Alguém perdeu o emprego com a crise?

79 respostas
A

Oi pessoal.
Eu tava vendo no preview do Jornal Hoje e vi que muitas pessoas perderam o emprego por causa da crise financeira mundial (muita gente na Europa também).

Na área de TI, gostaria de saber se o pessoal perdeu o emprego também. Quando eu digo perdeu não quero dizer que o cara pediu demissão, mas sim foi despedido mesmo (ganhou a conta). Sendo a área de TI bastante escassa de mão de obra qualificada, pensei que somente aqueles que não visam uma certificação ou especialização perderiam o emprego e não aquele profissional “profissional” mesmo.

Qual a opinião de vocês?

Abraço.

79 Respostas

D

Rapaz, eu trabalho em uma consultoria em que 95% dos clientes são bancos, então nem preciso dizer que a crise nos afetou em cheio, e sim, já teve cortes, e a previsão para 2009 é de dar medo, se o mercado continuar nesse pânico.

Confesso , estou preocupado.

L

Andre Brito:
Oi pessoal.
Eu tava vendo no preview do Jornal Hoje e vi que muitas pessoas perderam o emprego por causa da crise financeira mundial (muita gente na Europa também).

Na área de TI, gostaria de saber se o pessoal perdeu o emprego também. Quando eu digo perdeu não quero dizer que o cara pediu demissão, mas sim foi despedido mesmo (ganhou a conta). Sendo a área de TI bastante escassa de mão de obra qualificada, pensei que somente aqueles que não visam uma certificação ou especialização perderiam o emprego e não aquele profissional “profissional” mesmo.

Qual a opinião de vocês?

Abraço.

Eu não perdi o meu, graças a Deus! :slight_smile:

Mas aqui em São Paulo, to sabendo que várias consultorias já mandaram bastante gente embora, principalmente as que prestam serviços pra bancos. E algumas, de até um certo peso, estão atrasando salários.

[]'s

K

Fiz algumas contribuições para um projeto open source de uma multinacional (não posso citar o nome).
50% dos participantes foram demitidos
dos restantes, mais da metade foram enviados à China.

No final deste ano, estava quase fechando um negócio com uma organização européia.
Logo após a crise, o contrato teve de ser adiado em no mínimo três meses devido a cortes por lá.

Por aqui já vi gente sendo demitida também. Mas normalmente, são aqueles que precisam lidar com instituições estrangeiras.

Sim: é bom ir apertando o cinto!

J

que delicia

M

trabalho em uma multinacional que atua com bancos, não sei como estão os projetos la fora, mas aqui no Brasil, até agora ninguem foi demitido e está muito tranquilo por sinal…

galera, é Brasil, banco aqui nunca afunda, ou é comprado ou fica mais rico a cada dia… sempre foi assim.

A

Comigo tb, trabalho em uma consultoria pra banco e tá tudo na paz. Sem problemas.

L

mcbarsotti:
galera, é Brasil, banco aqui nunca afunda, ou é comprado ou fica mais rico a cada dia… sempre foi assim.

Acho que você precisa estudar um pouco de história. Vários bancos grande e importantes quebraram por aqui nos últimos 20 anos.

K

Aqui a crise será menos séria. Isto porque nós já estamos habituados a crises. Passmaos por zilhares delas nos últimos anos.

O drama real ta fora daqui.

I

Aqui em Porto Alegre o mercado está inchado, pois muita gente foi demitida,
principalmente os que trabalham ou prestam consultoria para bancos.
Como estou num orgão público, por enquanto está tudo ok.

O setor mais atingido pela crise é o de construções.

L

kicolobo:
Aqui a crise será menos séria. Isto porque nós já estamos habituados a crises. Passmaos por zilhares delas nos últimos anos.

A crise aqui, segundo a maioria dos economistas, começa mesmo em março quando o impacto das demissões iniciais acontecer e, principalmente, a enorme escassez de liquidez
ficar brava.

O drama aqui começa em 120 dias e quem acha que estamos realmente descolados vai descobrir do pior jeito que não.

A

louds:
kicolobo:

A crise aqui, segundo a maioria dos economistas, começa mesmo em março quando o impacto das demissões iniciais acontecer e, principalmente, a enorme escassez de liquidez
ficar brava.

O drama aqui começa em 120 dias e quem acha que estamos realmente descolados vai descobrir do pior jeito que não.

Pois é. Ouvi dizer que a crise de verdade nem chegou direito aqui. E tem muita gente pensando que nem vai chegar.
Levando em conta que o Brasil, hoje, é um dos “países emergentes”, acho que a crise vai ser bem complicada…

M

louds:
mcbarsotti:

Acho que você precisa estudar um pouco de história. Vários bancos grande e importantes quebraram por aqui nos últimos 20 anos.

louds, foi uma piada, um aumentativo, uma chacota, entenda como quiser…
não precisa cortar os pulsos blz?!?!?!

obs.: valeu pela dica de estudar historia, eu vou nela e vc na de educação :wink:

valeu! abraços!!

D

Ano que vem vai ser terrível para quem trabalha na área de projetos de curto e médio prazo. Quem desenvolve produtos deve ficar um pouco mais tranquilo, porém como investimentos serão cortados, muita gente entrará na dança também.

A verdade é que por enquanto, o mercado está vivendo um pânico exagerado como a descoberta de um câncer, a doença nem se manifestou ainda, ano que vem é que saberemos se o câncer é benigno ou maligno, e eu não estou nada otimista.

O hit do Gabriel Pensador voltará a cena: “Essa é a dança do desempregado, quem ainda não dançou tá na hora de aprender, essa é a dança do desempregado, amanhã o dançarino pode ser você”.

V

Quem trabalha para bancos brasileiros não tem que se preocupar muito afinal os bancos daqui “possuem uma couraça” contra crises, já é algo que é corriqueiro no brasil, o grande problema será para quem depende apenas de industria automotiva(que eu acho que é algo raro), e ao contrário do que muitos estão dizendo…eu consegui um emprego nesta crise, e o setor de TI inclusive tem sido uma surpresa para os economistas, por que mesmo com a crise continua a crescer a todo o vapor o_o

W

Eu nao perdi meu emprego, mas acompanhei de perto toda a novela Lehman Brothers, porque eu trabalhava la 6 meses atras. Aqui na Suecia ng perdeu o emprego, o banco que comprou o Lehman quis manter todos por aqui.
Mas o time que eu trabalhava em USA e UK muitos foram mandados embora. Outro pularam fora do barco antes de afundar totalmente tb ehehe.

A

E alguém já está recolocado no mercado de trabalho ou fica complicado arranjar emprego?

