Bovespa

93 respostas
E

Alguém sabe se existe disponibilizado algum webservice ou similar para verificar a cotação das ações da Bovespa?

Caso não tenha uma solução seria carregar a página com as cotações e encontra-las no meio do html, mas gostaria de evitar isso.

[]s

93 Respostas

T

Você precisa consultar a Bovespa e assinar um contrato, se quiser a informação em tempo real.
(Acho que com 5 minutos de atraso deve ser de graça, mas em tempo real é caro, e normalmente só as corretoras é que usam tal serviço.)
Adicionalmente você precisa ter uma máquina Windows (32 bits) e rodar um programa que eles disponibilizam, se não me engano.

F

Cara…

tinha o da Itera

http://www.itera.com.br/soap/services/trader/BOVESPA.wsdl

mas nao ta mais on…

não achei nenhum outro…

E

thingol
Não precisa ser em tempo real, na verdade estava até pensando num intervalod e 15 minutos, dei uma procurada no site da bovespa e não tinha achado nada.

felipecruz
Quando pesquisei no google achei o do itera tb, mas estava fora, e pelo jeito não volta mais.

É para um projeto pessoal, então pagar estava fora das minhasopções, hehehe, obrigado pelas informações

M

Da uma olhada no yahoo finanças se não é isso que tu que.
http://br.finance.yahoo.com/q?s=petr4.SA
Dai é só adicionar no portfólio pra acompanhar, ou fazer algum programinha pra cada N tempo atualizar os dados, ai faz o download dos dados:
http://br.rd.yahoo.com/finance/quotes/internal/summary/download/*http://br.finance.yahoo.com/d/quotes.csv?s=PETR4.SA&f=sl1d1t1c1ohgv&e=.csv

E é só mudar, onde tem petr4.sa colocar a sigla da empresa que você quer .SA.
Só não sei o tempo de atraso da informações.

R

http://web.apligraf.com.br

Faça o cadastro que é gratuito.
Depois vá em Mercado>Smart Track

Insira o código dos ativos que quer acompanhar e voilá.

Ps: Se quiser pode baixar o software deles tbem e testar a versão free, e acompanhar o Intra Day e ver os gráficos disponíveis(Candlestick, barras, etc)

K

Aproveitando o tópico, alguém opera ? Bovespa, Nasdaq ou alguma outra ? hehe :stuck_out_tongue:

B

opsss… eu quase :slight_smile:

Por enquanto só estou no simulador do folha invest e estou gostando bastante. vamos ver com o dinheiro de verdade… :wink:

abração
t+

M

Eu gostava de acompanhar, fazer o simulado da folha, mas ano passado comecei o TCC etc dai parei de acompanhar. Mas eu acho bem interessante. Vi uma vez um documentário que quando deu o boom das empresas de informática era assim, a empresa abria o capital, em 1 ou 2 dias as ações subiam 2000% e em menos de 1 mês a empresa fechava. Outro de um grupo de colegas que desenvolveram um programa pra ficar verificando os indices, cotações, histórico das ações e dai o PC (vários corredores de servidores na verdade) comprava e vendia ações por conta. Falaram que saiam pra almoçar e quando voltavam estavam U$ 1 milhão mais ricos etc, claro que nem sempre.

M

Eu ia começar agora no final do ano, mas surgiu um imprevisto grave e voltei atrás.

Acho que uma boa opção também é que alguns bancos (não sei se todos) têm a conta investimento, que é uma outra conta associada à sua conta corrente normal, onde vc tem várias carteiras de ações pré-definidas, para quem não quer se preocupar com muitos detalhes.
Por exemplo, eu tenho uma conta corrente na Caixa Econômica que me dá essa opção e, caso eu investisse em ações da Petrobras nos 2 últimos anos, eu teria um rendimento bastante atrativo:
http://www.caixa.gov.br/Voce/Investimentos/Fundos/Fundos_de_Acoes/acoes_petrobras/rentabilidade_mensal.asp

R

Bovespa e BM&F. Qual corretora cêis usam?
Tô usando a Título(apesar do HB dar umas travadas vez em quando, é a menor corretagem que achei, levei o preço em consideração nesse caso porque opero na maior parte do tempo com daytrade)

Já deu uma olhada nos fundos do Banco Real(pelo que andei pesquisando, os agressivos são os que tem maior rendimento entre os bancos nacionais.)

E

Eu estou começando a operar, por isso de conseguir as cotações de forma automática para poder acompanhar, como não estou na frente do computador o dia todos.

Eu opero pelo banco real mesmo, o home broker deles é bem fraquinho, mas dá para começar a trabalhar e ver como funciona.

M

Tem um plugin para wordpress que pega as informações através dos gráficos do site http://br.finance.yahoo.com
por exemplo: http://br.finance.yahoo.com/q?s=UOLL4.SA&d=t

É só procurar na parte de plugins do wordpress.
Até!

S

Uma boa forma de investir é criando um Clube de Investimentos.

Mas nunca achei ninguem comprometido para formar um.

Na hora todo mundo quer ganhar dim dim, mas ninguem quer correr o risco de mercado.

Poucas pessoas pensam em investimento a longo prazo.

:shock: :shock:

L

Bovespa via ItauTrade, já tenho uns 6 meses de brincadeira.

