Vender ou alugar o Software?

14 respostas
L

Olá…estou entrando em negociação com um cliente… e gostaria de saber qual seria a opinião de vcs sobre esse assunto…
Qual seria a melhor vantagem…? Vender o software desenvolvido e cobrar depois somente a chamada…ou alugar o software…???
Se alugar…devo cobrar um valor inicial para o desenvolvimento e depois cobrar mensalidade? ou somente a mensalidade?

14 Respostas

C

Bom eu acho que essa decisão depende da finalidade do software, por exemplo, caso seja um software desenvolvido exclusivamente para regra de negocio de um cliente especifico, vender acho que seria a melhor opção.

Agora caso seja um produto como por exemplo um ERP, ou um software que possa a ser usado por mais de um cliente, o aluguel é uma boa opção, eu trabalhei em uma empresa onde desenvolviamos um software ERP que era alugado para os clientes, onde a nossa empresa gerenciava todo software, inclusive a parte de infra-estrutura e servidores.

Flw.

P

Não sei qual é o foco do sistema, mas você deve levar em consideração alguns pontos, como disponibilidade para atender o cliente, visto que se você alugar o sistema, na maioria das vezes deverá disponibilizar suporte continuo. Mas tudo isso vai da sua negociação.

Eu penso que se você quiser montar uma estrutura em torno do sistema e alugá-lo para vários clientes essa opção é mais vantajosa. Mas se é um projeto especificio para alguem, é vantajoso também vender o sistema com um preço legal e estipular em contrato um valor por cada vez que ele precisar de suporte ou melhorias.

L

Obrigado pela ajuda… no caso seria um ERP… que no qual estou finalizando ele…que seria como uma base…depois eu adapto ele de acordo com os clientes… tipo…alguns querem alguns módulos a mais…outros já não… e assim vai…
Gostaria de saber, se seria viável eu cobrar tipo uma quantia X para adaptar o software para o cliente e mais uma mensalidade …como um aluguel… e se no caso daqui alguns anos o cliente desistir… eu bloqueio o sistema… Ou seria uma melhor opção vender o sistema por um pouco mais que a quantia X e cobrar somente quando o cliente chamar…

Obs…já vendi alguns sistemas… e os clientes pediram poucas alterações…e como a estrutura central já está “um pouco madura”… a ocorrencia de erros é pouca…portanto não tem muito suporte…já que o sistema é relativamente simples… tento somente as telas e módulos que o cliente quer…nada mais…

B

Fala Leopoldof!

Junto-me nas citações do Cvinicius que diz que tem muito a ver com o tipo do software e tal. Contudo, ainda incluiria a questão preço X produto. Ou ainda, custo X benefício do produto.
Alguns pontos que devem ser levados em consideração para uma venda do produto inteiro, são:

1. O produto será exclusivo deste cliente?
  2. Serão entregues inclusive os fontes?
  3. Você poderá também comercializar o produto para outros clientes?
  4. Mesmo sendo um segmento exclusivo, você poderá fazer uso do sistema num futuro próximo?

Essas perguntas influenciarão diretamente no custo final do produto, e talvez, na própria decisão do cliente.

Acredito que hoje a modalidade ASP seja a mais indicada neste nosso mundo de conectividade e onde tudo está se comunicando com tudo.
Mas lógico, volto a citar, tem muito a ver com o produto que está sendo criado e com o que você almeja para seu futuro.

B

É viável sim. Mas você precisa analisar o seguinte: esta adaptação será para um cliente apenas ou ele fará parte de todo o sistema?
Para o caso de ser compartilhado, você deve pensar que o valor a ser cobrado não deveria ser repassado totalmente ao cliente (pelo menos eu não consideraria justo), já que você vai lucrar também com outros clientes.
Uma coisa que é muito utilizada quando clientes solicitam melhorias, é entrar em contato com outros clientes para que o custo da alteração seja rateada entre esses clientes, diminuindo o custo total.

