Galera,
É a primeira vez que estou usando CardLayout e estou apanhando. Tenho vários botoes, como eu faço pra que ao clicar em um botao, o card referente àquele botão fique em primeiro plano?
Grato e no aguardo,
Galera,
É a primeira vez que estou usando CardLayout e estou apanhando. Tenho vários botoes, como eu faço pra que ao clicar em um botao, o card referente àquele botão fique em primeiro plano?
Grato e no aguardo,
Vamos supor q vc crie um JPanel com o CardLayout e nele vc coloque 3 outros JPanel’s, ficaria assim:
JPanel cards= new JPanel(new CardLayout());
JPanel panel1= new JPanle();
JPanel panel2= new JPanle();
JPanel panel3= new JPanle();
cards.add(panel1,"primeiro");
cards.add(panel2,"segundo");
cards.add(panel3,"terceiro");
quando adicionamos um componente em um container com CardLayout colocamos uma String que identifica esse componente, no caso “primeiro”, “segundo” e “terceiro”.
agora para tornar um componente visivel é utilizado o método show do CardLayout, para isso vc deve ter uma isntancia do CardLayout da qual vc chamara o método show, e como parametro do método vc deve informar qual em qual container que possue o LayoutCard vc deseja realizar a vizualização e qual o componente contido neste container vc quer visualizar.
CardLayout layout= new CardLayout();
layout.show(cards,"primeiro");
isso chama o componente “primeiro” que esta em “cards”.
Não sei se ficou claro, qualquer coisa grita!!
Valew!
Agora, e se eu quiser chamar uma classe, por exemplo, Chat, que está fora da minha classe principal? Quero fazer a Chat aparece em um dos cards por exemplo? Tem jeito?
Se não entender grita que eu tento explicar melhor… hehe…
Grato e no aguardo,
vc pode adicionar um Component ao CardLayout no momento que vc quiser, poderia fazer assim:
Chat chat= new Chat();
cards.add(chat,"Chat");
layout.show(cards,"Chat");
Isso se Chat for um Component.
Mas ai vc tem que tomar cuidado: Quando um Component é sobreposto por outro ele ainda existe lá exatamente como vc deixou, portanto se vc for fazer um chat, quando clicar em um outro botão vc deve retirar o usuario da sala antes de exibir o novo component, senão ele vai sair da tela do chat mas vai continuar conectado e recebendo as mensagens, mas elas não vão ser visiveis pq o chat está em baixo de outras telas.
Agora, tratando-se de um chat não sei se essa é a melhor saida, mas vou deixar isso para o povo + experiente responder!