Como ganhar dinheiro abrindo o código fonte?

16 respostas
B

Boa tarde a todos , estou pensando seriamente em abrir no github o código fonte de uma biblioteca Action Based pra java que fiz http://tagrialib.com , só que também queria ao mesmo tempo ganhar uma grana com isso . Como as empresas que geralmente abrem os fontes das ferramentas ganham dinheiro com isso ? Alguém com experiência nesse sentido ?

16 Respostas

V
Tem várias formas:

a) Se tornar conhecido: O que faz você achar empregos ou negócios mais facilmente na área;

b) Cobrando por manutenção;

c) Vendendo a documentação;

d) Vendendo suporte.

O código público só significa abrir mão de um único canal de distribuição: a venda direta.

B
<blockquote><div class="quote-author">ViniGodoy:</div>Tem várias formas:

a) Se tornar conhecido: O que faz você achar empregos ou negócios mais facilmente na área;

d) Vendendo suporte.

O código público só significa abrir mão de um único canal de distribuição: a venda direta.

Achar emprego não é meu foco ou meta até porque sou PJ entao prefiro crescer a empresa e por isso me veio a ideia de começar a atingir mais público com duas ferramentas chave que estou pra lançar uma delas é essa biblioteca e tem outra saindo do forno.
Vender documentação como o PrimeFaces fazia acho que não rola , até porque complicaria a vida de quem usa e creio também que seria um diferencial importante na hora da escolha .
Venda de suporte seria algo interessante o duro é estimar um valor pra isso porque no Brasil é foda , quando a ferramenta é nossa o povo acha caro , quando é gringa é nem é tão boa o povo acha que ta dentro do preço infelizmente. Alguma ideia de como estimar um valor de suporte ?

O esquema de versões community e uma versão paga nao acho viavel também já que a ideia é que eu receba colaborações no código fonte também e ficar mantendo duas coisas creio não ser a melhor saída .

Algumas considerações sobre o que penso ou o caminho é esse mesmo ?

N

Só por curiosidade, como você vai abrir o fonte, você já deve ter em mente quem será sua comunidade e quem auxiliará no desenvolvimento da biblioteca, correto?

B

Uma pequena noção sim . No caso toda comunidade que usa framework web java action based (struts,spring,vraptor,mentawai,etc) seriam candidatos

S

Dos que ja tive contato por aqui (Spring, RabbitMQ, Gradle), essas sao as principais formas que eles fazem dinheiro:

1. Suporte
  2. Consultoria
  3. Treinamento
A

Antes disso, sugiro que corrija o site:

http://app.tagrialib.com/assinante/form:
HTTP ERROR 500

Problem accessing /assinante/form. Reason:

Server Error

Caused by:

br.com.caelum.vraptor.view.ResultException: org.apache.jasper.JasperException: /WEB-INF/jsp/assinante/form.jsp(85,5) PWC6131: Attribute maxlength invalid for tag input according to TLD

at br.com.caelum.vraptor.view.DefaultPageResult.defaultView(DefaultPageResult.java:69)

at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ForwardToDefaultViewInterceptor.intercept(ForwardToDefaultViewInterceptor.java:60)

at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)

at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)

at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)

at br.com.caelum.vraptor.core.DefaultInterceptorStack.next(DefaultInterceptorStack.java:54)

at br.com.caelum.vraptor.core.LazyInterceptorHandler.execute(LazyInterceptorHandler.java:61)

at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ExecuteMethodInterceptor.intercept(ExecuteMethodInterceptor.java:85)

at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:54)

at br.com.jslsolucoes.tagria.interceptor.ErrorInterceptor.intercept(ErrorInterceptor.java:49)

at br.com.caelum.vraptor.interceptor.InstantiateInterceptor.intercept(InstantiateInterceptor.java:48)

at br.com.caelum.vraptor.core.ToInstantiateInterceptorHandler.execute(ToInstantiateInterceptorHandler.java:56)

