Ajudinha com metadados

8 respostas
J

ai pessoal não sei se é aqui o lugar certo mas

estão querendo entender metadados
o artigo que esta no GUJ não esclareceu muito minhas ideias

ai eu achei algo que foce mais simples de entender tirei daqui
A pesquisa de conjuntos de dados: saber que dados existem, que dados de certa zona há disponíveis, de determinado tema, escala data ou em geral, sobre características específicas que o utilizador necessita. Para o efeito, os metadados armazenam informação sobre o conjunto de dados: o que é o referido conjunto, o porquê da sua criação, quando, quem o produziu e como, etc.

não ficou muito claro
esse da uma boa explicação (mais português)

então gostaria de saber melhor o que é metadados
e como eles funcionam numa aplicação simples se alguém tiver uma só para eu ter uma noção do que eu estou estudando
seria bom

8 Respostas

D

Vc quer saber o conceito de metadado?

Metadados são os dados que caracterizam um dado.

Por exemplo:
Um CD tem os metadados: título, duração, gênero, artista, etc.
Um PC tem os metadados: modelo do processador, quantidade de memória, etc.
Uma tabela de banco de dados relacional: nome (varchar, etc.), quantidade (integer, etc.).

Ou seja, os metadados são as características de outros dados.
Perceba que um metadado pode ter um meta-metadado e assim por diante.

O prefixo meta indica algo acima na hierarquia.

Metafísica: o que está acima da física;

Metalinguagem: o que está acima de uma linguagem, algo que a descreve, ou seja, uma gramática livre de contexto no caso das linguagens de programação;

Metamodelo: o que está acima de um modelo. Por exemplo, o MOF (Meta Object Facility) é um meta-metamodelo que  origem à UML e ao SPEM que são metamodelos de processo. Então você usa a UML que é um metamodelo para criar o modelo do seu software ou então usa o SPEM para criar modelos de processo de software, por exemplo, o RUP.

Ajudou a clarificar?

Já movi seu tópico para o off-topic :wink:

[]'s

D

Ah, agora quanto à linguagem Java, você pode anotar com metadados (anotações) classes, atributos, métodos, etc.

Você usa uma anotação para dizer algo sobre alguma estrutura da linguagem, permitindo que através de reflexão você possa préprocessar tais entidades para poder manipulá-las de uma determinada forma. Um exemplo seriam as anotações de persistência da JPA. Imagine uma classe Produto que é uma entidade (vai gerar uma tabela no banco de dados). Então para que esta classe tenha essa característica, você usa a anotação @Entity.

Criar anotações não é difícil, mas também não é algo que você precisa fazer o tempo todo.

J

valeu mesmo
ajudou em muito :smiley:

por acaso não conhece uma aplicação web que use metadados? :slight_smile:
é que eu tenho que usar metadados numa biblioteca digital
com JSF+JPA e mais algumas coisinhas

e agradeço muito sua ajuda davidbuzatto

D

Mas o que você precisa de metadados?
O conceito ou metadados em Java (anotações)?
Se for o uso de anotações, isso vai depender dos frameworks q estiver usando.
Se for o conceito de metadado, vc precisa ver o que você vai anotar. Como falei, os metadados são as características.

J

essa vai doer mas, eu não sei :stuck_out_tongue:

deixa eu te explicar como vim parar nesse metadados
estava eu apresentando numa mostra cientifica minha biblioteca digital o resultado das pesquisas e um dos avaliadores me disse “da uma estudada em metadados”
e aqui estou eu .

se isso te ajuda a me ajudar :smiley:

L

como o david falou “dados sobre dados”.
Mas se vc gosta de java, estuda sobre reflection e annotations.

Sucesso no seu estudo. Isso vale muito apena estudar.

L

Esse é bom:

Ou em visualização rapida:
https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:UdKyUnzbbfoJ:www.horstmann.com/corejava/cj7v2ch13ex.pdf+reflections+annotations+java+example+red+button&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESh6yJPUUs8W6xT2kaTtooq2Za8dgVsNU7Ld7sHh_60nSLhjFCH_w76VA8uS6eYQIxu8OdjwOuAo69Qb2W6LBW17oWGGLjUhBPGtv8cIQ7Xw4ADn7vRnnmEFOiuIZanPOWeLkTVt&sig=AHIEtbR8EddhPZrddkZ8dgDJ1s1_jrRJZQ

D

Ah, ele deve ter se referido a metadados de objetos de aprendizagem. Será isso?
Acho que é, pois vc mencionou uma biblioteca. Eu estudei bastante sobre isso no meu mestrado.

Existem vários padrões de metadados para objetos de aprendizagem, mas quase todos baseiam-se no IEEE LOM (Learning Object Metadata). Os que eu lembro de cabeça agora são: IEEE LOM, CanCore e DublinCore. Existe também um padrão de empacotamento de objetos de aprendizagem, chamado SCORM, que usa o IEEE LOM como mecanismo de metadados. A ferramenta que recriei durante o mestrado tem a parte de metadados e empacotamento SCORM.

O endereço é http://lia.dc.ufscar.br/cognitorweb/ , mas parece que o servidor está offline.
O código fonte da ferramenta pode ser encontrado no meu GitHub https://github.com/davidbuzatto/CognitorWeb . Observe que o sistema é um protótipo e muita coisa foi feita na correria, então não houve tempo para refatorar.

[]'s

Criado 8 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 9 de fev. de 2012
Respostas 8
Participantes 3