Compra da Sun pela IBM pode sair nesta sexta

57 respostas
M

http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/04/02/ibm-esta-prestes-a-comprar-sun-diz-nyt/

A IBM está próxima de fechar um acordo para adquirir a Sun Microsystems por 9,5 dólares por ação, informa o site do jornal The New York Times nesta quinta-feira (02/04). Sem citar fontes, a coluna DealBook do jornal afirma que o acordo pode ser concluído na sexta-feira (03/04).

O jornal The Wall Street Journal, também sem mencionar as fontes, informou nesta manhã que a IBM reduziu sua oferta, de algo entre 10 dólares e 11 dólares por ação para um valor entre 9 dólares e 10 dólares. A Sun teria dito sim à oferta, em troca de um maior compromisso por parte da IBM em completar o acordo, mesmo enfrentando intensas questões regulatórias.

57 Respostas

C

Se isto realmente ocorrer , vai ser um dia muito triste para a comunidade java…

A IBM é um midas ao contrario…

Aonde toca, vira merda.

Adeus avanços na JVM…

C

Olha… Se realmente o negócio fechar mesmo… não acho que a IBM iria gastar bilhões de dólares para descartar Java, além do que muita coisa depende desta plataforma e seria muita burrice deixar de melhorar a JVM.

Só me preocupo com a liberdade que temos com Java atualmente. Espero que a IBM não nos incomode, pq de resto melhor a IBM do que a Microsoft.

@braços

C

Ela não vai matar o java… ela vai estacionar todos os produtos que HOJE são concorrencia direta…

NetBeans
GlassFish
Sun JVM
Portal Server
Solaris

Adeus Swing…

entre outras coisas…

C

Como disse anteriormente…

Será que uma empresa gastaria bilhões para não avaliar se o produto que ela tem atualmente é melhor do que ela está adquirindo e se não seria melhor utilizá-los e manter um pudor desnecessário só pq o produto não é nativo deles?

Acredito que não pode existir este sentimento de preciosismo no mercado atual, colocando em risco um investimento tão alto, principalmente nos tempos de crise em que nos encontramos.

@braços

C

ccllss

Você já ouviu falar em monopolio ?

A

chun:
Ela não vai matar o java… ela vai estacionar todos os produtos que HOJE são concorrencia direta…

NetBeans
GlassFish
Sun JVM
Portal Server
Solaris

Adeus Swing…

entre outras coisas…

ou então liberar os fontes para a comunidade como fizeram com o Eclipse :smiley:

C

Os fontes já estão liberados…

E se nao fosse a IBM injetando bilhares de dolares na Eclipse Foundation , dificilmente o eclipse seria o que é hoje…

Apenas soltar pra comunidade não é o suficiente.

C

Triste notícia!

A Ibm é (quase) igual a microsoft. Tudo é do jeito deles, só funciona com software deles, você fica na dependência de produtos relacionados oferecidos somente por eles!

É lamentável!

C

Na minha opinao, a IBM e Apple são uma especie de câncer do mundo da microinformatica…

O que eles puderem fazer para voce pagar MAIS por MENOS , eles não vão poupar esforços…

Se a IBM realmente começar a fazer corpo mole com o Java , vou considerar a mudança de tecnologia…
Miscrosoft .Net Framework vai cada vez ficar mais atraente.

O

Bom acreadito que lamentar é complicado pois não sabemos a real intensão da IBM, nem mesmo como serão os rumos do JAVA deste ponto em diante.
Mesmo que não seja o esperado temos o OpenJDK a mesma proposta funciona com o Linux como conhecemos hoje … claro a evolução será mais lenta porque demanda investimento, mas não vejo isso como algo lamentavel mas também não como um avanço
Acreadito que a melhor coisa a se fazer é esperar mesmo e ver os resultados … e torcendo rss para que tudo de certo no final (nós)

flw

M

Temos que torcer para que a IBMerda nao descontinue o OpenSolaris e o JAVA, pois sao os carros chefes da Sun.
O Solaris é um ótimo sistema operacional, e o Java uma tecnologia de ponta que se descontinuada nao veremos nada igual nem da qui a mil anos. :cry:

G

Eu creio que a IBM irá manter as coisas como estão (é lógico que produtos que são concorrentes diretos vao sofrer alguma coisa), eu só queria que eles continuassem apoiando o JavaFx, pq quando o mesmo estiver completo (digo controles) será uma excelente plataforma para aplicações clientes.