at br.com.caelum.vraptor.interceptor.FlashInterceptor.intercept(FlashInterceptor.java:83)

at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ExceptionHandlerInterceptor.intercept(ExceptionHandlerInterceptor.java:71)

at br.com.jslsolucoes.vraptor.plugin.interceptor.HibernateTransactionInterceptor.intercept(HibernateTransactionInterceptor.java:28)

at br.com.caelum.vraptor.interceptor.ResourceLookupInterceptor.intercept(ResourceLookupInterceptor.java:69)

at br.com.caelum.vraptor.core.EnhancedRequestExecution.execute(EnhancedRequestExecution.java:44)

at br.com.caelum.vraptor.VRaptor$1.insideRequest(VRaptor.java:91)

at br.com.caelum.vraptor.ioc.guice.GuiceProvider.provideForRequest(GuiceProvider.java:82)

at br.com.caelum.vraptor.VRaptor.doFilter(VRaptor.java:88)

at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler$CachedChain.doFilter(ServletHandler.java:1419)

at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler.doHandle(ServletHandler.java:455)

at org.eclipse.jetty.server.handler.ScopedHandler.handle(ScopedHandler.java:137)

at org.eclipse.jetty.security.SecurityHandler.handle(SecurityHandler.java:557)

at org.eclipse.jetty.server.session.SessionHandler.doHandle(SessionHandler.java:231)

at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandler.doHandle(ContextHandler.java:1075)

at org.eclipse.jetty.servlet.ServletHandler.doScope(ServletHandler.java:384)

at org.eclipse.jetty.server.session.SessionHandler.doScope(SessionHandler.java:193)

at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandler.doScope(ContextHandler.java:1009)

at org.eclipse.jetty.server.handler.ScopedHandler.handle(ScopedHandler.java:135)

at org.eclipse.jetty.server.handler.ContextHandlerCollection.handle(ContextHandlerCollection.java:224)

at org.eclipse.jetty.server.handler.HandlerCollection.handle(HandlerCollection.java:154)

at org.eclipse.jetty.server.handler.HandlerWrapper.handle(HandlerWrapper.java:116)

at org.eclipse.jetty.server.Server.handle(Server.java:370)

at org.eclipse.jetty.server.AbstractHttpConnection.handleRequest(AbstractHttpConnection.java:489)

at org.eclipse.jetty.server.AbstractHttpConnection.headerComplete(AbstractHttpConnection.java:949)

at org.eclipse.jetty.server.AbstractHttpConnection$RequestHandler.headerComplete(AbstractHttpConnection.java:1011)

at org.eclipse.jetty.http.HttpParser.parseNext(HttpParser.java:644)

at org.eclipse.jetty.http.HttpParser.parseAvailable(HttpParser.java:235)

at org.eclipse.jetty.server.AsyncHttpConnection.handle(AsyncHttpConnection.java:82)

at org.eclipse.jetty.io.nio.SelectChannelEndPoint.handle(SelectChannelEndPoint.java:668)

at org.eclipse.jetty.io.nio.SelectChannelEndPoint$1.run(SelectChannelEndPoint.java:52)

at org.eclipse.jetty.util.thread.QueuedThreadPool.runJob(QueuedThreadPool.java:608)

at org.eclipse.jetty.util.thread.QueuedThreadPool$3.run(QueuedThreadPool.java:543)

at java.lang.Thread.run(Thread.java:662)</blockquote>
T

Além do marketing pessoal que o viniGodoy mencionou, marketing empresarial também;

N

Uma pequena noção sim . No caso toda comunidade que usa framework web java action based (struts,spring,vraptor,mentawai,etc) seriam candidatos

Assim, eu não vejo vantagem em abrir o fonte senão for com o objetivo de se criar um produto muito superior ao que se tem hoje, para isso você precisa de uma comunidade de desenvolvedores e precisa gerar ganhos reais para eles, seja em forma de produto, seja em forma de dinheiro.

