Piores frameworks

39 respostas
V

Bem pessoal, recentemente estou trabalhando em um projeto que usava o Apache Velocity e o Apache OJB. Na minha humilde opinião, dois framewoks horrorosos da época do java 1.2 que devem ser esquecidos.

Bem, então gostaria de saber de vocês. Que outros frameworks lixo-legados vocês têm a infelicidade de ter que trabalhar?

EJB 2.x?
JAX-RPC?

39 Respostas

A

Há um mês eu deixei meu emprego por ter que trabalhar com um framework proprietário feito em 1996, suportava somente String e String[], no máximo podia usar java 1.3, mas era recomendado o 1.1. Depois de tanto telaCadastro.getTemEmail.equals(“S”) eu comecei a pirar…

Detalhe: este é o framework de gerenciamento de aplicativos de um banco gigantesco…

Detalhe2: quando fiz umas extensões no framework (para suportar boolean, Collections e poder usar a palavra chave new para instanciar objetos, por exemplo) o pessoal achou improdutivo trabalhar assim e eu virei o incompetente da equipe…

Detalhe3: não existia documentação ou código-fonte acessível…

T

EJB < 3
JAX-RPC
Struts (deveria ser o primeiro)
ADF
BC4J

JDynamiTe hauhauha

acho q é isso…rs

L

Desde quando EJB e JAX-RPC são frameworks?

Não querendo dar uma de advogado do diabo, uma coisa que devemos analisar (antes de dizer que um framework é uma merda) é a época que ele foi feito e o problema que ele resolveu naquele tempo. Struts é um bom exemplo. Foi o primeiro framework web-mvc Java. Hoje em dia há muito mais opções melhores, mas mesmo assim, quando ele foi lançado, foi a mão na roda.

Agora, ADF Faces e BC4J da Oracle (casa de ferreiro, espeto de pau) eu acho uma porcaria total.

Ps.: Eu nunca usei o Velocity, mas pelo que ví, não é tão ruim assim não.

L

Eu acho Velocity melhor que JSP :shock: . Pelo menos me da menos dor de cabeça!!!
O Leozin tá certo não se pode classificar de ruim um framework sem ver a sua historia!!!

L

ADF …

R

Qualquer framework caseiro.

T

Leozin:
Desde quando EJB e JAX-RPC são frameworks?

Não querendo dar uma de advogado do diabo, uma coisa que devemos analisar (antes de dizer que um framework é uma merda) é a época que ele foi feito e o problema que ele resolveu naquele tempo. Struts é um bom exemplo. Foi o primeiro framework web-mvc Java. Hoje em dia há muito mais opções melhores, mas mesmo assim, quando ele foi lançado, foi a mão na roda.

Agora, ADF Faces e BC4J da Oracle (casa de ferreiro, espeto de pau) eu acho uma porcaria total.

Ps.: Eu nunca usei o Velocity, mas pelo que ví, não é tão ruim assim não.

concordo… Mas sim… a meu ver todos esses caras hj são merda…

J

lucifeler:
Eu acho Velocity melhor que JSP :shock: . Pelo menos me da menos dor de cabeça!!!
O Leozin tá certo não se pode classificar de ruim um framework sem ver a sua historia!!!

JSP não é Framework, é uma tecnologia server-side para páginas dinâmicas. Velocity é um framework para templating. Complicado comparar os dois, já que tendem a resolveer problemas diferentes e a trabalhar muito bem juntos :smiley:

Hoje todo mundo bate no Struts… Amanhã vão descer o sarrafo no JSF. E depois, o que vai ser?

Pra mim, esses frameworks muito usados não são ruins. Tanto que são muito usados. Acontece que algumas pessoas simplesmente criticam muito antes de avaliar se estão usando a ferramenta certa para o trabalho. Pra quem só sabe usar martelo, todo problema é prego…

F

Não usavam new?

