Faz um tempo que venho tentando aprender a desenvolver para Web com Java. Imprimi toda a apostila da Caelum e tentei segui-la, porém esbarrei em um porém…
Na apostila deles, falam que quando é criado um Dynamic Web Project (DWP), automaticamente dentro do diretório WEB-INF é criado um web.xml, que é utilizado para mapear toda a aplicação web… mas no meu DWP esse arquivo não existe, como mostra a imagem abaixo…
Você tem que dar uma estudada sobre servlets. O que você quer fazer? Que erro está dando?
B
Born_To_Be_Wild
Henrique, eu estou acompanhando a apostila da Caelum sobre desenvolvimento Web e iniciei a leitura do Struts em ação, mas se não consigo nem botar o servidor pra funcionar, não tem como acompanhar e aprender mais… por isso apelei pra ajuda heheh
Eu quero simplesmente que o “Oi Mundo” (da linha 22 out.println(“Oi Mundo”) seja impresso no navegador quando eu entrar em http://localhost:8080/fj21-agenda/oi, sendo fj21-agenda o nome do projeto e oi que mapeei através do annotation @WebServlet( value="/oi" )
H
henriquejhc
Coloque esse método no seu servlet.
public void doGet (HttpServletRequest req, HttpServletResponse res) throws ServletException, IOException{
PrintWriter out = res.getWriter();
out.println("Hello, world!");// isso irá aparecer no browser
out.close();
}
B
Born_To_Be_Wild
Continuo recebendo erro 404:
HTTP Status 404 - /fj21-agenda/oi
type Status report
message /fj21-agenda/oi
description The requested resource (/fj21-agenda/oi) is not available.
Apache Tomcat/7.0.4
H
henriquejhc
Voce fez o deploy direito?
Cria uma pagina index.html e vê se ele encontra.
B
Born_To_Be_Wild
Ele não encontra de jeito nenhum…
H
Hebert_Coelho
Olá, Born To Be Wild
Vc tem que estar sempre atento aos caminhos onde foram colocados todos os arquivos. Seu web.xml tem que estar dentro da pasta WEB-INF.
Na minha assinatura tem um exemplo de como montar um Webserver. Apesar de que no exemplo está feito com o eclipse, ele pode ser utilizado em qualquer linguagem.
Inté! \o_
B
Born_To_Be_Wild
jakefrog:
Olá, Born To Be Wild
Vc tem que estar sempre atento aos caminhos onde foram colocados todos os arquivos. Seu web.xml tem que estar dentro da pasta WEB-INF.
Na minha assinatura tem um exemplo de como montar um Webserver. Apesar de que no exemplo está feito com o eclipse, ele pode ser utilizado em qualquer linguagem.
Inté! \o_
Boa noite, jake
Mas o web.xml não é opcional?
Abraços!!
H
Hebert_Coelho
Desculpe a demora em responder.
Opcional não, obrigatório. Digamos que é a “entrada” do servidor. Nele fica configurado a estrutura do sistema.
Nele não é obrigatório que ele tenha todas as ações do sistema. Caso você use JSF, por exemplo, vc irá apenas maper o caminho do jsf e pronto. Você não irá precisar mais servlets, toda config será feita pelo faces-config ou por annotations.
Tente fazer esse passo a Hello World, nele você vai perceber o quanto web.xml é necessário.