Como programar em português!

53 respostas
F

Ae, só um toque pro pessoal, um pequeno comentário meu aqui pra comunidade:

Tem gente aqui dizendo que é essencial pra um programador saber ingles E que uma linguagem de programação SÓ pode ser boa em ingles, em portugues fica uma merda, etc.

Bom, vamos lá, é essencial sim saber ingles por que as linguagens que temos sao em ingles. Agora, achar que só essa lingua “serve” pra ser usada em uma linguagem de programação, é uma grande demonstração de conformismo e falta de conciencia cultural. Claro que ninguem é obrigado a ter “conciencia cultural”. Aqui no brasil se falavam várias linguas, os portugueses chegaram e OBRIGARAM os índios a falar português, agora os americanos OBRIGAM agente a falar inglês (nesse caso, ainda somos os índios da história), enquanto agente achar que não dá pra fazer nada com a nossa língua, agente vai ser índio e vai ser obrigado a aprender uma lingua estrangeira.

Claro que pra quem já sabe inglês, como nós, não é um problema ter que usar inglês, mas lembremos que nossos colegas aqui do brasil, que estão começando, e que vão trabalhar com nós no futuro, terão que aprender inglês, além de aprender a programar. Os americanos só precisam aprender a programar, o ingles ja vem de graça. Ou seja, nao é apenas uma pessoa, mas é um país que sai na vantagem por causa desse esquema. O nome disso é domínio cultural, que é PREJUDICIAL e agente não precisa aceitar e achar bom ainda! (geralmenta quem aceita e acha bom, não percebeu que é prejudicial ou não liga de sair no prejuízo).

A França é um bom exemplo, onde as pessoas não aceitam coisas em inguês, pois eles SABEM que é prejudicial e que é bom usar a sua própria lingua pra tudo, é uma cultura forte, a nossa pelo jeito é bem fraca, nós que fazemos ela ser fraca, nós somos os fracos.

Detalhe, o pessoal além de não incentivar nenhum projeto de linguagem em português, ainda CRITICA dizendo que é ridículo em português, dizendo por exemplo que é ridiculo por que tem acento!!! haha santa ignorância, usando UNICODE agente pode ter acento, podemos ter linguagens de programação mesmo em chinês usando ideogramas! funcionando da mesma forma!

Fred

53 Respostas

G

A maioria das linguagens é em inglês porque pelo que sei o inglês é a “linguagem universal” de hoje em dia.
Logo, se eu tiver que mexer num código do meu colega de trabalho que é de outro país eu não terei problema.
E inglês é fácil de se aprender cara.

F

não existe linguagem universal, cada país tem uma língua…

tem razão, pessoas de diversos países podem trocar código em inglês, mas precisa ser pra sempre em inglês?

T

A maior parte da documentação e comunidade estará em inglês… que coincidentemente é a língua mãe de muitos autores.

C

Olha, convivo bastante com gringos e a visão dele eh totalmente diferente em relação a isso. No começo eles olham agente vamos dizer com os “zoio torto”, mas no dia a dia e com resultados eles acabam respeitando e muito, mas vai botar um gringo pra programar em outra lingua pra voce ver o que acontece.

M

rola um puta dum preconceito mesmo, quem ja sabe fala pra quem não sabe aprender ingles de uma forma tão simples… como se fosse algo a se aprender em 6 meses…

concordo em partes com o criador do tópico…na maioria delas…

por mais que se possa coloca acento, é uma coisa a ser evitada na minha opinião mesmo… getIdade por exemplo ou isAdulto ou coisa sdo tipo ficam meio zuadas na minha opinião…apesar de isso ser meio comum…

voltando pro lado do “valorisar a nossa lingua”, eu tb não gosto dessepreconceito todo mais infelizmente não é assim facil abrir a mente de quem é assim…

W

maior_abandonado:

voltando pro lado do “valorisar a nossa lingua”, eu tb não gosto dessepreconceito todo mais infelizmente não é assim facil abrir a mente de quem é assim…

Realmente nos temos que valoriZAR a nossa lingua :slight_smile:

D

Eu também acho que o inglês é sim a língua universal. Toda vez que alguém quer internacionalizar algo, o faz traduzindo para inglês. Embora não seja a língua mais falada em quantidade de pessoas.

