VRaptor + JSF + BootStrap

3 respostas
G

Bom dia à todos.

Gostaria de saber se é possível usar os frameworks VRaptor, JSF e BootStrap juntos para desenvolver uma aplicação WEB?

Att,
Gustavo

3 Respostas

R

Gustavo, o VRaptor e o JSF são frameworks MVC.

Porém o conceito deles é totalmente diferente: o VRaptor é action based e o JSF é component based.

Existe um post no blog da caelum que explica isso muito bem: http://blog.caelum.com.br/entenda-os-mvcs-e-os-frameworks-action-e-component-based/

Portanto, não faz muito sentido você querer que esses dois conceitos trabalhem juntos na mesma aplicação…

G

Obrigado amigo,
eu estava querendo ver uma maneira de juntar as facilidades de componentes do JSF com as facilidades que o VRaptor tem com as regras de negócios de uma aplicação. Com tanta variedade de tecnologia esta ficando dificil escolher qual usar.
Gosto da parte visual do bootstrap, mas e pra dar manutenção depois??? HTML + javascript + java etc…
Com JSF eu não consigo as facilidades de redimencionar campos etc etc que o bootstrap fornece.
E tem o MVC que me dar um controle e segurança de dados que o resto não me dá.

Assim fica dificil.

O que o mercado utiliza? Qual o caminho devo tomar?

R

O mercado usa muito mais JSF por um único motivo: é mais rápido desenvolver a aplicação, logo, é menos custoso desenvolver um projeto.
O problema do JSF é que a aplicação fica mais pesada e lenta. Não sei como está hoje em dia, mas antes era bem ruim.

Eu gosto mais dos action based. Trabalho com Twitter Bootstrap, VRaptor e jQuery. Porém o controle de segurança, desempenho e funcionalidades é completamente manual. Ou seja, eu preciso programar tudo isso.

A manutenção depende se você usa testes de unidade ou não. Ou seja, não importa se é JSF ou VRaptor, a manutenção VAI ser um problema se você não fizer os testes de unidade (e os integrados).

Criado 6 de janeiro de 2014
Ultima resposta 6 de jan. de 2014
Respostas 3
Participantes 2