Em um levantamento, realizado pela SWNS a pedido da empresa irlandesa SkillSoft, envolveu mais de 3.000 pessoas de várias profissões e concluiu que os profissionais de tecnologia da informação são os que mais se estressam com suas atividades diárias. Ainda na pesquisa, as pessoas que não fazem nada da vida somaram 0% de estresse.
1º. TI
2º. Medicina
3º. Engenharia
4º. Vendas e marketing
5º. Educação
6º. Finanças
7º. Recursos humanos
8º. Operações
9º. Produção
10º. Religião
E se vc pesquisar dentro de TI… o campeao do stresss vai ser o programador
R
rafaelpaz
Não sabia que o povo achava isso, mas concerteza é bem estressante
T
Tio_And
Bobagem… não é possível comparar.
Se a pessoa acha programação, por exempo, uma atividade prazerosa, ela não trabalhará sob stress.
R
rogelgarcia
Eu gosto muito de programar… e acho muuuuuito estressante…
Mesmo porque… vc tem que programar o que o povo pede… e nao o que vc quer… mecher naqueles sistemas lixoes… que nao funcionam… etc
A
Andre_Brito
Tio And:
Se a pessoa acha programação, por exempo, uma atividade prazerosa, ela não trabalhará sob stress.
De acordo. Achei inválida a posição dos autores dessa lista10.org.
Finanças, por exemplo, pode ser muito mais estressante para uma pessoa se ela é uma analista de riscos ou fica investindo na bolsa o dia inteiro.
R
rmendes08
Tio And:
Uma frase que me veio à cabeça agora é uma do Craig Lairman, em um de seus livros:
O stress não vem da programação em si. Ele vem quando os prazos apertam, as coisas saem errado, etc.
V
Victor_Neves
cara, com certeza vale lembrar aquela frase "faça o que voce quer, e nunca tera de trabalhar um dia na vida"
mas o que o nosso colega falou la em cima sobre os “sistemas lixoes” é sem dúvida incontestavel… eu estou em um projeto de passar alguns sistemas de ASP pra java e meu amigo… meeeuuu amiigoooo tem cada sistema em ASP que parece que foi programado “as pressas”!!
eu acho que o cara que escreveu os sistemas que eu estou convertendo estava sendo ameaçado em ser despedido se nao escrevesse o sistema por que , nossa, o que que é aquilo… e como gera stresse um sistema desse…rsrs
R
rogelgarcia
rmendes08:
O stress não vem da programação em si. Ele vem quando os prazos apertam, as coisas saem errado, etc.
Quando vc tem que trabalhar com um gerente de projetos ou diretor que nao entende porcaria nenhuma de computação… hahahahah
A
aconstantino
Na verdade a programação é a coisa mais simples… Os grandes problemas são os requisitos… mal levantados, que mudam e desmudam e que a cada nova funcionalidade é gerado um impacto “funcional” em outra funcionalidade que impacta a rotina de geração de nao sei o que … mas que no cliente tal tem um caso específico que não pode ser igual aos outros…
R
rogelgarcia
É vero…
Se os programadores definissem as regras de negócio das empresas… as leis… como as coisas devem funcionar… o mundo seria melhor … heheh
Pelo menos… teria mais lógica
R
rmendes08
rogelgarcia:
É vero…
Se os programadores definissem as regras de negócio das empresas… as leis… como as coisas devem funcionar… o mundo seria melhor … heheh
Nem precisaria tanto, bastaria elaborar a legislação tributária do Brasil …
R
rogelgarcia
rmendes08:
rogelgarcia:
É vero…
Nem precisaria tanto, bastaria elaborar a legislação tributária do Brasil …
Já resolveria 90%
J
Jairo_Junior1
TI não é só desenvolvimento. :?
R
rogelgarcia
Mas como eu disse ali atrás… o mais estressado da TI é o desenvolvedor
J
Jairo_Junior1
E como responderam, estressante é trabalhar com o que não gosta.
R
rogelgarcia
Num vou continuar nao… pq se nao vai dar loop eterno… ehhehe
L
LPJava
bem eu nao sei nao, mas eu li algo um dia desses onde esse pessoal de recursos humanos que defendem os presos, falou que algumas atividades estavam deixando os pobres coitados e inocentes muito stressado e que ia ser avaliado que tipo de atividade disciplina seria melhor para eles.
