Blog específico para assuntos de programação (como criar ?)

10 respostas
M

Programo já ha um bom tempo com desktop, mas pouco conheço de programação web… (talvés por isso a minha pergunta ser meio básica para quem conhece bem de web…)

Comecei a montar um blog sobre assuntos de programação usando o www.blogger.com.

Porém, após visitar outros blogs, percebi que talvés eles sejam criados baseados em outros serviços…

Exemplo: A maioria dos blogs, na parte onde a pessoa vai demostrar um código, o mesmo já vem formatado, com as palavras chave em negrito, os strings em cores diferentes, muito parecidos com a IDE. Além disso, as linhas vem numeradas, etc…

Isso é um css ?
É algum “site de blogs” melhor que o blogger.com ?
Ou será que é a pessoa mesmo que entente bastante de web e faz tudo ela mesma ?

Bem, resumindo em uma pergunta só, onde eu posso encontrar dicas para montar um blog com formatação igual aos bons sites de blogs de programação que vemos na net ?

Valeu…

Mauro.

10 Respostas

S

Acho que a maioria dos blogs hoje em dia é tudo em cima do WordPress.

Você tem 2 opções:

1. www.wordpress.com: É um site onde você pode criar um blog utilizando o sistema de blogs WordPress mas com algumas limitações por ser hospedagem gratuita.
  2. www.wordpress.org: Aqui você baixa o software WordPress (o mesmo utilizado no wordpress.com) e pode instalá-lo em uma hospedagem própria para poder usar todos os seus recursos sem limites.

Depois de instalar o WordPress basta procurar mods ou plugins que façam isso que você quer.

Abraços.

A

Eu nunca mexi com blog e semana passada comecei o meu no wordpress. É muito fácil e provavelmente deve solucionar o teu problema. Dá uma olhada nele. O link tá na assinatura.
Caso tu queira desenvolver para a web com java da uma olhada em JSP, java server face que fazem a "parte gráfica"e hibernate para a persistencia com banco de dados.

Espero ter ajudado.

Abraço!

F

http://www.guj.com.br/posts/list/58964.java

Leia todo este topico, nao pare no começo :lol:

M

Essas dicas foram muito úteis!

Já tenho um bom ponto de partida !

Obrigado a todos.

M

Uso wordpress também nele voce coloca o código entre a tag e ele fica formatado.

A

Opa vcs sabem alguma biblioteca ou algo do genero, para colocar está formatação de codigo em uma pagina"SITE" comum ?

M

Baixa o aplicativo no site www.wordpress.org como te falaram lá em cima.

Eu sei que o ViniGodoy usa no site essa parte para o código ficar formatado, não sei como, ele poderia dar uma luz no problema.

P

Eu utilizo o wordpress com uma cacetada de plugins. Basicamente seria vc instalar e ficar fuçando em todas as opções disponíveis. Por exemplo wp-syntax colore de uma forma simples.

Boa sorte se quiser desenvolver algo do zero, pode ser interessante.

M

Alchemist:

Uso wordpress também nele voce coloca o código entre a tag e ele fica formatado.

Opa vcs sabem alguma biblioteca ou algo do genero, para colocar está formatação de codigo em uma pagina"SITE" comum ?

Veja esse aqui. É o que o ViniGodoy usa no site dele e é, inclusive, o mesmo do GUJ (aliás, o aqui do GUJ tá tão desatualizado… 1.5 é a versão do GUJ e 2.1 é a lançada; quão difícil pode ser atualizar isso? substituir o arquivo .js?).

S

E hospedagem para o wordpress, qual vocês recomendam?

Criado 5 de janeiro de 2010
Ultima resposta 21 de mar. de 2010
Respostas 10
Participantes 9