Contabilidade + Java + TCC

3 respostas
C

Olá a todos

A poucos dias criei um tópico a respeito da dúvida sobre se deveria ou não tentar fazer meu TCC usando a linguagem java, mas naquele momento eu não tinha idéia de qual trabalho iria desenvolver e tinha dois problemas, o JAVA (linguagem p/ ganhar mais conhecimento) e tbm o tema proposto.

o tópico
http://www.guj.com.br/posts/list/38548.java

Bom, agora defini o tema e ele é na área contábil, quero implementar em uma pequena empresa de fundo de quintal que meu pai possui algumas técnicas de contabilidade e controle financeiro para que ele tenha condições de saber qual é o resultado da empresa.

Gostaria de saber se existem programadores java aqui com experiência em programas voltados para contabilidade e aproveitar para saber a opinião de vocês sobre usar o java como aplicação desktop sem usar servidor.

Com relação ao tempo, agora creio que terei tempo pra usar o java afinal já tenho o tema proposto a empresa para o estágio é do meu pai e vai depender apenas de mim aproveitar que estou 1 semestre adiantado para começar a desenvolver e informalmente tirar as dúvidas com o professor de java da minha instituição…

Abaixo segue o que pretendo fazer no meu TCC

CARACTERISTICAS DO SISTEMA
O sistema de informações gerenciais criado visa registrar os fatos contábeis ocorridos dentro da mesma bem como trabalhar esses dados gerando informações para o empresário tanto no aspecto gerencial como fiscal. As funcionalidades do sistema será o cadastro dos fornecedores, cadastro dos clientes, mala direta, controle de estoques, contas a pagar e contas a receber tudo isso dentro da parte fiscal do sistema, para a parte gerencial do mesmo será disponibilizado um sistema de contabilização, cadastro de históricos, DRE (Demonstrações de Resultado), Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa, Mark-UP, Ponto de Equilíbrio Financeiro, Análise Horizontal e Vertical das Demonstrações Financeiras (com comentários genéricos sobre a situação).

Desculpem a falta de concordância, é apenas a idéia central proposta.

Por favor opinem… valeus galera.

3 Respostas

V

Olá pequeno padawan, =)

É elogiável a vontade que você tem de usar java em seus projetos, já que hoje java é a linguagem mais extensivamente usada em pesquisas acadêmicas, mas me surgiu uma dúdiva:

Geralmente em um TCC o objetivo é identificar um problema que atualmente não há uma solução concreta e gerar uma, ou pelo menos justificar pq uma é melhor do que as outras, não estou tentando ser seu instrutor de TCC =) mas você naum acha que o tema deveria ter o foco mais ou menos isso? Veja se você consegue conversar com seu instrutor.

Desculpe se não respondi nada o que vc queria :wink: eu só queria te dar uma luz, uma vez que eu acho que boa parte de suas perguntas aqui vc vai ter que dar uma garimpada pesquisando :wink:

Abraços e boa sorte!

C

Vinicius Santos:
Olá pequeno padawan, =)

É elogiável a vontade que você tem de usar java em seus projetos, já que hoje java é a linguagem mais extensivamente usada em pesquisas acadêmicas, mas me surgiu uma dúdiva:

Geralmente em um TCC o objetivo é identificar um problema que atualmente não há uma solução concreta e gerar uma, ou pelo menos justificar pq uma é melhor do que as outras, não estou tentando ser seu instrutor de TCC =) mas você naum acha que o tema deveria ter o foco mais ou menos isso? Veja se você consegue conversar com seu instrutor.

Desculpe se não respondi nada o que vc queria :wink: eu só queria te dar uma luz, uma vez que eu acho que boa parte de suas perguntas aqui vc vai ter que dar uma garimpada pesquisando :wink:

Abraços e boa sorte!

Olá Vinicius…

Obrigado pela sua opinião e elogio ^^

Qto ao TCC, dentro do que vc comentou eu penso que é válido a situação em que me propus a trabalhar ou seja:

Meu pai possui um controle financeiro precário do seu negócio e eu estou propondo uma solução eletrônica viável. Sou formado em ciências da computação e já havia prometido isso a ele a tempos, agora com um certo conhecimento em programação gostaria de ajudá-lo dessa forma. Apresentei um rascunho da solução (bem mais análitica e fundamentada doq mostrei aqui) para um professor e ele achou muito bom e pediu para seguir adiante ^^

C

ninguém desenvolve algo em contabilidade com o java aqui???

Criado 9 de agosto de 2006
Ultima resposta 9 de ago. de 2006
Respostas 3
Participantes 2