Criando botões com Swing...Que funcionem

10 respostas
M

Alou a todos tenho um pequeno problema. (Claro né)

É o seguinte:

Sou iniciante em java e to precisando fazer uma aplicação com interface gráfica para o usuário. E estou travado no fazer do botão. até consigo fazer um botão bem tosco mais não sei como ativa-lo por exemplo como vou colocar uma função tipo quando o usuário clicar no botão ele aparece uma telinha de “OI!!!”.

Por favor alguem me [color=red]help!!![/color]

10 Respostas

A

Procure por listeners, eles escutarão os eventos do seu botão.

Após implementar seu listener, procure por JOptionPane.showMessageDialog para exibir sua mensagem.

Abraços,

Alexandre Oliveira

T

seuBotao.addActionListener(new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "OI"); } });

G

Colega, as dicas do pessoal com certeza irão funcionar.

Como você é iniciante em java, não sei se vc já sabe, mas dê uma olhadinha no plugin Visual Editor do Eclipse.

Esse plugin lhe permitirá arrastar e soltar os componentes diretamente nas telas. Fica mais fácil criar interfaces gráficas.

Eu sou da opinião que interface gráfica é sempre bom usar uma boa ferramenta, o interessante é vc dedicar tempo no desenvolvimento e depuração da lógica do sistema.

Um grande abraço.

D

OI, caro amigo:

Tem um plugin muito bom do eclipse, que eh o VEP (Visual Editor Project) é um plugin mto bom para swing. Voce pode encontrar o vep no site: http://www.eclipse.org/vep/

Espero que possa ter ajudado.

A

Normalmente eu recomendo aprender primeiro o funcionamento dos componentes para depois sair desenhando interfaces com editores visuais, mas se realmente quiser tentar, além dos plugins para eclipse já citados, aida existe o netbeans que provê estas funcionalidades.

Abraços,

Alexandre Oliveira

Z

Eu fiz o download do plugin VSE, alguem pode me ajudar a instalá-lo ?

Obrigado.

Abraços.

Z

Apareceu uma opção de Visual Class no Eclipse.
É isso ?