Acredito que se pede inglês nas áreas da informática porque, como nosso colega comentou, a maior parte da documentação e da própria web (vi uma estatística de que mais de 80% dos textos da internet estava em inglês há alguns anos atrás) está escrita em inglês ou, ao menos, tem uma tradução para o inglês.

F

Detalhe, voces dizem que a documentação está toda em inglês, está toda em inglês, por que eles escrevem em ingles, e como nós “pagamos pau” pra eles, escrevemos em ingles também, e ferramos os nossos compatriotas brasileiros, que se não souberem inglês, não podem entender a documentação. Estamos então ajudando americanos a aprender a programar, e atrapalhando os brasileiros a aprender, BELO trabalho de documentação, documentação pra quem?

T

O que o autor do tópico sugere, criar versões pra cada língua ?
Gente, por favor, essa moda de politicamente correto já encheu o saco, pra ser bem sincero.
É por ai que surgem idéias absurdas como cotas.
Ok, em 3 linhas consegui por lenha pra uma discução sem fim hehehehehe agora é tarde =P

T

OK, fredrischter.
Então faça uma versão pra cada língua existente no planeta. Afinal você poderá ter clientes americanos, indianos, chineses e é muito injusto eles terem que aprender português por causa de uma imposição maligna dessas =/

F

A documentação fica só pra quem ja sabe, pra quem não sabe, continua sem saber, que documentação é essa que agente escreve em inglês? Programas que escrevemos em inglês entram no mesmo barco, tanto ter documentação em portugues quanto ter linguagem em portugues, ambas ajudam quem fala portugues.

T

Imagine o seguinte cenário:
Você desenvolve um framework comercial muito utilizado por várias empresas ao redor do globo.
Você comercializa o código fonte, binários e documentação com essas empresas.
Qual a solução que pretende adotar?

• Escrever em inglês e fim de papo (a linguagem universal);
  • Escrever tudo em portguês pela liberdade (lol?) e foda-se o cliente se precisar de suporte e documentação;
  • Dar continuidade ao esperanto e ensinar a população terrestre uma nova lingua universal unindo todos os povos numa grande nação …blablabla;
F

OK, fredrischter.
Então faça uma versão pra cada língua existente no planeta. Afinal você poderá ter clientes americanos, indianos, chineses e é muito injusto eles terem que aprender português por causa de uma imposição maligna dessas =/

Exatamente, uma versão pra cada língua, ou um padrão, realmente internacional, que não prejudique nenhum deles, um padrão que se adapte a cada língua. Isso é uma tarefa de inteligência que deve ser feita, assim como agente internacionaliza um software, agente pode internacionalizar uma linguagem de programação, não é nada de outro mundo, é apenas tecnologia a favor do desenvolvimento (tanto no sentido de aprendizado pessoal, quanto no sentido de desenvolvimento economico, de todos as nações, ao invés de beneficiar só uma)

T

OK, fredrischter.

Exatamente, uma versão pra cada língua, ou um padrão, realmente internacional, que não prejudique nenhum deles, um padrão que se adapte a cada língua. Isso é uma tarefa de inteligência que deve ser feita, assim como agente internacionaliza um software, agente pode internacionalizar uma linguagem de programação, não é nada de outro mundo, é apenas tecnologia a favor do desenvolvimento (tanto no sentido de aprendizado pessoal, quanto no sentido de desenvolvimento economico, de todos as nações, ao invés de beneficiar só uma)
Já existe um nome pra isso: utopia.
Largamente pronunciada por demagogos.

F

Você desenvolve um framework comercial muito utilizado por várias empresas ao redor do globo.

• Escrever tudo em portguês pela liberdade (lol?) e foda-se o cliente se precisar de suporte e documentação;
  • Dar continuidade ao esperanto e ensinar a população terrestre uma nova lingua universal unindo todos os povos numa grande nação …blablabla;

Trocar inglês por esperanto é um erro do mesmo tipo.