F

Luiz,

ja vi um pessoal reclamando de erros no site do itauTrade (javascript e erros de servidor) no orkut…

procede?

o pessoal ate alegou que foi ressarcido dos prejuizos

L

felipecruz:
Luiz,

ja vi um pessoal reclamando de erros no site do itauTrade (javascript e erros de servidor) no orkut…

procede?

Nunca tive um problema sequer, mas pode ser que tenham acontecidos erros é claro, mas o site é muito bom, mas nenhum home broken via web chega perto de um pra desktop.

K

Luiz Aguiar:
felipecruz:
Luiz,

procede?

Nunca tive um problema sequer, mas pode ser que tenham acontecidos erros é claro, mas o site é muito bom, mas nenhum home broken via web chega perto de um pra desktop.

Bom senhores plataforma Web vi 2 muito bons. Ágora corretora, tem um sistema de home broker animal, por isso assinei com eles, entre outras vantagens.

Nos states pra operar na nasdaq uso o Ameritrade, é fantástico. Via um Applet Java, que tem tudo, gráficos, ferramentas e tudo mais …

Aliás a tecnologia de Applets podia ser evoluída agora que temos processamento, banda larga e tudo mais … ía ser uma puta plataforma para aplicaçães via web.

F

Pra isso existe o java web start, que usa um pouco mais de inteligencia pra poupar banda :wink:

K

Pra isso existe o java web start, que usa um pouco mais de inteligencia pra poupar banda :wink:

Particularmente gosto do modelo de applets, java webstart também é bom, mas vc estar encapsulado dentro de um contexto seria interessante.

L

Realmente, pra esse tipo de aplicaçào acho que é uma plataforma perfeita, tem muitos recursos e a interação com o usuário é completa.

E

Edufa:
Alguém sabe se existe disponibilizado algum webservice ou similar para verificar a cotação das ações da Bovespa?

Caso não tenha uma solução seria carregar a página com as cotações e encontra-las no meio do html, mas gostaria de evitar isso.

[]s

Fica registrado aqui a ótima aplicação Eclipse Trader (http://eclipsetrader.sourceforge.net/), permite usar como provedor de dados o yahoo finance (basta adiciona .SA no final do código da ação, exemplo VALE5 = VALE5.SA) Como solução barata e simples funciona para o que eu queria. Claro que para algo mais proficional teria de pagar alguma empresa especializada nesse tipod e negócio. Mas fica aqui a dica.

[]s

S

@ Edufa

Você tem que comprar o sinal da Bovespa (é esse o termo) ou procurar um vendor que repasse o sinal. Comprar diretamente é um contrato de R$ 10.000/ano, SBML (se bem me lembro).
Você encontra isso na página da Bovespa, na seção Mercados (procure Produtos e Serviços).

O que eu não estou descobrindo é como o sinal é formatado. Alguns vendors têm software (para Windows somente) que empacotam o sinal. Se existe algum padrão tipo XML, eu não sei.

Não vi Java em lugar algum no desktop, embora me parecesse ótima opção para desenvolvimento e visualização. Parece que o pessoal usa mesmo Visual Basic + Excel (talvez uma boa escolha…). Excel é fundamental para essa clientela, aliás. Nem pensar deixar de fora integração com Excel (daí, pode esquecer Linux - é o mesmo que esperar que entendam grego - Unix, só em servidores).

Eu gostaria de saber a opinião de vocês, aliás, sobre se Java seria adequado para cotações real-time. Soft real-time. Eu não sei se um investidor pode esperar o coletor de lixo :slight_smile:

Alguém sabe isso?

Outra coisa: um cara me disse que o software é auditado. Não sei…

S

Só dizer que, dos vendors que pesquisei, poucos tinham soluções backend adequadas para encaixar um qualquer plataforma (tipo Eclipse Trader - que achado!).

S

Haha, o Eclipse trader tem “FREE data providers” em Tempo Real.
Como será que se formata dados para isso?

S

http://br.advfn.com/p.php?pid=login&cb=[telefone removido]&rp=prodmatrix

Cotações gratuitas em tempo-real (não investiguei ainda).

L
E

Bom saber, é um pouco pesado para um projeto pessoal, risos, mas sempre é bom saber, nunca se sabe qdo um projeto pessoal pode cresce.

Eu acho q é possível sim, veja o Eclipse Trade, bem feito, tem alguns defeitos e eu ainda não me inspirei para ver o fonte. Mas está na lista de coisas a fazer.

Mas é claro o excel é uma ótima opção por permitir montar na hora projeções trabalhar com fórmulas, etc, é uma solução bem aberta.

Ou seja teria de mapear as principais funcionalidades q esse pessoal usa (e q usa no excel) e colocar views específicas no eclipse trade, aí sima ferramenta fica bem completa. Contudo não se pode esquecer de integrar, exportar para excel.

Se o yahoo finance funcionasse de 15 em 15 minutos para mim já estava bom (aí o eclipse trade funcionaria redondinho), mas tem as vezes periodos q demora bem mais para atualizar.

L

Senhores, só pra constar… tenho um projeto em início, http://sourceforge.net/projects/durangoo , o mesmo é um gestor financeiro, e terá um módulo (que poderá ser instalado em separado) chamado TraderJ, que será exclusivo para gestão de carteiras de ações, todas as idéias que vcs acharem interessantes em uma ferramente dessas ter, serão muito bem vindas, mesmo que não tenham a intenção de usar, mas para expor a necessidade de cada um.

valeu!

