Oi SanjuanRJ,
Não sei se entendi a sua primeira dúvida mas é o seguinte… se vc quiser colocar os dados um do lado do outro (ex: Contato, tel 01, tel02, tel03, tel04) em um forma tabular no listbox e assumindo que cada contato terá um número diferente de telefones acredito que vc terá que construir o objeto (Listbox) e seu conteúdo dinamicamente, ou seja, você terá que: criar uma classe MyListBox extends ListBox (ou na própria window e depois utilizar binding) e na página utilizar o atributo “use” e assim por diante; como o número de tels dos contados variam vc terá que descobrir antecipadamente qual é o número máximo de colunas para cria-las adequadamente.
A outra dúvida sobre as janelas, acho (não fiz ainda) que se vc fizer de forma dinamica também vai rolar; eu consegui inserir uma página com lista e digitação de dados em uma tab e funcionou corretamente, em uma janela acho que não teria o porque de não funcionar.
Eu falo dinamicamente porque não achei uma tag na window para apontar o fonte da página.
O código ficaria + ou - assim:
Include inc = new Include();
inc.setSrc("nomedapagina.zul");
super.appendChild(inc);
Utilizei os bindings também e funcionou sem problemas, basta criar uma classe MyController extends Window e seguir em frente… é só seguir os tutoriais e não tem erro rsrsrssr.
Espero ter ajudado…como disse antes estou testando o ZK ainda, mas até o momento já está confirmado que será utilizado em pelo menos em um projeto falta o cliente fechar.
Pelo que testei e entendi até o momento o ZK é uma idéia show de bola mas para fazer uns bons milagres nele tem que “sacar” bem a parte dinâmica que não é muito difícil e tem bastante explicações nos tutoriais. Pena que o JSF/RichFaces está meio longe de chegar nesse ponto. Testei bastante o RichFaces e o IceFaces mas não consegui fazer o que o ZK faz com extrema facilidade como inserir uma página em uma tab, na verdade queria utilizar o JSF porque é mais utilizado no mercado e torço para que ele dê certo (mais ainda rsrsr).
O esquema para resolver a questão do ajax no ZK ficou muito bom, se o JSF/RichFaces e os outros não arrumar uma idéia semelhante rápidamente logo irá surgir um outro framework e vai detonar tudo. Isso sem falar da integração do ZK com a codificação java, javascript, Ruby groovy feito tudo de forma (até onde eu entedi) bem fácil.
[]'s