Caindo fora de TI

58 respostas
Q

Salve!

Tenho observado em alguns tópicos por aqui a insatisfação geral pelos salários oferecidos aos programadores. E com razão, vemos muitas ofertas ruins, baixos salários, uma desvalorização geral dos profissionais de TI. Eu também estou nesse mercado maldito, trabalho há anos na programação e nunca passei dos 3 mil, além de já ter passado por fábricas de software e aprendido na prática como é ser peão.

Mas estive observando outras profissões e parece que o pessoal de outras áreas estão em situação muito, mas muito melhores mesmo que a nossa. Vejam o link abaixo das 20 profissões que pagam bem (*). Informática nem entra na lista, e para comprovar fui pesquisar na catho os salários de médico e engenheior, e realmente, os salários são muito superiores (acima de 6 mil) ao que nós com informática poderiamos um dia chegar.

Nesse site do link, li também os comentários e muita gente parecia discordar com os valores dizendo estar ganhando mais do que aquilo… Uma médica lá disse ganhar 12 mil, poxa… quando vamos ganhar esse valor? Vi recentemente uma vaga para Gerente de projetos que pagava 6 mil, mas tinha de ter certificação, 10 anos de experiência, pós-graduação etc… Desanima não? O que temos observado é que as empresas no geral estão arrouxando os salários de TI cada vez mais.

O jeito é cair fora, mas está difícil decidir qual área escolher, são muitas opções e incertezas. Uma objeção em mudar de área seria começar de novo por baixo e ganhar menos… porém, eu com anos e anos de experiência ainda ganho pouco, então sobre cair a renda não seria lá um grande problema. E se eu escolhesse certo dessa vez, o retorno iria compensar. Há outro problema, estou beirando os 30 anos, realmente não sei se isso seria um problema de empregabilidade.

Seria boa idéia mudar de área nessa minha idade? Conhecem algum caso de alguém que mudou e se deu bem?

*http://www.insoonia.com/as-20-profissoes-mais-bem-paga/

58 Respostas

Y

A grama do vizinho eh sempre mais verde.

Nao sei de onde saiu esta lista, nem sei como foi montada, mas tem algumas coisas bem esquisitas ali.

Profissional de ciencias contabeis e administracao em media ganha menos que nos. Bem menos. Conheco aos montes, que trabalham no “faturamento” de alguma empresa e ganham uma merreca. Contadores entao, o salario inical deles chega a ser comico, voce só nao ri de pena do coitado. E a escalada nessa area eh bem dificil. Ou o cara entra numa empresa grande, ou abre seu proprio escritorio e pena por anos ate comecar a ganhar dinheiro, ou ganha uma miseria mesmo.

Voce nao vai encontrar muitos contadores por ai, trabalhando em escritorios contabeis ou empresas de medio porte ganhando 4 ou 5k por mes, coisa que para nós eh comum.

Agora se voce for comparar profissionais com mestrado e doutorado a coisa muda de figura, mas nesse caso, compare com os nossos “tops” e voce vai ver que os salarios nao sao tao discrepantes assim.

J

Fala fera!

Essa é uma questão polêmica, mas tenho notado alguns fatores:

As vezes no local onde você se encontra já está superlotado de profissionais que tem essa mesma expertise aí realmente o mercado acaba barateando.
Existe o problema dos “curiosos” que desvalorizam o valor dos profissionais sérios cobrando valores pequenos por obras malfeitas
Outro problema é a ausência de um órgão regulador para profissionais de TI como a OAB existe para os advogados, o que nos valorizaria mais

Enfim, uma série de fatores, mas creio que isso é muito relativo, pois com certeza existem profissionais de TI que ganham bem

Uma das soluções que vejo é começar a investir tempo e aprendizado em outras áreas dentro de TI (dependendo da sua disponibilidade, claro) o que destacaria você como profissional e te agregaria mais valor.
Outra solução seria você estudar para passar em um concurso como profissional de TI em uma empresa que possua um plano sério de cargos e salários e que soubesse valorizar profissionais experientes.

Abraços,

G

Para você, acho, que a vida de TI se resume apenas a salários; ao menos, essa foi a impressão que passou. Me corrija se eu estiver errado.

Eu já penso um pouco diferente. Acredito que ganhar bem é mais consequência do que finalidade. Não vou fingir que dinheiro não é importante, pois num mundo onde daqui a pouco irá até se cobrar para respirar, então, não podemos nos abster disso.

Confesso que também já me decepcionei um bocado com a área. Acho que há uma desvalorização e salários são geralmente baixos. O nível de estresse é elevado, mas ainda considero que há coisa pior por ai, mesmo, nossa área não sendo um mar-de-rosas.

Se for mudar de área pensando apenas na grana, acho que você nada mais vai fazer do que ficar dando murro em ponta de faca. Antes de tudo, tenha prazer no que faça, sinta-se bem no que está fazendo e onde está fazendo, isso conta bastante. Não adianta nada fazer algo que não gosta, pois nunca irá ter o retorno sonhado.

A

Na boa…não sei qual é o seu problema…mas com certeza não pode ser no mercado. 3 mil é salário de júnior. Em média a faixa é bem maior. Não critico de forma alguma a minha profissão, pois tudo o que consegui de melhor na vida veio por ela. O dinheiro é consequência de um bom trabalho e o olho no mercado. Sempre atento a mudanças. Hoje trabalho mais com soluções IBM. Na minha opinião esse será um futuro promissor já que Java tem se tornado cada vez mais plataforma. Quanto a idade…leia esse tutorial abaixo e depois conversamos.

A

Cara,

Eu parei de ler no primeiro parágrafo, porquê ali já vi uma coisa. Acredite: se você não subiu de cargo ou passou a ganhar mais, a culpa é COMPLETAMENTE SUA.