P

Eu opero na Bovespa via Banespa/Santander, eles usam o Superbroker que é bem completo, estou a quase um ano e com bons lucros no mercado de opções.

Na virada do ano recebi lucros e dividendos, dinheirinho fácil na virada de ano é bom demais. :lol:

L

é web ou desktop?

P

Dentro da sala de ações eles usam uma versão Desktop bem melhor, mas para os clientes é Web, acho bem dimensionada para usuários.

R

Luiz Aguiar:
Senhores, só pra constar… tenho um projeto em início, http://sourceforge.net/projects/durangoo , o mesmo é um gestor financeiro, e terá um módulo (que poderá ser instalado em separado) chamado Trader, que será exclusivo para gestão de carteiras de ações, todas as idéias que vcs acharem interessantes em uma ferramente dessas ter, serão muito bem vindas, mesmo que não tenham a intenção de usar, mas para expor a necessidade de cada um.

valeu!

Uma boa fonte com idéias para gestão pessoal de carteira:
http://osardinha.com.br/

S

Mas que coisa horrível. É, acho que estamos mal…
Para aprender, talvez, extraindo dados com Perl :-)), jogando no Eclipse Trader.

S

Você opera na Nasdaq ?! Daqui do Brasil ?! Como ?! Você tem conta em banco nos EUA e corretora de lá ?!
Qual corretora daqui faz isso ?!
Dê as dicas! Qual papelada, como que você fez isso, etc!

S

felipecruz:
Luiz,

procede?

Haha, outro dia estava numa corretora e - juro - um operador ligou para o admin, porque tinha operado com um lote de ações e o sistema congelou! Queria saber em quanto tinha vendido…Inacreditável…

Pensei: esses caras usam Windows no servidor! Putz! Fiquei me contendo…deu vontade de pegar uma toalha molhada no banheiro. Tipo assim, vai um Solaris aí?

S

Vamos fazer uma vaquinha! :smiley: Um clubinho! :smiley:

Edufa:

Se o yahoo finance funcionasse de 15 em 15 minutos para mim já estava bom (aí o eclipse trade funcionaria redondinho), mas tem as vezes periodos q demora bem mais para atualizar.

Bom, eu não sei o que você quer. Pessoalmente, eu quero soft-real time. Delay de 15 minutos faz você perder lotes de ofertas. Ou seja: perde grana (falando bem claro), pois os tubarões vão voar em cima. A não ser que você queira mercado fracionário…Mesmo assim, sempre tem um querendo compra fracionada.
Depois, qual ferramenta de análise técnica não vai ter tempo real? Tem que testar, ver se Java funciona legal (euu vejo uma porrada de C++ - mas pode ser coisa de gente que só programa para a plataforma Windows - todos eles :smiley: )

O

S

Luiz Aguiar:
Senhores, só pra constar… tenho um projeto em início, http://sourceforge.net/projects/durangoo , o mesmo é um gestor financeiro, e terá um módulo (que poderá ser instalado em separado) chamado TraderJ, que será exclusivo para gestão de carteiras de ações, todas as idéias que vcs acharem interessantes em uma ferramente dessas ter, serão muito bem vindas, mesmo que não tenham a intenção de usar, mas para expor a necessidade de cada um.

valeu!

Luiz, acho bacana e tal. Mas, realisticamente, você acha que alguém vai querer desenvolver um produto em GPL que não vai poder vender (na verdade, uma pessoa vai poder vender - você - e vai poder vender inclusive o que eu contribuir para o seu projeto).
Não vejo sentido. Licença BSD, sim, pois as regras são iguais para todos (mas você corre o risco de ter seu código incorporado em produto proprietário - mas também corre o risco de ser vantajoso ter contribuidores).
Enfim, tenho certeza que você pensou bem nas suas opções. Mas, pessoalmente, eu não vejo interesse. Só para “brincar” em casa - mas aí, eu não vou operar com um software semiprofissional - vou usar um homologado (eu acho que são homologados…me falaram…) de um vendor da BOVESPA.

L

synthespian:
Luiz, acho bacana e tal. Mas, realisticamente, você acha que alguém vai querer desenvolver um produto em GPL que não vai poder vender
Quem te disse que não se pode vender software GPL ???

Acho que vc se equivocou, o Durangoo não é um projeto de home broker, ele é um projeto de gestão financeira, onde um dos módulos lhe da o suporte de ACOMPANHAR de maneira unificada o mercado de ações, ter notícias sobre o mercado, datas de eventos importantes e etc, vc não vai operar na bovespa com ele, porque ai sim vc precisa ter um software que seja de um corretora afiliada à Bovespa.

Os propósito do meu projeto são bem diferentes de um software de home broker, talves um dia vc utilize ele para organizar todo o dinheiro que vc ganhe na Bovespa. :smiley:

Repito, qualquer sugestão é bem vinda, e olhe melhor sobre GPL, apesar de eu não estar pensando no lado financeiro do projeto, pois estou fazendo pra atendar minhas (e de outras pessoas tbm) necessidades em gerir minhas finanças, existem maneiras legais de se ganhar dinheiro com softwares GPL.

E

Sim, claro, uma ferramenta mais profissional com certeza, mas a minha idéia inicial era apenas acompanhar, eu invisto pouco (maiori das vezes na oferta pública), não precisaria acompanhar em tempo real, num primeiro momento.