E quanto ao lado servidor do Java (que é de onde vem sua fama) creio que irá até melhora (penso até numa fusão entre WebSphere e Glassfish).

Agora mesmo tendo alguns possivei pontos ruins na compra, Ninguem é pior que a microsoft.

M

Pra mim a aquisição da Sun pela IBM tem tudo pra ser ótima pro Java pelos seguintes motivos:

• A IBM já investe muita grana no Java.
  • A JVM da IBM é mais rápida do que a da Sun. Sempre foi, a IBM tem muito mais expertise em processadores e compiladores
  • A comunidade já cuida da maior parte do desenvolvimento e são várias empresas que ajudam no custo. Ao contrário do censo geral, a ajuda financeira da Sun já era pequena em proporção
  • Ruby, PHP, Python todos recebem aportes de outras empresas e são bem menores do que os investimentos que o Java recebe e vão muito bem.
  • Quase todos os softwares da IBM já são feitos em Java. Ela não mataria uma ferramenta que usa tanto e já investe
  • A divisão Java da Sun é uma das mais lucrativas, mesmo com a crise. Nenhuma empresa compradora vai largar a parte boa e ficar só com a parte podre
  • Cada ano que passsa a unidade de hardware da IBM encolhe e a divisão de software e serviços relacionados aumenta. É muito mais fácil vermos a morte do hardware da Sun do que dos softwares
  • A IBM de 3 anos pra cá cada vez mais tem como meta afastar da MS e vender soluções completas independentes de sistema. Ela vive dizendo isso em público e gradualmente vêm colocando em prática
  • A IBM possui centenas de patentes que a Sun não poderia usar e agora ela pode usá-las pra melhorar o Java. Ela já fez isso com outras ferramentas adquiridas
C

chun:
ccllss

Você já ouviu falar em monopolio ?

Monopólio ? Você acredita mesmo que a IBM comprando a Sun vai conseguir algum monopólio? E acredita também que a IBM pensa desta maneira monopolista?

Eu penso assim… a gente não sabe quais são as estratégias da IBM… mas não acredito que ela irá se contrapor a comunidade Java colocando em risco a tecnologia, principalmente por causa do investimento realizado.

@braços

C

Assino embaixo Marcos Alex.

@braços

marcosalex:
Pra mim a aquisição da Sun pela IBM tem tudo pra ser ótima pro Java pelos seguintes motivos:

• A IBM já investe muita grana no Java.
  • A JVM da IBM é mais rápida do que a da Sun. Sempre foi, a IBM tem muito mais expertise em processadores e compiladores
  • A comunidade já cuida da maior parte do desenvolvimento e são várias empresas que ajudam no custo. Ao contrário do censo geral, a ajuda financeira da Sun já era pequena em proporção
  • Ruby, PHP, Python todos recebem aportes de outras empresas e são bem menores do que os investimentos que o Java recebe e vão muito bem.
  • Quase todos os softwares da IBM já são feitos em Java. Ela não mataria uma ferramenta que usa tanto e já investe
  • A divisão Java da Sun é uma das mais lucrativas, mesmo com a crise. Nenhuma empresa compradora vai largar a parte boa e ficar só com a parte podre
  • Cada ano que passsa a unidade de hardware da IBM encolhe e a divisão de software e serviços relacionados aumenta. É muito mais fácil vermos a morte do hardware da Sun do que dos softwares
  • A IBM de 3 anos pra cá cada vez mais tem como meta afastar da MS e vender soluções completas independentes de sistema. Ela vive dizendo isso em público e gradualmente vêm colocando em prática
  • A IBM possui centenas de patentes que a Sun não poderia usar e agora ela pode usá-las pra melhorar o Java. Ela já fez isso com outras ferramentas adquiridas

C

Marcosalex…

• Sim , a IBM investe muito no JAVA DELA… nao no crescimento da plataforma como um todo…

• Se a o JDK da ibm é tão bom , porque 90% dos startups de desenvolvedor do java são em cima da JVM da sun ?