M

é ± por ai… tem mto pucha saco mesmo… entre outras coisas…

eu sou a favor de fazer a documentação em ingles mesmo ja que hj é a lingua mais comumente falada pelo mundo… mta gente ao redor do mundo sabe ingles mesmo q nao seja a lingua nativa, assim mesmo acho que algumas linguagens mto comumente faladas como o espanhol, o portugues inclusive tb deveriam ter sua versão da documentação tb…mais acho isso bem secundario…

o problema é excluir pessoa boa, com potencial por que não sabe ingles, em projetos que não tem nenhuma ligação com o exterior… gente que e´tão totalmente contra a tradução de IDES por exemplo (e que se pudesse até proibiria…rs).

quanto a ter se esforçado para aprender o ingles, puxa que bom, é uma coisa muito boa mesmo(eu nao to sendo ironico), o q é errado na minha opinião não é exigir ingles aonde é necessario, mais sim excluir o portugues aonde internacionalização nunca vai ser executada…

e sim, eu so PESSIMO em portugues mesmo… mais o q importa pra mim é a semantica e não a sintaxe… se é q vc ai em cima me intendeu…

F

OK, fredrischter.

Já existe um nome pra isso: utopia.
Largamente pronunciada por demagogos.

Tecnologias novas podem ser consideradas utópicas sim, se forem impossíveis ou dificeis de serem criadas, daí voce deve demonstrar isso, é realmente impossível ou impraticável? (ja que é utópico…)

Lembrando que antes agente só tinha software em ingles, daí trabalhou-se para traduzilos, e internacionalizalos, por que nao com as linguagens?

T

A próxima vez aviso pra ligar o detector de sarcasmo…

F

Para programar em português, o mínimo necessário também é conhecer o idioma.

O que pelo tópico já se percebe não ser bem a verdade…

Aliás, uma coisa que eu não entendi: a “discussão” é toda em cima da linguagem em inglês, da documentação em inglês, ou dos programas terem suas variáveis/métodos/classes/etc. em inglês?

V

Olha eu até concordaria com você SE a maioria das pessoas soubesse realmente português…
Consciência, a gente, valorizar, concordâncias…E não falo para usar a forma culta da linguagem e sim para pelo menos evitar erros grotescos, se os brasileiros não sabem a própria linguagem que usam desde que nasceram, não dá pra ficar exigindo muito não é? Que dirá criar uma linguagem de programação em português .

F

Só quis dizer que, a primeira vista, pode se pensar em usar uma linguagem “sem patria” como o esperanto como solucao pra esse problema, mas ele continua sendo um problema do mesmo tipo, não se está internacionalizando as linguagens dessa forma.

Se for pra chamar de “demagogo” quem quer dar uma idéia de tecnologia nova, ou de prática nova. Da pra chamar quem “não tá nem aí” de “joão sem braço” ou de “preguiçoso”, ou de “conservador”, por não estar aberto a pensar em novas abordagens. Mas aí agente ficar rotulando não resolve o problema nem ajuda na discussao neh.

M

Veronicaaa:
… se os brasileiros não sabem a própria linguagem que usam desde que nasceram, não dá pra ficar exigindo muito não é? Que dirá criar uma linguagem de programação em português .

http://www.guj.com.br/posts/list/86146.java

eu pelo menos achei um passo bem grande…

bom…claro que temos muito a melhorar na educação desse pais, a lingua é dificil pra caramba, os niveis educacionais estão no chão… mais isso não muda o fato de que aqui nesse pais tem muita gente criativa e competente…

T

Só quis dizer que, a primeira vista, pode se pensar em usar uma linguagem “sem patria” como o esperanto como solucao pra esse problema, mas ele continua sendo um problema do mesmo tipo, não se está internacionalizando as linguagens dessa forma.

Se for pra chamar de “demagogo” quem quer dar uma idéia de tecnologia nova, ou de prática nova. Da pra chamar quem “não tá nem aí” de “joão sem braço” ou de “preguiçoso”, ou de “conservador”, por não estar aberto a pensar em novas abordagens. Mas aí agente ficar rotulando não resolve o problema nem ajuda na discussao neh.

A questão é: de time que se esta ganhando, não se muda.

Peguemos o Java, por exemplo. Altamente difundida, o mundo inteiro já sabe como funciona (salvo alguns casos hehehe) pra que trocar de camiseta e cuasar tantos problemas?
Ok, vamos supor então que você queira uma tecnologia nova, outra linguagem, um .BR (bom nome, não acha?).
Vá em frente oras, se tiver capacidade e/ou conseguir montar uma comunidade que esteja disposta a mante-la… por que não? Faça-a em português, javanês (hehe essa foi boa) se ela tiver capacidade de ser um novo JEE, um .Net e o mercado aceitar parabéns, senão paciência, você vai continuar usando linguagens escritas em inglês simplesmente por terem sido criadas por pessoas que vivem em países de língua… inglesa.

