E aí, galera, beleza?
Seguinte: fui chamado recentemente para desenvolver um sistema e gostaria de saber a opinião de vocês sobre alguns pontos.
Será um sistema desktop, Java, que deverá manter uma base de dados com alguns dados(duh) da empresa onde ele será instalado. Até aí tudo bem. O problema é que esse sistema precisa ser feito de forma que aonde ele seja instalado, seja criado uma base de dados particular da empresa. Além disso, deverá ser possível instalar esse programa em vários computadores, com múltiplos usuários(não muitos).
Eu sei que a resposta mais lógica seria um servidor pra cada empresa, com um sistema intranet e tal. Mas, como se tratam de pequenas empresas, e como quem vai proceder com a instalação desse sistema é um leigo, pedir que ele saiba configurar um servidor pode não ser uma idéia das melhores. O melhor seria se cada computador procurasse na rede local se existem outras instâncias desse programa rodando, ou então que o arquivo de banco de dados ficase compartilhado em uma pasta de rede.
De uma forma ou de outra, eu queria a ajuda de vocês pra duas coisas: a primeira é saber que tipo de banco de dados pode ser usado para uma situação assim, onde o arquivo possa estar em qualquer lugar e que não seja necessária nenhuma instalação como nos casos do mysql e postgree.
A segunda é: como o java lida com redes windows? tem alguma ferramenta que descubra os computadores na rede pelo menos?
Agradeço desde já.