Eu sugeriria que você buscasse algum sponsor, que tivesse interesse em vincular a marca ao produto e bancasse uma parte do desenvolvimento, assim você conseguiria partir do estágio atual, melhorando a qualidade do produto e conseguindo uma posição de destaque na comunidade da solução (não que o produto atual seja ruim, ele deve ser muito bom, mas não existe uma vantagem em se abrir o fonte sem ter cooperação, porque você continuará a bancar o desenvolvimento sozinho senão tiver programadores dispostos a ajudar).

Se você abrir o fonte, você pode vender sua consultoria em forma de suporte, cobrança pelas correções,venda de documentação, customização e etc, porém é diferente de pensar como provedor de uma solução e sim como uma consultoria que ajuda na implantação e na customização.

S
<blockquote><div class="quote-author">ViniGodoy:</div>Tem várias formas:

d) Vendendo suporte.

Ou seja, mais fácil é criar um blog e lucrar com adsense que este metodo aí vingar…
Quantos anos nego tem investido de trabalho duro no linux e poucos podem se gabar que realmente ganham dinheiro com isso e olhe que é um sistema operacional, coisa muito mais complexa que um sistema comercial.
Eu tenho por mim que se alguém quer fazer software e ganhar dinheiro no Brasil o caminho é serviço mesmo, desenvolver, dar manutenção e olhe lá.
Tem de ter um mercado muito focado e manjar muito de area comercial, mas não parece ser o caso dele, se o cara fizer um framework digamos um Spring da vida, não vai lucrar um centavo por todo o tempo que consumiu, levará anos a fio e quem sabe, alguém irá usar.
Muita gente faz estes frameworks java por curiosidade academica ou por altruismo pois grana mesmo, verdinhas dificilmente terá.

Procure saber sobre o JCompany, um puta framework web 2.0 que uma empresa vende e com este nome comercial associado ao produto já terá seu comercial. Estes caras eu vejo anunciando na java magazine há anos e já esbarrei algumas empresas que o utilizaram.
Quem sabe seguindo um caminho parecido vingue pois vou te falar, não é facil este mercado.

B

@Ataxexe
Opa desculpa pelo problema no site . Já foi corrigido .

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

Até o momento pelo que vi as opções viaveis são :

• Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)
  • Customização do produto.
  • Treinamento (creio que não seja muito procurado pois é muito facil utilizar)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .

S

boneazul:
@Ataxexe

@naomeencontro
Entao a ideia é abrir no github mesmo pra comunidade que utilizar ajudar a crescer e evoluir o produto , para que ambos tenham ganhos reais , tanto eu recebendo contribuições o que é bom pra minha empresa e para o produto como pra comunidade que acaba tendo uma ferramenta boa que faz muita falta no mercado de java . Tanto é que a falta de opções decentes foi um dos motivos principais que eu acabei desenvolvendo .

Venda de documentação creio que não rola fazer , seria muito prejudicial ao produto , vide a história do primefaces eu achei um tiro no pé quando fizeram . Até mudaram de ideia um tempo depois abrindo a documentação também .

• Suporte ao produto. (já estaria envonveldo correções urgentes , algumas novidades sairiam primeiro pra esse tipo de assinante creio eu e depois pra comunidade)

Eu pensei também agora pouco em agregar outra ferramenta que vou lançar essa sim paga no caso como gancho no site dessa que é aberta . Entao meio que por uma se chega a outra . Creio ser um outro modo de fazer alguma renda .

Dá um jeito de associar tua empresa ao produto quem sabe aí sim vinga. SEm falar no óbvio que seria o DIFERENCIAL. Abrir o fonte não servirá de absolutamente NADA abre só pra quem vai realmente ajudar e seja da tua confiança pois irão é rouba-lo e vender com outro nome.

B

Sparcx86:
boneazul:
@Ataxexe

@naomeencontro

Dá um jeito de associar tua empresa ao produto quem sabe aí sim vinga. SEm falar no óbvio que seria o DIFERENCIAL. Abrir o fonte não servirá de absolutamente NADA abre só pra quem vai realmente ajudar e seja da tua confiança pois irão é rouba-lo e vender com outro nome.