Mas, a respeito da pesquisa, realmente TI e medicina sempre achei isso.
B
breno500as
Depende muito do ambiente tbm…
R
rogelgarcia
Comente sobre o seu breno… tem stress??
F
faelcavalcanti
acho que o gerente ganha
W
webjoel
rogelgarcia:
Mesmo porque… vc tem que programar o que o povo pede… e nao o que vc quer… mecher naqueles sistemas lixoes… que nao funcionam… etc
Realmente esta é a parte mais estressante da programação, você ter que desenvolver o que não quer…mas no mundo da T.I. a função mais estressante é a do suporte-técnico, sei porque já trabalhei nesta função e lidar com usuários é triste…é estressante…
F
fantomas
Concordo com o que já foi dito.
E realmente, trabalhar em suporte, help desk e etc… deve (nunca trabalhei) ser muito estressante.
Coisas que me estressam em desenvolvimento, não na mesma ordem:
Prazos pré-determinados, o prazo já vem pronto sem ao menos saberem se realmente é possível cumpri-lo.
Pessoas que não sabem trabalhar em equipe.
Lider, chefe, gerente etc… que não tem formação e nem experiencia na àrea de TI (desenvolvimento).
Quando acham que só você tem que assumir os compromissos.
…
flws
B
breno500as
Tem sim… :lol:
M
marcos.junqueira
Totalmente estressante, principalmente quando você é obrigado a trabalhar em um sistema lixão, fazer o que você tem certeza que vai dar errado e ainda ser cobrado por não ter comprometimento depois de trabalhar 20h por dia.
G
gomesrod
quote=rogelgarcia
E se vc pesquisar dentro de TI… o campeao do stresss vai ser o programador[/quote]
Eu acho que não, a vida de quem trabalha com suporte (administração de sistemas/infraestrutura) é beeeeem mais sofrida.
F
FrancoC
Primeiro que a carreira em TI é muito diversificada e há varias especializacoes nessa área. Em geral considero quem trabalha diretamente com a produção de software o que está em uma situação mais delicada e desgastante. Desenvolver software é uma tarefa extremamente complexa, contudo a grande maioria dos empresários não tem conhecimento algum disso e assim o amadorismo e a picaretagem reinam. O mercado de TI é um mercado para poucos, muita gente se envereda nessa área de olho gordo nas cifras vultuosas e acaba quebrando a cara por um série de fatores e um deles pela falta de afinidade com a Eng. de Software.
Os profissionais de TI são também aqueles que mais levam serviço para casa, queixam-se de má remuneração, horas extras que são regra e nao excessao, etc. E o que eu considero o pior de tudo: não há quem defenda os direitos da classe, estamos todos nas mãos dos empresários.
concordo com que o pessoal falou aqui… Desenvolver não é díficil, difícil são os prazos super apertados e os requisitos mal levantados que mudam toda hora…isso deixa qualquer um estressado.
F
fguazzel
Aí que está o problema: boa parte do stress de nossa área, quando falamos de PROJETOS, foi criada por nós mesmos:
Gente que quer ser “dono do sistema”
Comprometimento com prazos curtos sem especificar quais perdas serão aplicadas (redução de escopo! anda de falar em qualidade, ok?)
Falta de organização (em todos os níveis)
Tem também a parte de gerentes despreparados e muita gente sendo levada pelo palavrório - que muitas vezes é usado como defesa pela galera (quem nunca vomitou meia dúzia de acrônimos só para o chefe parar de “encher”?) mas que acaba se voltando contra quem falou.
Stress, para mim, ocorre fora de projetos, na área de suporte a produção - sistema parado, ninguém sabe pq, dados inconsistentes na base e a empresa toda olhando para sua cara e um reloginho contabilizando dezenas de milhares de dólares em multas/perdas.
G
glaucogoca
dohko:
Na verdade a programação é a coisa mais simples… Os grandes problemas são os requisitos… mal levantados, que mudam e desmudam…
Falou e disse…
Isso quando o Analista pensa que é o cliente e esquece que vocês trabalham na mesma empresa! AAAAAAAAAHHHHHHHHH!!! QUE ESTRESSE!!!
Acaba que vc tem que trabalhar por duas ou mais pessoas… haja coração!