B

Nessas hora que fico pensando no filme “O dia em que a Terra parou”, Klaatu fica brigando com a secretária dos estados unidos, falando “A sua Terra?”, com desdém, por que os humanos ficam se diferenciando dos outros seres que habitam o planeta, sem falar da separação dos humanos em nações.

Com isso dito, eu tomo uma posição totalmente contrária, devemos sim dar boas vindas para a lingua mais prática para conversarmos e trocarmos idéias com todo o mundo, e não ficar fazendo panelinha de nações. Culturas continuarão existindo independente da linguagem que a transmitirmos.

M

Infelizmente todo conhecimento em desenvolvimento de sistemas que possuimos é “importado” seja dos EUA ou nao. O mesmo acontece com as metodologias de desenvolvimento de sistemas, vem tudo “de fora”, nós apenas adaptamos a nossa necessidade. Nao vejo problema nenhum no fato de as linguagens de programacao serem em ingles, pois estas tecnologias e linguagens que utilizamos vem de lá(EUA). Quem ve problemas onde nao há só pode ser recalcado,bitolado ou muito tapado. :wink:

K

Já parou pra pensar no PORQUE das linguagens serem feitas em inglês (mesmo as criadas por pessoas que não falam o idioma)?

Simples: porque é um idioma simples: poucas palavras e pouca ambiguidade. Tá, existe um pensamento xenófobo que ronda países em desenvolvimento como o nosso, mas temos de tirar o chapéu para uma coisa: o inglês É um idioma direto. Conheço casos de empresas alemãs nas quais algumas reuniões (cujos participantes são todos alemães) são feitas EM INGLES. Por que? Por que os americanos dominaram? Não. Porque é menos ambiguo.

F

E portugues é ambiguo?

T

Pra c*. =|

V

E como!
Só para tu teres uma noção, nós temos quatro porquês! Escritos de formas diferentes e com significados diferentes e a quantidade de palavras homônimas e homógrafas nós temos?

Q

Seguinte, já que vc falou em unicode, tenta compilar esse código:

public enum UnidadesDeMedida {
    , mm²
}

Ué, o caracter unicode não funcionou, porquê será…

cara, isso pra mim é desculpa de quem não se esforçou, como disse outro colega mais pra cima dessa thread do fórum.

Se vc quer crescer, tem que pensar fora da caixa (brasil). Consequentemente, eu não quero que meus colegas indianos falem português, o inglês deles é ruim o bastante.

IMFHO

F

se, então, senão, classe, Tela, Cor, Texto, método, atributo, valor, Conexão

alguma palavra dessas que agente usa na programação, é ambigua em português e não é em inglês?

e se português é ambiguo pra c*, posso pedir 3 exemplos? se é tão ambigua, não deve ser difícil.

Mesmo, SE considerarmos ela ambigua (agora fora da programação), agente lida bem com a nossa ambiguidade. Assim com chinês, você pode falar que é uma linguagem ambigua, aí sim voce terá mais exemplos pra dar, mas os chineses lidam bem com essa ambiguidade, para eles não é ambiguo a ponto de atrapalhar. Se é ambiguo pra nós escutar chines, pra eles usar ideogramas é algo fluente e claro até onde é necessário, obviamente eles poderiam programar em ideogramas, não há nenhuma impossibilidade técnica aí.

J

Galera na area de informática o inglês é muito importante, não só por causa
das linguagens de programação mas as melhorers bibliografia são inglês :(.

C

Resumindo: Português SUCKS!!!

F

E como!
Só para tu teres uma noção, nós temos quatro porquês! Escritos de formas diferentes e com significados diferentes e a quantidade de palavras homônimas e homógrafas nós temos?

“teres” talvez já é forçação de barra hahaha acho que tem um erro aqui também né, será que eu usei duas cedilhas na mesma palavra!! meu português realmente é péssimo!.. mas… o que isso tem a ver com a tecnologia e as linguagens de programação? em qualquer lugar do mundo as pessoas escrevem errado, esse é bem ooutro assunto.