D

Amigo com todo respeito me desculpe mas você falou uma besteira imensa. Quem trabalha em bancos daqui tem que se preocupar sim, eu vou toda semana em clientes e em todos já houveram cortes e redução de investimentos, coisa do tipo 19:00 vai todo mundo embora que os caras dão shutdown na energia, economia em hora extra e em contas. Tem banco que já está cortando o cafézinho que eu sei.

O principal investimento dos bancos é tecnologia, óbvio que nessa crise global o principal setor que sofrerá redução de custos é tecnologia, principalmente nos bancos que fornecem crédito pois esses estão mais propensos a serem pegos em cheio pela crise.

Óbvio que os grandes bancos tem uma segurança e estabilidade maior, mas com Santander comprando Real (já houveram muitos cortes), Itau fundindo com Unibanco (fatalmente cortes virão) e mais essa crise que ainda nem chegou por aqui, ficar despreocupado é para poucos. Eu não vou ficar desesperado pq sei que emprego ainda tem de sobra no nosso setor, mas sem dúvida que quem trabalha em banco ou para banco será impactado.

Essa couraça que você mencionou, serve para as crises menores do mandato do FHC, essa crise que estamos vivendo, está sendo comparada com o estouro da bolha de 1929, a palavra recessão voltou a tona, não é uma crisezinha qualquer. O Brasil está respaldado sim, mas o pior ainda nem chegou, já vi previsão de excelentes analistas que não erram quase nada falando que até Junho do ano que vem o Ibovespa atingirá 18000 pontos, vc tem noção do que é isso?

Claro que em todas crises também surgem as oportunidades, então quem estiver com os conhecimentos em dia, atualizado e com bom currículo pode sim se dar bem é verdade.

N

Daniel_MV:
Rapaz, eu trabalho em uma consultoria em que 95% dos clientes são bancos, então nem preciso dizer que a crise nos afetou em cheio, e sim, já teve cortes, e a previsão para 2009 é de dar medo, se o mercado continuar nesse pânico.

Confesso , estou preocupado.

Parece que trabalhamos na mesma empresa, a consultoria aqui é forte em bancos, e o principal banco é internacional, só não houve demissão porque no Brasil o ano foi bom, mas os cortes foram enormes.
Energia cortada às 19, sem contratação prevista, e provavelmente remanejamento de pessoal, festa de final de ano?? :shock:
Felizes os que acham que não tem crise no Brasil. Fiquem espertos :!:

L

Daniel_MV:

Essa couraça que você mencionou, serve para as crises menores do mandato do FHC, essa crise que estamos vivendo, está sendo comparada com o estouro da bolha de 1929, a palavra recessão voltou a tona, não é uma crisezinha qualquer. O Brasil está respaldado sim, mas o pior ainda nem chegou, já vi previsão de excelentes analistas que não erram quase nada falando que até Junho do ano que vem o Ibovespa atingirá 18000 pontos, vc tem noção do que é isso?

Claro que em todas crises também surgem as oportunidades, então quem estiver com os conhecimentos em dia, atualizado e com bom currículo pode sim se dar bem é verdade.

Nossa, se a bovespa chegar a 18000 eu vendo o carro do pai (um uninho) e compro a Petrobrás inteira rsrs

G

Não da pra ir na pilha de analista. O cara tem que acompanhar o mercado e era isso. Não fazer conta de longo prazo. Aproveitar(quem puder) para ir investindo uma graninha, pois é em momento de crise que se pinta mais oportunidades. Analistas não são mágicos, não são ninguém mais que o cara. Já li muito analista de renome dizer que isso e aquilo e o mercado ir justamente ao contrário do que ele falou. Nego vem dizer que bovespa vai ha tanto, como ele sabe? Ele viaja no tempo? hehehehe

Abraço a todos.

D

Antes que alguém fique com medo da tal crise, lembrem-se da ilustre frase de quem entende muito do assunto:
“Wall Street é o único lugar para onde as pessoas vão de Rolls-Royce pedir conselhos a quem pega o metrô.” - Warren Buffett.

Crise se supera com criatividade.

L

engraçado era nego dizendo que a bovespa estaria a 80 mil pontos agora em dezembro EHAIUOHEIAIEHIUAHEIAU

V

Antigamente: Os EUA peidam, o Brasil caga.
Hoje: Os EUA cagam, o Brasil peida.

Sinal de que as coisas vão bem por aqui.

Aqui é crise, lá é recessão.

O Brasil já sobreviveu à hiperinflação, ao Collor e ao FHC. Então não há motivo para pânico ou desespero, basta ficar atento.

M

"

F

Poderíamos fazer um movimento do GUJ pelo corte acentuado da SELIC, pois muitos ficam aqui falando sobre o futuro catastrófico, mas não sabem que tem certas medidas que podem ser tomadas para que a crise não se agrave por aqui.

O que acham da idéia?

Tem um abaixo-assinado (sei lá como escreve isso) pedindo o impedimento do Gilmar Mendes, poderíamos fazer um igual pedido um corte de pelo menos 1% na SELIC…

Abraços

M

"

K

marcosalex:
felipeguerra:
Poderíamos fazer um movimento do GUJ pelo corte acentuado da SELIC, pois muitos ficam aqui falando sobre o futuro catastrófico, mas não sabem que tem certas medidas que podem ser tomadas para que a crise não se agrave por aqui.

O que acham da idéia?

Tem um abaixo-assinado (sei lá como escreve isso) pedindo o impedimento do Gilmar Mendes, poderíamos fazer um igual pedido um corte de pelo menos 1% na SELIC…

Abraços

Baixar a Selic não resolve e ainda volta a inflação, que tá encostada no teto da meta. Com um endividamento tão alto que o governo tem, se não pagar juros elevados o governo não consegue crédito. Se quiserem reduzir o juro do brasileiro, teriam de atacar o spread bancário, que é o maior do mundo.

O consenso é que o melhor remédio seria aprofundar as reformas estruturais pra desonerar os setores que geram emprego e diminuir a burocracia pro governo conseguir ganhar agilidade, mas é uma luta tão grande de interesses que o PT não quer nem tentar. Não entendo como um governo que alega ter uma aprovação tão alta não tenha nem um pingo de força política e pulso firme pra negociar.

PT é um partido formado por sindicalista, inchado e sem interesses que não sejam os próprios. O resto é manobra de massa.

Todos realmente sabem que o que assola o país é a carga tributária, complicação nesse mesmo sentido, fora spreads bancários.

Mas ninguém faz nada e pior, não temos mais uma massa de jovens politizados para brigarem nas ruas…fica tudo do jeito que está e Paulinho da Força sendo absolvido por 10 votos à 4 … é assim, tudo uma enorme pizza e ninguém protesta, povo não diz absolutamente nada.

