Preço de manutenção de software e atualização

15 respostas
M

Estou negociando com cerca de 23 empresas e gostaria de saber qual o preço que cobraria na manutenção por instituição. Eu pensei em uns 150,00 por empresa e isso inclui manutenção e atualização mensal. Se fosse só manutenção, seria uns 100,00 somente. Qual seria o certo sabendo que eles nem pagariam bem por uma manutenção. O preço do programa está em 400,00 reais e ainda acham caro. Vou talvez baixar para 300, porque é melhor ganhar com a manutençao do que com a venda. Aguardo uma reposta baseado naquilo que vocês acham certo e que eles aceitariam realmente. Estou pensando em uns 200,00 por mês para então poder abaixa para 150,00. Isso é marketing. Ninguém pode cobrar baixo, porque depois vai ter que tirar além do que pode. Outra coisa, falei com um contador e ele disse que é ilegal cobrar porcentagem em cima do salário mínimo para a manutenção. A manutenção também não precisa ser calculada em cima de uma porcentagem do preço do programa não, porque a manutenção é um serviço a parte, independente do valor do produto. Se um cara cobra de 60 a 70,00 mensal por computador em uma manutenção do pc, é claro que um programador formado em que manutenção de pc é apenas brinquedo, não vai cobrar o mesmo preço, já que também mexe com código-fonte, que é coisa que técnico em informática não sabe. Eu sou técnico em informática, mas não gosto muito de consertar pc não.

15 Respostas

P

Qual é o tipo do seu sistema?

M

Eu não posso informar, porque existem alguns programas do mesmo ramo que são mais caros ou mais baratos, só que o meu além do banco de dados forte (PostGreSQL), possui recursos que outros sistemas não possuem e vai se adaptar às necessidades deles e todos vão poder dar a sua contribuição. Eu não posso informar porque pretendo distribuir em outras cidades e em breve, em outros estados. Depois que tiver bem encaminhado, aí sim eu posso te dar a resposta. A aprovação deve acontecer esta semana. O meu é o único software do ramo na minha cidade e portanto eles vão contar com manutenção local.

F

Geralmente o pessoal cobra 10~20% do valor do sistema.
Mas como seu sistema esta muito barato fica complicado.

Aqui por exemplo temos um sistema que custa 2000,00 então 200,00 de mensalidade fica de boa pra gente.

M

Editei para não postar detalhes

M

.

A

Oi marcosarantesj,

Não é assim tão facil,se pagam 4.500,00 de aluguel de ônibus,não quer dizer que vão pagar esse valor para outro serviço.
Todo orgão público tem que seguir regras rígidas.Pelo menos deveria…

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/licitacao-publica-brasil.htm

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/licitacao-publica-brasil7.htm

M

Só tem um problema: se eles não concordarem mesmo baixando o preço eu não vou nem vender, porque para mim não compensa a venda, mas sim a manutenção. Eu creio que pagariam porque tem um cara que tem um programa em vários municípios e até onde moro e ele ganha 10.000,00 só de manutenção do programa. Isso sim é um absurdo. Eu estou apenas querendo uma sugestão, pois se eles nem quisessem não teriam aprovado e nem se interessariam porque o meu vai ser o único que vai ficar do jeito que eles querem a cada atualização e isso quase ninguém faria, porque o que normalmente fazem é cobrar somente a manutenção. Tem um cara aqui que cobra um salário da manutenção só do programa. Eu apenas estou colocando isso porque esses são fatores que serão levados em consideração e eles estão lidando com um profissional e já estou me formando o próximo mês e já sou programador desde o ano passado e no próximo ano talvez faça uma pós-graduação. Meu professor que trabalhava no PRODEPA que me incentivou a falar com eles e depois dei a resposta para o professor que a negociação está em andamento e está dando certo. Ainda esta semana eu acho que negociarei o preço geral de tudo. Meu professor me disse que em Belém tem um cara que cobra por empresa uns 1.200,00 de manutenção e nem é um programa grande e não me considero inferior a eles porque fiquei de pegar programas enormes devido problemas de parceria e falta de tempo.

M

Todos nós programadores atuantes na área sabemos que se o cliente não pagar pela manutenção ele mesmo vai estar sendo prejudicado, porque por mais que tudo pareça estar normal, pode acontecer alguns problemas e eles não vão saber resolver. Se vamos vender, que tenha pelo menos a manutenção, porque parece que existe uma lei que ampara o desenvolvedor de software. Vou ver sobre isso depois.

A

Oi,

Calma,minha intenção é apenas informar.É muito dificil falar em valores sem detalhes do sistema…

Continuando com a informação,acho que você citou algo sobre isso: http://carreiradeti.com.br/patente-software-mais-rapido-barato-inpi/

Boa sorte!

M

Não é sobre o INPI. Isso aí eu sei. Eu vou nessa semana na aula com o professor. Não é sobre registro de software, é sobre lei de desenvolvimento de software

A

Ahh…então,conta…depois… :wink:

M

O link abaixo mostra e agora me recordei o que o professor havia dito. software não se vende, você vende a licença e portanto pode sim cobrar ou direito de uso ou manutenção, depende do que você quiser. Tem uns colegas de outro município que abriram um empresa e apenas alugaram o software deles e estão ganhando muito com isso eles tinham uns 80 clientes já que o professor disse. estou te passando isso para que possa também fazer o mesmo, se vender a licença, cobre uma manutenção mensal pelo menos. Venda se tiver pelo menos umas 10 empresas, para que possa ter um lucro razoável na manutenção e venda da licença.

http://www.marcosmonteiro.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=450:9609-a-lei-que-todo-profissional-de-ti-deveria-conhecer-&catid=50:profissional&Itemid=88

M

Olha este trecho
§ 5º Inclui-se dentre os direitos assegurados por esta Lei e pela legislação de direitos autorais e conexos vigentes no País aquele direito exclusivo de autorizar ou proibir o aluguel comercial, não sendo esse direito exaurível pela venda, licença ou outra forma de transferência da cópia do programa.

M

Esse aqui é melhor
Art. 8º Aquele que comercializar programa de computador, quer seja titular dos direitos do programa, quer seja titular dos direitos de comercialização, fica obrigado, no território nacional, durante o prazo de validade técnica da respectiva versão, a assegurar aos respectivos usuários a prestação de serviços técnicos complementares relativos ao adequado funcionamento do programa, consideradas as suas especificações.

=================
Então é importante sim prestarmos serviços de manutenção do software desenvolvido.

A

marcosarantesj:
O link abaixo mostra e agora me recordei o que o professor havia dito. software não se vende, você vende a licença e portanto pode sim cobrar ou direito de uso ou manutenção, depende do que você quiser. Tem uns colegas de outro município que abriram um empresa e apenas alugaram o software deles e estão ganhando muito com isso eles tinham uns 80 clientes já que o professor disse. estou te passando isso para que possa também fazer o mesmo, se vender a licença, cobre uma manutenção mensal pelo menos. Venda se tiver pelo menos umas 10 empresas, para que possa ter um lucro razoável na manutenção e venda da licença.

http://www.marcosmonteiro.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=450:9609-a-lei-que-todo-profissional-de-ti-deveria-conhecer-&catid=50:profissional&Itemid=88

Legal…Sabia sobre a garantia,mas não sabia sobre esse tempo default de seis meses,muito coloca no contrato três meses…se quiser claro… :stuck_out_tongue:

Criado 29 de novembro de 2010
Ultima resposta 29 de nov. de 2010
Respostas 15
Participantes 4