A

Odeio frameworks caseiros pq não acrescentam nada no CV. As empresas quando vão te contratar querem ver uma meia dúzia de siglas (JSF, SQL, etc)

Alguns frameworks legados acabam voltando a ser usados em outros projetos como é o caso do Velocity e funcionam muito bem. Eu só não gosto de trabalhar com coisas que não me fazem aprender algo novo, evoluir, melhorar meu CV.

Bom, eu acho que esses frameworks muito utilizados são esfolados pq como são utilizados por muita gente, acabam existindo muitos projetos que não caberiam utilizá-lo e, consequentemente, há mais reclamações.

As empresas querem dispensar os arquitetos de sistemas e criam uma arquitetura única que deve ser utilizada por todos os sistemas e se escolhem o jsf para fazer parte da arquitetura, esse deverá ser o martelo para martelar tudo que há pela frente.

Abraço,

K

qualquer framework “genérico”…

A

Não usavam new?

Exatamente, o único objeto que podia ser usado era a String. No máximo você podia usar array de String. Quando eu dei uma arrumada nas coisas podia ser usado qualquer objeto para dados e ninguém entendia como usar o new porque só usavam Strings.

O mais legal era que em vez de boolean eu tinha que usar “S” e “N” (minúsculo não podia).

J

Não usavam new?

Exatamente, o único objeto que podia ser usado era a String. No máximo você podia usar array de String. Quando eu dei uma arrumada nas coisas podia ser usado qualquer objeto para dados e ninguém entendia como usar o new porque só usavam Strings.

O mais legal era que em vez de boolean eu tinha que usar “S” e “N” (minúsculo não podia).

CARALHO! Isso aí é que é programar! Usar Java programando só com Strings!!! rsrsrssr

Melhor que isso só programar direto em 0 e 1 rssrrssrsrrssrrssr

F

GERALMENTE ATÉ AS ROTINAS EM C O B O L SÃO PREPARADAS PRA LIDAR COM S s N n :shock: :shock: :shock: :shock:

F

Struts 1.2 fedorento!

A

Não usavam new?

CARALHO! Isso aí é que é programar! Usar Java programando só com Strings!!! rsrsrssr

Já trabalhei tb numa grande seguradora onde havia um framework caseiro que só aceitava Stored Procedures. Não se podia utilizar um sql puro para acessar a base de dados e os parâmetros e o retorno do banco era sempre com Strings. Imagina isso!

V

Tecnoage , também concordo com o Leozin, imagina o seguinte cenário:

O João em 2008 faz um framework excelente, chamado Jfodastico, e é considerado o melhor framework do mundo, 20 anos se passam, e o Zé resolve usar esse framework que a MUITO tempo não é mais utilizado e ainda a muito mais tempo não é melhorado. Quem é o burro da história??? Olha… hoje eu to com um sono gigante, mas acredito que não seja o “João” não hein, e muito menos que o tal do framework seja ruim.

Bem, o que estou tentando dizer com isso é que nínguem é obrigado a usar um framework obsoleto, e se esse tal rapaz quiser usar, é ele quem tem que rever as coisas, e não o kara que há 5 anos fez o framework.
Pra aqueles que vão responder dizendo “eu trabalho na empresa x e sou usado a usar o framework Jvovo”, só tenho uma coisa a dizer: Bem vindo ao mercado de trabalho, saka? Aquele lugar onde você não pode dizer “poxa, vamos usar esse aqui óó!! A MundoJava disse que é tão legal -”.

Ou senão peça as contas da empresa e vá para uma que trabalhe com frameworks “de ponta”, é fácil!! Se tiver potencial pra isso claro… :wink:

“Obvio que essa é minha opnião, e blá blá blá,…”

A

GERALMENTE ATÉ AS ROTINAS EM C O B O L SÃO PREPARADAS PRA LIDAR COM S s N n :shock: :shock: :shock: :shock:

A galera que criou o framework programava em Cobol… :shock:

Eu tinha que mapear até o tamanho da String por causa disso.