Talvez ter quatro porquês é justamente pra reduzir a ambiguidade. Todas as linguagens tem mecanismos ambiguos e outros que servem pra reduzir a ambiguidade! É bem complicado avaliar isso e também não tem nada a ver com o assunto, que é a internacionalização de uma linguagem de programação, poder escrever, compilar e executar em qualquer lingua!

Por que ninguem aceita que isso é possível? Talvez seja por que ninguem aqui cria tecnologa, apenas usa as que existem…

F

qmx:
Seguinte, já que vc falou em unicode, tenta compilar esse código:

public enum UnidadesDeMedida {
    , mm²
}

Ué, o caracter unicode não funcionou, porquê será…

cara, isso pra mim é desculpa de quem não se esforçou, como disse outro colega mais pra cima dessa thread do fórum.

Se vc quer crescer, tem que pensar fora da caixa (brasil). Consequentemente, eu não quero que meus colegas indianos falem português, o inglês deles é ruim o bastante.

IMFHO

Hora não funcionou por que a sintaxe não permite unicode! mas poderia perfeitamente! a String nativa do java é unicode, a do C era ASCII

V

fredrischter:

alguma palavra dessas que agente usa na programação, é ambigua em português e não é em inglês?

e se português é ambiguo pra c*, posso pedir 3 exemplos? se é tão ambigua, não deve ser difícil.

Mesmo, SE considerarmos ela ambigua (agora fora da programação), agente lida bem com a nossa ambiguidade. Assim com chinês, você pode falar que é uma linguagem ambigua, aí sim voce terá mais exemplos pra dar, mas os chineses lidam bem com essa ambiguidade, para eles não é ambiguo a ponto de atrapalhar. Se é ambiguo pra nós escutar chines, pra eles usar ideogramas é algo fluente e claro até onde é necessário, obviamente eles poderiam programar em ideogramas, não há nenhuma impossibilidade técnica aí.

Bom acho que não me referi à ambiguidade para palavras reservadas e sim em uma conversação como citou o colega anteriormente.
Simplesmente acho que deve haver um porquê das linguagens de programação serem em inglês, provalmente quem difundiu tenha sido americano ou pelo menos simpatizante da língua não é?
Existem teorias dizendo que os chineses chegaram à América muito antes de Colombo, mas não foi nunca nada documentando, perderam a vaga! Meu ponto é, alguém lançou assim, pegou moda e os outros foram atrás.

Mas se tu queres palavras ambíguas, te dou mais de três, jogo, manga, seca, colher, seção, sede, página, pia, planta, raiz, conserto/concerto, censo/senso, noz/nós, hera/era…

W

Eu acho o portugues uma lingua muito bonita, nao vejo nenhum problema com portugues.
A questao das linguagens de programacao serem em ingles nao eh somente porque alguns dos criadores de linguagens falam ingles. O ingles se tornou tao popular por causa da influencia economica que os USA tem sob os outros paises. Lembra um tempo atras quando escolas de ingles vendiam cursos dizendo que ingles eh a lingua dos negocios? Isso aconteceu com outras linguas tb, so ver como o espanhol ficou populaar de uns anos pra ca.
Isso poderia ter acontecido com o portugues tb.
Por isso que hoje o ingles eh tao falado e alguns chamam de linguagem universal e por tabela afetou a area de informatica.

//Daniel

T

E como!

“teres” talvez já é forçação de barra hahaha acho que tem um erro aqui também né, será que eu usei duas cedilhas na mesma palavra!! meu português realmente é péssimo!.. mas… o que isso tem a ver com a tecnologia e as linguagens de programação? em qualquer lugar do mundo as pessoas escrevem errado, esse é bem ooutro assunto.

Talvez ter quatro porquês é justamente pra reduzir a ambiguidade. Todas as linguagens tem mecanismos ambiguos e outros que servem pra reduzir a ambiguidade! É bem complicado avaliar isso e também não tem nada a ver com o assunto, que é a internacionalização de uma linguagem de programação, poder escrever, compilar e executar em qualquer lingua!

Por que ninguem aceita que isso é possível? Talvez seja por que ninguem aqui cria tecnologa, apenas usa as que existem…
Veja bem: existem quatro porquês onde TODOS tem exatamente a mesma fonética… preciso terminar a frase?

