Ajudinha com metadados

8 respostas
J

ai pessoal não sei se é aqui o lugar certo mas

estão querendo entender metadados
o artigo que esta no GUJ não esclareceu muito minhas ideias

ai eu achei algo que foce mais simples de entender tirei daqui
A pesquisa de conjuntos de dados: saber que dados existem, que dados de certa zona há disponíveis, de determinado tema, escala data ou em geral, sobre características específicas que o utilizador necessita. Para o efeito, os metadados armazenam informação sobre o conjunto de dados: o que é o referido conjunto, o porquê da sua criação, quando, quem o produziu e como, etc.

não ficou muito claro
esse da uma boa explicação (mais português)

então gostaria de saber melhor o que é metadados
e como eles funcionam numa aplicação simples se alguém tiver uma só para eu ter uma noção do que eu estou estudando
seria bom

8 Respostas

D

Vc quer saber o conceito de metadado?

Metadados são os dados que caracterizam um dado.

Por exemplo:
Um CD tem os metadados: título, duração, gênero, artista, etc.
Um PC tem os metadados: modelo do processador, quantidade de memória, etc.
Uma tabela de banco de dados relacional: nome (varchar, etc.), quantidade (integer, etc.).

Ou seja, os metadados são as características de outros dados.
Perceba que um metadado pode ter um meta-metadado e assim por diante.

O prefixo meta indica algo acima na hierarquia.

Metafísica: o que está acima da física;

Metalinguagem: o que está acima de uma linguagem, algo que a descreve, ou seja, uma gramática livre de contexto no caso das linguagens de programação;

Metamodelo: o que está acima de um modelo. Por exemplo, o MOF (Meta Object Facility) é um meta-metamodelo que  origem à UML e ao SPEM que são metamodelos de processo. Então você usa a UML que é um metamodelo para criar o modelo do seu software ou então usa o SPEM para criar modelos de processo de software, por exemplo, o RUP.

Ajudou a clarificar?

Já movi seu tópico para o off-topic :wink:

[]'s

D