T
tgmarinho
ruim qndo vc empaca num problema q nao consegue desenvolver =(
esse eh o stress, e a pressão de o sistema falhar! mas o prazer eh desenrolar(programar)
Q
quebrado
Quero mudar de area. Não agüento mais trampar por min e por analistas medíocres que pensa que java web é igual a vb6.
Escrevem um word porco e pensam que são ultra powers! E quem se vira nos trinta é o tonto aqui!
Froide!
A
Adelar
É mesmo, sempre que junta mais e mais detalhes de projeto ainda não atendidos e com prazo estourando ou estourado é hora extra extra pra conseguir atender.
T
tgmarinho
lado bom, alguns anos/meses vcs não tinham profissão e estvam loko pra se formar e/ou adquirir o 1º estágio, agora vcs estão full java! sabendo de tudo! hehe , sendo q alguns anos/messes não sabia nem declarar uma biblioteca em C!
falo isso por mim! =)
entendo o stress não tem jeito, eu no quartel ganhava 200 reais ia vibrando! agora q tava ganhando 1000 me stressei e sai auisdhiuashdiuashdsa lol
J
Jo_Ant_io
[img]Bobagem… não é possível comparar.
Se a pessoa acha programação, por exempo, uma atividade prazerosa, ela não trabalhará sob stress. [/img]
Concordo plenamente!!!
Tenho certeza q por exemplo se eu trabalhasse com Finanças eu iria ser muito mais estressado pois é uma área de atuação
em q eu particularmente não gosto muito.
Embora, que desenvolver um software que nescessite desta area de atuação deve-se entender ter conhecimento sobre o assunto
mas não é mesma coisa q ficar full o tempo todo pensando naquilo!!!
R
rafaelpaz
O pior é quando dão prazo e não conseguem finalizar o produto como deveriam, então enviam mesmo assim para o cliente com muito pau… Aí pobre do suporte que tem que aguentar as reclamações do cliente(que tem razão)
R
renanedpedroso
rogelgarcia:
Matou a pau!
Programar para o que você quer ou precisa, é uma coisa…
Programar para outra pessoa e com objetivos distintos dos seus é terrível.
Eu gosto muito de programar, mas tem vez que é difícil viu…
hehehe
R
renanedpedroso
Creio que devam existir atividades mais estressantes, por exemplo vendedor que trabalha sob pressão pra alcançar metas, etc…
P
pedroroxd
Axo que engenharia ganha de Medicina (depenedendo da categoria)
D
Donizete_Luiz
“Trabalhar é estressante”
ainda mais se sua remuneração for bem baixa, e na sua empresa ter mais cacique do que índio.
Donizete
C
Cocota
tgmarinho:
lado bom, alguns anos/meses vcs não tinham profissão e estvam loko pra se formar e/ou adquirir o 1º estágio, agora vcs estão full java! sabendo de tudo! hehe , sendo q alguns anos/messes não sabia nem declarar uma biblioteca em C!
falo isso por mim! =)
entendo o stress não tem jeito, eu no quartel ganhava 200 reais ia vibrando! agora q tava ganhando 1000 me stressei e sai auisdhiuashdiuashdsa lol
E por falar em quartel, na minha opinião as profissões mais estressantes estão na área de Segurança Pública.
a primeira é ser Agente Penitenciário Estadual em São Paulo;
a segunda é ser Soldado da Polícia Militar no Rio de Janeiro.
Pra vocês a frase:
OMG.
J
josue_carrecon
tgmarinho:
ruim qndo vc empaca num problema q nao consegue desenvolver =(
esse eh o stress, e a pressão de o sistema falhar! mas o prazer eh desenrolar(programar)
E voce não tem ideia nem pra uma boa “gambi”, ai dah vontade de ser Politico.
S
sponwe
stress total. hehe
L
LucasAdri07
O pessoal reclama da vida de programador, estressante, salario baixo.
O que eu realemnte acho estressante é ser peão, carregar peso, fazer trabalhos que requerem esforço fisico, comer boia-fria como os cortadores de cana-de-açucar, trabalhar de baixo de sol sem um espaço apropriado pra exercer a função.
Fica a minha opinião.
T
thegoergen
O estresse existe sempre, e ele aumenta quando tu não tá fazendo o que gosta. Se pra quem gosta de programar é estressante, imagina praqueles que fazem isso só pelo dinheiro…
M
mochuara
Esqueceram dos astronautas?