[]'s

A

Mandou bem!!!

X

YvGa:
A grama do vizinho eh sempre mais verde.

Nao sei de onde saiu esta lista, nem sei como foi montada, mas tem algumas coisas bem esquisitas ali.

Profissional de ciencias contabeis e administracao em media ganha menos que nos. Bem menos. Conheco aos montes, que trabalham no “faturamento” de alguma empresa e ganham uma merreca. Contadores entao, o salario inical deles chega a ser comico, voce só nao ri de pena do coitado. E a escalada nessa area eh bem dificil. Ou o cara entra numa empresa grande, ou abre seu proprio escritorio e pena por anos ate comecar a ganhar dinheiro, ou ganha uma miseria mesmo.

Voce nao vai encontrar muitos contadores por ai, trabalhando em escritorios contabeis ou empresas de medio porte ganhando 4 ou 5k por mes, coisa que para nós eh comum.

Agora se voce for comparar profissionais com mestrado e doutorado a coisa muda de figura, mas nesse caso, compare com os nossos “tops” e voce vai ver que os salarios nao sao tao discrepantes assim.

Concordo com você, só não em relação ao profissional com mestrado e doutorado. Uma vez fiz um estagio e meu chefe era engenheiro agrônomo. Na época ele ganhava R$ 1.500,00 isso foi a uns 9 anos. Quando descobri o salário dele sai fora. Seis meses depois tava fazendo e estágio em outra empresa e ganhando quase o mesmo que ele!

A única coisa que vejo que beira a realidade ali é o salário de médico e de engenheiro. Meu co-cunhado é médico e ganha mais do que informa ali. Já trabalhou no interior e chegou a ganhar 15.000 ele é só clínico geral, ou seja só tem a graduação! Engenheiro também está próximo da realidade, um engenheiro júnior (mecânico, elétrico/eletrônica, civil) ganha em torno de R$ 3.000, 3.500 um pleno acima de R$4.500.

Só que isso não é a toa! São dois dos cursos mais difíceis que existem. Medicina já uma guerra para entrar! O curso é extremamente puxado e tem que ter “estômago” para fazer (vai dissecar cadáver para ver o que é bom)!!!.
Engenharia já não é tão concorrido no vestibular, mas o curso é puxado (tanto quando medicina), eu sei pq fiz! Nem se compara ao curso de ciências da computação, análise de sistemas etc. Sei pq sou um dos que desistiu da engenharia e foi fazer análise de sistemas e tenho colegas que foram para ciência da computação. A minha turma quando começou tinha uns 50, e só uns 15 concluíram o curso!

Na nossa área pode se chegar a ganhar até 5.000 (conheci gente que ganhava mais, mas era em cargo de chefia). Só que para isto tem que estudar muito.
Como se explica que se tenha tantas vagas não preenchidas e com excelentes salários? Essas vagas normalmente exigem um profissional que domine a fundo determinadas tecnologias coisa que o profissional médio do mercado (esse que ganha até 3.000) não domina!

O problema que vejo é que o pessoal sai da faculdade consegue um emprego e não procura se qualificar mais! Ele apreende somente aquilo que é necessário para fazer seu trabalho através de dicas ou tutoriais na internet! Não se preocupa em apreender uma nova linguagem, não lê um livro!

Tive um colega que certa vez me contou que leu somente 2 livros na graduação dele e devido ao seu TCC. Como esse profissional pretende evoluir na carreira? Muita gente acha que só tempo de serviço que distingui um profissional junior de um pleno ou senior. Eu mesmo já estou nessa área a 8 anos e não que seja um profissional senior!

Agora me diga, o que você está fazendo para ganhar mais?

D

Detalhe, a fonte é o blog insoonia, um blog de humor. Não que o post não condiga com a verdade, mas a fonte da pesquisa é realmente confiável? Todos os dias vemos muitos advogados, engenheiros e etc que largaram a profissão do diploma e abriram seus próprios negócios, ganham mais vendendo cachorro quente, cerveja ou fazendo tatuagens…
Nem todos os advogados ganham milhões em cada caso defendido, nem todos os engenheiros ficam milionários construindo cidades, nem todos os arquitetos são Niemeyers…
Pesquise e veja quantos médicos ganham super salários, e quantos cobram R$ 40, 50 por consulta.

A questão é, como alguém falou ali em cima, se você não foi promovido, a culpa é apenas tua. Ou por não ter sido bom o suficiente ou por ter ficado no lugar errado, onde um puxa saco ou a peguete do chefe foi alçada à nova função.

H

AUser:
Cara,

Eu parei de ler no primeiro parágrafo, porquê ali já vi uma coisa. Acredite: se você não subiu de cargo ou passou a ganhar mais, a culpa é COMPLETAMENTE SUA.

[]'s

cara, eu fiz a mesma coisa ao pé da letra.

Parei no primeiro parágrafo e pensei o mesmo.

