Instalado e configurando o JDK no Windows

62 respostas
A

Assunto: Passo a passo, como pegar o JDK do site da sun, instalar e configurar o ambiente para que ele esteja pronto para compilar seus primeiros programas.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.12.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

62 Respostas

P

em rbeve estarei colocando a instalacao do linux tambem

o Rafael que escreveu denovo!

muito bom, a gente tem de acabar com as duvidas dos iniciantes!

G

precisa urgente explicar o que eh CLASS+PATH pq eh MUITO duvida da galera

D

eu estou tentando fazer essa configuração de WIN 2K mas não esta funcionando!

sera que pode me ajudar??

eu criei uma nova variavel de ambiente chamada: JAVA com o primeiro valor que tem noi tutorial.
depois coloquei o segundo valor do tutorial no PATH e entaum o terceiro valor na variavel CLASSPATH!!

obs- nas variaveis jah existentes eu complemento o valor sepando por “;” não eh??

G

Oi “Voce tem”, tudo bom?

Entao, voce pode dizer o erro que esta tendo? Ai tenho como analizar e dizer como voce deve prosseguir

Abracao

Gui

D

quando eu digito “java” ou “javac” no prompt dos ele da o seguinte erro:

‘java’ não é reconhecido como um comando interno
ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

vc manja de alemão???

P

Er ist fur 1 Jahr aus Deutschland gelebt! (ou geleben?)

O seu problema eh o path mesmo!
Estranho eh que quando voce instala a JRE ou o JDK no windows, ele auto configura o seu apth

Qualquer coisa, altera a sua variavel PATH e adicionar o diretorio c:jsdk1.4.0in nele.
Se a sua versão é outra, ou voce instalou em outro lugar, eh claro que voce deve mudar esse diretorio!

G

“Du Hast”:
quando eu digito “java” ou “javac” no prompt dos ele da o seguinte erro:

‘java’ não é reconhecido como um comando interno

vc manja de alemão???

manja, naquelas neh, mas da pra fingi ehheheh :slight_smile:
wenn du willst, wir koennen doch auf deutsch dir erklaeren… :slight_smile:
e tu, falas tambem? claro que meu forte eh portugues com sotaque de portugal… ate parece…

entao, o meu irmao falou certo (e errado: er hat fur ein Jahr in Deutschland gewohnt), voce deve acertar a sua variavel de sistema PATH, se voce nao conseguir denovo eu posso te falar como fazer no win2k alemao pq nao tenho ele em portuga aqui ehehhe :slight_smile:

abraco

gui

F

Bem ontem consegui instalar o j2sdk e setei as variaveis com o tutorial do site manda porem nada funciona quando tento rodar o javac
o seguinte erro aparece
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno
o q faço!!!

R

:cry:
PF: :?:
Setei as variáveis como indica o site, porém a máquina virtual java ñ está pronta, ou seja, após o comando: javac (no DOS) aparece uma msg de erro, logo o q devo fazer para solucionar este problema?

Grato!

F

Fui intalar o J2sdk no Win Nt Server mais não consegui …como configuro no NT?

C

Qual o problema?

F

Quando compilo diz …PATH INVALIDO!

C

Configurou todas as variáveis de ambiente? Ou é isso que você quer saber como fazer? :shock:

F

…E’ essa minha duvida

C

Painel de controle/Sistema/Ambiente - acho que é isso, não lembro muito do NT… :roll:

Feito isso, edite a variável PATH, e adicione isso ao final dela:

;c:\<diretorio jdk>\bin

Prontinho… :wink:

[]'s

A

ai galera fmz.

so totalmente noob nessa parti de java e talz to tentando monta um servidor de rpg so desde q eu começei estou tendo esse problema com o java.

a primeira vez q eu montei o servidor funciono numa boa so q depois elle deu erro e deixava um um log na pasta do meu servidor dizendo q tinha encontrado um bug desistalei e ai reinstallar.

veio o seguinte problema

o java não e reconhecido como um comando interno ou esterno um programa operavel ou um arquivo de
lotes.

li tanbem a tutorrial so ao ir em iniciar>painel de controle> sistema>variavel de ambiente.

apareceram duas janelas uma em cima da outra com a opções para adicionar oq faço ?

me ajudem ai

e desculpenme po ser tão demorado na explicação e q addim fika melhor tanto para vcs entenderem quanto para me explicarem…

desde ja agradeço + ajudemmmmmmm pliz

C

Oii!!

Ja configurei todas as variaeis de ambiente!!!

Porem o erro continua… Javac nao é conhecido como um comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo em lotes.

O que deve fazer? :?

M

uma dica ai pra quem ainda não esta funcionando, para testar as variaveis do ambiente seria digitar la no dos

echo %nome da variavel%

assim desse mesmo jeitocom os % antes e depois.

ai então deve imprimir o conteudo da variavel, que deve ter o endereço da pasta correspondente ao que se quer no caso do java, no path, no java_home, no class_path, pegue esse endereço e vai la em executar e cola esse endereço copiado do dos e ve se abre a pasta certinho

no caso do path ve se tem o arquivo javac.exe na pasta que abrir (vai exibir mais de um endereço la, encontre o endereço correspondente ao java_home\bin)

tb é bom confirma se os separadores estão digitados corretamente (";" no caso do windows e “:” no caso dos unix se nao me engano) mais normalmente o erro é por causa do erro na digitação do endereço mesmo)

C

Oiiiiii!!