A coisa foi se tornando tão trivial, que virou normal o camarada desviar milhões, cotidiano.

M

Kenobi:

PT é um partido formado por sindicalista, inchado e sem interesses que não sejam os próprios. O resto é manobra de massa.

Todos realmente sabem que o que assola o país é a carga tributária, complicação nesse mesmo sentido, fora spreads bancários.

Mas ninguém faz nada e pior, não temos mais uma massa de jovens politizados para brigarem nas ruas…fica tudo do jeito que está e Paulinho da Força sendo absolvido por 10 votos à 4 … é assim, tudo uma enorme pizza e ninguém protesta, povo não diz absolutamente nada.

A coisa foi se tornando tão trivial, que virou normal o camarada desviar milhões, cotidiano.

Concordo plenamente!!!
a carga tributária do Brasil é ridicula de tão absurda.

L

Kenobi:

Mas você acha que há algum tipo de motivação para haver jovens politizados?

O povo tem os governantes que merecem.

Obviamente que há várias pessoas que fazem a sua parte para o bem da sociedade.

Mas, por exemplo:

• Gente que acha que foi malandra por pagar menos em algo, mas que na verdade o vendedor “errou o cálculo”
  • Recebe dinheiro por engano, via depósito bancário e fica “quietinho”
  • Adora fazer gatos, pegar TV a cabo do vizinho
  • Utiliza-se do artifício “não vou passar fome para pagar banco: ele já tem dinheiro o suficiente”, para justificar dívidas
  • Aproveita-se de qualquer situação possível para processar uma outra pessoa somente para ganhar um trocado
  • Como o nosso amigo tinha citado, que foi dar carona para uma mulher grávida e depois ela o ameaçou e lhe entregou pra polícia, dizendo que “ele era o pai” e teve que pagar 800 reais de advogado pra não ser preso.
  • Entre outros…

Merece que tipo de governo? Que tipo de sociedade? Que tipo de vida?

Cada um colhe o que planta. Não vou dar a minha cara para bater em nome de pessoas que adoram fazer o errado mas se acham os espertos por tal proeza. Você daria a cara pra bater em interesse próprio? Ou em “nome do povo”?

É muito fácil apontar e falar “político ladrão”! Mas não esqueça que, enquanto você aponta 1 dedo, há 3 apontados para você (o dedão não conta rsrs).

Vamos continuando vivendo da política do pão e circo, ops quero dizer, cerveja e futebol. A alegria dos brasileiros. Vamos esquecer os problemas e continuar vivendo feliz da vida. E parabéns aos são paulinos, hexa campeões nacionais, vasco caiu blablabla

T

ironpoa:

Nosso principal cliente é de comércio de materiais de construção, mas ainda assim por aqui tá tranquilo, nem sinal da crise.

A

Pessoal,
Depois de perder emprego por causa da crise, é fácil ser recolocado no mercado de trabalho? Eu vejo muita gente saindo de empresa depois de uns 2, 3 anos trabalhando lá. Em tempos de crise, ser promovido e crescer na empresa se torna muito mais difícil, não?

F

A Inflação Brasileira Recente: Uma Crítica ao Regime de Metas de Inflação
Carga Tributária no Brasil é Baixa!
(Qualquer discordância, vc pode postar no fórum do Crítica Econômica, os doutores da UFRJ vão te responder, com certeza)

O investimento público e o desenvolvimento econômico do Brasil¨

F

Reforçando minha crítica, vc citou teses do receituário ortodoxo e do Consenso de Washington, percebam que é a mesma coisa que defender o neo-liberalismo ‘no momento da falência do modelo’, como disse o Louds.

V

Leozin:
Daniel_MV:

Nossa, se a bovespa chegar a 18000 eu vendo o carro do pai (um uninho) e compro a Petrobrás inteira rsrs

somos dois Leozin, somos dois, eu vou vender o carro do meu pai e comprar algumas ações de uma empresa grande já que a crise ta feia assim, a hora que esta “crise violentissima” passar eu estarei rico O_O

Empresas e bancos de paises que nem o brasil economizam, cortam certas despezas, por que sabem como segurar para as crises, principalmente bancos

A

Pessoal,
Teria como focar a conversa no assunto do tópico?
Abraço.

M

"

F

De esquerda, do meio, de direita, não importa, a análise é baseada no que ocorre, expondo quem ganha e quem perde com cada ação do governo.

Obs: PT não é de esquerda faz um bom tempo :evil:

M

"

L

com esta crise da medo de trabalhar para bancos…

M

"

B

Eu deixei de abrir um negócio por isso… não está na hora de arriscar. Há de se esperar pelo menos Abril, quando saem os balancos e saber o tamanho do rombo das empresas. Antes disso, acho um risco desnecessário.

Oportunidades sempre aparecem, não tem que ter pressa.

M

Acho q sou o primeiro do GUJ a perder o emprego por causa da crise.
Meu emprego anterior vendia maquinas pesadas para mineração. O seu principal cliente era a Vale.
Fizemos varias encomendas, antes da crise. Agora a empresa não tem dinheiro para pagar. Adivinha quem “pagou o pato” ???

R

Andre Brito:
Pessoal,
Depois de perder emprego por causa da crise, é fácil ser recolocado no mercado de trabalho? Eu vejo muita gente saindo de empresa depois de uns 2, 3 anos trabalhando lá. Em tempos de crise, ser promovido e crescer na empresa se torna muito mais difícil, não?

Essa eu posso responder. :slight_smile: Eu fui demitido no final de outubro. Eu estava na área de projetos offshore com mais de 100 pessoas, que simplesmente virou pó em 2008. A maioria saiu ou foi demitida, os melhor conectados encontraram uma vaguinha em projetos de outras áreas. É verdade que a empresa está passando por uma fusão, mas nunca antes ela tinha demitido tanta gente, tão rápido.

Apesar disso, eu estou fazendo uma média de duas entrevistas por semana. Até agora, eu recebi duas propostas e estou em vias de receber a terceira. Sim, é São Paulo, mas eu estou procurando apenas vagas CLT. Aliás, eu notei um ligeiro aumento na procura em Dezembro. A impressão que dá é que, agora que a poeira começou a abaixar, as empresas estão tirando seus projetos da gaveta.

A

rubinelli:
Andre Brito:
Pessoal,

Essa eu posso responder. :slight_smile: Eu fui demitido no final de outubro. Eu estava na área de projetos offshore com mais de 100 pessoas, que simplesmente virou pó em 2008. A maioria saiu ou foi demitida, os melhor conectados encontraram uma vaguinha em projetos de outras áreas. É verdade que a empresa está passando por uma fusão, mas nunca antes ela tinha demitido tanta gente, tão rápido.

