[ Conceitual ] Quem és tu Managed Bean no MVC?

31 respostas
J

Boa noite pessoal,

Estou estudando JSF e fazendo a revisão de uma aplicação proposta por um material da comunidade.

Gostaria de levantar esta questão (título) porque não encontrei a real localização dentro do modelo MVC para uma classe/objeto do tipo Managed Bean.

O Java Server Faces tem como proposta aproximar a web de uma plataforma desktop, tornando assim, quase imperceptível para o usuário suas requisições sobre objetos persistentes.

Nota: Alguém já programou algum software desktop aplicando o modelo MVC?
Demoro pra responder ein! rs.

Pois bem. Então como levar a web a este patamar e manter o MVC como costumeiramente está.

Exemplificando:

Fluxo no Modelo MVC convencional:

[ loop ]... render view :: submit form view :: browser process :: server process [ request :: response ] :: switch view for :: render view ... [ / loop ]

Um dos tipos de fluxos do Modelo classico Desktop/JSF:

[ static ]... render view :: ajax interactive action :: server process [ request :: response ] :: stop [ / static ]

CRUD Modelo desktop

O poder da View (página renderizada) utilizando o JSF vai muito além do que comumente encontra-se em convencionais aplicações web.
Basicamente você pode fazer tudo a partir da view (CreateReadUpdateOrDelete).
Sim, a view tem o poder, mas não se enganem, por traz de toda jsf view tem sempre uma boa e nova Managed Bean.

E quem seria a Managed Bean no modelo MVC ?

Seria uma model ?
Uma Bean é uma model, pois representa uma entidade (tabela).
Uma DAO (http://pt.wikipedia.org/wiki/Data_Access_Object) é uma model de interação com a base.
Mas e a Managed Bean! Quem és tu?

Seria uma view ?
A primeira pergunta para responder a questão é: A Managed Bean está alocada no cliente ou no servidor?
Resposta de atrapalhar: No servidor. Mas solicitada em tempo de execução (Real Time) por blocos EL (Expression Language) alocados na VIEW.

Seria a Controller ?