E aew pessoal!
Bom, discutindo com um amigo que está procurando uma oportunidade no mercado, chegamos a essa discussão.
Hoje, soltos no mercado, temos Struts 1 e 2, JSF 1 e 2, Spring MVC, VRaptor…
Vocês não ficam um pouco “perdidos” com tantas soluções web espalhadas? Porque a verdade é que, claro, mesmo conhecendo o ambiente web, leva-se um tempo para se atingir um nível de maturidade em um determinado framework.
Vou dar o meu próprio exemplo: hoje eu trabalho com JSF 2. Mas digamos que apareça uma oportunidade de trabalho na “Melhor Empresa do Mundo”, para ganhar o 3º maior salario do mundo. Eu me encaixo no perfil, etc, mas opa, como eu estou acostumado com JSF 2 e lá eles possuem o Struts 1 como legado, não vai ser possível a contratação. Certo, eu vou argumentar que sou um profissional certificado, possuo a OCWCD e conheço como trabalhar na web, e que pelo fato dos frameworks serem apenas uma ferramenta de abstração e que sabendo como o desenvolvimento web realmente funciona, a questão de adaptação ao Struts 1 é apenas uma questão de tempo. Mas todos sabem que é raro que o empregador pense dessa maneira.
Bom, qual é a opinião de vocês nesse tópico? Essa situação que encaramos hoje, mais ajuda do que atrapalha ou mais atrapalha do que ajuda?
E como vocês encaram ou encarariam essa situação no mercado?