MAuauahaa

Mano, evolui seu currículo e teu cv. conheço gente que com 2 anos de programação passou dos 3 mil. ^^

R

Eu já ganhei bem na área, e depois que atingi certo valor eu não aceito mais vagas que paguem muito menos do que aquela média, mas mesmo assim eu penso em sair, não devido ao salário em si e não porque eu não goste (na verdade eu gosto), mas pelo acúmulo de funções que temos que fazer nos últimos anos e pelo fato de que as empresas em geral querem que nós sejamos “super-homens”. Eu sempre fui auto-didata, tenho certificações e tal mas sempre estudei sozinho por livros, só que sacrificando horas pós expediente pra aprender as coisas que seriam utilizadas em projetos sozinho. Eu acredito que as empresas deveriam nos ajudar de alguma forma, como por exempo ajudar a pagar algum curso da tecnologia que será utilizada, e não “jogar” você no projeto e você que se vire para aprender tudo sozinho (tirando o fato de que o cronograma não conta que a equipe é nova em alguma tecnologia que será utilizada). No último projeto que eu trabalhei quando eu entrei já tinha um prazo final estipulado para entrega que era de 3 meses, porém não existia levantamento de escopo do projeto. Quando comecei a fazer isso vi que tinha muita coisa pra fazer e não sabia se conseguiria cumprir este prazo. Além do fato da equipe ser pequena, dois outros desenvolvedores vinham de outras linguagens (a empresa fez isso pra não ter que contratar gente nova, então pegaram dois caras de outro projeto). Então eu tive que, ao mesmo tempo que implementava o projeto, ensinar esses desenvolvedores. Eu até gosto de explicar e tal, mas ficou tudo muito maluco com o tempo. Eu tive que fazer levantamento, análise, implementação, testar e implantar, além do fato de eles não terem na época nenhum analista de testes e também não terem webdesigner. Depois entrou outro desenvolvedor mais experiente, mas mesmo assim tinha muita coisa pra ser feita em pouco tempo. E fora que a metodologia era xGH. No final ainda “impuseram” a utilização do weblogic ao invés do jboss (que eu e o outro desenvolvedor mais experiente conhecíamos bem) simplesmente pelo fato do diretor de ti da empresa ser ex-alguma-coisa da oracle e não por motivos técnicos nem nada. Aí tivemos também que aprender a configurar o servidor, colocar ele em cluster, etc, sendo que com o jboss poderíamos ter feito isso em bem menos tempo. Resultado de tudo isso: o projeto atrasou, um dos dois desenvolvedores novos pediu pra sair, eu tive que ficar quase um ano trabalhando em média 14 horas por dia, sem feriado e final de semana, e tudo por conta de um “levantamento” mal feito pelo gerente de projetos. Depois de tudo isso eu acabei ficando doente, e depois que este projeto ficou pronto e estava implantado, percebi que o outro que começou ia pelo mesmo caminho, então eu sugeri para o gerente de projetos de adotarmos alguma metodologia mais organizada para podermos prever melhor as coisas, pedido este que foi rejeitado. Eu já estava mal de saúde e comecei a não concordar em ter que ficar em média 14 horas e ter que ficar indo de final de semana e feriado. Acabei sendo dispensado da empresa por causa disso, e já é o segundo local que eu entro que é assim. Então sei lá, talvez valha a pena trabalhar com outra coisa fora de ti, mesmo que ganhando menos, mas pelo menos tendo uma vida mais “normal” em termos de tempo, e principalmente com relação à saúde.
Estou com 29 anos e sou solteiro e fico pensando como será essa loucura toda quando eu tiver uma família. Sinceramente não sei mais se vale a pena ou não continuar com essa loucura.
Acho que se continuar assim viverei no máximo até os 40 anos.

X

Ai que tá o problema e não na área de tecnologia! Go horse não é exclusiva da TI, bem pelo contrário. Já trabalhei em outras aŕeas antes de vir para o setor, por isso digo que a pratica não é exclusividade nossa! Se a empresa usa GH então ela é aplicada na empresa toda. No mercado de trabalho tem muitas empresas ruins e poucas empresas boas. Mudar de área não resolve o problema, que é da empresa. Converse com seus colegas de outros departamentos, todos vão reclamar da empresa!

Nestes casos o negócio é tentar mudar a cultura da empresa, aos poucos, se isso não for possível, o negócio é mudar de empresa!

Q

rogeriopaguilar:
Eu já ganhei bem na área, e depois que atingi certo valor eu não aceito mais vagas que paguem muito menos do que aquela média, mas mesmo assim eu penso em sair, não devido ao salário em si e não porque eu não goste (na verdade eu gosto), mas pelo acúmulo de funções que temos que fazer nos últimos anos e pelo fato de que as empresas em geral querem que nós sejamos “super-homens”. Eu sempre fui auto-didata, tenho certificações e tal mas sempre estudei sozinho por livros, só que sacrificando horas pós expediente pra aprender as coisas que seriam utilizadas em projetos sozinho. Eu acredito que as empresas deveriam nos ajudar de alguma forma, como por exempo ajudar a pagar algum curso da tecnologia que será utilizada, e não “jogar” você no projeto e você que se vire para aprender tudo sozinho (tirando o fato de que o cronograma não conta que a equipe é nova em alguma tecnologia que será utilizada). No último projeto que eu trabalhei quando eu entrei já tinha um prazo final estipulado para entrega que era de 3 meses, porém não existia levantamento de escopo do projeto. Quando comecei a fazer isso vi que tinha muita coisa pra fazer e não sabia se conseguiria cumprir este prazo. Além do fato da equipe ser pequena, dois outros desenvolvedores vinham de outras linguagens (a empresa fez isso pra não ter que contratar gente nova, então pegaram dois caras de outro projeto). Então eu tive que, ao mesmo tempo que implementava o projeto, ensinar esses desenvolvedores. Eu até gosto de explicar e tal, mas ficou tudo muito maluco com o tempo. Eu tive que fazer levantamento, análise, implementação, testar e implantar, além do fato de eles não terem na época nenhum analista de testes e também não terem webdesigner. Depois entrou outro desenvolvedor mais experiente, mas mesmo assim tinha muita coisa pra ser feita em pouco tempo. E fora que a metodologia era xGH. No final ainda “impuseram” a utilização do weblogic ao invés do jboss (que eu e o outro desenvolvedor mais experiente conhecíamos bem) simplesmente pelo fato do diretor de ti da empresa ser ex-alguma-coisa da oracle e não por motivos técnicos nem nada. Aí tivemos também que aprender a configurar o servidor, colocar ele em cluster, etc, sendo que com o jboss poderíamos ter feito isso em bem menos tempo. Resultado de tudo isso: o projeto atrasou, um dos dois desenvolvedores novos pediu pra sair, eu tive que ficar quase um ano trabalhando em média 14 horas por dia, sem feriado e final de semana, e tudo por conta de um “levantamento” mal feito pelo gerente de projetos. Depois de tudo isso eu acabei ficando doente, e depois que este projeto ficou pronto e estava implantado, percebi que o outro que começou ia pelo mesmo caminho, então eu sugeri para o gerente de projetos de adotarmos alguma metodologia mais organizada para podermos prever melhor as coisas, pedido este que foi rejeitado. Eu já estava mal de saúde e comecei a não concordar em ter que ficar em média 14 horas e ter que ficar indo de final de semana e feriado. Acabei sendo dispensado da empresa por causa disso, e já é o segundo local que eu entro que é assim. Então sei lá, talvez valha a pena trabalhar com outra coisa fora de ti, mesmo que ganhando menos, mas pelo menos tendo uma vida mais “normal” em termos de tempo, e principalmente com relação à saúde.
Estou com 29 anos e sou solteiro e fico pensando como será essa loucura toda quando eu tiver uma família. Sinceramente não sei mais se vale a pena ou não continuar com essa loucura.
Acho que se continuar assim viverei no máximo até os 40 anos.