F

Veronicaaa:
fredrischter:

Bom acho que não me referi à ambiguidade para palavras reservadas e sim em uma conversação como citou o colega anteriormente.
Simplesmente acho que deve haver um porquê das linguagens de programação serem em inglês, provalmente quem difundiu tenha sido americano ou pelo menos simpatizante da língua não é?
Existem teorias dizendo que os chineses chegaram à América muito antes de Colombo, mas não foi nunca nada documentando, perderam a vaga! Meu ponto é, alguém lançou assim, pegou moda e os outros foram atrás.

Mas se tu queres palavras ambíguas, te dou mais de três, jogo, manga, seca, colher, seção, sede, página, pia, planta, raiz, conserto/concerto, censo/senso, noz/nós, hera/era…

Quanto voce cobra a hora/aula?? Talvez eu peça umas aulas particulares por que meu portugues é péssimo haha, mas português a parte… Você falou de moda, mas aí, nós que trabalhamos com tecnologia, devemos nos levar por modas? A tecnologia sempre é algo novo que é mais eficiente e tenta ser sempre melhor, a moda por outro lado, consiste em copiar simplesmente por que já é assim, não tem nada a ver com tecnologia.

V

E como!

.
2ª pessoa do singular… Eu sou do RS meu amigo e não uso o pronome “você”! Portanto está correto!

V

windsofhell:
Eu acho o portugues uma lingua muito bonita, nao vejo nenhum problema com portugues.
A questao das linguagens de programacao serem em ingles nao eh somente porque alguns dos criadores de linguagens falam ingles. O ingles se tornou tao popular por causa da influencia economica que os USA tem sob os outros paises. Lembra um tempo atras quando escolas de ingles vendiam cursos dizendo que ingles eh a lingua dos negocios? Isso aconteceu com outras linguas tb, so ver como o espanhol ficou populaar de uns anos pra ca.
Isso poderia ter acontecido com o portugues tb.
Por isso que hoje o ingles eh tao falado e alguns chamam de linguagem universal e por tabela afetou a area de informatica.

//Daniel

Sim e eu já ouvi pessoas falando isso sobre o mandarim, mas sei lá, não deve ser muito fácil aprender!

F

Mandarim é mais facil de aprender do que inglês, e ingles é mais facil do que portugues… é a minha opinião…

Em relação a lingua ser mais bonita, acho que as linguas orientais são sim mais bonitas, depois vem as latinas e por ultimo as anlgo-saxonicas (ingles incluso, que é horrível)

De qualquer forma, todos poderiam programar nas suas linguas usando uma tecnologia q permitisse isso,

M

Nao sou fluente na lingua inglesa, mas consigo me virar. Cada vez mais se faz necessário o dominio de uma segunda e terceira lingua (espanhol). Se voce pretende estudar fora do país, voce deve saber pelo menos falar bem o ingles. Muitos dos livros sobre tecnologias sao em ingles, há de fato algumas traducoes (sofriveis) diga-se de passagem. :cry:

L

programar em português é paia

existem algumas linguagens que foram, de fato traduzidas pra outras linguas

uma vez eu ví um código VB que era todo em alemão, muito true

M

Acho que o colega ali que falou que mandarim é mais fácil de aprender do que português não sabe do que fala. A China tem uma quantidade tão grande de dialetos que mesmo que o dialeto oficial seja o mandarim nem todos os dialetos são compreensíveis entre si ( outro exemplo é o castelhano e o basco que não tem nada parecido e os dois pertencem a uma região próxima). Sintaticamente pode ser mais simples mas semanticamente não. Pergunte para alguém que sabe japonês quantos kanjis para “ta” ou “go” existem.
Beleza de língua não pressupõe facilidade de compreensão.

Até!

E

Conteudo em portugues é legal, ajuda, mas acho fundamental um bom conhecimento em inglês. Pessoalmente eu tenho uma grande dificuldade de aprender outra linguas, defeito de fabricação. Mesmo assim me esforço e consigo compreender relativamente bem. E nem por isso eu defendo a bandeira de traduzir linguagens em outras linguas q não as q elas foram originalmente criadas.

Para mim quem defende isso deveria deixar de ter preguiça e aprender inglês.

Para informática Inglês é o canal, mandarim pode ser q seja num futuro uma lingua interessante, mesmo assim acho q será mais fácil o governo chines bancar o aprendizado em ingles para ampliar mais ainda o seu comércio.