Tem ferramentas q já fazem isso, planos com as corretoras q oferecem esse serviço, etc, eu opero pelo banco, ele não dá quase nada de ferramentas, em compensação as taxas são bem mais baixas, devido ao volume.

A minha primeira preocupação era pegar as cotações, depois q vi o eclipse trade vi q isso estava pronto (ainda não tive tempo de ver o código), acredito q ele permite sim operar em tempo real desde q exista um provider configurado. Seria o trabalho de configurar um q transmita em tempo real.

S

Edufa:

(…) mas a minha idéia inicial era apenas acompanhar, (…)

A minha primeira preocupação era pegar as cotações, depois q vi o eclipse trade vi q isso estava pronto (ainda não tive tempo de ver o código), acredito q ele permite sim operar em tempo real desde q exista um provider configurado. Seria o trabalho de configurar um q transmita em tempo real.

A minha primeira preocupação também é simplesmente obter as cotações. Nem precisa ser em tempo-real, também (isso fica para depois dos testes).

Agora, agora, eu estou preocupado em entender como o sinal da Bovespa é formatado e difundido. Alguns vendors sugeridos pela Bovespa não parecem oferecer o que eu procuro (algum protocolo decente que não seja Windows-centric). Tenho visto, por exemplo, vendors usando DDE (um protocolo Windows “data exchange” algo…) - meio obsoleto, parece.

Vejo, lá fora, usarem:

FIX (Financial Information Exchange protocol)
http://www.fixprotocol.org/

ADVANCED MESSAGE QUEUING PROTOCOL
http://www.amqp.org/
(Contributors: JPMorgan Chase Bank & Co., Cisco Systems, Inc., Envoy Technologies Inc., iMatix Corporation, IONA Technologies, Red Hat, Inc., TWIST Process Innovations Ltd, and 29West, Inc., tá bom? :-))

Mr. Google acha que BOVESPA FIX dá uma resposta muito engraçada. Mas este país é engraçado. Ou seja: daqui a pouco meu post vira uma coluna do macaco-simão.

Pra resumir: não achei nada que se pareça com informação clara, objetiva e transparente sobre como obter este tipo de informação. Eu ainda não olhei o Banco Central, mas qualquer um que tenha olhado páginas do Governo Federal sabe como aquilo é péssimo e atrasado. Essa questão técnica do sinal da Bovespa também está me parecendo algo assim, no mesmo espírito. Até agora, parece que vendors obtém um sinal sabe-se-lá-como e depois formatam do-jeito-que-o-vendor-quiser.

Srs., continuem postando aqui informações. Essa área parece estar na mão de muito pouca gente! Grande mercado futuro, aliás (3% dos brasileiros usam a BOVESPA e 1% fazem investimento direto - vocês já devem ter ouvido estes números em corretoras).

Sds.

J

Pessoal, to com um problema parecido com o de vocês: To montando um web service que devolve a cotação dos papéis na bolsa. Só que pra isso, preciso das cotações. Aí que tá: Onde acho elas? Existe algum serviço gratuito?

Caramba, será que isso é tão difícil assim?

[]´s

R

Gratuito não, senão todo mundo teria o seu próprio homebroker.
Entre em contato com a bovespa para saber como eles disponibilizam isso.

F

Não tenho certeza do que vou falar, mas a um tempo atrás eu precisei de algo parecido.

O caminho correto é comprar o serviço direto da Bovespa para ter cotação online, ou comprar de um reseller que tem autorização para isso.

Tem um esquema para cotações com 15 minutos de atraso que não sei se é de graça ou bem mais barato o acesso.

Vc pode surrupiar essas informações de um portal, tipo Yahoo!, mas ai é por conta e risco…

J

Mas eu não preciso do Sinal da Bolsa, nem conexão com o Mega nem nada… Somente um serviço que me devolva as cotações…até com um delay de 15min.

Tenho em mente, caso não consiga esse WS, vou ler de algum site que mostra as cotações: Leio o htm, transformo em texto, e, sei lá a partir de expressões regulares, pego as informações.

Será que rola?

[]´s

F

Pessoal.

Gostaria de saber se algum dos softwares citados me dão a opção de acompanhar a evolução/retração de um determinado papel!

Abraço.

R

Intraday? Ou por um período de tempo?

F

Por um período de tempo, pode ser limitado a 3 meses, sei lá.

Valeu

R

http://www.google.com.br/search?q=metastock
http://www.tradergrafico.com.br/trader/
http://www.downloadquotes.com/en/

http://www.advfn.com.br

R

bobmoe:

Por enquanto só estou no simulador do folha invest e estou gostando bastante. vamos ver com o dinheiro de verdade… :wink:

abração
t+

Não perca tempo com simulador… pegue 1K e entre logo… simulador não ensina nada. Você precisa correr risco para aprender… Quando você começar a fazer uns daytrades de 10K a descoberto aí sim você virou um especulador de verdade.

Sou fã de análise gráfica…

R

E eu de daytrade…hehe

F

Na medida…valeu pelos links!

J

rodrigoy:
bobmoe:

abração
t+

Não perca tempo com simulador… pegue 1K e entre logo… simulador não ensina nada. Você precisa correr risco para aprender… Quando você começar a fazer uns daytrades de 10K a descoberto aí sim você virou um especulador de verdade.

Sou fã de análise gráfica…

vale a pena? pegar um 1k e sai investindo… estou perguntando pois estou interessado em começar mas pensei em juntar uma graninha a mais.