Acho que você não era CLT, mas sim esses PJs e Freelances da vida. Já participei de um projeto de “3 meses” que acabou se transformando em 1 ano, esses “3 meses” se deve por causa da informalidade. Só é permitido por lei trabalho temporário até 3 meses, depois o empregador é obrigado a registrar ou, como acontece na maioria das vezes, burlar o sistema trabalhista contratando como PJ. Contratação como PJ não passa de uma sacanagem do empregador para não pagar impostos e direitos do trabalho. Além disso, quem trabalha 14 horas por dia é um escravo.

Salário inicial de Engenheiro júnior clt : 3 mil, 6 horas.
Salário inicial de Programador júnior clt: 1 mil, 8 horas. (No seu caso 14 horas).

R

esse negócio de querer abandonar a area de desenvolvimento de sistemas é a própria definição da Síndrome de Hotel California.

L

bem nao sei onde tu tá, mas 3 mil é um salário inicial em muitos locais. Eu acho a area de TI uma das melhores do que temos. Há bastante oportunidades e com salarios que depende de vc. Saber negociar é uma arte. E conheci muitos profissionais de TI que não sabem negociar, estão muito fechado na area técnica e quando vai sentar com o cara de negócio, simplesmente não sabe nem definir o quanto ele quer. E o pior o cara aceita qualquer coisa pq fica preocupado com conta à pagar no mes que vem. Eu olho para outras areas e vejo que há sim salarios altos, como médicos e talz, mas não é para qualquer médico que só tem bacharelado, em TI é a mesma coisa. As empresas de TI hoje não contratam mais somente pelo conhecimento técnico como era alguns anos atras, onde o cara que sabia explicar a diferença dos processadores era um “Deus” isso acabou e faz tempo. Enfim, eu não saio da area de TI por nada, dificil ficar desempregado, vagas é o que mais tem no mercado e salários bons. Até para quem está em inicio de carreira tem um salário bom. Tem estagiario ganhando 1.000 + beneficio + experiencia. tá ruim eh? Quando comecei com estágio ganhava 0.000 ainda pagava o bus para ir e feliz da vida.

B

IT nao eh pra todos … nao gostou, vai pra outra area. Simples assim !!

M

jakefrog:
AUser:
Cara,

[]'s

cara, eu fiz a mesma coisa ao pé da letra.

Parei no primeiro parágrafo e pensei o mesmo.

eu vi o titulo do tópico, o primeiro paragrafo, a quantidade de posts… e parei por ai também, fui pros outros comentários (vi que ja teria uma previa bem mais rápida do que se tratava…).

ultimamente o guj ta … com F maiúsculo.

G

Com já disseram aí, a culpa é completamente sua.

Estude mais, faça cursos, invista na sua carreira e seja bom no que faz.
Se você for bom, pode ter certeza que irá ganhar bem.

Um amigo meu que fez cursos, estudou e correu atrás hoje ganha 9k CLT pra ser um “mero” desenvolvedor Sênior, com 13 e 14 salários, PLR, todos os benefícios de um CLT e ainda estão pagando a pós dele. Tudo depende de você amigo.

G

Oi amigo,

Envia uma cartinha para o “a sua carreira” com a Vicky Bloch do Band News, eu a escuto todas as manhãs, talvez ela possa lhe ajudar!

[]'s

D

eu acabei de me formar nessa area tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas
infelizmente nao tenho experiencia na area de programacao e esta sendo muito dificil
pra mim comecar principalmente na minha area de programacao estou como
analista de suporte em uma empresa de informatica obrigada.

D

nao julgue pois a muitas pessoas que nao tem tanta condicao financeira pra paga um curso de java ainda mais aqui na minha cidade
que cursos quase nao tem.

P

baixa umas apostilas da net, ja ajuda.

C

Em qual cidade você mora e/ou trabalha?

E

Tenho alguns amigos q trabalham como agrônomo no Mato Grosso, eles estão trabalhando fazem uns 4 anos e tiram na faixa de 7 à 10 mil clt, na área de TI pra ganhar isso clt o cara tem q ser o super-homem igual disse o amigo acima. Do mesmo jeito q tenho amigos q ganham 1000 reais por mês com outros cursos… acho q nós estamos no ‘meio’ do mercado, o único porém é q o pessoal de TI estuda pra ca*rai…

R

Cara lógico que tem vc que é louco, eu mesmo como JR ganho 3.5k depois do estagio, acho que é vc é problema em si não os outros cargos…

n fique olhando os outros se preocupe com vc carinha…fala sério !!! é jeito de Brasileiro mesmo essas coisas.