Apesar disso, eu estou fazendo uma média de duas entrevistas por semana. Até agora, eu recebi duas propostas e estou em vias de receber a terceira. Sim, é São Paulo, mas eu estou procurando apenas vagas CLT. Aliás, eu notei um ligeiro aumento na procura em Dezembro. A impressão que dá é que, agora que a poeira começou a abaixar, as empresas estão tirando seus projetos da gaveta.

Hmmmm… Você tem larga experiência em desenvolvimento? Eu pergunto isso porque tipo… acho que mesmo sendo um mercado que precise de muita gente, perder o emprego não deve ser nada fácil. Imagina se o cara que perdeu um emprego tem família. Complicado até pensar numa coisa dessas (ainda mais se ele não conseguir se recolocar no mercado).

Abraço.

R

Sintomas da Crise:

Microsoft anuncia demissão global de 5 mil funcionários
Sony espera prejuízo anual recorde e acelera reestruturação
Reestruturação da Intel pode demitir até 6 mil pessoas

Curioso para os proximos capitulos… :twisted:

R

ramilani12:
Sintomas da Crise:

Microsoft anuncia demissão global de 5 mil funcionários
Sony espera prejuízo anual recorde e acelera reestruturação
Reestruturação da Intel pode demitir até 6 mil pessoas

Curioso para os proximos capitulos… :twisted:

Ao meu ver isso são sintomas da crise do ultimo semestre de 2008. Não tem como avaliar muito 2009 ainda se estamos colhendo os frutos podres da crise que começou e avassalou o ultimo semestre de 2008. Ninguem aqui está dizendo que 2009 será um mar de rosas, mas já ouvi dizer que a partir de março de 2009 a crise deve estabilizar para 2010 retomarmos o crescimento. É esperar e ver.

ate mais…

A

Pois é, a crise pegou até a China os coitados cresceram apenas 9% em 2008 :slight_smile:

M

"

D

Fui demitido fiquei 3 meses procurando emprego, dificil minha mulher está gravida, tive que vender a coisas da minha casa computador, móveis e atrasei todas as minhas contas que eram com ágio de 8%. A minha mulher ficou passando nervoso a gravidez era de risco, eu pedi um feedback onde eu estava trabalhando e recebi positivo e de que iriam manter o meu emprego, no outro fui informado que um semana seria desligado, parecia que eu tinha tomado uma facada nas costas, tanto que o gerente que me deu feeback positivo e alguma esperança de continuar trabalhando nem cumprimentou no ultimo dia.

Vários amigos foram desligados alguns estavam com grana em caixa, outros com familia um pouco maior literalmente se lascaram, vi um vendendo apartamento que batalhou pra comprar, outro que ainda está desempregado entrou em depressão. Tentei anima-lo, mas ele está muito pra baixo. Hoje conversei com um colega do tempo de hsbc e ele me disse que o clima está pesado, andaram mandando muito gente embora, o pessoal está todo preocupado, alguns pediram demissão adiantado já pra ir pra outro lugar onde a coisa está melhor. Em algumas consultorias de lá o drama de salários atrasados, os clientes estão fazendo glosa nos contratos literalmente está tudo numa mer… geral, tem muito consultor sem projeto e não há sinais de melhoria ainda. Muitos dos que estão lá na minha cidade vivem lamentando oq está acontecendo.

Nos 3 meses que fiquei sem emprego, um dia parecia mais dificil que o outro, olhava a minha geladeira esvaziando, não podia gastar um real a mais, deixei de usar meu carro, não troquei o oleo e nem as pastilhas de freio, não consegui comprar um presente de casamento, não consegui comprar roupas, carrinho de bebe, berço e nem ajeitar o quarto da minha filha que está pra nascer e atrasei o colégio da minha outra menina fiquei com 4 meses de atraso.

Mandei todos os cv’s que consegui sem brincadeira mandei uns 400, pra toda vaga que me julgava habil e até pra vagas que não eram o meu perfil, gerente de projeto e dba, como não tinha vagas em curitiba, tomava um bom dum café e carregava uns lanches pra ir até sampa e ia direto nas entrevistas, eu olhava pelo google maps os locais e ia encarar, se um lugar era perto do outro eu ia a pé cheguei num dia a andar da faria lima ao moema a pé e depois voltar até a cidade jardim pra outra entrevista, devo ter andando uns 16 quilometros de terno e gravata, pq dela eu fui a pé pro uol e depois fui andando até a estação de trem do pinheiros. Uma hora a minha pretensão estava alta, outra hora eu parecia muito experiente, outra hora eu inexperiente, foi assim até quase acabar todo o dinheiro, quando estava na ultima semana quando a coisa realmente estava a beira do colapso, eu consegui uma vaga, no outro dia o pessoal da ibm me ligou e disse que eu tinha sido aprovado e que era pra ir providenciando a minha documentação e no outro eu consegui uma vaga numa parceira da oracle.

Não tenho mais minha tv, geladeira, frigobar, fogão, computador, sofa e mais um monte de coisa, eu estava quase terminando de pagar as minhas dividas e me acontece uma dessa, vc’s não tem idéia da raiva com que eu fiquei desse mundo!! Eu ainda estou morando de favor, minha mulher está a 400 kilometros de mim, minhas filhas estão a 400 kilometros de mim. Como eu estou pagando as contas atrasadas não posso abusar em voltar toda semana pra ficar com a minha familia, o jeito é continuar morando de favor num cochãozinho duro e no chão, até que eu quite essas dividas que se não fosse essa crise já teria pago…

Eu estou triste, mas não é por mim, é pelo meus amigos que estão sem um emprego, que não conseguem dormir a noite, que olham pra aquela geladeira vazia, que tem q ficar ouvindo não na entrevista e que não podem sequer comprar um presente pra mulher ou para seu filhos.

