Por que usar Swing ainda é tão trabalhoso?

41 respostas
C

Bom Dia Galera.

Sou estudante e iniciante na tecnologia Java e tenho visto a mesma se destacar de forma extraordinária nos últimos
tempos.
Atualmente trabalho usando Delphi e me surgem as seguintes dúvidas.
Visando aplicações Desktop, já usei o Netbeans, o Eclipse com os plugins VE e Jingloo e percebi que existe ainda,
não sei se poderia dizer deficiência, mas uma certa dificuldade para se trabalhar com componentes visuais
através do Swing no Java.

No Delphi, temos a maioria das coisas tudo encapsuladas através das propriedades, o que facilita em muito o
desenvolvimento.

Um exemplo básico que poderia citar seria carregar um Grid com dados de um banco.
A diferença da forma como é feita no Delphi entre como é feito no Java chega a ser gritante.

Gostaria que falassem o porque não temos esse amadurecimento ainda nas tecnologias, frameworks que visam
facilitar o desenvolvimento Swing.

Será que o foco do Java nunca foi para aplicações DeskTop?
Mesmo usando o NetBeans, que na minha opinião de iniciante possui a melhor estrutura para se trabalhar com Swing,
encontramos muitas situações que temos que fazer tudo na mão, no código.

Por que não temos uma ferramenta como o Delphi para trabalhar com Swing no Java? Ou temos?

Toda e qualquer sugestão e opinião, será muito bem vinda.

Obrigado.

41 Respostas

V