J

getAdicted:
Oi amigo,

Envia uma cartinha para o “a sua carreira” com a Vicky Bloch do Band News, eu a escuto todas as manhãs, talvez ela possa lhe ajudar!

[]'s

Eu pensei a mesma coisa… e que o povo usa o GUJ como psiquiatra/psicólogo/médico/consultor de rh/opinião de como fritar ovo… tudo cara.

W

qwert:

Nesse site do link, li também os comentários e muita gente parecia discordar com os valores dizendo estar ganhando mais do que aquilo… Uma médica lá disse ganhar 12 mil, poxa… quando vamos ganhar esse valor? Vi recentemente uma vaga para Gerente de projetos que pagava 6 mil, mas tinha de ter certificação, 10 anos de experiência, pós-graduação etc… Desanima não? O que temos observado é que as empresas no geral estão arrouxando os salários de TI cada vez mais.

Pergunta: Voce gostaria de ser medico???

Eu gostaria de ser medico?? A resposta eh NAO. Mesmo ganhando 10, 20 conto por mes?? Resposta continua NAO.

Eu prefiro ganhar menos e fazer algo que eu gosto, ou pelos, fazer algo que eu tenho mais afinidade do que fazer algo que eu simplesmente odeio somente por causa do salario.

Outra coisa vc fala como se medico nao merece 12.000 por mes, mas um cara que tem 10 anos de experiencia em TI, pos e certificacao merece. Mas quanto tempo que eh somente a graduacao de medicina, 5 anos, 6 anos? Sempre os medicos fazem algum tipo de pos quando eles querem se especializar em alguma area especifica, depois ainda tem o periodo de residencia, pode colocar 10 anos facil ai.
Fora isso, o cursar medicina tem um investimento alto.
Sem falar que se um medico faz uma merda em um paciente ele ta simplesmente perdido, dependendo do problema pode ate perder a licenca para trabalhar. Se um cara de TI faz uma merda, o pior que pode acontecer eh ser mandado embora e em 1 mes ja arrumou outro emprego, caso resolvido.

Todas as profissoes tem salarios bons, salarios ok e salarios ridiculos. Eh soh saber filtrar e ir para as melhores ofertas, o problema da area de TI principalmente no Brasil nao tem ordem, eh quase encarado como prestacao de servico do que uma carreira.

O fato eh: Quem eh realmente bom no que faz, ganha bem na area de TI. Profissionais ruins, ganham pouco, nao conseguem evoluir na carreira e bota culpa na area de TI.

//Daniel

Q

Aiai é para ir com esses negócios q leio, falar que tem um amigo que é engenheiro e ganha 7 10 mil é fácil, mas você fala o quanto ele estudo? Só para começar a faculdade é 6 anos com um curso muito fechado, nada nessa vida é fácil ou tem uma área que você vai ganha rios de dinheiro sem estuda, ainda estou cursando sistema de informação e tenho apenas 6 meses de programação, comecei aceitando ganhar muito pouco para pegar experiência, agora já começo a ver os resultados, querem ganhar dinheiro fácil e sem estuda?? Só se for ilicitamente, coloque a mão na consciência e vê, eu mereço ganha mais de 3 mil?

H

daniferreira:
nao julgue pois a muitas pessoas que nao tem tanta condicao financeira pra paga um curso de java ainda mais aqui na minha cidade
que cursos quase nao tem.
Concordo.

Mas também tenho a dizer que quem quer, corre atrás.
Onde eu morava não tinha nada de Java, me mudei para uma cidade maior, e graças a Deus não passei fome.
Mas fiquei sem dinheiro para nada, pois estava pagando por um curso de java.

É muito fácil culpa o sistema, do que tentar ser diferença nele.

Pessoas querem cargos altos e bons salários sem estudar, se esforçar e ralar.

Você acha tanto material grátis na internet, tantos cursos, tanta ajuda (como aqui no fórum).

D

As pessoas que estão dizendo que a área esta perfeitamente “OK”.

Discordam disso ? : http://www.sindpd.org.br/sindpd/noticia.jsp?id=1328190836166

por isso que a área continua sempre na mesma, ta todo mundo assim:

Destaco dessa noticia, especialmente esta parte: "Como convencer um jovem de 17 anos a passar cinco ou seis anos estudando, complementar com mais um ano ou dois para se especializar e certificar numa ferramenta utilizada no mercado, para no final deste processo receber quase metade do que um Engenheiro, um advogado ou um médico ganham?, avalia Neto.

E

entao qmvini
sim vc ganha 3 mil, e daqui uns 10 anos sendo ultra poliglota e conhecendo uns 25 frameworks, formado, falando ingles fluente e tendo 3 certificaçoes de java, tendo mais dor de cabeça e pepino pra resolver, sim vc vai estar ganhando 7 a 10 mil reais por mes, massa. comparou os 2 agora bicho? acho q vc vai ter cabelo branco mais rápido q o engenheiro

A

Aqui no Interior do Pará, estão precisando de Médicos de todas as áreas…

Salário ??? R$ 35.000,00

Só tem que atravessar uns 3 rios (cheios de Sucurís e Jacarés), com um barquinho que mais parece uma canoa, trabalhar próximo à tribos indígenas que muitas vezes são hostis, não ter horário pra dormir ou acordar, afinal é uma população carente que sofre os maiores tipos de males…

As vagas estão em aberto… Faz medicina aí véio e não vai importar a sua idade, eles vão te contratar…

Ah tá, esqueça as baladas, civilização, tecnologia, etc.

