cfreire:
Olá PessoALL,
Aproveitando o post gostaria da opinião de vocês.
Usei a planilha da APInfo e OndeTrabalhar.
Considerando um salário de R$ 6k CLT Full, teríamos aproximadamente R$ 4.800 do salário bruto - taxas.
Neste caso, os benefícios (férias, 13°, fgts, vale refeição, plano de saúde, seguro de vida, bonificação) totalizam R$ 2.500,00.
Assim, o pacote de remuneração mensal seria de R$ 7.300 (4.800 + 2.500).
Em PJ, considerei 52,50/hora. Correspondendo a aproximadamente 9.000/mês, e com os devidos desconto (calculados na planilha APInfo), resultam em R$ 7.350,00 líquido.
Abstraindo os critérios subjetivos, posso considerar que para um CLT de 6K, um salário de 9.000 (PJ) não valeria a pena ? Só seria interessante financeiramente para valor hora superior a 52,50 ?
Em geral, com base neste cálculo, qual o coeficiente que vocês utilizam para optar por PJ ?
Valer a pena é muito relativo… se for falar apenas de grana, CLT você tem garantido dissidio todo ano, já PJ não! Ou seja, se for falar só disso, teria realmente que o valor hora ser maior!
Se for falar de “estabilidade” também CLT se te mandam embora você não sai com uma mão na frente, ou atrás… tem seguro desemprego… etc
Porém, tudo é relativo! De que adianta trabalhar como CLT e não ter nenhuma oportunidade… estagnar! O mesmo vale para PJ!
Quem disse que como PJ você não consegue aumentos em espaço menor de tempo?
Estabilidade também pode existir como PJ… você pode ser CLT mas se a empresa quebra já eras de qualquer jeito!
Mesmo assim, na regra geral CLT costuma ser melhor, pois geralmente o PJ é o famoso PJ Funcionário, que cumpre com as obrigações (deveres) do CLT, porém com os direitos do PJ (nenhum)…
A grana para compensar no meu ver tem de ser pelo menos 30% a mais… neste caso uma hora em torno de R$ 68,00 na minha opnião vale mais a pena que R$ 6 K CLT… menos que isso não vale.
Amigo meu recusou uma oferta de 8K CLT em virtude de uma hora de R$ 70,00… eu não recusaria, pois além de tudo a empresa que ofereceu 8K CLT tinha ao meu ver muito mais perspectiva de crescimento do que a que ele esta com R$ 70,00 / hora! Mas cada um é cada um…