Abraços

L

Respondendo algumas questões…

1. O produto será exclusivo deste cliente?
    Não… Seria um ERP… mas teria algumas modificações exclusivas para o cliente…caso ele queira…
    O sistema em si estará rodando em vários clientes…só que em cada cliente com suas particularidades(Adaptações, caso necessário…)
  2. Serão entregues inclusive os fontes?
    Não…somente o executável…ou jar…
  3. Você poderá também comercializar o produto para outros clientes?
    Sim…essa é a idéia
  4. Mesmo sendo um segmento exclusivo, você poderá fazer uso do sistema num futuro próximo?
    Sim… a minha idéia… é ter um “miolo” em que eu possa facilmente adaptar para vários segmentos…mas não fazer tudo numa coisa só…senão he he he…como diz o velho ditado…“O que serve pra todo mundo, não funciona pra ninguém”… senão ficaria um sistema gigantesco com milhões de telas…em que cada cliente usaria umas 10 telas e o resto ficaria só ocupando memória…

5)Esta adaptação será para um cliente apenas ou ele fará parte de todo o sistema?
Inicialmente seria para um determinado cliente… somente correções de erros que venham ocorrer no “miolo” do sistema que seriam repassadas para todos os clientes.

L

O que eu tenho em mente…seria cobrar uma taxa para adaptar o sistema as necessidades do cliente… e cobrar uma mensalidade… portanto o sistema não seria vendido…e sim alugado

Ex… cobrar um valor XXXX,XX a adaptação do sistema e uns YYY,YY de mensalidade
depois… na ocorrência de erros manutenção…não seria cobrado nada…
Somente no caso de o cliente querer um novo módulo ou uma nova tela …aí sim , seria cobrado a parte…
Estou certo na minha suposição?

B

Suposição correta sim.

Porém, tenha em mente a questão que levantei, quando uma atualização ser compatível com mais de um cliente.
Você pode matar dois coelhos numa porrada só. Ajudar o cliente a reduzir custo e oferecer novos produtos a outros.
Em termos de valores você troca seis por meia dúzia, mas em relacionamento e satisfação você ganha.

;o)

L

Ok…obrigado pelas opiniões …

L

No seu caso um esquema SaaS seria uma ótima opção, vide SalesForce e Basecamp.

[]s

L

Obrigado…vou dar uma pesquisada sobre isso…

L

Até seria uma boa…esse esquema de SaaS …não tinha muito conhecimento sobre isso… mas meu sistema é desktop…
Quem sabe … futuramente eu implemente algo assim… daria menos dor de cabeça he he he…

L

Mas aí… se levanta outra questão…
Os clientes apreciariam uma aplicação assim… no metodo SaaS? Tipo, deixando seus registros em uma base sabe-se lá aonde (Na visao deles)?
Por exemplo… Um sistema de vendas… querendo ou não…sua renda mensal estaria na net… será que um cliente confiaria numa empresa para armazenar algo assim… Mesmo que a gente ofereça segurança, ética, descrição… não sei se alguns clientes concordariam armazenar certos tipos de dados em um lugar diferente das próprias empresas…

P

leopoldof:
Mas aí… se levanta outra questão…
Os clientes apreciariam uma aplicação assim… no metodo SaaS? Tipo, deixando seus registros em uma base sabe-se lá aonde (Na visao deles)?
Por exemplo… Um sistema de vendas… querendo ou não…sua renda mensal estaria na net… será que um cliente confiaria numa empresa para armazenar algo assim… Mesmo que a gente ofereça segurança, ética, descrição… não sei se alguns clientes concordariam armazenar certos tipos de dados em um lugar diferente das próprias empresas…

Isso é verdade. Vai depender da credibilidade que a empresa de SaaS tiver no mercado. Clientes pequenos podem se interessar por isso se o preço a ser pago for muito menor do que o custo de aquisição de um ERP.

Criado 10 de março de 2011
Ultima resposta 11 de mar. de 2011
Respostas 14
Participantes 6