Abs []

A

eduJava:
entao qmvini
sim vc ganha 3 mil, e daqui uns 10 anos sendo ultra poliglota e conhecendo uns 25 frameworks, formado, falando ingles fluente e tendo 3 certificaçoes de java, tendo mais dor de cabeça e pepino pra resolver, sim vc vai estar ganhando 7 a 10 mil reais por mes, massa. comparou os 2 agora bicho? acho q vc vai ter cabelo branco mais rápido q o engenheiro

As vezes eu acredito (espero mesmo que eu esteja errado) que quem fala essas coisas, nunca nem passou na sombra de um Engenheiro…

Quantos Engenheiros você conhece ?? E de que áreas ??? Eles ganham bem ??? Ganham bem trabalhando pouco ??? Sério mesmo ??? Honestamente em projetos e obras ???

Dê um exemplo aí pra nós…

D

http://vagas.infojobs.com.br/vagas-de-engenheiro-mecanico-recem-formado-em-rio-janeiro__2576841.aspx

mais o trampo é foda bagarai…olha que requisitos assustadores: TENHA CONHECIMENTO EM OBRA, NA PARTE DE EQUIPAMENTOS : EX :- ELEVADORES GUINDASTES E ETC

como é regulamentado, o salário aumenta +/- 10% por ano…com 5 anos de formado se tem: 5000 -> 5500 -> 6050 -> 6655 -> 7320 -> 8052

H

douglaskd:
http://vagas.infojobs.com.br/vagas-de-engenheiro-mecanico-recem-formado-em-rio-janeiro__2576841.aspx

mais o trampo é foda bagarai…olha que requisitos assustadores: TENHA CONHECIMENTO EM OBRA, NA PARTE DE EQUIPAMENTOS : EX :- ELEVADORES GUINDASTES E ETC

como é regulamentado, o salário aumenta +/- 10% por ano…com 5 anos de formado se tem: 5000 -> 5500 -> 6050 -> 6655 -> 7320 -> 8052

Realmente por lei é assim, mas vc já ouviu falar de empresas que contratam a pessoa para uma função mas na carteira anotam outra?
Assim elas não precisam pagar o real salário ou aumento…

O mercado eh malandro para todo o lado.

E

cara, meu pai é engenheiro, ganha mais de 15 mil reais por mês (mata sua curiosidade neh), vc num acha q estou falando da boca pra fora, parem de falar isso, quem estuda sempre consegue ganhar bem, a questão não é essa, a questão é que vc estuda igual um médico pra ganhar igual pedreiro, é muita dor de cabeça para tão pouco, e eu não estou falando q estou insastifeito com a área, eu estou satisteito e tb gosto da nossa área, talvez gostamos de sofrer…

H

eduJava:
cara, meu pai é engenheiro, ganha mais de 15 mil reais por mês (mata sua curiosidade neh), vc num acha q estou falando da boca pra fora, parem de falar isso, quem estuda sempre consegue ganhar bem, a questão não é essa, a questão é que vc estuda igual um médico pra ganhar igual pedreiro, é muita dor de cabeça para tão pouco, e eu não estou falando q estou insastifeito com a área, eu estou satisteito e tb gosto da nossa área, talvez gostamos de sofrer…
Se você gosta, parabéns.

Eu conheço gente que está estudando e ralando. Conheço um cara que tirou 2 certificações em 6 meses e pulou de estagiário para pleno (pois fez prova e passou para esse cargo).

Conheço também pessoas que com 5 anos de dev está tirando 10~12k.

Fica parado quem quer…

É mais fácil reclamar do que fazer algo para mudar.

R

Povo chato que reclamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

devem ficar o dia todo jogando Video Game…

L

AUser:
Cara,

[]'s

Não é bem assim que funciona a coisa… quando vc está na graduação vc pode ter uma oportunidade como estagio… agora e para ser gerente? Não existe gerente estagiario… o que existe são cargos de confiança ou seja peixe. Porem a grande maioria não é peixe de ninguém! Então não tem oportunidade de subir na carreira…

D

sem ser formado ? onde eu faço essa prova ?

F

Sou de Belém - Pará, uma cidade com poucas oportunidades realmente boas em TI. O que fiz pra começar a melhorar: Abri mão de família, namoro e vida social, e me mudei pra SP.

As coisas estão melhorando, mas graças ao meu esforço e dedicação, Ta certo que area de banco de dados geralmente paga um pouco melhor que a de desenvolvimento, mas também é TI, então “sofro” o mesmo que um desenvolvedor, diga-se, estudar muito, trabalhar muito, ser pouco reconhecido.

A pessoa tem que sair da zona de conforto, que na nossa área é comum. Quer melhorar, procura vagas com perfil mais complexo. Não se encaixa nesse perfil? Estuda pra se encaixar e pronto. Não quer estudar muito? Vira traficante e morre longe de mim…

A

Opa Edu, beleza cara ??? Teu pai ganha 15 mil trabalhando Pouco ?? Estudou pouco ou ralou pra ca#$@#$lho ??

O que se vê aqui é gente não fazendo nada pra mudar e reclamando…

Eu concordo que médico e engenheiros ganham mais… Mas olha a responsabilidade velho… Se algum prédio que seu pai assinou como seguro, cai de uma hora pra outra, até cadeia pode dar cara e você sabe muito bem disso.