S

Muito simplista dizer que o objetivo maior de uma empresa é ganhar dinheiro! O maior erro que eu vejo na maioria das empresas é não valorizar seus “recursos” humanos. E não me refiro somente a área de TI. Uma empresa inteligente e bem gerenciada sabe da importância de seus funcionários. Tanto da área operacional ( serviço braçal, de produção etc.) como do capital intelectual. Robotizar toda a área operacional seria genial se não fosse tão caro e complicado, não é qualquer empresa que se adapta tão bem a isso e nem seus negócios permitem uma constãncia tão grande. Na área intelectual, ainda os computadores não conseguiram superar a criatividade humana, afinal “O homem ainda é o computador mais extraordinário”. John F. Kennedy.
Então, qual seria o grande objetivo de uma empresa? Eu diria com toda certeza, ganhar dinheiro! ( calma, não estou me contrariando ). Mais como? Aí é que está; a economia em todo país capitalista gira em torno da oferta e da procura. Se não houver procura, não há motivação para a oferta. Se ninguém comprar meus produtos não tenho como ganhar dinheiro! Para comprarem meus produtos as pessoas tem que estarem em condições financeiras pra tal. Para as pessoas estarem nestas condições, tem que estarem empregadas ( com exceção dos ladrões, crime organizado, políticos…). Para estarem empregadas, as empresas tem que dar empregos.
E a roda da economia gira em torno disso. Se todas a empresas pensarem que cortando o pessoal está economizando, estão é dando um tiro no pé.
A contratação de pessoal é consequência de uma gestão empresarial eficaz, competência na condução dos negócios e habilidade de se adaptar as mudanças do mercado, da capacidade de seus concorrentes e assim vai…
A crise afeta a todos nós. Mesmo que você esteja bem empregado, com o emprego garantido e ganhando bem a crise pega você. Não reclame se aquela pasta de amendoim importada que você adora e nunca faltou em sua casa não for encontrada no seu mercado predileto na próxima vez que você for fazer compras.

Abraços!

S

Cara, só vou lhe dizer uma coisa!

Você ainda vai contar pra suas filhas este triste ocorrido e elas vão ficar cheias de orgulho do pai que passou por tudo isso e venceu!

Boa sorte! E lembre-se: Se não há lutas, não há vitórias!!!

Abraço!

D

Queria comentar mais uma, essa aqui é pro pessoal que está passando por um momento dificil.

Amigo, não desista, não pare.

Você é guerreiro e vencedor, a vida é feita de momentos bonitos e pode crer vencer uma crise é um momento bonito na vida, lembre-se o prazer do homem não está em uma vida perfeita, o prazer está em vencer as dificuldades, ninguem gosta de ser vencedor todo dia, gostoso é quando todo mundo acha que vc não vai se levantar e vc se levanta.

Se tem emoção boa é quando você está na sala conversando ou quando voce está andando e nem está esperando alguma coisa e alguem te liga e diz “-Bem vindo ao time!” “Parabéns! Você foi selecionado!”. Nesse momento parece que tudo fica bonito, como que pode uma simples ligação mudar a vida, humor e dar tanta esperança a uma pessoa.

Todo dia é dia crescer profissionalmente, aprenda todo dia, dia ruim é aquele que vc volta pra casa sem acrescentar alguma coisa, se vc foi mal em uma entrevista ou se faltou alguma conhecimento não pare de pesquisar e descubrar aquilo que te faltou e vá melhor preparado pra próxima, depois quando vc estiver empregado, vai ver que foi uma boa ter ido a várias empresas, conseguiu conhecer algumas pessoas, soube quais tecnologias o mercado está pedindo, aprendeu conceitos novos e assim por diante.

Use todo o recurso que a vida te dá, não pare de enviar cv’s, senão dão o feedback de suas entrevistas ligue pedindo seja cara-de-pau, se vc conhece alguma empresa que normalmente trabalha com pessoas do seu perfil ligue lá e se apresente, mesmo que não existam vagas publicadas sempre tem alguma coisa boa em aberto. Sempre tenha bons amigos, entre em contato com todos mande seu cv, vc pode pedir ajuda isso não é vergonhoso.

Quanto mais esforço vc fizer maior será a sua recompensa, tenha isso em mente, trabalhe isso na sua vida todos os dias.

Abraço

O

Também fui pra banha.

A

DaviPiala:
Queria comentar mais uma, essa aqui é pro pessoal que está passando por um momento dificil.

vc é de curitiba né DaviPiala? Tá tão feio a situação por lá? Eu sou de sampa e tinha perdido o emprego no meio de maio, senti que a coisa tava meio preta, mas mesmo assim consegui um emprego depois de 15 dias… É impressão minha mas as coisas ainda estão meio esquisitas por ai?

D

ironpoa:

Trabalho em uma empresa que desenvolve um sistema para a área da construção civil. Estamos contratando.

D

Eu sou curitibano, mas trabalho em Sampa, o negócio lá está bastante ruim.

N

Que é isso pessoal, será que não estão exagerando? Eu vi na tv o Lula falar que era só uma marolinha!

Brincadeiras a parte, é foda mesmo. Pessoas são apenas recursos para a empresa mesmo, se da lucro tem que trabalhar mais, se não da é substituido imediatamente ou simplesmente colocado pra fora. Não tem que romantizar nada, é isso mesmo.

Desde adolescente já sabia, trabalhar pra enriquecer FDP é a unica coisa que não quero na vida. Seja empreendedor ou vá ter o salário basico de funcionário publico.

F

Nope:
Que é isso pessoal, será que não estão exagerando? Eu vi na tv o Lula falar que era só uma marolinha!

Brincadeiras a parte, é foda mesmo. Pessoas são apenas recursos para a empresa mesmo, se da lucro tem que trabalhar mais, se não da é substituido imediatamente ou simplesmente colocado pra fora. Não tem que romantizar nada, é isso mesmo.

Desde adolescente já sabia, trabalhar pra enriquecer FDP é a unica coisa que não quero na vida. Seja empreendedor ou vá ter o salário basico de funcionário publico.

Nem sempre vc precisa estar nesses dois casos. Tudo que precisamos é de disciplina financeira. Saber fazer seu dinheiro sobrar todo o mês. Logico que na citagem acima, caso e pai de familia, principalmente quando se tem filhos, se torna muito mais dificil.

A grande sacada é aproveitar esse dinheiro que sobre e fazer mais investimentos. Tudo na vida é uma questão de buscar, nada cai do céu.

Boa sorte a todos que estão na busca. Eu tive muita sorte, troquei 2x de emprego no meio da crise :slight_smile:

R

é foda. principalmente porque na nossa área geralmente se contrata por pj ou cooperado. No meu caso, fui demitido por causa da crise em dezembro, as vésperas do meu casamento. O cara me demitiu no dia, chegou e falou “- amanhã vc não trabalhará pra gente mais”. Passei sufoco. Só fui admitido em outra empresa depois do carnaval.

