Construção de interfaces gráficas com Java FX, Flex ou outra opção?
21 respostas
M
MauNunes
Trabalho com Java para Web e pouco conheço a parte para desktop.
Estou com uma ideia para um projeto open source que será destinado a desktop, porem o mesmo possui uma interface mais elaborada e queria saber se existe algum framework que facilite essa construção. O Flex seria ideal, porem pelo pouco que sei e conheço do Java para desktop, tem o Java FX, mas não sei se é valido utilizar.
Flex é para web, Adobe Air é o equivalente para desktop. É muito bom, mas como a Adobe cagou e andou para o Flex, não confie mais nela para desenvolvimento de sistemas.
M
MauNunes
Opa javaflex, obrigado pela correção em relação as tecnologias, Flex e Adobe Air, achava que Flex era tanto para web, quando para desktop.
Porem o que você sugere para utilizar?
A
aluisiodsv
Qual o problema em usar swing?
Ainda mais depois q o google disponibilizou pra gente o windows builder pro.
M
MauNunes
Problema nenhum.
A questão é que a interface a ser criada não será formulário básico. Seria parecido com um iTunes para exibiçãi de video, música e fotos. essas coisas.
A
aluisiodsv
Ah, legal.
Então as próprias opções ditas servem. Creio que o Air seja mais fácil, porém é pago.
R
rafadelnero
Nunca usei o Java FX mas pelo que falam é bom, tem mais recursos, só não sei a ferramenta adequada pra usá-lo…Mais produtiva e prática…
A
aluisiodsv
Não creio q vá encontrar esta ferramenta.
R
rafadelnero
A melhor ferramenta que usei pra construir forms no Java foi o Window Builder, mas é usado pra Swing, no Java FX parece que é feito no código mesmo.Até tem alguns softwares que dá pra fazer a tela por fora e depois altera algo no XML, é algo assim, mas bem que poderiam investir em produtividade.
P
Polverini
vc pode usar o JavaFX, tem muito recursos legais para o uso, as bibliotecas são bem atuais, caso nao queira criar as telas na mão vc pode usar o SceneFX da propria Oracle, e ainda pode integralo ao Netbeans
J
javaflex
MauNunes:
Opa javaflex, obrigado pela correção em relação as tecnologias, Flex e Adobe Air, achava que Flex era tanto para web, quando para desktop.
Porem o que você sugere para utilizar?
Se vc qr atender varios sistemas operacionais segue o que o pessoal recomendou: JavaFx com Scene Builder. Se for só Windows dá uma olhada no WPF com Expression Blend e Visual Studio. Adobe Air só nao confio na Adobe, mas o produto em si é excelente.
F
fredericomaia10
Estou utilizando JavaFX em um projeto desktop. Com certeza ele é válido para você utilizar.
A tecnologia está bem madura e tem bastante documentação e e-books. A ferramenta para construir interfaces é o JavaFX Scene Builder. É bem fácil de construir telas por ela que gera o código em FXML. Existem outras opções para você construir essa interface como o ScalaFX e o GroovyFX.
Estamos usando ScalaFX por questões de padrão já que desenvolvemos tudo em Scala. Mas documentação de ScalaFX praticamente não existe. Logo, vai de FXML ou código Java mesmo que apesar de ser mais “verboso” é fácil e sem dores de cabeça com os wrappers ScalaFX.
M
MauNunes
Opa fredericomaia10, beleza?
Muito bem vinda sua dica.
Só mais uma dúvida. Existe algum material bom para aprender Java FX. A um tempo atrás vi um livro em português sobre o assunto, mas não sei se é bom. Tem alguma sugestão?
Só tomar cuidado pq o javaFX mudou bastante da versão 1 pra 2. Esse livro é de 2010, acredito que seja da versão 1.
Alguém confirma??
F
fredericomaia10
DanielSchmitz:
Só tomar cuidado pq o javaFX mudou bastante da versão 1 pra 2. Esse livro é de 2010, acredito que seja da versão 1.
Alguém confirma??
Exato. Este livro é sobre a versão 1.2 do JavaFX. Que mudou bastante nesta segunda versão.
D
denilson100
Ola pessoal, boa noite.
Gostaria de saber se é possível fazer uma “barra gráfica dinâmica” em java para web?
Da seguinte forma:
Ha dois botoes +1 e -1. Clicando no botão +1 uma barra gráfica vai para um, e o nível da barra gráfica sobe. Se clicar novamente vai para dois e o nível sobe também. E se clicar em -1 o nível desce 1.
É possível fazer em java?
V
victorh.marques66
Boa tarde pessoal, estou com a necessidade de construir um aplicação com UI Desktop, de acordo com as pesquisas que estou fazendo, estou chegando a conclusão que seria melhor utilizar JavaFx, porém fiquei em duvida pois li um artigo aonde falava sobre RCP (Rich Client Platform) do Eclipse, pelo que entendi o RCP usa SWT, e os componentes proprios do SO aonde não deixa a desejar tanto em processamento.
Gostaria de saber, em questão de desempenho, me atenderia melhor JavaFX ou RCP ?
Desde já obrigado !
J
javaflex
victorh.marques66:
Boa tarde pessoal, estou com a necessidade de construir um aplicação com UI Desktop, de acordo com as pesquisas que estou fazendo, estou chegando a conclusão que seria melhor utilizar JavaFx, porém fiquei em duvida pois li um artigo aonde falava sobre RCP (Rich Client Platform) do Eclipse, pelo que entendi o RCP usa SWT, e os componentes proprios do SO aonde não deixa a desejar tanto em processamento.
Gostaria de saber, em questão de desempenho, me atenderia melhor JavaFX ou RCP ?
Desde já obrigado !
Até antes do JavaFx, SWT era o que tinha de melhor no mundo Java para desktop pensando no usuário final, pena que parece que a própria comunidade Java não apoiou essa excelente solução portável a cada plataforma nativa, talvez pela religião Sun a coisa não fez tanto sucesso. Mas como você pode ver, o Eclipse é a melhor IDE, entre outras coisas, \graças ao SWT, com uma interface gráfica muito fluída e visual verdadeiro ao estilo do usuário do sistema operacional, ao contrário do Netbeans/Swing que é mais pesado e tem visual de maquiagem forçada. Então não sei como tá a aceitação disso atualmente, senão você ficaria num mundo isolado. JavaFx é o que consideram promissor para desktop Java, deve ser uma solução fluída também por ser vetorial e a beleza depende do que a pessoa criar pois são muitas possibilidades, não é só por maquiagem por cima de algo.