampla.

Só que, na minha cidade, fala-se melhor da FATEC do que a faculdade paga que carrega o nome da cidade que possui os cursos de Bacharelado.

Continuo achando que quem faz a carreira é a pessoa, na busca de livros, certificações, bons contatos, etc.

D

Eu tb acho que é mentira, porém não podemos nos esquecer que a profissão não é regulamentada então ele poderia sim ganhar esse salário fazendo apenas um curso técnico de informática.
E falo isso porque já trabalhei em empresa em que o gente de TI tinha contratado o sobrinho o amigo em quem ele achava melhor, e os caras não tinham formação alguma, e ainda sim ganhavam os mesmo salários que os demais.

Sobre ser tecnólogo ou não, isso não faz diferença alguma, pode apostar, mas no seu caso estudar numa FATEC ou estudar numa Fac. particular faz toda a diferença, isso porque as FATECs e universidades públicas estão anos luz a frente das particulares.
Então eu acho que você deveria se preocupar em qual das duas opções vai te deixar preparado para o mercado de trabalho, porque a grande dificuldade nossa, é essa depois de formado, conseguir se encaixar em alguma atividade (programador Java, PHP, analista etc…)

Tudo o que pessoal falou até agora aqui é válido, quem faz a carreira é você mesmo, porque para trabalhar na nossa área você vai ter que adquirir várias habilidades que a faculdade não ensina, fazer especializações naquilo que você pretende trabalhar.
E com certeza terá que escapar de todas as armadilhas que nossa profissão tem (falo dos problemas da não regulamentação, das consultorias exploradoras, irregularidade salarial etc…) para poder alcançar o seu lugar ao sol.

B

Pelo que vejo, a diferença entre os títulos e meramente o foco, enquanto bacharel tem um desenvolvimento amplo observando aspecto cientifico e se aprofunda mais em certos assuntos, o tecnologo e uma formação mas objetiva no sentido de você saber o que precisa para sair relativamente rapido para o mercado apto a atender as necessidades de produção. Mas é claro que é meu ponto de vista.

Sendo mais pratico, uma diferença mesmo é observada em concursos publico. Existem concurso que exigem uma formação minima e geralmente a formação de tecnologo nao se enquadra pela curta duração. Mas confesso que destes até hoje só ouvi falar.

Agora uma que vi de fato foi a questão do mestrado. Alguem me disse que na USP existe uma garga horaria mínima para entrar no mestrado e que o curso de tecnologo nao atende essa carga horária. A solução seria complementar a carga horaria e se tornar um bacharel. (Me corrijam se eu estiver errado)

Mas enfim, isso tudo é relativo. Aqui no meu estado existem otimos cursos de mestrados sem essa exigência e os concursos que tenho visto so pedem a formação superior na area, o resto e decidido na prova de titulos, com experiencia, especializações, certificações e etc.

Criado 20 de janeiro de 2012
Ultima resposta 15 de set. de 2012
Respostas 51
Participantes 28