• Ajuda da Sun é pequena ? tem certeza ? A sun banca uma porrada de ferramentas com qualidade profissional existentes no mercado… Glassfish é uma assumidade nesse mundo onde jboss faz de otario quem espera 10 anos por um container compativel… e o geronimo é uma vergonha em termos de performance… e o openoffice ? Acho que a sun nao investe assim tao
    pouco…

• Ruby está recebendo um puta empurrão da Sun , ou você nao tem ouvido falar no JRuby ? PHP tem a Zend para investir MILHARES DE DOLARES…

• A IBM Mata o concorrente , nao a tecnologia… ela MATA e fecha…

• Lucrativas ? Java sempre foi uma divisão que deu prejuizos… a unica coisa que dava dinheiro para a Sun são os servidores… e este é o unico motivo para a IBM estar adquirindo ela.

• A divisao de MICROINFORMATICA da IBM encolhe… nao a de servidores parrudos…

• Me cite motivos reais para acreditar nessa sua afirmação que a IBM quer afastar da MS…

• Centenas de patentes ? E isso é bom ? A sun esta abrindo a JVM e graças a estas patentes que ela tem gastado milhares de dolares para “compra-las” e libera-las… voltaremos a JVM fechada ? Isso para mim é regredir.

F

Bem que o Google podia entrar nessa parada né…

M

A Sun microsystems esta passando a bola pra IBM acredito que isso vai ser um investimento inteligente tanto para quem investi em java quanto os que querem agora melhor ferramentas e meios de processos para implementar soluções em integrações.

Tudo na verdade é um grande Marketing para uma nova era de desenvolvimento, tenho certeza disso.

F

Marcio Duran:
A Sun microsystems esta passando a bola pra IBM acredito que isso vai ser um investimento inteligente tanto para quem investi em java quanto os que querem agora melhor ferramentas e meios de processos para implementar soluções em integrações.

Tudo na verdade é um grande Marketing para uma nova era de desenvolvimento, tenho certeza disso.

paga-pau

Pq vc não funda uma igreja para o Deus ibm já q vc eh o profeta?

O

Mal posso esperar por essa aquisição…está demorando muito!
O único problema era que as melhores coisas feitas na comunidade JAVA foram feitas em reação aos padrões da própria SUN,o que não sei se vai continuar acontecendo.Em todo caso quero pagar pra ver.
:shock:

L

Só uma coisa, vocês ficaram sabendo da acusação de que a Sun está passando por cima do JCP? Deu até no InfoQ!

O motivo é que a briga entre a Sun e a Apache, pode resultar em um veto da JSR do Java 7, por várias empresas. Afinal, quem aprovaria uma nova JSR cuja licensa é ainda restritiva e só beneficia a Sun?

Estou falando isso porque essa visão de que a Sun é o “anjinho” e a IBM é o “diabinho” não passa de papo furado de fanboy. As duas empresas só estão olhando pro próprio umbigo. E uma fusão não deveria nos comover.

Além disso, se você desenvolvedor está preocupado com o sumiço do Java, o erro é seu! É você que não diversificou seu portfólio de conhecimento e fica a mercê do destino de uma só empresa.

M

assino em baixo. Não vejo problema nenhum na fusão, nem me preocupo com “tudo isso”. A fusao não vai comprometer as ferramentas que utilizo e que mutia gente utiliza, não vejo problemas se a IBM resolver matar o netbeans ou o glassfish e (vejam que coisa!) utilizar recursos dessas ferramentas para melhorar as suas… ao contrário, a IBM já investem em cloud computing (Produto novo ou o da Sun? alguem sabe de mais detalhes?) A IBM tem mais conhecimento em hardware, imagine que bacana ficara o SUN Spot? Na minha visao, se tao chorando antes de apanhar, é porque… bom, é porque tao merecendo e sabem disso…

R

Leonardo3001:
Só uma coisa, vocês ficaram sabendo da acusação de que a Sun está passando por cima do JCP? Deu até no InfoQ!