C

Felagund:

Boa sorte a todos que estão na busca. Eu tive muita sorte, troquei 2x de emprego no meio da crise :)

e eu pedi a conta em Dezembro do ano passado =/

mas, vi que foi o melhor a fazer… eu não estava me sentindo bem no trabalho… projeto estava fadado ao fracasso, e realmente fracassou. Soube que 5 meses depois que eu sai, anunciaram o fim do projeto eheh
passei 6 meses em casa… fiz questão de passar 3 meses em casa, nem queria saber de emprego… precisa de férias… bem, mas dai as parcelas da faculdade começaram a juntar poeira, dai tive que mexer o meu traseiro gordo da cadeira, e comecei a correr por emprego… foram 2 meses mandando CV, até que um dia me ligam na faculdade, querendo fazer uma entrevista ^^

trabalho existe, oq acontece é que nem sempre é o emprego que vc acha justo pro seu nível…

e, um dia depois que eu fui contratado, uma outra empresa, que eu já dava como perdida, me liga, querendo ter uma conversinha eheh

bem galera, desejo boa sorte a todos

M

“La fora a crise vai ser um Tsunami, mas aqui ela vai chegar só uma marolinha” acho que o autor dessa celebre frase ta com algum bug ou erro fatal, lamentavel, mas faze o que né foi o povo que colocou ele lá, então aguenta!

F

DaviPiala:
Fui demitido fiquei 3 meses procurando emprego, dificil minha mulher está gravida

Caraca velho, froid em, depender do setor privado é foda nestas horas. Por isso que falo faça um concurso publico e seja feliz, um Tribunal destes ae tu ja entra ganhando 7k, em um ano ou dois, juntando alguma funçãozinha vc ja esta na casa dos 10k facil e tem a garantia da estabilidade.

Agora mesmo estava aberto o concurso da ANAC R$9.713,99 inicial e o do TCU R$10.487,38.
Sem falar que tu ja tem plano de saude e tudo mais nesses orgãos.

F

Eu não curto concurso de jeito nenhum na área de TI. Se quer estabilidade e grana blz… mas EU não aguentaria. Tem locais que não cresce, mesma coisa de sempre, acha que tá fazendo correto, que a metodologia tá correto, etc…

Claro que tem gente prefere aguentar tudo isso e ficar na mesma, mas eu não sou assim, ou por enquanto nesse tempo não tenho cabeça pra ficar assim…

F

fredbene:
Eu não curto concurso de jeito nenhum na área de TI. Se quer estabilidade e grana blz… mas EU não aguentaria. Tem locais que não cresce, mesma coisa de sempre, acha que tá fazendo correto, que a metodologia tá correto, etc…

Claro que tem gente prefere aguentar tudo isso e ficar na mesma, mas eu não sou assim, ou por enquanto nesse tempo não tenho cabeça pra ficar assim…

Ha casos e ha casos, só nao pode generalizar.

R

Cara, não estou vivendo de programação atualmente mas está bem difícil conseguir emprego nesta área sim, pelo menos na minha cidade…

F

Sim com certeza, por isso eu disse que tem lugares :slight_smile: Afinal não posso generalizar por que eu mesmo não conheço todos os lugares.

fredferrao:
fredbene:

Ha casos e ha casos, só nao pode generalizar.

N

Felizmente pra mim, pedi pra sair do meu ultimo emprego em que mexia com data warehouse a uns 3 anos. De lá pra ca eu sou meu patrão. Não posso me por pra fora, os rendimentos aumentam mês a mês e vão pro meu bolso, não pro bolso de um fdp qualquer.

Não sei como tanta gente aguenta ser quase escravizado, trabalhar 12 horas por dia, varar noites, finais de semana e etc. E além disso viver não sabendo se vai estar “empregado” no mês que vem.

Não quero ser empregado mais nunca. Isso é bom quando você tem uns 20 anos, depois dos 25 vc cansa de correr atrás do próprio rabo.

L

Eu também estou com essa sensação, gostaria de estar trabalhando por minha conta, mas ainda não consegui uma boa equipe para isso.
Espero um dia conseguir, também estou correndo atrás de concursos, mas uma vozinha no fundo diz que esses concursos tem algo de errado. Ainda mais com uma crise rolando, para mim é um engôdo para que as empresas de concurso não irem à falência e deixar a classe média calada e cheia de esperanças.

Claro que posso estar enganado, então , continuo tentando alguns concurso de vez em quando, se passar e for chamado bom…

Mas dentro do tema do tópico, da minha parte, notei que as oportunidades diminuíram bastante .
Antes dela, eu recebia quase que mensalmente uma ligação de uma oportunidade de trabalho. Atualmente nunca mais recebi ligação nenhuma…mas também não atualizei o currículo…

R

Sua vaca morreu?

Parábola da vaca

Um sábio mestre e seu discípulo andavam pelo interior do país há muitos dias e procuravam um lugar para descansar durante a noite. Avistaram, então, um casebre no alto de uma colina e resolveram pedir abrigo àquela noite. Ao chegarem ao casebre, foram recebidos pelo dono, um senhor maltrapilho e cansado. Ele os convidou a entrar e apresentou sua esposa e seus três filhos.
Durante o jantar, o discípulo percebeu que a comida era escassa até mesmo para somente os quatro membros da família e ficou penalizado com a situação. Olhando para aqueles rostos cansados e subnutridos, perguntou ao dono como eles se sustentavam.
O senhor respondeu:

• Está vendo àquela vaca lá fora? Dela tiramos o leite que consumimos e fazemos queijo. O pouco de leite que sobra, trocamos por outras mercadorias na cidade. Ela é nossa fonte de renda e de vida. Conseguimos viver com o que ela nos fornece.
    O discípulo olhou para o mestre que jantava de cabeça baixa e terminou de jantar em silêncio.
    Pela manhã, o mestre e seu discípulo levantaram antes que a família acordasse e preparavam-se para ir embora quando o discípulo disse:
  • Mestre, como podemos ajudar essa pobre família a sair dessa situação de miséria?
    O mestre então falou:
  • Quer ajudar essa família? Pegue a vaca deles e empurre precipício abaixo.
    O discípulo espantado falou:
  • Mas a vaca é a única fonte de renda da família, se a matarmos eles ficarão mais miseráveis e morrerão de fome!
    O mestre calmamente repetiu a ordem:
  • Pegue a vaca e empurre-a para o precipício.
    O discípulo indignado seguiu as ordens do mestre e jogou a vaca precipício abaixo e a matou.
    Alguns anos mais tarde, o discípulo ainda sentia remorso pelo que havia feito e decidiu abandonar seu mestre e visitar àquela família.
    Voltando a região, avistou de longe a colina onde ficava o casebre, e olhou espantado para uma bela casa que havia em seu lugar.
  • De certo, após a morte da vaca, ficaram tão pobres e desesperados que tiveram que vender a propriedade para alguém mais rico. - pensou o discípulo.
    Aproximou-se da casa e, entrando pelo portão, viu um criado e lhe perguntou:
  • Você sabe para onde foi à família que vivia no casebre que havia aqui?
  • Sim, claro! Eles ainda moram aqui, estão ali nos jardins. - disse o criado, apontando para frente da casa.
    O discípulo caminhou na direção da casa e pôde ver um senhor altivo, brincando com três jovens bonitos e uma linda mulher. A família que estava ali não lembrava em nada os miseráveis que conhecera tempos atrás.
    Quando o senhor avistou o discípulo, reconheceu-o de imediato e o convidou para entrar em sua casa.
    O discípulo quis saber como tudo havia mudado tanto desde a última vez que os viu.
    O senhor então falou:
  • Depois daquela noite que vocês estiveram aqui, nossa vaquinha caiu no precipício e morreu. Como não tínhamos mais nossa fonte de renda e sustento, fomos obrigados a procurar outras formas de sobreviver. Descobrimos muitas outras formas de ganhar dinheiro e desenvolvemos habilidades que nem sabíamos que éramos capazes de fazer.
    E continuou:
  • Perder aquela vaquinha foi horrível, mas aprendemos a não sermos acomodados e conformados com a situação que estávamos. Às vezes precisamos perder para ganhar mais adiante.
    Só então o discípulo entendeu a profundidade do que o seu ex-mestre o havia ordenado fazer.