P

Fico imaginando esses frameworks

if ( OPERACAO_ESPECIAL == "Operacao Especial") { // nao faz nada } else { System.out.println("NAO EH OPERACAO ESPECIAL"); }

L

Eu não disse que JSP é framework eu só disse que é melhor trabalhar com Velocity do que com JSP, onde eu trabalho por exemplo não se usa JSP só HTML e velocity e prefiro assim. O meu comentario foi feito apenas porque em alguns posts anteriores disseram que velocity era muito ruim!!! Talvez nao tenha ficado claro!

Definir um framework como ruim ou não é complicado, pois primeiramente tem que ver se está usando o framework correto para o tipo de problema que está enfrentando, concordo que ha muitos frameworks com uma linguagem pouco intuitiva mas isso não o torna ruim. Para mim um framework ruim é aquele não consegue atingir os objetivo para que foi criado ou proposto.

L

Poracaso este framework não era um tal de Execution Service?

A

Não era não. Chamava GA.

Estou pasmo agora de saber que existe outro parecido…

L

e bem parecido… talvez ate pior pois neste vc tenque configurar centenas de xml para fazer coisas triviais…
qdo utilizavamos tbm era neste principio de Java - Cobol e sem sombras de duvidas este é o pior framework que ja vi… não sei se e pior ou melhor que este GA… mas pelo que vc descreveu parece ser bem parecido…

L

Qualquer framework que envolva um trilhão de arquivos XML me dá nojo. Não tem doido que debugue.
Aliás, eu odeio XML.

E - opinião pessoal, é claro - Struts SEMPRE foi horrível. E continua sendo. Aquilo é obra do demônio.

Eu trabalho com um framework ‘caseiro’. Tem mais classe BlaBlaUtilQualquerCoisa do que eu via nas primeiras fases da faculdade. Tem static pra tudo que é lado. Eu passo o dia tropeçando em VO e TO.

Alguém já usou uma desgraceira chamada ‘JCompany’? Eu não uso, mas pra se ter idéia, há uma mensagem de tratamento de uma exceção que vem assim:

Bonito, né?

P

E receber uma Esception ?

L

HAHA sério que tu já viu isso?

A

Melhor é ter que passar um JComponent pro construtor de uma transação com o Mainframe. (Mesmo framework citado no meu primeiro post.)

[edit]
E não pense que era para fazer algo com a interface gráfica não, era pra pegar o nome do usuário e a senha que ficavam armazenados em uma subclasse de JFrame criada por eles. O JComponent era usado para ficar iterando pelo componente pai até achar o frame da aplicação.
[/edit]

P

HAHA sério que tu já viu isso?

Nessas horas eu digo “MALDITA INCLUSÃO DIGITAL”

F

:shock: Eles não programavam em Cobol, eles mexiam com Cobol e pelo visto de forma bem grosseira. Provavelmente eles malharam a linguagem por conta da própria incompetencia. :shock:

Java na mão desses caras deve ser igual a gilete na mão de macaco, a cada “if” é um novo talho. :twisted:

flws

L

E que faz um DAL genérico em um Serviço Orientado à Arquitetura

A

Não usavam new?

Já trabalhei tb numa grande seguradora onde havia um framework caseiro que só aceitava Stored Procedures. Não se podia utilizar um sql puro para acessar a base de dados e os parâmetros e o retorno do banco era sempre com Strings. Imagina isso!

Essa eu acho uma boa prática desde que você tenha um DBA para criar as Stored Procedures e este tenha acesso aos BD´s que você precisa.
Na minha opinião oferece um controle muito melhor com relação as $%#&# que podem acontecer em uma Base de Dados…

Alias, eu já trabalhei assim e funcionava bem

V

lucifeler:
josenaldo :

JSP não é Framework, é uma tecnologia server-side para páginas dinâmicas. Velocity é um framework para templating. Complicado comparar os dois, já que tendem a resolveer problemas diferentes e a trabalhar muito bem juntos

Hoje todo mundo bate no Struts… Amanhã vão descer o sarrafo no JSF. E depois, o que vai ser?