R

Vale sim pra você ir se acostumando com o mercado, ir aprendendo, é melhor começar operando com pouco, pois as perdas serão menores.
E não espere grandes ganhos logo no começo, com 1k é bem provável que você acabe perdendo alguma parte, mas essa parte também é boa para o aprendizado.

R

O problema é que com 1k não vai dar pra fazer uma carteira muito variada… com essa quantia não vale a pena diversificar muito. Compre uns 2 papéis no máximo.

Se é só pra aprender, esses 1K podem ser de boa valia. Mas pra começar a investir mesmo, ganhar, seria legal ter uns 3K. Aí da pra você comprar uns 3-4 papéis diferentes pra diminuir um pouco o risco. De qualquer forma, investir na bolsa é uma coisa que todo mundo deveria fazer. O mercado brasileiro é muito bom. Ifelizmente, brasileiro não aprende na escola ou com sua família a correr riscos. Isso é péssimo para a vida profissional.

Recomendo a leitura dos “Axiomas de Zurique”. Leitura obrigatória para os brazucas…

R

Não tenho muito estômago pra daytrade. Mas tive algumas alegrias homéricas. Em 2006 quando a Vale estava negociando com a China o preço do ferro eu e mais umas 2 pessoas do trabalho decidimos que o dia que fosse divulgado o preço fixado seria o “Dia do Desgraçado Ganancioso” :twisted: . Nós três fizemos DT de 18K a descoberto na CAEMI, abriu em baixa forte, mas durante o dia valorizou mais de 8% na flutuação. Fechamos a posição a 20 minutos do fim do pregão. Resultado: 1.3K a mais no bolso, sem sair de casa e melhor, sem ter 18K. :wink:

Por outro lado, certo dia numa transação com a IENG, perdí R$ 850,00. É duro também no D+3 cair 850,00. :?

F

Deixa eu ver se eu entendi, vc tinha um limite, concedido pela sua corretora, e comprou e vendeu os papéis no mesmo dia?

B

Com 1k nao da pra comprar nenhum lote de primeira linha… e trabalhar com fracionado é uma porcaria, nao tem a mesma liquidez…

sugiro economizar um pouco, acompanhar alguns papeis que vc tem interesse até voce ter $$ para comprar um lote daquele papel… dai vc continua juntando até conseguir comprar outro lote.

R

Pra mim o maior problema de se operar com esses 1K(com pouco capital geralmente), é que seus ganhos terão de ser consideráveis para conseguir cobrir corretagem e taxas e ainda ter lucro.

R

felipeguerra:

Deixa eu ver se eu entendi, vc tinha um limite, concedido pela sua corretora, e comprou e vendeu os papéis no mesmo dia?

Não é bem um limite de crédito… é um limite de operação. Quando você compra ações a liquidação só ocorre em D+3. Então, você pode comprar sem efetivamente ter o dinheiro. Numa operação DayTrade você compra e vende no mesmo dia. Assim, em D+3 só credita o lucro ou debita o prejuízo da sua operação.

Exemplo: Comprei 100 ações da XPTO a $10 às 11:00, vendí a $12 às 16:00. Daqui a 3 dias credita R$ 200 na minha conta. O mesmo vale para o caso de vender a $8 e levar uma bucha… entendeu?

K

Exatamente ou cai pro Foerex ou Opções, onde a alvancagem é forte !! Ou vai ou racha :slight_smile:

S

Tenho 3.5k pra investir, mas quero recuperar o dinheiro em 1 ano e alguns meses. Será que vale apena, colocando nas blue ships ?

L

srogerio:
Tenho 3.5k pra investir, mas quero recuperar o dinheiro em 1 ano e alguns meses. Será que vale apena, colocando nas blue ships ?
Isso depende de quanto vc esperar lucrar nesse período, dependendo como for sua espectativa pode compensar mais investir num fundo de renda fixa por exemplo, quais são suas espectativas? se queer investir nas BC é por que não quer correr riscos, certo?

R

Se você não opera ha algum tempo, eu sugeriria procurar fundos de investimento dessas blue chips.

F

Era isso mesmo que eu imaginava…

Em relação à taxas e encargos, realmente não analisei bem ao comprar no fracionário.

Mas agora já estou com mais de 10K investidos… :frowning:

K

Como o amigo disse, depende do que você quer. Particularmente acho que não, pois se a rentabilidade ficar em 20% ao ano , o que é excelente, para você não vai representar grandes ganhos.

F

Como o amigo disse, depende do que você quer. Particularmente acho que não, pois se a rentabilidade ficar em 20% ao ano , o que é excelente, para você não vai representar grandes ganhos.

Eu creio que para um perfil que gosta de risco, investir 3,5K é melhor do que deixar o dinheiro parado!

S

Obrigado a todos que responderam. Não posso correr riscos, estou juntando o dinheiro pro intercâmbio.

Mas é triste o rendimento da poupança, por isso achei que poderia ser uma boa investir nas BC.

Só ouço a galera dizer que ta ganhando :lol:

L

Ganhar, ganhar mesmo, na poupança tbm se ganha, o importante é: quanto vc quer ganhar e quanto risco vc esta disposto a correr pra ganhar isso?
:wink:

R

srogerio:
Obrigado a todos que responderam. Não posso correr riscos, estou juntando o dinheiro pro intercâmbio.

Mas é triste o rendimento da poupança, por isso achei que poderia ser uma boa investir nas BC.

