Básico - Formatar data (SimpleDateFormat ou Calendar)

5 respostas
A

Mas pra q q eu uso isso pra formatar data usando SimpleDateFormat ou Calendar sendo q em JavaScript já faço isso… Além de q no SimpleDateFormat vc tem q formatar usando padrão por ex: 27/08/2010… ???

veja:

public static void main(String[] args) { String data = "28/08/2010"; //se tirar por ex: 21:19:50 dará java.text.ParseException SimpleDateFormat dataFormatada = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy"); //HH:mm:ss Date recebeDataFormatada = null; try{ recebeDataFormatada = dataFormatada.parse(data); }catch(ParseException e) { e.printStackTrace(); //imprimi a stack trace } System.out.println(recebeDataFormatada); }

Algúem pode me dar um exemplinho usando Calendar?
abraço,
AS

5 Respostas

C

Rapaz, com javascritp vc so consegue formatar em uma pagina, já com simpledateformat vc formata em qualquer aplicação java…

A

Mas como assim formata?

Olha minha string… Já está formatada… Não consigo enxergar o benefício do SimpleDateFormat… Sorry…

abraço,
AS

C

O beneficio pode ser mais facilmente visto quando vc usa algo que lhe passa um objeto date, mas como vc ta pegando a data como string ja no formato desejado vc não precisa de simpleDateFormat!

A

hmmm… agora clarificou um pouco…

poderia me dar um exemplinho por favor?

abração,
André AS

A

Vamos supor que um usuário se cadastre no teu sistema, tu vai guardar o horário que ele se registrou mais a data, então ao criar o registro para colocar dentro da tua base tu pode utilizar o SimpleDateFormat pra formatar ele pra qualquer formato que tu queira. Exemplos utilizando o Date do package java.util

import java.text.SimpleDateFormat;
import java.util.Date;

public class TratandoData {

public static void main(String[] args){
        Date d = new Date();
        System.out.print(d + "\n");

SimpleDateFormat sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
        System.out.println(sdf.format(d));

sdf = new SimpleDateFormat("dd/MM");

sdf = new SimpleDateFormat("HH:mm:ss");