marcosalex:
Sinceramente, você é o único até agora que vejo falar que o Lazarus está bom. Como eu disse, no próprio site da ferramenta, os próprios desenvolvedores admitem que falta muito pra chegar perto do Delphi e VB.
1 Tanto o Delphi 2005, 2007 e 2009 tem muitas, muitas novidades que o Lazarus ainda está longe: refactoring, reflexion, generics, records com métodos, arrays dinâmicos, clojures, classes parciais, code folding, código nativo, pra Mono e pra .NET, listeners, etc…E componentes muito sofisticados, consulte o site deles.
2 Componentes comerciais pro Lazarus existem sim. Só não vêm com ele, mas você pode adquirir. Dá uma pesquisada na Internet que você vai achar.
3 Linkagem dinâmica existe desde o Delphi 3, basta marcar nas opções. Como a IDE chama o compilador em background, não sei qual seria o parâmetro, mas se você for no menu Project, selecionar “Options”, está gritante a opção. Já usei muito na empresa.
O que prefiro no Java é a sintaxe mais orientada a objeto, o que é natural, já que é uma evolução do que havia antes. Da mesma forma que Ruby sob muitos aspectos conseguiu uma orientação a objetos mais elegante do que a do Java.
Marcos, vc confunde ide, compilador e linguagem. Refactioring é recurso de ide, generics e records, o freepascal tmb compila, prq a linguagem dele é Object pascal, a mesma do delphi, e isso é iso.
“Closure”, não é nada mais que um ponteiro pra função. Isso pode ser conseguido em qualquer linguagem que permita ponteiros(Caso do ObjectPascal).
“Código” nativo pra mono e .net não existe. Existe o IL (Intermediate Language)
Como eu havia respondido para você, o lazarus não pode ter componentes comerciais, devido a restrição da licença. Mas é claro que podem ser instalados nele . Você o criticou porque não tem metade dos componentes do delphi(Pela mesma razão das restrições da licença).
Linkagem dinâmica o delphi não tem, é só olhar nas opções do compilador que te enviei. O linker do delphi compila tudo estaticamente. Compilar pacotes separados do projeto não é linkagem dinâmica.
Eu acabei falando besteira tmb, porque o freepascal não faz isso. Percebi quando te enviei as opções dos dois compiladores. Mas é fato, a ferramenta “strip.exe” é melhor que a do delphi, removendo as informações de debug e otimizando o executável, ficando realmente menor.
O lazarus foi projetado devido ao amontuado de besteiras que a borland veio fazendo com o delphi(Ide e compilador), como suporte ao dotnet. A IDE ficou horrível e pesada com isso. Na minha opinião, o último release descente do delphi foi o 7 .
A partir disso, a comunidade opensource desenvolveu um framework compatível com a vcl(a LCL), para que nós, que também gostamos codificar em objectpascal, pudéssemos contar com uma boa ferramenta. É claro que há muitos bugs, mas o lazarus, como está hoje, deixou o delphi sete anos luz atraz.