Só ouço a galera dizer que ta ganhando :lol:

Sinceramente, eu não considero algumas Bluechips como risco. Petrobrás, Vale, pra mim são quase renda fixa, ou como diz um conhecido da bovespa ‘É ação de aposentado’. Principalmente no médio/longo prazo, as empresas que mais crescem, acho bem difícil ficarem em baixa. É só dar uma olhada no rendimento anual delas nos últimos 3/5 anos(sim, eu também sei que rendimento passado não é garantia de rendimento futuro, mas nada impede de se a coisa ficar ruim, sair da sua posição).
Bem, basta analisar a coisa direito, e nãot er medo de arriscar.

F

Alguém aqui já consegue ter um rendimento de 5 a 6k/mês?

Abraço

L

Sua pergunta é muito vaga Felipe, render 5k com quanto investido vc quer saber?
Quem tem 100k e rende 5k por mês está baixo!
Quem tem 50k e rende 5k já esta melhor!
Quem tem 20k e rende 5k precisa me passar as dicas! rs

Define melhor o que vc quis dizer, ok!?

F

Luiz Aguiar:

É que eu não queria entrar no mérito de quanto o cidadão tem investido…entendeu? :-o

J

acho que a pergunta ficaria bacana, tipo
qual maior percentual de rendimento que tiveram em um mês?

V

Edufa:

[]s

Estou procurando a mesmo coisa que você. Conseguiu encontrar? Se sim, entre em contato!!!

Obrigado.

Vinicius

_

Sua pergunta é muito vaga Felipe, render 5k com quanto investido vc quer saber?
Quem tem 100k e rende 5k por mês está baixo!
Quem tem 50k e rende 5k já esta melhor!
Quem tem 20k e rende 5k precisa me passar as dicas! rs

Com 100K conseguir 5K ao mês = 5%. E tá baixo!:!??!? Me passa você as dicas!!! rsrs

Ahhh sim…mensagem de abril né…rsrs

Welcome to Bear Market! :twisted: :twisted: :twisted:

Mesmo operando vendido 5% ao mês tá bom d+! Nem Warren Buffet consegue isso rsrsrs

A

nunca mexi com Bovespa…

mas usava o programa Marketiva, lá dá para usar Ouro,Prata e outros…
incluindo pares de moedas EUR/USD por exemplo…

conheço um cara q faz cursos por 4 mil reais, ensinando a investir e como lucrar…
o curso dura 1 mês, e ele faz em 1 mês vc recuperar os 4 mil reais com Ouro… (iniciando com 500 Dolares)

não tenho grana pra pagar obviamente heheh

mas começando com os 5 USD que o Marketiva fornece, cheguei a arrecadar 120 USD em 3 meses…
apenas usando o par EUR/USD

lucro de 2400% =)
quem dera eu ter mil reais pra investir…
mas o jeito q eu faço é a risco alto… tanto q jah cheguei a ficar com 10 USD e recuperar tudo denovo varias vezes…

D

viniciustsantos:
Edufa:

[]s

Estou procurando a mesmo coisa que você. Conseguiu encontrar? Se sim, entre em contato!!!

Obrigado.

Vinicius

webservice? credo. :lol:

o yahoo disponibiliza um csv por http…
http://download.finance.yahoo.com/d/quotes.csv?s=VALE5.SA&f=sl1d1t1c1ohgv&e=.csv

só trocar o “VALE5.SA” pelo codigo da empresa e boa

D

viniciustsantos por MP:
Tem como recuperar um histórico do sinal de todos os papéis ? Preciso para uma aplicação que estou desenvolvendo para fazer análise do intraday.
Obrigado

valores historicos aqui: http://finance.yahoo.com/q/hp?s=VALE5.SA
no final da pagina tem um link para export em CSV

agora, pra intraday é facil… é só usar o CSV da cotação atual e ir dando refresh nele na periodicidade que escolher… e armazenando os valores

R

Edufa:
Edufa:

[]s

Fica registrado aqui a ótima aplicação Eclipse Trader (http://eclipsetrader.sourceforge.net/), permite usar como provedor de dados o yahoo finance (basta adiciona .SA no final do código da ação, exemplo VALE5 = VALE5.SA) Como solução barata e simples funciona para o que eu queria. Claro que para algo mais proficional teria de pagar alguma empresa especializada nesse tipod e negócio. Mas fica aqui a dica.

[]s

Solução baseada no EclipseTrader, que permite acompanhar e operar na BM&FBovespa em tempo real: http://www.tryd.com.br

R

Bom dia a todos…

Eu estou procurando uma maneira de obter cotações da Bovespa via Java e encontrei esse tópico…

Esse do Yahoo me parece muito bom, mas pelo que eu andei testando o atraso é muito grande…

Também achei essa solução aqui http://www.tradezone.com.br/tz/tzdatacenter.aspx não testei ainda, mas eu usava ela no MetaStock e as cotações tem delay de no máximo 15 minutos se voce escolher a opção gratis.

Alguem desse tópico conseguiu algum outro meio WebService ou outro???

L

Todos são 15 minutos de delay.

A menos que vc vá usar esses valores para decidir compra e venda imediata, não deve fazer diferenca esse delay de 15 minutos, se vc faz daytrade ou opera muito diariamente, deve escolher uma boa corretora que vá lhe oferecer um sistema bom de home broker e já resolve seus problemas.