O motivo é que a briga entre a Sun e a Apache, pode resultar em um veto da JSR do Java 7, por várias empresas. Afinal, quem aprovaria uma nova JSR cuja licensa é ainda restritiva e só beneficia a Sun?

Estou falando isso porque essa visão de que a Sun é o “anjinho” e a IBM é o “diabinho” não passa de papo furado de fanboy. As duas empresas só estão olhando pro próprio umbigo. E uma fusão não deveria nos comover.

Além disso, se você desenvolvedor está preocupado com o sumiço do Java, o erro é seu! É você que não diversificou seu portfólio de conhecimento e fica a mercê do destino de uma só empresa.

Talvez uma seja o “diabinho” e outra o “diabão”. O problema é que com os dois juntos, o purgatório vai ser anexado ao inferno, e ficaremos sem escalas. hahaha… :evil:

Bom, eu aprendo linguagem e framework novo bem rápido, já as empresas que tem zilhões de linhas de legado em Java, essas sim estão a mercê do futuro da tecnologia. E vão continuar dependendo de desenvolvedor e fabricante por um bom tempo.

Abraço.

A

Leonardo3001:

Assino embaixo! E bem assinado!
Abraço.

F

Eu acredito que com a fusão algum ferramentas vão ser sim descontinuadas.
Será a migração do Glassfish para o Websphere, que convenhamos é o objetivo da IBM, a Sun tbm não esconde que o tem preferencia pela sua IDE, o NetBeans ao Eclipse.

A única vantagem que teremos é que a comunicade poderá continuar tocando os projetos Open Source por conta propria, os fontes novos podem ser retirados, mas quem ja fez um checkout no repositorio e tem os fontes pode organizar uma equipe e tocar o projeto.

Vai de cada um ajudar um pouco e essas tecnologias nunca morrerão, não essa a vantagem do Open Source?

Por que que ta todo mundo achando que o Java vai terminar? Olhe a maturidade da linguagem para a IBM matar ela do nada, a IBM também investe no Java, não importa se é o Java dela, mas não deixa de ser Java, quem disse que os desenvolvedores da IBM não contribuem pro OpenJDK?

Não estou sendo a favor da fusão, preferiria cada uma na sua, mas se o estupro é inevitavel, relaxa e goza.

[]'s

C

Concordo.

Leonardo3001:

F

Caramba, sou o único otimista aqui? :shock:

Tudo bem que algumas especulações são razoáveis, mas ficar achando que a ibm vai comprar a sun para então matar o java não faz sentido para mim, até pq ela iria se afundar junto, visto seu portifólio em java. Eu vejo a IBM como uma boa empresa, com bons produtos e que sempre investiu em produtos e serviços java. Se ela conseguiu seu espaço mesmo com toda essa concorrência open source por ai, ela sabe que no fundo uma comunidade aberta tb é bom para os negócios.
Se não fosse a IBM seria quem? A oracle? Aposto que muitos fariam as mesmas acusações.

obs.: Mas o notes da ibm é um lixo mesmo :stuck_out_tongue:

M

foxfoxfox:

paga-pau

- Você prefere a Microsoft ?

L

Se tem IBM no meio eu tenho todo receio do mundo, realmente como disse o chun, é empresa mais Midas ao contrário que já existiu.

C

Marcio Duran:
foxfoxfox:

paga-pau

- Você prefere a Microsoft ?

Com a Sun na mão da IBM ? Olha… não sei não…

J

Eu adoraria entender como a empresa “Midas ao contrário” é que tem capital suficiente para comprar a empresa “maravilhosa” que está indo para o buraco!?

Além disso, o que a IBM vai ou não fazer com os produtos e serviços Sun está fora da nossa jurisdição. Se queremos que a plataforma continue a melhorar devemos pensar no que nós podemos fazer por ela, e não ficar lamentando. O que você quer da plataforma depende de você.

