iReport - tables? [RESOLVIDO]

7 respostas
V

Olá,

É a primeira vez que tento trabalhar com iReport + Jasper.
Tenho um relatório a ser gerado (na verdade é o rosto de um orçamento). Ele contém a seguinte estrutura:

Cabecalho:
Client name:
Project name:
Period:

Tabela 1
Cabecalho com 3 colunas + corpo + rodapé, sendo a coluna do meio do corpo dinâmica. Ou seja, tem que ser expansível.

Tabela 2
Texto estático

Tabela 3
Cabecalho com 1 coluna + corpo. Tb dinâmica e expansível.

Além de tudo isso tenho 2 lugares para assinaturas, que devem ficar logo abaixo desta última tabela.

Não sei como estruturar isso no iReport direito. Estou fazendo uns testes e já vi vários tutoriais a respeito.
As tabelas montei com os componentes de tabela dele. Mas não consigo fazê-las puxas os dados. Isso tudo está meio nebuloso, pois já tenho a lógica toda pronta, pois isso antes era apenas gerado em HTML. O cálculo do orçamento está todo dentro de uma classe. Não sei se é possível apenas passar esse objeto pra dentro do jasper na hora de gerar o relatório e, dentro do relatório, fazer as referências corretas dos valores.

A princípio, como devo proceder para ter a primeira tabela dinâmica e expansível, logo abaixo dela a segunda (estática), e logo após a terceira tabela, dinâmica e expansível. Depois de tudo isso, o lugar para as assinaturas.

Obrigado,
André Vendramini

7 Respostas

T

nao costumo trabalhar com tabelas no iReport…

mas vejamos… está tudo dentro de Detail??

tente colocar todas dinamicas no tipo Float… se nao engano é em policy…
vc vai achar… testa e posta resultados

V

Olá,

Cara, eu tentei colocar float e nao acontece nada… nao sei se é pq nao estão vindo os dados dinâmicos ainda.

Anexo há uma imagem com o rosto do orçamento.

Vê que têm uns espaços entre as tabelas? então, isso eu preciso eliminar. Deixar apenas um pouquinho de espaço entre cada uma.
O mesmo para assinatura.

Todas as posicoes devem ser relativas ao objeto acima.

Onde estiver null serão onde os dados aparecerão. Preciso da primeira e da ultima tabela líquidas.

Estou fazendo umas tentativas aqui, frustradas, rsrs. Estou com dificuldade também em testar, pois como disse anteriormente, todo esse cálculo está feito em um controller no Java. Não sei se vou conseguir testar apenas no Java, tendo que ficar compilando o .jasper e compilar o java depois, ou se consigo trazer o que está no Java de alguma forma para o iReport.

Agradeço muito mesmo sua atenção =)

T

é bem provavel… Sem dados… fica complicado

V

Estou tentando inputar os dados mas não consigo. Não entendo direito ainda como funciona, comecei a implementar isso ontem.

Se vc fosse implementar isso, faria como estou fazendo? Utilizando tabelas? Eu não preciso necessariamente usá-las. Fiz analogia ao HTML, por isso fui de cara nas tabelas.
Tem algum conselho?

Eu posso colocar dados fakes para testes… mas esse é outro problema. Não consigo passar nenhum dado para dentro das tabelas. Elas usam um dataset próprio, então, teoricamente, preciso pegar os dados do main report e passar para esse dataset, certo?

T

meu conselho seria ir pelo lado mais fácil…

nao usar tabela…
pode usar grupos… sei la…

tem muito material no forum, da uma olhada ae

V

Resolvi =)

Segui teus conselhos e fiz o seguinte:

A primeira tabela eu agrupei e, na verdade, cada retangulo criei um textfield com bg e borda… coloquei o do meio para expandir de acordo com o conteudo e os do lado com stretch with tallest object

a tabela do meio é float

a tabela do final é float tb

as assinaturas float tb

tudo resolvido :slight_smile:

Obrigado,
André Vendramini

M

Boa tarde.
Por gentileza, estou com dificuldade em eliminar um espaço deixado por um retangulo que foi excluido,
ou seja, eu tenho três retangulos, preciso excluir o do meio e agrupar os outros dois, como faço isso?

Criado 3 de junho de 2010
Ultima resposta 22 de fev. de 2011
Respostas 7
Participantes 3