U
UMC
hehe
Essa é fod#
vlw
A
anurb.coimbra
Sou desenvolvedora e professora Java.
Adoro as duas coisas… sem estresses. Estresse cansa, consome mais energia do que o meu estado normal.
Eu iria odiar se eu fosse motorista de ônibus em uma cidade com trânsito intenso.
S
sf.marcius
eu discordo do item 10º. Religião. É só ser pastor e correr pro abraço, hwahahahahah.
mas falando sério… gosto de programar, mas é algo estressante sim… vc tem que modelar, lidar com usuários, codificar, testar, refazer, aprender mil e uma coisa nova a toda hora… tem que ter café no bule pra suportar a pressão…
[]s
A
aconstantino
sf.marcius:
eu discordo do item 10º. Religião. É só ser pastor e correr pro abraço, hwahahahahah.
[]s
O problema é se os irmãos resolverem levar os bebados, assassinos, ladrões, etc para conversar com você no domingo a tarde…
S
sf.marcius
dohko:
O problema é se os irmãos resolverem levar os bebados, assassinos, ladrões, etc para conversar com você no domingo a tarde…
Eu diria que jesus é a salvação, hehehe
[]s
R
ralphsilver
sf.marcius wrote:eu discordo do item 10º. Religião. É só ser pastor e correr pro abraço, hwahahahahah.
[]s
Vc acha estressante ficar 5 min falando com qualquer tipo de pessoa? Queria ver um pastor ficar sentado em uma máquina das 8 da manha até as 2 da madruga pra ver qual é mais estressante…
L
leopoldof
Acho que em TI o mais estressado continua sendo o Chefe…kkkkkkk…
Sempre chega falando…
(chefe)
prescisamos fazer esse projeto em Tantos dias…
(Programador)
não, isso vai demorar pelo menos umas 3 semanas a mais… pela quantidade de módulos que tem…
(Chefe)
Dê um jeito (e sai)
Uma semana antes de terminar o prazo que ele próprio deu… ele chega e diz…
(chefe)
e aí…??? tudo pronto???
(Programador)
Não…falta tal e tal coisa… e falta uma semana do prazo que vc me deu… e eu disse que não ia conseguir terminar nesses prazo…
… mais alguns diálogos… e depois
(chefe - GRITANDO) :twisted:
DE QUE JEITO… COMO ISSO ACONTECE… EU PROMETI PRO CLIENTE ESSE PRAZO E AGORA VC VEM ME DIZER QUE NÃO VAI DAR…
A
aconstantino
leopoldof:
Sempre chega falando…
(chefe)
(Programador)
não, isso vai demorar pelo menos umas 3 semanas a mais… pela quantidade de módulos que tem…
(Chefe)
Dê um jeito (e sai)
(chefe)
e aí…??? tudo pronto???
(Programador)
Não…falta tal e tal coisa… e falta uma semana do prazo que vc me deu… e eu disse que não ia conseguir terminar nesses prazo…
DE QUE JEITO… COMO ISSO ACONTECE… EU PROMETI PRO CLIENTE ESSE PRAZO E AGORA VC VEM ME DIZER QUE NÃO VAI DAR…
Claro que ele prometeu… o financeiro cobrou 2x mais pra entregar nesse prazo e assumiu isso… e que se fodam os desenvolvedores… se precisar eles fazem horas extra… “da até pra pensar em contratar um estagiário para ajudar os meninos do desenvolvimento”
R
Rafael_Marques1
cara, a parte do desenvolvimento é a parte menos estressante…
todo o resto que está volta sim pode ser, dependendo da onde vc trabalha…
W
WarlockWS
dohko:
leopoldof:
Sempre chega falando…
(chefe)
(Programador)
(Chefe)
Dê um jeito (e sai)
(chefe)
e aí…??? tudo pronto???
(Programador)
Claro que ele prometeu… o financeiro cobrou 2x mais pra entregar nesse prazo e assumiu isso… e que se fodam os desenvolvedores… se precisar eles fazem horas extra… “da até pra pensar em contratar um estagiário para ajudar os meninos do desenvolvimento”
so nao vamos esquecer que as horas extras sao para Ingles ver, você trabalha a mais X horas que eu te pago a mais X * 0 (ZERO) he he he
P
pedroroxd
Axo que é muito relativo…
Tem profissão da medicina que não é nada estressante…
Axo que a de professor é mais estressantes que muitas citadas ae!