Pra mim, esses frameworks muito usados não são ruins. Tanto que são muito usados. Acontece que algumas pessoas simplesmente criticam muito antes de avaliar se estão usando a ferramenta certa para o trabalho. Pra quem só sabe usar martelo, todo problema é prego…

Eu não disse que JSP é framework eu só disse que é melhor trabalhar com Velocity do que com JSP, onde eu trabalho por exemplo não se usa JSP só HTML e velocity e prefiro assim. O meu comentario foi feito apenas porque em alguns posts anteriores disseram que velocity era muito ruim!!! Talvez nao tenha ficado claro!

Definir um framework como ruim ou não é complicado, pois primeiramente tem que ver se está usando o framework correto para o tipo de problema que está enfrentando, concordo que ha muitos frameworks com uma linguagem pouco intuitiva mas isso não o torna ruim. Para mim um framework ruim é aquele não consegue atingir os objetivo para que foi criado ou proposto.

Eu quis dizer que o Velocity é horroroso porque veio da época do java 1.2 e permanece desatualizado e estagnado. Na época que foi criado, sem dúvida ele era lindo. Mas hoje, é código legado.

P

Um framework caseiro que já vem com JSF 1.1 incorporado ao seu JAR, ou seja: Dó de nós quando fomos atualizar a versão do JSF. (Ps.: A base do framework é um Map genérico que é usado na view, e recuperado nos managed beans (para não precisar criar atributo). Usa um padrão pog mt conhecido, o qual eu nao me recordo agora, mas está catalogado no desciclo.)

P

E que faz um DAL genérico em um Serviço Orientado à Arquitetura

De fato algumas pessoas usam a sigla DAL, mas se referindo a “Data Access Layer”.

J

Trabalhem com o JMF pra ver o que é bom…

P

Qual o problema do JMF ?

P

Acho que alguns de vocês ou se não todos vão me descer o PAU… rsssssss.
Mas o Spring apesar de ser um excelente framework. Eu não gosto dele por causa dos milhões de XML que tem que ficar configurando. Vixe isso e um pé no saco

L

Mais um ZeXCo Lover, igual a mim aeeeeeeeeeee!!!

É por essas e outras que agora eu só uso Wicket hehe

C

victor.godinho:
Tecnoage , também concordo com o Leozin, imagina o seguinte cenário:

O João em 2008 faz um framework excelente, chamado Jfodastico, e é considerado o melhor framework do mundo, 20 anos se passam, e o Zé resolve usar esse framework que a MUITO tempo não é mais utilizado e ainda a muito mais tempo não é melhorado. Quem é o burro da história??? Olha… hoje eu to com um sono gigante, mas acredito que não seja o “João” não hein, e muito menos que o tal do framework seja ruim.

Bem, o que estou tentando dizer com isso é que nínguem é obrigado a usar um framework obsoleto, e se esse tal rapaz quiser usar, é ele quem tem que rever as coisas, e não o kara que há 5 anos fez o framework.
Pra aqueles que vão responder dizendo “eu trabalho na empresa x e sou usado a usar o framework Jvovo”, só tenho uma coisa a dizer: Bem vindo ao mercado de trabalho, saka? Aquele lugar onde você não pode dizer “poxa, vamos usar esse aqui óó!! A MundoJava disse que é tão legal -”.

Ou senão peça as contas da empresa e vá para uma que trabalhe com frameworks “de ponta”, é fácil!! Se tiver potencial pra isso claro… :wink:

“Obvio que essa é minha opnião, e blá blá blá,…”

Pow Rudolph! Causando hein! hahaha Pede pro Albert desenvolver um framework “fodastico” que você fica famoso! e nem precisará mais voltar de Vegas! hahaha

Abraços

Carlos Eduardo

Criado 21 de agosto de 2008
Ultima resposta 25 de ago. de 2008
Respostas 39
Participantes 22