Muito me surpreendeu o “oportuno” comentário do nosso amigo que pretende trocar de tecnologia caso a compra venha a acontecer, ja que ele destacou a plataforma .NET. Chega a ser cômico.

F

Eu adoraria entender como a empresa “Midas ao contrário” é que tem capital suficiente para comprar a empresa “maravilhosa” que está indo para o buraco!?

Além disso, o que a IBM vai ou não fazer com os produtos e serviços Sun está fora da nossa jurisdição. Se queremos que a plataforma continue a melhorar devemos pensar no que nós podemos fazer por ela, e não ficar lamentando. O que você quer da plataforma depende de você.

Muito me surpreendeu o “oportuno” comentário do nosso amigo que pretende trocar de tecnologia caso a compra venha a acontecer, ja que ele destacou a plataforma .NET. Chega a ser cômico.

Todas as grandes fusões causam medo, e a IBM não e tão boa quanto a M$ (Logicamente antes a IBM), a IBM pelo menos investe e produz open source de verdade.

Agora convenhamos nosso amigo que disse que migraria pra .NET deve fazer isso agora, não precisamos de gente desse tipo na comunidade java.

O negócio é aguardar e ver o que a IBM vai fazer.

C

Felagund,

Migrar é uma palavra muito forte… porem… se o objetivo do projeto for melhor alcançado com .Net… sim… nao teria o menor problema em utilizar esta plataforma…

Assim como nao tenho o menor problema em usar Flash , ou Silverlight…

Quanto ao migrar ou não… se o java virar um produto bosta como a IBM adora fazer com o que ela compra, nao terei nenhum problema em abrir minha cabeça para outros produtos…

F

A questão não é o abrir a cabeça para outros produtos, seu comentario foi completamente diferente do que o cara citou.

“Se a IBM comprar migrar para o .NET”

Não vou negar que se o Java virar uma bosta, também vou migrar, mas como a maioria deve saber, todos devemos ser poliglotas, investir em aprender outra linguagem é nossa obrigação.

Mas o pessoal não ta querendo entender é que pode não ser tão ruim, não que va ser bom, mas pode ser que a IBM compre so por causa do mercado de servidor e mantenha tudo igual.

O que me preocupa é a comunidade abandonar o Java por causa disso quando ela propria poderia tocar o projeto. Java é muito maduro para ser perdido por uma transação financeira.

Para quem não sabe um dos maiores acionistas da Sun que estão precionando a venda, vi em algum blog por ai não me lembro mais.

C

Queria saber como a IBM iria se comportar em relacao a suporte para outras linguagens na JVM, sera que havera avancos nessa area se forem confirmados os rumores de aquisicao?

Pq minha preocupacao é com o novo java, que ira rodar em java mesmo. Mas java como LINGUAGEM é coisa do passado, legado, se preferir assim.

R

Eu só não coloco um cifrão no nome da IBM porque não tem letra ‘S’.

peraí, opa…

International Bu$ine$$ Machine$

hihih… pronto. :slight_smile:

Abraços.

J

Um dos principais atrativos para a IBM na compra da Sun é justamente o Java e MySQL, o que pode não ser muito interessante é realmente a concorrência que vai diminuir.

E quem falou em monopólio, sim a IBM pode conseguir um monopólio ao comprar a Sun, ela terá um market share de mais de 40% no setor de servidores, pode não ser um monopólio mas já se aproxima disso.

Interessante a cobertura do IT Web sobre o assunto:

http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=55718

F

cmoscoso:
Queria saber como a IBM iria se comportar em relacao a suporte para outras linguagens na JVM, sera que havera avancos nessa area se forem confirmados os rumores de aquisicao?

Pq minha preocupacao é com o novo java, que ira rodar em java mesmo. Mas java como LINGUAGEM é coisa do passado, legado, se preferir assim.