Esses servicos são para consulta, e não para tomada de decisão.

R

Luiz Aguiar:

A menos que vc vá usar esses valores para decidir compra e venda imediata, não deve fazer diferenca esse delay de 15 minutos, se vc faz daytrade ou opera muito diariamente, deve escolher uma boa corretora que vá lhe oferecer um sistema bom de home broker e já resolve seus problemas.

Valeu Luiz os dados que eu preciso são só para consulta mesmo… eu opero pelo HomeBroker da Ativa…
A minha dúvida é existe algum web service da propria Bovespa que forneca as cotações. Se não existe qual a melhor solução? Utilizar o Yahoo mesmo com todo aquele atraso?

L

rafaelbtz:
Luiz Aguiar:

Valeu Luiz os dados que eu preciso são só para consulta mesmo… eu opero pelo HomeBroker da Ativa…
A minha dúvida é existe algum web service da propria Bovespa que forneca as cotações. Se não existe qual a melhor solução? Utilizar o Yahoo mesmo com todo aquele atraso?

a consulta via site da bovespa tbm tem atraso… é só fazer uma parse simplesinho…

alias ainda esse dês se der tempo vou colocar no ar um site para cadastro de carteiras… apenas para acompanhamento… exatamente para quem quer apenas acompanhar suas carteiras… sabe qto de lucro esta tendo… etc, sem a necessidade de tomar deiscão imediata com as infos de lá.

L

eu queria achar um webservice que trouxesse os valores não só das cotações de ações mas também de opções. Sabe se existe algo do gênero? Tanto pras cotações da Nasdaq quanto da Bovespa?

J

eu quero um código em java que me diga o que vai subir o preço e o que vai cair heheheh

R

Tem uma gem que pega informações de qualquer papel que esteja no Yahoo Finance.
Eu tenho um script ruby que uso diariamente para pesquisar o valor de algumas ações na bovespa (existe o atraso de 15 minutos).

Caso alguem queira algo assim, criei um exemplo desse script ruby para usar essa gem buscando papeis da bovespa e nasdaq, coloquei o exemplo no github.

Leozin, não sei se no Yahoo Finance da para ver cotação de opções, se der é so usar o código da opção no script que deve funcionar também.

B

Galera, esse quebra cabeça de cotação o mais próximo possível do tempo real me atormentou um ano. Não quis pagar os 7 mil anual que os revendor cobram pelo sinal. Acabei achando um jeito trabalhoso, mas barato para quem for programar em JAVA.
Diversas corretoras oferecem o link dde (Dynamic Data Exchange) pro excel. ADVFN tbm tem, mas é pago (23 dolares mes). Minha corretora (RICO), oferece FREE. No primeiro momento, peguei esse link fiz uma Macro (em anexo) pra inserir direto no meu banco de dados MySQL. Depois eu lia essas informações no meu codigo java. A cada 20 segundos fazia o update em uma tabela e cada minuto o insert em outra. A tabela d insert era pro histórico.

O problema é a demora pra inserir. Quase 20 segundos pra fazer o update de 130 linhas do excel.

Estava eu, uma bela madrugada, tentando pegar, direto no java,  as informações que a corretora passava pelo link dde pro excel. Pesquisando as APIs DDE, achei duas que funcionaram bem. A primeira que funcionou, era trial e o povo cobrava U$299,00 pela licença da API. Então testei uma gratuita <a href="http://jdde.pretty-tools.com">http://jdde.pretty-tools.com</a>. Que também funcionou depois de umas duas horas de trabalho. No site tem a API pra Download e os exemplos.

Para pegar as cotações do link DDE, utilizar a biblioteca <a href="http://jdde.pretty-tools.com">http://jdde.pretty-tools.com</a>.

Salvar o arquivo JavaDDE.dll (Win32 bits) ou JavaDDEx64.dll (win64 bits) na pasta Java\jre\bin.

pretty-tools-JDDE-1.0.2.jar na pasta Java\jre\lib

SERVICE = Excel;

TOPIC = Nome da planilha; (Nome da planilha do excel. Não é o nome do arquivo)

ITEM = ?L1C1?; (L  Linha, se o excel estiver em português ou R  Row, se o Excel estiver em inglês. C indica Column ou Coluna, então tanto faz inglês ou português)

Abrir o excel. Criar um projeto java e rodar um exemplo (RequestExample.java) que tem no site do jdde.pretty-tools.

Ainda não consigo pegar direto da corretora via DDE pra poder hospedar meu sistema em um host qualquer. Tenho que manter o excel rodando na minha máquina e buscar via dde com a aplicação java as informações que eu quero. Agora o tempo pra pegar as informações diminuiu para 3 segundos. Que é o tempo que o excel atualiza quando está conectado pelo link DDE.

Abraço e bons investimentos.

A

baculejo:
Galera, esse quebra cabeça de cotação o mais próximo possível do tempo real me atormentou um ano. Não quis pagar os 7 mil anual que os revendor cobram pelo sinal. Acabei achando um jeito trabalhoso, mas barato para quem for programar em JAVA.
Diversas corretoras oferecem o link dde (Dynamic Data Exchange) pro excel. ADVFN tbm tem, mas é pago (23 dolares mes). Minha corretora (RICO), oferece FREE. No primeiro momento, peguei esse link fiz uma Macro (em anexo) pra inserir direto no meu banco de dados MySQL. Depois eu lia essas informações no meu codigo java. A cada 20 segundos fazia o update em uma tabela e cada minuto o insert em outra. A tabela d insert era pro histórico.

