Vou aproveitar o tópico e fazer um relato.
Eu trabalho com java a quase uns 7 anos… No ano passado, pensando em conseguir um extra, comecei a procurar alguns clientes para trabalhos pequenos ou médios, mas por conta própria…
Depois de muito tentar, cheguei a conclusão que a maioria esmagadora de empresas de medio e pequeno porte não pagam por projetos em java. Pq?!? Hospedagem cara, mão de obra cara e mais alguns contras …
O que eu fiz então… Passei em uma banca e comprei um livro chamado construa uma loja virtual em PHP da digerati…
Comecei a estudar PHP por este livro e pelo site php.net
Depois de familiarizado com o PHP 5, comecei a buscar algum framework que me ajudasse a desenvolver aplicações rapidamente. Ví o cakePHP, symphony e outros… Mas ai começaram os problemas … como quem esta iniciando com java, e derepente se depara com um monte de frameworks que prometem mundos e fundos…
Eu decidi então utilizar meus conhecimentos de arquitetura de sistemas para criar algo que me auxilie na criação de sites e sistemas em php. Iniciei isso com a intenção de aprofundar meus conhecimentos na tecnologia… hoje, é um dos meus passatempos favoritos … evoluir a coisa toda…
Eu criei um mini framework o qual eu o batizei de "Quase Nada" … Lembram do Quase Nada?!? Vilão do seriado Chapolin?!? hehehe… Na verdade, dei esse nome por se tratar de quase nada mesmo… poucas features, mas o suficiente para as funcionalidades básicas de um sistema.
Tenho atualmente implementado:
:arrow: Gestor de Persistência no estilo Hibernate ( modelo -> dao -> base. Operações de crud já disponiveis na implementação default );
:arrow: Gestor de Logger ( Possui 4 appenders defaults - info, debug, error e all );
:arrow: Suporte a Internacionalização ( exatamente como no java );
:arrow: Gestor de dependências (não é necessário ficar dando import em cada classe que você utiliza);
:arrow: Gestor de Objetos (gestão de objetos nos diversos escopos);
:arrow: Suporte a navegação segura (implementação simples ainda, mas funcional);
Estou planejando o inicio da proxima feature que será algo como utilizar um filtro para interceptar todas as requisições e direcioná-las as actions (pattern Command).
É isso!