Criando botões com Swing...Que funcionem

10 respostas
M

Alou a todos tenho um pequeno problema. (Claro né)

É o seguinte:

Sou iniciante em java e to precisando fazer uma aplicação com interface gráfica para o usuário. E estou travado no fazer do botão. até consigo fazer um botão bem tosco mais não sei como ativa-lo por exemplo como vou colocar uma função tipo quando o usuário clicar no botão ele aparece uma telinha de “OI!!!”.

Por favor alguem me [color=red]help!!![/color]

10 Respostas

A

Procure por listeners, eles escutarão os eventos do seu botão.

Após implementar seu listener, procure por JOptionPane.showMessageDialog para exibir sua mensagem.

Abraços,

Alexandre Oliveira

T

seuBotao.addActionListener(new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent arg0) { JOptionPane.showMessageDialog(null, "OI"); } });

G

Colega, as dicas do pessoal com certeza irão funcionar.

Como você é iniciante em java, não sei se vc já sabe, mas dê uma olhadinha no plugin Visual Editor do Eclipse.

Esse plugin lhe permitirá arrastar e soltar os componentes diretamente nas telas. Fica mais fácil criar interfaces gráficas.

Eu sou da opinião que interface gráfica é sempre bom usar uma boa ferramenta, o interessante é vc dedicar tempo no desenvolvimento e depuração da lógica do sistema.

Um grande abraço.

D

OI, caro amigo:

Tem um plugin muito bom do eclipse, que eh o VEP (Visual Editor Project) é um plugin mto bom para swing. Voce pode encontrar o vep no site: http://www.eclipse.org/vep/

Espero que possa ter ajudado.

A

Normalmente eu recomendo aprender primeiro o funcionamento dos componentes para depois sair desenhando interfaces com editores visuais, mas se realmente quiser tentar, além dos plugins para eclipse já citados, aida existe o netbeans que provê estas funcionalidades.

Abraços,

Alexandre Oliveira

Z

Eu fiz o download do plugin VSE, alguem pode me ajudar a instalá-lo ?

Obrigado.

Abraços.

Z

Apareceu uma opção de Visual Class no Eclipse.
É isso ?

Me pareceu que sim, pq consegui criar uma tela com TextFields e Buttons.

No entanto não consegui executar, ou seja, fazer a tela aparecer.
E também não achei onde codificar o que o botão deve fazer.

Alguem pode me ajudar ?

Obrigado.

[]s

M

Vlw pessoal pela ajuda irei tentar todos os códigos postados e estarei comunicando o meu sucesso…

Ao pessoal q falou do eclipse eu to com uma interface o netbeans mais ainda não sei usar muito bem e também ñ encontro muita coisa na net optei pelo netbeans pois ñ conseguir instalar o eclipse e encontrei ele como uma solução mais facil pq to acostumado com essas telinhas gráficas pois venho do visual basic.

VlW.

A

Verifique os tutoriais do site do netbeans, possuem inclusive imagens para vc acompanhar.

Abraços.

M

Um pequeno pra incluir eventos

JButton botao1 = new JButton("Adicionar Cliente");
JButton botao2 = new JButton("Remover Cliente");
//adicione o button no frame

botao1.addActionListener(new ActionListener(){
public void ActionPerformed(ActionEvent e){
nomeDaClasse.addCliente(); //chama o método addCliente que vc tem que ter escrito na classe
}
});
botao2.addActionListener(new ActionListener(){
public void ActionPerformed(ActionEvent e){
nomeDaClasse.removeCliente(); //chama o método removeCliente que vc tem que ter escrito na classe
}
});
Criado 11 de abril de 2007
Ultima resposta 12 de abr. de 2007
Respostas 10
Participantes 7