Não pogramo a JVM, programa em uma linguagem que roda em cima dela, e essa linguagem se Java Java, acho que vc está confundindo a VM do Java (a melhor até hoje) com a linguagem, Java é linguam, JVM é a maquina Virtual que suporta outras linguagens.

K

Felagund:
cmoscoso:

Não pogramo a JVM, programa em uma linguagem que roda em cima dela, e essa linguagem se Java Java, acho que vc está confundindo a VM do Java (a melhor até hoje) com a linguagem, Java é linguam, JVM é a maquina Virtual que suporta outras linguagens.

Será que já tem Cobol para JVM? ou Clipper?

F

Cobol eu acredito que sim, ouvi algum tempo atraz que tavam querendo fazer, agora se o projeto andou ou não já não sei dizer.

Mas mesmo assim ai é pesado ja ne :slight_smile:

C

Felagund:
cmoscoso:

O que te faz pensar que confundi a linguagem java com a plataforma?

A Sun e a IBM possuem suas JVM, a pergunta é se poderiam somar essa experiencia com objetivo de melhorar o suporte a outras linguagens na plataforma JAVA. Quem te disse que CLR nao é melhor do que a JVM nesse aspecto? Alias se vc nao programa a JVM, nao tem condicoes de dizer que é a melhor sem recorrer ao achismo certo??

F

Ok, me desculpe, reformulando então.

a JVM é uma das melhores VM que existe.

Não posso comentar sobre o q vc disse pois não sei como é a JVM da IBM

[]'s

W

Quanto ao migrar ou não… se o java virar um produto bosta como a IBM adora fazer com o que ela compra, nao terei nenhum problema em abrir minha cabeça para outros produtos…
Se ela comprar ( estou resando pra que isso não aconteça) não precisa ter muita pressa em ir para outros produtos pois, até ela chegar no atual JDK 1.6 , EJB 3.0 no JSF 1.2 etc. vai demorar uns 3 anos. :lol:

O

Hmm, então o Jikes vai vir padrão no JDK, é? :twisted:

Enfim, vou então já ir me acostumando a usar o Websfish + Netclipse aqui na empresa. Só espero não precisar usar o MyDB2 :lol:

M

Bem, talvez o sentimento ruim seja por causa da mudança.
Posso estar errado, mas não acredito que se a IBM vai comprar a Sun isso vai ter grande mudança, porque como já foi dito, a IBM investe uma grana alta no Java
Só gostaria de fazer uma add no comentário do marcosalex:

Meu sonho é que a IBM se junte com a Google, outro inimigo declarado da Microsoft. Aí o bicho ia pegar… rs!

[]'s
JL

R

Mero_Aprendiz:
Meu sonho é que a IBM se junte com a Google, outro inimigo declarado da Microsoft. Aí o bicho ia pegar… rs!

O bicho vai pegar em que?

D

Ouvi falar que a Sun está atualmente no sentido financeiro “Mal das Pernas”.
Se isto é verdade qual seria o motivo da crise?

L

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, ou uma empresa que tem produtos ruins não vai nunca ter mais mercado (e mais lucros possivelmente) que uma empresa que tenha produtos bons?
Mercado e estratégias comerciais são coisas muito mais complicadas que simplesmente qual JVM é melhor.

B

Depois de trabalhar com ClearCase tudo que vem da IBM pra mim FÉDI!

A

Então cadê a notícia da venda? melhor a confirmação da venda? Meu, isso está parecendo mais um boato… as ações da Sun não subiram com essa tal suposta venda? heheheh sei lá hein.
Outra coisa, acho que estamos fazendo tempestade em copo dágua, acho que temos que ter calma, se a IBM realmente comprar a Sun, a única coisa que vai nos restar é rezar para que eles mantenham os projetos da Sun num bom nível, óbvio que alguns deixariam de existir, mas acho que está na hora de pararmos com esse medo, medo de algo que nem sabemos se vai acontecer.
E vamos torcer que o melhor possa ocorrer para o Java e para a Sun, afinal muitos dependem da empresa.

