LucasAdri07:
Daniel_MV:
Faturamento aumenta e os salários diminuem, com esse mercado cada vez mais prostituído.
Concluí o bacharelado em sistemas de informação, e ano que vem vou cursar engenharia, área regulamentada é outra coisa.
Tenho medo do que vai ser a área de TI daqui 10 anos.
Você diz que os salarios diminuem devido a entrada de mais “profissionais” para a area?
Acho que é devido a cada vez mais a programação ser “automatizada”.
Lógico que a necessidade do mercado de novos proficionais aumenta cada vez mais, mais quem é “veterano” em programação sabe na prática o tanto que era difícil antigamente.
Hoje, você arrasta umas coisinhas no visual studio e faz interfaces que levariam anos(se conseguissem) a um tempo atraz.
em minutos um desenvolvedor consegue fazer o que a um tempo atras levaria anos.
Isto tende a deixar cada vez mais simples.
Lógico que não da para automatizar tudo, mais tenho medo de no futuro, ser simples de mais ao ponto de nosso trabalho passe de “hipervalorisado” a “subvalorisado”.
Se bem que não estão conseguindo automatizar e simplificar muito nestes ultimos anos. Quem mexeu com o visual studio em 2005 e o de 2010 pode perceber isto.
NOTA: Eu usei visual studio como exemplo porque sou novinho em Java, mais creio que seja a mesma coisa.
E cabe lembrar que a inclusão digital pode aumentar e muito o número de usuários conequêntemente um software que seria vendido para X é vendido para XY.
Em outras palavras, nossa importância pode aumentar com isto.
A única coisa que não gosto é de umas pessoas que acham que ser desenvolvedor é criar redes sociais, jogos e outras coisas só para entretenimento. Esquecem das coisas que não tem relação com entretenimento como automação residêncial, comercial e indústrial que necessita de softwares, da administração, dos sistemas de supervisão, etc, etc, etc.
Em fim, ficou grande mais é minha opinião.