É esse problema da licença teria que resolver de um modo que tente EVITAR isso , dificil nao acontecer . Mas as vezes penso que por mais que alguém faça isso ninguém compra uma coisa que já existe gratuita na internet por mais que seja um pouco menos evoluida . É como se alguem viesse me oferecer um hibernate próprio , ou um spring próprio , pra que vou comprar se tem ferramenta compativel do mesmo porte gratuita e ainda com o diferencial que eu sei que se a empresa afundar eu nao vou ficar a ver navios porque a comunidade mantem a ferramenta . Associar o produto a empresa já é o primeiro passo .

S

boneazul:
Sparcx86:
boneazul:
@Ataxexe

@naomeencontro

É esse problema da licença teria que resolver de um modo que tente EVITAR isso , dificil nao acontecer . Mas as vezes penso que por mais que alguém faça isso ninguém compra uma coisa que já existe gratuita na internet por mais que seja um pouco menos evoluida . É como se alguem viesse me oferecer um hibernate próprio , ou um spring próprio , pra que vou comprar se tem ferramenta compativel do mesmo porte gratuita e ainda com o diferencial que eu sei que se a empresa afundar eu nao vou ficar a ver navios porque a comunidade mantem a ferramenta . Associar o produto a empresa já é o primeiro passo .

Meu caro há muita gente mal intencionada e mal caráter neste mundo.
E assim também tem pessoas muito mal informadas também.
Se voce junta o malandro com o mal informado ele já terá vendido seu software e a licença vai pro ralo, o cara terá lucrado MUITO DINHEIRO nas tuas costas.
Digo isso pois na area de TI o software vale muito dinheiro e as pessoas não se tocam disto. Tem gente que pensa que brota um sistema do nada.

B

Sparcx86:
boneazul:
Sparcx86:
boneazul:
@Ataxexe

@naomeencontro

Meu caro há muita gente mal intencionada e mal caráter neste mundo.
E assim também tem pessoas muito mal informadas também.
Se voce junta o malandro com o mal informado ele já terá vendido seu software e a licença vai pro ralo, o cara terá lucrado MUITO DINHEIRO nas tuas costas.
Digo isso pois na area de TI o software vale muito dinheiro e as pessoas não se tocam disto. Tem gente que pensa que brota um sistema do nada.

Concordo , mas voce concorda que abrindo o fonte (que é a tendência do mercado hoje em dia , isso é indiscutível) esse é um risco que todo mundo corre ? Eu estou ciente disso . Se o cara ganhou dinheiro na malandragem , bom pra ele que DEUS abençoe ele e não desampare a gente , eu creio que na vida tudo que voce faz de dívida voce sempre acaba pagando o seu preço . Mas ai já é outra discussão . Por isso que abri esse tópico pra eu saber ponderam bem o que é bom e ruim e agradeço suas opiniões sobre o assunto .

G

Essa também é uma maneira.

Resumindo tudo: abrir o código fonte e/ou fornecer o produto gratuitamente não traz nenhum rendimento financeiro de forma direta. Fazendo isso você ganha uma única coisa: a inserção do produto na comunidade, ou seja, uma base de usuários. Conquistando esses usuários vai da sua criatividade inventar um bom modelo de negócio para ganhar o dinheiro.

Acho que pensar dessa maneira ajuda a decidir se a escolha está de acordo com seus desejos ou não. Alguns não se sentem à vontade em “dar” seu trabalho e preferem cobrar diretamente por ele. Outros vêem melhores oportunidades em construir negócios ao redor de uma comunidade de usuários formada a partir de um produto gratuito… tudo depende do perfil!

B

jcompany ?? é então abriram o fonte deles numa versão comunidade também que chama jaguar num sabia ? ta disponível no portal do software publico faz mais de anos já acho . Atoa será ?

Criado 2 de junho de 2013
Ultima resposta 3 de jun. de 2013
Respostas 16
Participantes 8