Procure em sua vida se não há uma vaquinha para empurrar no precipício ou se alguma já caiu e você não percebeu que foi algo bom.
Perder um emprego, acabar um relacionamento e outras tantas outras coisas traumáticas são como marcos em nossas vidas, servem para mostrar que você passou por ali e sobreviveu, ficou melhor e mais forte.
Se sua vida mudou por uma circunstância dessas, agradeça. Mesmo que pareça ruim agora, tudo leva a um caminho melhor, só depende de como você vê.

http://www.carasqueacreditam.org/2009/03/26/a-parabola-da-vaca/

L

Velha parábola…:slight_smile:

Dá muito trabalho empurrar várias vacas :stuck_out_tongue:

D

Maracuja:

Sou de CTBA mas não estou vendo o mercado desta forma no momento, senti sim um certo “desaquecimento” no inicio do ano, mas creio que agora as coisas estão voltando ao normal, voltei a receber novamete algumas ligações e e-mails de empresas “especulando” ou mesmo fazendo propostas concretas de oportunidades, diria que ao nivel pré-crise, de até 3 desses contatos por mês (para aqui e para santa catarina tb). As oportunidade estão aí, inclusive ouvi de uma empresa aqui querendo contratar umas 50 pessoas para atender um projeto internacional, no entanto só haviam conseguido contratar 5 pessoas (estavam querendo segundo entendi, na maioria profissionais nivel senior pois o projeto parecia ser de complexidade acima da média).

No mais, digo para os desempregados, corram atrás, vagas existem; e tb acima de tudo, não parem de estudar e se especializar.

[]'s

Valter, mas isso são pra coisas bastante especificas… O pessoal lá do hsbc ainda está preocupadissimo com seus empregos.

M

"

L

Realmente, o governo coloca muitos encargos… por isso que o PJ prolifera tanto!

J

Crise??? Só se for no EUA … kkkk

S

marcosalex:
Um grande problema que vejo aqui é que o custo de contratar uma pessoa é muito caro. Se você ganha 2 mil reais, você custa 50 mil por ano pra empresa. Por causa disso, todo aquele discurso que o “recurso humano é importante” vai por água abaixo. Nossa profissão ainda tem sorte de ter um valor agregado muito grande, mas quem trabalha na área operacional, sai mais barato demitir alguém quando quer economizar e depois contratar e treinar um novo quando as coisas melhorarem.
Aqui no Brasil ainda tem muito benefício, imagine nos EUA que não tem férias remunerada, fundo de garantia nem décimo terceiro.

Não é bem assim. Aqui no Brasil, é mais custoso demitir um funcionário do que contratar. Todo o processo de demissão e pagamento dos direitos do empregado saem mais caro do que todo o processo de contratação. O raciocínio de contratar quando as coisas vão bem e demitir quando as coisas vão mal só funciona em seguimentos extremamente sazonais, onde o trabalho é temporário para suprir o pico da demanda daquele período.
Conheço uma empresa que tem só 20 funcionários e fatura bruto 12 milhões por ano. Baseado no que você disse sobre o valor anual de um funcionário de 50 mil, o custo desta empresa seria de 1 milhão anual com funcionários. Não é tão custoso assim não é mesmo? Este exemplo é só pra se ter uma idéia. Em uma empresa grande, com milhares de funcionários, pode-se fazer o cálculo proporcional e chegará ao mesmo resultado.
Não estou dizendo que você está errado, na verdade, está certíssimo, pois é exatamente isso que acontece. Estou me referindo as empresas que tem essa visão equivocada de como cortar custos.

Infelizmente ainda não pertenço a área de TI mais concordo que os profissionais de TI são importantes para qualquer empresa que queira sobreviver neste mundo globalizado onde a informação se tornou um dos bens mais preciosos.

Valeu!

N

sidzuza, você está falando bobagem. O amigo disse que um salário de 2000 reais custa 50 mil por ano ao empregador baseado na matemática. É mais que sabido que a carga tributária sobre o salário é um pouco maior que 100%.
Por exemplo. Se seu empregado ganha X, você gasta um pouco mais que 2x para paga-lo. Nessa conta já entra tudo. Férias, 13 e também TODOS os custos para demiti-lo.
O custo da folha sua empresa exemplo pode variar muito, de acordo com o salário dos 20 empregados.

Para grandes empresas não sai caro. Mas imagine o exemplo de um amigo meu. O pequeno negócio dele é informal. São dois sócios que trabalham em casa e dividem as tarefas. Estimam lucro de 150 mil reais em 2009. Dividindo isso por 2 da cera de 6 mil reais para cada um dos sócios. Bem legal para um negócio iniciante com bom espaço para crescer.
Agora imagine que para crescer seja necessário contratar 2 empregados pagando 2 mil reais para cada um? Com 2 mil reais por mês não se contrata nenhum profissional de primeira linha! Talvez um iniciante com alguns anos de experiência. Esses 2 mil que ta escrito na carteira de cada um dos dois empregados equivalem a uma saida de 8 mil mensal no caixa da empresa.

Já viu como complicou? Para um pequeno negócio contratar alguém é um verdadeiro parto! Poucos negócios conseguem passar dessa fase!
A empresa fatura 200 mil por ano. Gastos fixos de 50 mil, sem empregados, lucro 150 mil por ano.