Todo e qualquer trabalho honesto onde um profissional ganha muito bem tem 2 verdades absolutas:

1 - O cara ralou pra PORRA pra estar alí… Virou madrugadas estudando, vira madrugadas trabalhando em projetos, muitas vezes abre mão de família e vida social, pra alcançar seus objetivos;

2 - Tem algum risco maior envolvido em caso de falha no trabalho realizado;

O que não dá pra ver é neguinho que quer trabalhar 8 horas por dia, chegar em casa e ir jogar vídeo-game, querer ganhar o mesmo que um cara que tem uma profissão dessa…

Quer ser engenheiro ou médico ?? Mas se prepare para as consequencias…

Quando vejo alguém dizendo isso por aqui me dá até arrepios, porque logo penso: “Lá vai mais um profissional medíocre em profissões tão fundamentais.”

Pois pra mim quem ganha pouco em uma profissão, senta e chora reclamando de mais e diz que vai largar uma área por conta disso, é alguém, que trabalha UNICAMENTE pela $$… E quem faz isso meu amigo, tenho quase certeza que é um Profissional medíocre…

Abs []

[EDIT] - Esqueci de acrescentar… Acho que já vai tarde, pois está feliz fazendo o que faz atualmente.

P

trabalhar pouco e ganhar mto…so virando politico mesmo…

H

douglaskd:
jakefrog:

Eu conheço gente que está estudando e ralando. Conheço um cara que tirou 2 certificações em 6 meses e pulou de estagiário para pleno (pois fez prova e passou para esse cargo).

sem ser formado ? onde eu faço essa prova ?

Vem pro RJ e corre atrás uai. [=
Eu conheci esse cara na infnet, estava finalizando o 3 grau dele. [=

Y

O problema eh que comparam o top de outras profissoes com a nossa media.

Sim, engenheiros e medicos ganham em media mais do que nós, mas nao creio que seja esse absurdo todo nao. Advogados eu tenho minhas duvidas se na media ganham mais que nós, conheco alguns com anos de estrada que mal conseguem manter as prestacoes do carro popular em dia. E mesmo os advogados que ganham os rios de dinheiro de que tanto falam, veja quais deles ganham isso como empregado e quais tem seu proprio escritorio.

Ai comparem eles com os empresario de TI pra ver como nos saimos.

G

pra quê ficar comparando emprego com o seu, vc já escolheu, se for o caso mude e tente ver o quanto demora pra ganhar salários altos como dizem de eng e med todo tem seu tempo mas acho que TI seja mais rápida.

por ex:

vc esta em uma empresa e sabe mexer bem no projeto e quer aumento vai la e pede se não ja fala vou ter que sair certeza que vão negociar com vc isto, por eu percebo na empresa.

é cada um por si .

B

douglaskd:
As pessoas que estão dizendo que a área esta perfeitamente “OK”.

Discordam disso ? : http://www.sindpd.org.br/sindpd/noticia.jsp?id=1328190836166

por isso que a área continua sempre na mesma, ta todo mundo assim:

Destaco dessa noticia, especialmente esta parte: "Como convencer um jovem de 17 anos a passar cinco ou seis anos estudando, complementar com mais um ano ou dois para se especializar e certificar numa ferramenta utilizada no mercado, para no final deste processo receber quase metade do que um Engenheiro, um advogado ou um médico ganham?, avalia Neto.

Tenso mesmo.

E veja isso:

O presidente do sindicato de TI de São Paulo aponta que dados da FGV indicam uma média salarial de R$ 6,7 mil para médicos e entre de R$ 5 mil e R$ 6 mil para as engenharias, dependendo da especialização.

L

Concordo com alguns e discordo de outros…
Existem regiões que dá vontade de pular fora mesmo… já morei numa cidade…quase todas as empresas, pagam na média de 1200 ou algo assim para programador não interessando se tem um ano de experiencia ou dez… então…o que acontece… ninguém aumenta, pois as empresas sabem que suas concorrentes também pagam esse preço… e o que os programadores vão fazer…? muitos vão embora…outros se sujeitam a isso… e o que acontece? passa ano, passa ano, passa ano…e a coisa fica na mesma… as empresas adotando salario de programador como o piso…nada mais que isso…

A uns anos atras saí de uma empresa…pois não dava mais pra me sustentar…os caras me pagando 1000…e eu pagando aluguel, agua, luz, telefone, colégio pra filho, mercado, dentista, roupas,…não tem como

Então o que acontece? Ou pula fora e continua na região… ou continua na profissão, mas saia da cidade e vá para uma cidade que possua empresas maiores e mais estruturadas que valorizem seus funcionarios

L

É realmente uma desgraça! sempre na minha vida disseram para eu fazer aquilo que eu goste… fiz o que eu gosto… e hj não ganho bem e me arrependo disso. Quando tiver filhos direi a eles: Não faça o que vc gosta. Faça o que da dinheiro, não importa o se vc gosta ou não!

C

leopoldof:
Concordo com alguns e discordo de outros…
Existem regiões que dá vontade de pular fora mesmo… já morei numa cidade…quase todas as empresas, pagam na média de 1200 ou algo assim para programador não interessando se tem um ano de experiencia ou dez… então…o que acontece… ninguém aumenta, pois as empresas sabem que suas concorrentes também pagam esse preço… e o que os programadores vão fazer…? muitos vão embora…outros se sujeitam a isso… e o que acontece? passa ano, passa ano, passa ano…e a coisa fica na mesma… as empresas adotando salario de programador como o piso…nada mais que isso…

Exatamente por isso perguntei para o autor da thread em qual cidade ele mora e/ou trabalha

R

belo exemplo…

então se ele virar ladrão pode ser neh é um profissão hj em dia não…

monta um grupo e ja vai pro assalto à banco…não precisa gostar e é dim bem facil.