O problema é a demora pra inserir. Quase 20 segundos pra fazer o update de 130 linhas do excel.

Estava eu, uma bela madrugada, tentando pegar, direto no java,  as informações que a corretora passava pelo link dde pro excel. Pesquisando as APIs DDE, achei duas que funcionaram bem. A primeira que funcionou, era trial e o povo cobrava U$299,00 pela licença da API. Então testei uma gratuita <a href="http://jdde.pretty-tools.com">http://jdde.pretty-tools.com</a>. Que também funcionou depois de umas duas horas de trabalho. No site tem a API pra Download e os exemplos.

Para pegar as cotações do link DDE, utilizar a biblioteca <a href="http://jdde.pretty-tools.com">http://jdde.pretty-tools.com</a>.

Salvar o arquivo JavaDDE.dll (Win32 bits) ou JavaDDEx64.dll (win64 bits) na pasta Java\jre\bin.

pretty-tools-JDDE-1.0.2.jar na pasta Java\jre\lib

SERVICE = Excel;

TOPIC = Nome da planilha; (Nome da planilha do excel. Não é o nome do arquivo)

ITEM = ?L1C1?; (L  Linha, se o excel estiver em português ou R  Row, se o Excel estiver em inglês. C indica Column ou Coluna, então tanto faz inglês ou português)

Abrir o excel. Criar um projeto java e rodar um exemplo (RequestExample.java) que tem no site do jdde.pretty-tools.

Ainda não consigo pegar direto da corretora via DDE pra poder hospedar meu sistema em um host qualquer. Tenho que manter o excel rodando na minha máquina e buscar via dde com a aplicação java as informações que eu quero. Agora o tempo pra pegar as informações diminuiu para 3 segundos. Que é o tempo que o excel atualiza quando está conectado pelo link DDE.

Abraço e bons investimentos.

Opa cara, meus parabéns. Sinceramente, meus parabéns. :slight_smile:

Eu estou optando por outro caminho, que é usando o MetaStock mesmo com DDE, mas vou testar a sua solução, se me ajudar no que preciso, tô dentro, hehe. O negócio é que eu gosto muito de análise técnica, então com o MetaStock isso sai legal. Ainda não estou na bolsa, mas estou estudando freneticamente, hehe. :slight_smile:

[]'s!

L

baculejo, parabéns pelo tutorial

uma dúvida: link DDE é de acordo com a corretora né?

será que a win trade tem?

B

Leozin, eu utilizo o link dde gratuito da minha corretora www.Rico.com.vc. Antes da Rico disponibilizar o serviço eu utilizava o link da ADVFN (pago). E experimentei o Operador da investbolsa (www.investbolsa.com.br), também gratuito, mas não me permitia criar macros e eu não conseguia ler o excel aberto. não testei a api dde nele, depois que descobri. A vantagem da investbolsa é que não cobrava taxa de manutenção e vc podia ter acesso ao link dde através do Operador ( o link dde deles).
Gosto muito do serviço e atendimento da RICO. Infelizmente desconheço os serviços da Win Trade.

Abraço,

L

codigo em python para pegar ultimo valor, na caso da GERDAU PN:

import urllib
import urllib2
import re
url = 'http://cotacoes.economia.uol.com.br/acao/index.html?codigo=GGBR4.SA'
user_agent = 'Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 5.5; Windows NT)'
values = {'name' : 'l','location' : 'l','language' : 'Python' }
headers = { 'User-Agent' : user_agent }
data = urllib.urlencode(values)
req = urllib2.Request(url, data, headers)
response = urllib2.urlopen(req)
m = response.read()
#m = re.search(r'\<tr class\=\"baixa\"\>\<!-- Alta/baixa/estavel --\>[\D\d]*\<\/tr\>', m).group()
m = re.search(r'\<td class\=\"ultima\"\>[0-9\,]*\<\/td\>', m).group()
m = re.split(r'\>|\<', m)[2]
print m

Alguem sabe como faria isso em python mas de um arquivo csv on line?

J

Edufa:
Edufa:

[]s

[]s

hehehe… eu ja tava abrindo o link aqui pra copiar e te passar, qndo vi este post… vejo que achou o eclipse trader… hehehehe
Nada como programar e acompanhar a evolução só na “aba” do eclipse… uahIUAHuiahUIAHuihaIUH

Bom, minha corretora é a do Bradesco msm; ja invisto em ações à un 2 anos; nestes dois anos consegui quase 90% de ganhos. Com os papéis da petro4 deu 100% hoje… na média deu uns 90% sorte que 60% da minha carteira é petro. 8)

J

Luiz Aguiar:
rafaelbtz:
Luiz Aguiar:

a consulta via site da bovespa tbm tem atraso… é só fazer uma parse simplesinho…

alias ainda esse dês se der tempo vou colocar no ar um site para cadastro de carteiras… apenas para acompanhamento… exatamente para quem quer apenas acompanhar suas carteiras… sabe qto de lucro esta tendo… etc, sem a necessidade de tomar deiscão imediata com as infos de lá.

Oi Luiz,

Vc sabe que existem diversos sites que oferecem isso, certo?

[]`s

Criado 11 de janeiro de 2007
Ultima resposta 25 de jan. de 2012
Respostas 93
Participantes 34