Alou a todos tenho um pequeno problema. (Claro né)
É o seguinte:
Sou iniciante em java e to precisando fazer uma aplicação com interface gráfica para o usuário. E estou travado no fazer do botão. até consigo fazer um botão bem tosco mais não sei como ativa-lo por exemplo como vou colocar uma função tipo quando o usuário clicar no botão ele aparece uma telinha de “OI!!!”.
Colega, as dicas do pessoal com certeza irão funcionar.
Como você é iniciante em java, não sei se vc já sabe, mas dê uma olhadinha no plugin Visual Editor do Eclipse.
Esse plugin lhe permitirá arrastar e soltar os componentes diretamente nas telas. Fica mais fácil criar interfaces gráficas.
Eu sou da opinião que interface gráfica é sempre bom usar uma boa ferramenta, o interessante é vc dedicar tempo no desenvolvimento e depuração da lógica do sistema.
Um grande abraço.
D
dlrodrigues
OI, caro amigo:
Tem um plugin muito bom do eclipse, que eh o VEP (Visual Editor Project) é um plugin mto bom para swing. Voce pode encontrar o vep no site: http://www.eclipse.org/vep/
Espero que possa ter ajudado.
A
aleck
Normalmente eu recomendo aprender primeiro o funcionamento dos componentes para depois sair desenhando interfaces com editores visuais, mas se realmente quiser tentar, além dos plugins para eclipse já citados, aida existe o netbeans que provê estas funcionalidades.
Abraços,
Alexandre Oliveira
Z
Zeed01
Eu fiz o download do plugin VSE, alguem pode me ajudar a instalá-lo ?
Obrigado.
Abraços.
Z
Zeed01
Apareceu uma opção de Visual Class no Eclipse.
É isso ?
Me pareceu que sim, pq consegui criar uma tela com TextFields e Buttons.
No entanto não consegui executar, ou seja, fazer a tela aparecer.
E também não achei onde codificar o que o botão deve fazer.
Alguem pode me ajudar ?
Obrigado.
[]s
M
mr_blackchoro
Vlw pessoal pela ajuda irei tentar todos os códigos postados e estarei comunicando o meu sucesso…
Ao pessoal q falou do eclipse eu to com uma interface o netbeans mais ainda não sei usar muito bem e também ñ encontro muita coisa na net optei pelo netbeans pois ñ conseguir instalar o eclipse e encontrei ele como uma solução mais facil pq to acostumado com essas telinhas gráficas pois venho do visual basic.
VlW.
A
aleck
Verifique os tutoriais do site do netbeans, possuem inclusive imagens para vc acompanhar.
Abraços.
M
Marky.Vasconcelos
Um pequeno pra incluir eventos
JButtonbotao1=newJButton("Adicionar Cliente");JButtonbotao2=newJButton("Remover Cliente");//adicione o button no framebotao1.addActionListener(newActionListener(){publicvoidActionPerformed(ActionEvente){nomeDaClasse.addCliente();//chama o método addCliente que vc tem que ter escrito na classe}});botao2.addActionListener(newActionListener(){publicvoidActionPerformed(ActionEvente){nomeDaClasse.removeCliente();//chama o método removeCliente que vc tem que ter escrito na classe}});