H

belo exemplo…

monta um grupo e ja vai pro assalto à banco…não precisa gostar e é dim bem facil.MAuhauhauhauhauhahuauhuha
Boa!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

D

belo exemplo…

monta um grupo e ja vai pro assalto à banco…não precisa gostar e é dim bem facil.

facil nada…se fosse facil haveria muito mais roubo, as pessoas não roubam com medo de cadeia…honestidade ? puff…

facil mesmo é ser politico corrupto…ai o negócio fica bão…

F

Quantos pensamentos medíocres aqui… quanta gente fraca de espírito. Eu, que estou a mais de 3000km de todos que amo, não estou reclamando. Foi uma escolha que fiz pra progredir na vida. Se você que está reclamando, quer vida fácil, você está na profissão errada.

É por causa de alguns seres vivos que a area de TI está meio bagunçada. Então eu peço a você, que foi atingido pelas minhas palavras, que saia o mais rápido possível da area de TI e pare de envergonhar os profissionais de verdade.

A

O que dá mais tristeza ao olhar para o País dessa forma, é ver como alguém se acanha e se coloca na situação de vítima.

No fim das contas, são pessoas que olham para alguém que tem sucesso na vida e dizem: “Esse é um cara de sorte” se tornando incapazes de perceber que o esgoto em que vivem existe justamente por suas próprias atitudes.

Médicos, Engenheiros, Advogados ou “meros” Programadores… Medíocre é medíocre em tudo que é canto.

Sem mais 1 centavo a adicionar, me retiro da Thread.

Abs []

D

concordo com o adriano…profissional mediocre é quem se coloca em situação de vitima (e não faz nada pra mudar)

APOIADO +1

todos nós escolhemos os caminhos que vamos seguir…se por algum motivo, esse caminho for o errado, não adianta “somente reclamar”, aliado a reclamação, tem de haver uma atitude…nessas profissões que citamos, engenharia principalmente, foram muitas brigas, greves, desconfortos em geral, que fizeram da classe uma melhor…

e quem garante que engenharia daqui 5 anos não vai estar abarrotada, e gente dizendo: “eu aceitaria ganhar 3mil, mas as vagas só pagam 5 pra quem tem experiencia…”

o mercado uma hora ou outra acaba se equilibrando…

A

Se pudesse voltar no tempo faria Medicina.
Além de ter uma ampla área de atuação, vc é valozidado em qualquer lugar, não precisa ter que mudar para cidade X para ganhar bem.

V

Não me arrependo de ir pra computação pq gosto de passar o dia inteiro no computador. Gostar de programar tanto faz pq isso eu poderia fazer no tempo livre de qualquer maneira

As outras áreas que eu gostaria de trabalhar como por exemplo design acho que devem pagar até pior

O jeito que encontrei pra ganhar um pouco bem foi ir pro serviço público. Um dia pretendo passar nesses que pagam 13.000+ pra analista de sistemas

Q

Ao pessoal que acha que nossa área está OK ou que acha que nossa desvalorização é por nossa própria culpa… veja isso:

ENGENHEIRO MECANICO RECEM FORMADO
Salário

R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00 (Bruto mensal)

Descrição

ENGENHEIRO MECANICO RECEM FORMADO (Nível: Analista)
Local de trabalho: Rio de Janeiro, RJ
Regime de contratação de tipo Efetivo ? CLT
Jornada Período Integral
TENHA CONHECIMENTO EM OBRA, NA PARTE DE EQUIPAMENTOS : EX :- ELEVADORES GUINDASTES E ETC
SOLICITAMOS QUE RESPONDA SOMENTE QUEM TENHA O PERFIL .
" O CANDIDATO TEM QUE ESTAR COM O CREA EM DIA "

Exigências

Escolaridade Mínima: Superior completo
Português (Nativo)
Habilitação para dirigir
Disponibilidade para viajar
Disponibilidade para mudar de residência

Benefícios adicionais

Assistência médica, Seguro de Vida, Vale-alimentação, Vale-transporte

</vaga engenharia>

Desenvolvedor Sênior
Salário

R$ 4.000,00 a R$ 5.000,00 (Bruto mensal)

Descrição

Desenvolvedor [b]Sênior [/b](Nível: Especialista)
Local de trabalho: Rio de Janeiro, RJ
Regime de contratação de tipo Efetivo ? CLT
Jornada Período Integral
Título do cargo: Desenvolvedor Sênior
Descrição: Capacidade de analisar e avaliar problemas, estruturar soluções e avaliar alternativas, selecionando e implementando planos de ação apropriados a[b] projetos de alta complexidade.[/b]
Requisitos exigidos:
Conhecimentos de infraestrutura e redes
Inglês intermediário
Bom relacionamento interpessoal

Exigências

Escolaridade Mínima: Superior completo
Português (Nativo), [b]Inglês (Intermediário)[/b]

Benefícios adicionais

Assistência médica, Assistência odontológica, Vale-refeição, Vale-transporte

</vaga ti>
http://vagas.infojobs.com.br/vagas-de-desenvolvedor-senior-em-rio-janeiro__2591928.aspx

Viu a vaga de engenharia? Nem precisa de inglês, nem precisa de certificações, nem precisa de experiência!

Para alguém de TI ganhar como engenheiro formado e sem experiência o cara tem que ter anos de exp. mais certificações, inglês e muito, mas muito mais mesmo… Vejam as vagas, o que vcs acham mais difícil: lidar com elevadores ou lidar com projetos de alta complexidade ??

O que é mais estressante? lidar com elevadores ou com projetos de alta complexidade?

Aff… TI é uma grande porcaria. Eu já desenvolvi sistemas complexos e com certeza posso dizer que é muito mais difícil de fazer do que lidar com elevadores e guindastes…

Pegunto aos sensatos: a culpa é nossa ou do mercado?

Criado 18 de março de 2012
Ultima resposta 20 de mar. de 2012
Respostas 58
Participantes 33