V

fredrischter:

Mandarim é mais facil de aprender do que inglês, e ingles é mais facil do que portugues… é a minha opinião…

Em relação a lingua ser mais bonita, acho que as linguas orientais são sim mais bonitas, depois vem as latinas e por ultimo as anlgo-saxonicas (ingles incluso, que é horrível)

De qualquer forma, todos poderiam programar nas suas linguas usando uma tecnologia q permitisse isso,

Eu não sei, dizem que é mais fácil a gente aprender uma língua que seja semelhante à nossa.
Se tu falas uma língua latina consequentemente será mais fácil aprender outra língua latina.

Quanto a cada um programar em seu próprio idioma, isso seria uma verdadeira utopia!

M

programar no proprio idioma em projetos que envolvem equipes ou clientes no exterior acarreta em grandes problemas, se não for do exterior alguma possivel outra equipe ou o cliente, ai ja não vejo nada demais…

de repente o software é até pra alguma coisa especificamente brasilera, para uma empresa que só se encontra brasil… não a necessidade de saber ingles… assim mesmo isso é uma exigencia muitas vezes…

J

essa história de ambiguidade me lembrou de uma piada:

[i]"O director de uma importante companhia, desconfiado com a mudança de atitude de um de seus altos executivos, contrata um detective para esclarecer a situação.

• Quero que siga o Dr. Meireles durante toda a semana. Quero ter a certeza absoluta de que ele não está metido em algo duvidoso!
    Uma semana depois, o detective apresenta-se com a missão cumprida e lê o seu relatório:
  • Todos os dias da semana, o Dr. Meireles sai ao meio-dia do trabalho, apanha o seu carro, vai a sua casa almoçar, depois faz amor com sua mulher, fuma um de seus excelentes charutos e volta p’ró trabalho!
  • Muito bem. Fico aliviado. Obrigado. Pode apresentar a sua factura à minha secretária, e até à próxima.
  • Importa-se que o trate por tu durante trinta segundos, senhor Director?
  • Não, claro que não.
  • Posso ler o relatório novamente?
  • Faz favor.
  • Todos os dias da semana, o Dr. Meireles sai ao meio-dia do trabalho, apanha o teu carro, vai a tua casa almoçar, depois faz amor com tua mulher, fuma um dos teus charutos e volta p’ró trabalho!"[/i]

engraçado… mas prova a ambiguidade do idioma.

B

Não entendo por que a conversa pendeu pra ambiguidade da lingua.

Inglês também tem uma boa leva de palavras com mais de um sentido. Basta pegar um dicionário anglófono.

O

Caros, acho muitos argumentos de ambos lados dados aqui válidos. Mas está havendo sim preconceito.
Veja só, eu particularmento recomendo e ensino todas as convencões e regras que aprendi, entre elas, a nomeclatura de métodos e variáveis não deve conter acentos ou espaços. Mas entendo também que isso além de ser uma forma de simplificar (afinal, quanto mais recursos mais difícil de gerenciar a coisa), também é uma perda de riqueza de comunicação, que é, em certo aspecto, do que se trata isso tudo, já que se não fosse pra se comunicar com ninguém, cada um podia fazer da maneira que quisesse.

Tudo bem falarem que é uma utopia ter java (que tem a imensidão de 53 palavras reservadas) traduzido pra todo e qualquer linguagem, ou melhor, ter uma jdk com, por exemplo, as classes Number, Nombre, Numero, Número, Zahl, Tal e Getal todas juntas, mas ficar arranjando desculpa de dizer que português é ambíguo, difícil ou qualquer outra coisa, isso é um claro preconceito linguístico. Não estou dizendo que não é, mas adivinhem, nós já programamos em português, mesmo com toda nossa imperícia na língua vernácula (é claro que me incluo), já escrevemos algoritmos, rotinas (desde um SMS marcando um encontro em determindos local e horário, até procedimentos para uma neurocirurgia) que são processadas (já que não precisam de compilação/interpretação) e executadas. E tem mais, “utopia” e “impossível” são palavras muito fortes que geralmente não uso. Eu prefiro dizer “atualmente inviável”. Vai na mesma linha do “nunca diga nunca”.