Agradeço por ter respondido a minha msg!!!

Porem fiz tudo isso q vc falou, tava tudo certinho e o erro continua!!

Agora so me resta pular essa parte da aprendizagem e ir direto para o Eclipse!!

Brigaduuuuuu :wink:

D

Se esta tudo certinho verifica se vc esta na pasta certa para usar o comando javac pois se vc instalou o jdk no arquivo de programas vc tem que ir até ele para usar o comando javac, vou dar um exemplo usando o meu olha onde ele esta instalado

C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_10\bin
Lembrando que tudo isso é no promp-dos
ai sim vc coloca javac para verificar se esta tudo ok !!

A

ate agora não consegui, esta tudo certo, ass variaveis CLASSPATH E JAVA_HOME com os respectivos valores e a PATH como C:\Arquivos de Progamas\Java\jdk1.6.0_19\bin

U

Da uma olhada aqui!
http://umcastec.blogspot.com/2010/02/javahome-classpath-e-path-o-que-sao.html

vlw
abs

A

Opa muito obrigado, mas agora, eu ja fiz merda com a variavel PATH, ja apaguei o que estava escrito antes e só coloquei o caminho ate onde foi instalado a jdk, vou esperimentar por ;%JAVA_HOME%\bin depois do caminho para ver se da resultado, e se nao der, como vou descobrir o que estava escrito antes na variavel?

U

Ae fwd30 você tinha que ter feito um backup!
Você pode pegar de outro PC mais se não me engano muda!

vlw

A

é, infelizmente fiz a maior merda, entao, vou pesquisar, mas alguem com window xp home 32 bits service pack 2 pode me dizer como esta sua varieavel path?

U

Sim , assim

Path:

%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;

vlw
abs

A

isso, ta assim mesmo, e eu fiz igual no outro link, coloquei o ;%JAVA_HOME%\bin depois disso, mas mesmo assim, da como comando invalido

U

No PC aqui da empresa funciona normal sem essas confs!
vai no Prompt e digita!

java -version

isso aqui no meu mostra a versão no meu JDK
vlw

A

nao meu diz que java nao é reconhecido como um comando interno

A

sim, reinicei, ele reconheceu a versão, jdk1.6.0_19, mas mesmo quando eu vou compilar algo com o javac da que nao é um comando interno

E

Você sabe como funciona a linha de comando? Sabe o que é o PATH?

Basicamente, quando o Windows dá um erro como o seguinte (meu Windows está em inglês, mas a mensagem em português é bem parecida):

C:\Temp>javac
'javac' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.

é porque ele não sabe onde está o javac.exe. Você precisa especificar onde ele está, para ele poder achar o javac.

Acho que em algum lugar no começo deste post alguém já deve ter explicado como ajustar o valor do PATH. Não vou repetir tudo.

A

exatamente isso

U

e então resolveu!?

vlw

A

http://yfrog.com/f1imagemnp

U

Ok, pelo que eu vi esta funcionando!

A

mesmo assim, continua o erro.

U

então vai uma solução!

format c:
rsrsrsrs estou brincando!

Acho melhor você reinstalar tudo novamente!

vlw

A

ja fiz exatamente a mesma coisa aqui, em 3 computadores, acho que o problema esta nesse jdk1.6.0_19, quando eu usava a versao anterior nao tinha problemas

U

aajjbb:
ja fiz exatamente a mesma coisa aqui, em 3 computadores, acho que o problema esta nesse jdk1.6.0_19, quando eu usava a versao anterior nao tinha problemas

É então seu problema é o JDK!
Qual Service Pack ?

vlw

A

service pack 2, aida estou com problemas, vou reistalar o jdk 5.0 que veio no cd do meu deitel, com ele nunca tive nenhum problema, é so com essa 1.6.0_19 que esta ocorrendo isto

U

Instala o 1.6.0_16 também uso o service pack 2 e não tenho problemas!

vlw

A

de jeito nenhum consigo achar a versao 1.6.0_16 pra baixar, mesmo usando a jdk1.5.0 que veio no cd do meu deitel, o erro persiste.

U

Cara você só pode esta “rezado” !rsrsrs

Tenta configurar em outra maquina!
Qualquer coisa você instala VMWare e faz a instalação do WinXP e tenta configurar pra onde você deve esta errando ou outra coisa!
Muito estranho!
vlw

A

nao tive mais paciencia, agora estou usando mesmo o netbeans para compilar, mesmo assim, vlw

U

Ok,
mais depois tente novamente!

vlw

A

http://img521.imageshack.us/img521/9262/patht.png

agora esta correto, mas mesmo assim, ele nao reconhece o javac.