Abraços

M

Se for defato um boato, só pode ter a intenção de valorizar as ações da Sun, de outra forma qual seria a justificativa? :wink:

R

Pago um doce pra quem me explicar porque o ser humano é capaz de passar horas discutindo sobre algo que não tem nem ideia do que se trata.

M

Nossa, cara, dá uma pesquisada no Google antes de postar pra você não passar vegonha

Ela investe no JCP e em um monte de projetos livres de Java o relacionados a ele.

Pelo mesmo motivo do Mono: nem todo mundo quer uma tecnologia que “corre atrás da outra”.

Sim, tenho. Principalmente no Java, que recebe muito dinheiro de muitas empresas. A própria comunidade do JCP confirma isso, não é segredo. Quanto ao Glassfish, como eu já falei em posts anteriores, esse depende mais da Sun e é um candidato a ficar com a comunidade caso uma possível fusão ocorra.

Sim, conheço o jRuby, mas o “empurrão” da Sun não é lá tão grande quanto você pensa. E a Zend também não é tão poderosa. Mas se de todos os projetos que citei você só conseguiu argumentar esses dois, não preciso dizer mais nada.

Não, muito pelo contrário. Java sem foi lucrativo.
http://blogs.sun.com/jonathan_pt/date/20090206
O grosso do prejuízo sempre esteve na linha de servidores High End. Dá uma pesquisada nos balanços financeiros anteriores e você vai ver que a Sun sempre aposta na recuperação dessa área mas nunca conseguiu reerguer. Cada vez mais as empresas preferem cluster de servidor x86 do que gastar com os servidores Solaris.

Errado.
http://www.computerwoche.de/messeschnellweg/2008/03/28/ibm-und-die-hardware/
Cada vez mais a IBM está virando uma empresa de software e serviços relacionados a software.

Bom, se você tivesse dado uma pesquisada, viria que quem afirmou isso foi a própria IBM.
http://economictimes.indiatimes.com/News/News_By_Industry/Infotech/Hardware/IBM_aims_to_lower_cost_of_using_Linux_Apple_PCs/articleshow/1594892.cms

chun:

• Centenas de patentes ? E isso é bom ? A sun esta abrindo a JVM e graças a estas patentes que ela tem gastado milhares de dolares para “compra-las” e libera-las… voltaremos a JVM fechada ? Isso para mim é regredir.

Não, analisa o histórico da IBM: nas soluções que ela trabalha a IBM abre as patentes para as soluções open source. Ela estando à frente do Java, teríamos chance de trabalhar com essas patentes.
M

Tenho esperanca de que a Sun irá superar estafase e se recuperar. Será necessário rever alguns conceitos e tomadas de decisao, mas para formar uma base sólida capaz de superar turbulencias futuras, nao vejo outra saída.
Boa sorte ao pessoal da Sun, e todo de bom! :wink:

O

Depois de muito tempo…
Faz uns anos que não vinha por aqui…

Daí vi a notícia e vim conferir aqui na comunidade a veracidade disso tudo…

Era bem o que eu imaginava, tudo bem que não se deve ter medo de mudanças, mas temos que concordar que alguma meleca irá acontecer se essa notícia se concretizar mesmo… MySQL também passa a ser da IBM né?

Eu agora sou Python na cabeça… :lol: Brincadeira. Talvez as mudanças não sejam tão drásticas assim… Pensamento positivo. :roll:

T

Vou trancar este tópico e destrancá-lo se o pessoal da IBM resolver retomar as negociações - segundo as notícias, a cúpula da Sun se dividiu sobre vender ou não, e acabaram desistindo de vender. (O Schwartz era a favor mas o Scott McNeal, aka “dono”, era contra, então…)

S

Bom, sinceramente se isso acontecer espero estar trabalhando em outra área.
Java é muito bom, mas radicalizar assim não faz bem pra ninguém.
Espero que daqui a poucos anos tenhamos novas tecnologias que superem em muito Java. Afinal, a tecnologia só tem melhorado com as evoluções.

Criado 2 de abril de 2009
Ultima resposta 3 de abr. de 2009
Respostas 57
Participantes 36