Concordo com muitos dos argumentos atuais pra não se ter linguagem em português ou acentos no código. Mas sempre lembrando que isso é uma limitação da infra-estrutura de programação atual. Bah, falei demais, vou aguardar com um escudo as réplicas. :smiley:

O

Meu caro, esse teu post é extremamente preconceituoso.

Eu sou descendente de índio, e agora vejo um branco filhinho de papai falando que “índio é burro”? Sou índio, e falo inglês fluentemente, e qual o problema nisso? Sei falar até mesmo o maldito português que tu fala. E qual o problema disso? Aprendi a tua lingua assim como o inglês e hoje falo muito bem as duas, além da minha língua nativa.

Nenhum estadunidense me obrigou a falar inglês. Falo pq como disseram acima, é um diferencial para minha vida, além de que eu sempre acho que posso mais. Eu tenho cabeça boa para mergulhar em livros e aprender o que for necessário para acrescentar conhecimento na minha vida. Índio também fala inglês, português, e o que mais tu queira que eu fale. Não me venha com esses preconceitos.

E quanto a linguagem, eu gosto de programar em inglês. Seria um tanto chato programar usando SE ou invés d IF, ou sei lá o que mais.

fredrischter:
Ae, só um toque pro pessoal, um pequeno comentário meu aqui pra comunidade:

Tem gente aqui dizendo que é essencial pra um programador saber ingles E que uma linguagem de programação SÓ pode ser boa em ingles, em portugues fica uma merda, etc.

Bom, vamos lá, é essencial sim saber ingles por que as linguagens que temos sao em ingles. Agora, achar que só essa lingua “serve” pra ser usada em uma linguagem de programação, é uma grande demonstração de conformismo e falta de conciencia cultural. Claro que ninguem é obrigado a ter “conciencia cultural”. Aqui no brasil se falavam várias linguas, os portugueses chegaram e OBRIGARAM os índios a falar português, agora os americanos OBRIGAM agente a falar inglês (nesse caso, ainda somos os índios da história), enquanto agente achar que não dá pra fazer nada com a nossa língua, agente vai ser índio e vai ser obrigado a aprender uma lingua estrangeira.

Claro que pra quem já sabe inglês, como nós, não é um problema ter que usar inglês, mas lembremos que nossos colegas aqui do brasil, que estão começando, e que vão trabalhar com nós no futuro, terão que aprender inglês, além de aprender a programar. Os americanos só precisam aprender a programar, o ingles ja vem de graça. Ou seja, nao é apenas uma pessoa, mas é um país que sai na vantagem por causa desse esquema. O nome disso é domínio cultural, que é PREJUDICIAL e agente não precisa aceitar e achar bom ainda! (geralmenta quem aceita e acha bom, não percebeu que é prejudicial ou não liga de sair no prejuízo).

A França é um bom exemplo, onde as pessoas não aceitam coisas em inguês, pois eles SABEM que é prejudicial e que é bom usar a sua própria lingua pra tudo, é uma cultura forte, a nossa pelo jeito é bem fraca, nós que fazemos ela ser fraca, nós somos os fracos.

Detalhe, o pessoal além de não incentivar nenhum projeto de linguagem em português, ainda CRITICA dizendo que é ridículo em português, dizendo por exemplo que é ridiculo por que tem acento!!! haha santa ignorância, usando UNICODE agente pode ter acento, podemos ter linguagens de programação mesmo em chinês usando ideogramas! funcionando da mesma forma!

Fred

S

Não é questão de aprender em 6 meses.

Eu tenho um bom inglês e me dediquei a vida inteira por isso.

Se o meu companheiro do lado não teve essa mesma dedicação, eu sinto muito. Inglês é um diferencial e tanto.

Quanto ao autor do tópico, não concordo em praticamente nada.

E nenhum americano nos obriga a aprender Inglês. O que acontece é que a maioria das tecnologias tem sua origem em países de língua inglesa e portanto nada mais natural que as palavras estejam em inglês. Se amanhã algum brasileiro for capaz de escrever uma tecnologia superior ao .NET ou Java em português, não teria nenhum problema nenhum em usa-la. E se os americanos não quizerem usar devido o idioma, azar o deles, pois eles estarão perdendo.

Criado 20 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 20 de fev. de 2009
Respostas 53
Participantes 22