U

aajjbb:
http://img521.imageshack.us/img521/9262/patht.png

agora esta correto, mas mesmo assim, ele nao reconhece o javac.

lol só pode ser bug,rsrsrs
complicado!rs

já tentou compilar assim?
C:/…/java SeuApp

vlw

P

Já testou o penguin?

Juro que não vai se arrepender! HUAhuaua

U

pedroroxd:
Já testou o penguin?

Juro que não vai se arrepender! HUAhuaua

trocar de S.O. por causa de uma configuração!?

P

Não, por causa das grandes vantagens que o penguin trás…
Vc já experimentou ele? Se não, experimente.
O Ubuntu aki é bem mais rápido que o windows, e bem legal… o foda é o senso comum no windows… Todo mundo usa, porque não vou usar (acaba caindo nesse senso comum)

Esses dias eu fui formatar o pc do meu pai (windows), e peguei o pendrive de 8gb…
Passe 8gb do windows pro pendrive, demorou quase 4 horas.
Ae eu passei as coisas pro meu pc (ubuntu), e formatei o pendrive…

Dois dias depois, quando finalmente formatei o pc do meu pai, eu fui passar os dados do meu pc pro pendrive dinovo (igual eu fiz com o windows), não demorou nem 1/3 do tempo…

A velocidade do ubuntu é realmente incrível!

PS: não vim aki tumultua o forum, se vc gosta do windows continue nele, e continue tentando instalar o JDK, boa sorte. Só vim compartilhar minha opinião de ex usuário Windows: TESTE o PENGUIN!

A

sim, eu tambem tenho o ubunto no mesmo pc, mas configurar a jdk nele ta mais complicado que no windows, eu uso so ele mesmo, so o netbeans uso no windows, por que ainda nao tenho pratica em instalar arquivos no ubunto.

A

ubuntu*

U

Olha aqui:
http://www.guj.com.br/posts/list/42649.java
http://wiki.ubuntu-br.org/Java

vlw

I

Pessoal, boa noite. estava lendo os posts, pois iniciei em java em 31 de maio de 2010, bem recente. esta instalando a versão JSDK6 e me esbarrei neste dilema.
Segui os passos descritos e também não funcionou.
Como tenho um WinXP SP3 resolvi reiniciar a máquina.
Depois disso funcionou lindamente. espero que tenha contribuido.

B

.

T

Administrador:
Assunto: Passo a passo, como pegar o JDK do site da sun, instalar e configurar o ambiente para que ele esteja pronto para compilar seus primeiros programas.

Você pode ler este tutorial na íntegra http://www.guj.com.br/java.artigo.12.1.guj

Por favor, coloque as suas dúvidas e seus comentários sobre este tutorial aqui.
Sinta-se livre para fazer qualquer tipo de pergunta, desta maneira você estará nos ajudando e aos outros usuários!

[color=darkred][/color][size=18][/size]
instalei o jdk versao 1.6.0.20 e esta dando o erro ou msg abaixo:
gostaria de saber o que devo fazer para solucionar ja k sou iniciante em java.

F:\Curso Técnico\CEEP\LINGUAGEM\JAVA\CURSO>javac teste.java

F:\Curso Técnico\CEEP\LINGUAGEM\JAVA\CURSO>java teste

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: teste

Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: teste

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)

at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)

Could not find the main class: teste.  Program will exit.

[color=blue][/color] SE POSSIVEL ME ENVIAR RESPOSTAS NO EMAIL : [email removido]
muito obrigado pela ajuda.

E
java -cp . teste
T
F:\Curso Técnico\CEEP\LINGUAGEM\JAVA\CURSO>java -cp . teste

Exception in thread main java.lang.NoClassDefFoundError: teste (wrong name: Te

ste)

at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)

at java.lang.ClassLoader.defineClassCond(Unknown Source)

at java.lang.ClassLoader.defineClass(Unknown Source)

at java.security.SecureClassLoader.defineClass(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader.defineClass(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader.access$000(Unknown Source)

at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)

at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)

at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)

at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)

Could not find the main class: teste.  Program will exit.

naum entendi o k vc kiz me explicar?

D

aqui tem um tutorial ensinado java

C

Boa tarde, a todos!

Estou estudando Java, porém já trabalhava com PHP e instalei o servidor(Apache), db(MySql),… através do Easy - vou utilizar o Eclipse para Java e PHP(já baixei o plugin pro PHP também(Eclipse PDT). Baixei o Eclipse e achei que, por já ter instalado o Apache, ele automaticamente reconheceria o servidor instalado, mas não aconteceu. Já procurei vários manuais, mas eles explicam sempre como instalar cada aplicativo separadamente e, se for possível, gostaria apenas de configurar o Eclipse pra rodar a partir do Easy, e não do Xamp, que é a opção que aparece.

Espero não ter complicado a explicação.
Se puderem me ajudar.
Obrigada!

T

Pessoal resolvi o meu alterando no caminho da pasta "Program Files " por “Arquivos de Programas

Espero que ajude.

W

alguem sabe se existe esse programa em forma de portatil?

Criado 4 de setembro de 2002
Ultima resposta 21 de fev. de 2013
Respostas 62
Participantes 23