Para crescer a partir desse ponto, a empresa precisaria arriscar contratando pessoas. Os lucro liquido para os sócios ao invés de ser 12k por mês iria passar a ser “apenas” 4 mil reais por mês pois todo os recursos da empresa estaria sendo investido nos funcionários… Se a empresa não crescer e aumentar o faturamento rápido vai quebrar! Pois não suporta pagar funcionários tão caros.

É nesse momento que a maioria dos negócios entra em dificuldade. Quando chega no limite da capacidade produtiva dos sócios e tem que entrar no mercado atrás de mão de obra. É muito difícil para as MICRO empresas. Nesse momento que se separam os homens das crianças. hehehe

S

Caro Nope

O nosso amigo disse 1 funcionário a 2.000,00 mensal = 50.000,00 anual
Voce disse 1 funcionário a 2.000,00 mensal = 48.000,00 anual. ( um pouco mais que isso ).
Portanto, uma diferença irrelevante para basearmos em um exemplo.

Exatamente! Não mencionei, mais a maioria não ganha 2.000,00. Portanto o custo é menor ainda.

Acho que foi o que eu quis dizer!

Mas imagine o exemplo de um amigo meu. O pequeno negócio dele é informal. São dois sócios que trabalham em casa e dividem as tarefas. Estimam lucro de 150 mil reais em 2009. Dividindo isso por 2 da cera de 6 mil reais para cada um dos sócios. Bem legal para um negócio iniciante com bom espaço para crescer.
Agora imagine que para crescer seja necessário contratar 2 empregados pagando 2 mil reais para cada um? Com 2 mil reais por mês não se contrata nenhum profissional de primeira linha! Talvez um iniciante com alguns anos de experiência. Esses 2 mil que ta escrito na carteira de cada um dos dois empregados equivalem a uma saida de 8 mil mensal no caixa da empresa.

O exemplo de seu amigo é de uma micro empresa em fase inicial (totalmente), não tem nada a ver com o custo/benefício de contratar ou demitir de que eu estou falando.

Não tem lógica uma empresa contratar se não for para aumentar seu faturamento. Uma empresa só contrata porque a mão-de-obra ( termo feio mais fazer o quê? ) disponível ( no caso do seu amigo, só os sócios ) não está dando conta de suprir a demanda. Se os pedidos aumentaram ou as vendas aumentaram ou o número de clientes está crescendo é porque o faturamento logicamente vai aumentar. Não é possível manter o faturamento em 200 mil anuais neste caso, senão com certeza, a contratação de 2 funcionários seja lá por qual salário for não se justifica.

Para crescer a partir desse ponto, a empresa precisaria arriscar contratando pessoas. Os lucro liquido para os sócios ao invés de ser 12k por mês iria passar a ser “apenas” 4 mil reais por mês pois todo os recursos da empresa estaria sendo investido nos funcionários… Se a empresa não crescer e aumentar o faturamento rápido vai quebrar! Pois não suporta pagar funcionários tão caros.

Da mesma forma que precisaria arriscar aumentando o estoque, comprando novas máquinas, ampliando o espaço físico etc, não são só funcionários que uma empresa precisaria “arriscar” contratar para crescer. Se uma crise surgir e o negócio não crescer, o estoque ficará encalhado, as novas máquinas e o aumento do espaço físico serão inúteis e a empresa perderá dinheiro. Demitir os funcionários é de menos comparado ao custo de manter estes outros recursos. Portanto, não justifica afirmar que “todos os recursos da empresa estaria sendo investido nos funcionários”, porque isto não existe.

Eu diria que é neste momento que se separam os homens de negócios dos empreendedores amadores.

Nope, a sua afirmação quanto ao custo do funcionário está correta, assim como de nosso amigo, no entanto, eu estou falando do custo/benefício de contratar ou demitir um funcionário de uma empresa já formada, com um segmento já firmado no mercado e com o número de funcionários x, não da dificuldade que é contratar um funcionário devido a grande carga tributária no Brasil de uma empresa em formação.

O assunto é se alguém perdeu o emprego com a atual crise, e como se trata de um fórum de profissionais na área de TI, creio que a pergunta foi dirigida a estes profissionais. Só quis por meu ponto de vista em relação a todos os profissionais em geral, de todas a áreas pois a crise não escolhe suas vítimas. E o caminho escolhido para as empresas é exatamente o mesmo caminho que agrava a crise: a demissão de funcionários como forma de diminur custo o máximo possível e sobreviver até a crise passar.
O maior problema na minha opinião é que a crise afeta os clientes da área de TI e não propriamente a área. A consequência é óbvia. Por isso expus a origem do problema que a crise gera na área de TI e não os efeitos. Como já disse, não sou da área ainda e portanto, vocês sabem mais do que eu o que acontece no universo dos desenvolvedores de software.

Será que falei bobagem, ou é você que não me entendeu bem?

Abraço!

J

DaviPiala:
albertongai:

vc é de curitiba né DaviPiala? Tá tão feio a situação por lá? Eu sou de sampa e tinha perdido o emprego no meio de maio, senti que a coisa tava meio preta, mas mesmo assim consegui um emprego depois de 15 dias… É impressão minha mas as coisas ainda estão meio esquisitas por ai?

Eu sou curitibano, mas trabalho em Sampa, o negócio lá está bastante ruim.

Sou de CTBA mas não estou vendo o mercado desta forma no momento, senti sim um certo “desaquecimento” no inicio do ano, mas creio que agora as coisas estão voltando ao normal, voltei a receber novamete algumas ligações e e-mails de empresas “especulando” ou mesmo fazendo propostas concretas de oportunidades, diria que ao nivel pré-crise, de até 3 desses contatos por mês (para aqui e para santa catarina tb). As oportunidade estão aí, inclusive ouvi de uma empresa aqui querendo contratar umas 50 pessoas para atender um projeto internacional, no entanto só haviam conseguido contratar 5 pessoas (estavam querendo segundo entendi, na maioria profissionais nivel senior pois o projeto parecia ser de complexidade acima da média).

No mais, digo para os desempregados, corram atrás, vagas existem; e tb acima de tudo, não parem de estudar e se especializar.

[]'s

J

DaviPiala:
Maracuja:

[]'s

Valter, mas isso são pra coisas bastante especificas… O pessoal lá do hsbc ainda está preocupadissimo com seus empregos.

Davi, não acho que sejam coisas específicas, o que quis dizer, é que ao que me parece, o setor está começando a ficar mais aquecido novamente.

Criado 8 de dezembro de 2008
Ultima resposta 19 de jun. de 2009
Respostas 79
Participantes 44