Criando sisteminhas "frela"

33 respostas
B

Depois de conhecer muitas tecnologias, nós normalmente conseguimos enxergar o que usar para sistemas corporativos e o que usar para sistemas mais simples, ainda mais os bicos, freelancers. :slight_smile:

Para sistemas simples de cadastros de 4 , 5 tabelas, 2 relatórios e autenticação, o que normalmente vocês usam?

:arrow: RoR ?
:arrow: Java ?
:arrow: PHP ?
:arrow: ASP ?

Dessas tecnologias, quais frameworks vocês usam ?

33 Respostas

N

eu faço com java, e utilizo tudo no netbeans. tela, logica e base de dados.

N

relatorio no ireport

M

Pra sistemas Desktop eu prefiro Java mesmo.

E pra web algo como o JSF + RichFaces + A4J.

Não são dificeis de implementar e fica um resultado legal.

J

Grails ?

J

Grails!

L

O que eu uso normalmente é Java. Mas quero em breve começar a fazer essas coisas com Rails.
Nosso sistema é Java, mas pretendemos desenvolver outros projetos, e com esses, nossa meta é desenvoler em RoR.

F

Utilizo java/swing/eclipse…

Fernando

O

O que acontece é a lei do menor esforço:

Usamos o que sabemos e ponto.

F

onolox:

Rs… gostei desta resposta…

J

onolox:

Isso! E não se evolui nunca…

R

Joao.Gabriel:
onolox:

Cada caso é um caso…

Se ele quer fazer sistema “frela”, quer algo que seja rápido de fazer para conseguir arrecadar mais rápido.Portanto faça o que você sabe, que sua produtividade vai ser maior (óbvio…)
Porém, se quer fazer um projeto pessoal e tem algum tempo disponível, pesquise algo novo, e quem sabe essa tecnologia que você testar não pode se tornar a sua padrão…

J

RafaelViana:
Joao.Gabriel:
onolox:

Cada caso é um caso…

Se ele quer fazer sistema “frela”, quer algo que seja rápido de fazer para conseguir arrecadar mais rápido.Portanto faça o que você sabe, que sua produtividade vai ser maior (óbvio…)
Porém, se quer fazer um projeto pessoal e tem algum tempo disponível, pesquise algo novo, e quem sabe essa tecnologia que você testar não pode se tornar a sua padrão…

O tempo que levei pra aprender o suficiente do Grails pra desenvolver um “sisteminha” foi menor do que criar um projeto com frameworks de sucesso, do qual já dominava.
E outra, se você pensa a longo prazo, gasta um pouco mais de tempo no primeiro projeto para aprender alguma coisa com desenvolvimento mais ágil e depois só reutiliza nos projetos posteriores.

É uma questão de opinião mesmo.

Q

JEE Spider pode ser a sua solução. Usei em um trampo básico e foi muito rápido maluco.
:smiley:

F

onolox:

Normalmente o que sabemos não é sempre o ideal para todos os projetos. Não existem balas de prata quando o assunto é programação.

F

cakePHP.
:slight_smile:

A

ASP + VB para projetos os projetos descritos no tópico.

T

Ruby on rails, oracle forms (dependendo, obviamente, do banco de dados), asp .net, java com swing (desktop) ou jsf (web), depende muito da aplicacao.

B

Os sisteminhas que eu quiz dizer são web, daqueles q vc coloca na Locaweb… acho que usar JSF nesse caso é inviável dada a tonelada de JavaScript que ele usa.

L

pra mim é RoR no trabalho

em projetos pessoais tem sido Flex + Ror ou Spring

G

eu uso servlet + jsp / jstl / displaytags + hibernate + jasperreports…

G

Java :wink:

J

PHP, motivos? hospedagem mais barata e vários frameworks para diferentes soluções.

L

Em sistemas pequenos tenho usado RoR, em médios tenho usado RoR, nos grande uso sempre RoR e nos outros que não se enquadram nessas categorias tenho feito tudo com RoR.
:slight_smile:

T

Leozin:
pra mim é RoR no trabalho

em projetos pessoais tem sido Flex + Ror ou Spring

eu bem que queria achar um trampo que pedisse RoR, mas nao vejo nem 1 por ai e olha que ja procurei bastante… aqui no trampo e struts 1.1 argh!!! RoR so em casa mesmo!

M

Vou aproveitar o tópico e fazer um relato.

Eu trabalho com java a quase uns 7 anos… No ano passado, pensando em conseguir um extra, comecei a procurar alguns clientes para trabalhos pequenos ou médios, mas por conta própria…

Depois de muito tentar, cheguei a conclusão que a maioria esmagadora de empresas de medio e pequeno porte não pagam por projetos em java. Pq?!? Hospedagem cara, mão de obra cara e mais alguns contras …

O que eu fiz então… Passei em uma banca e comprei um livro chamado construa uma loja virtual em PHP da digerati…

Comecei a estudar PHP por este livro e pelo site php.net

Depois de familiarizado com o PHP 5, comecei a buscar algum framework que me ajudasse a desenvolver aplicações rapidamente. Ví o cakePHP, symphony e outros… Mas ai começaram os problemas … como quem esta iniciando com java, e derepente se depara com um monte de frameworks que prometem mundos e fundos…

Eu decidi então utilizar meus conhecimentos de arquitetura de sistemas para criar algo que me auxilie na criação de sites e sistemas em php. Iniciei isso com a intenção de aprofundar meus conhecimentos na tecnologia… hoje, é um dos meus passatempos favoritos … evoluir a coisa toda…

Eu criei um mini framework o qual eu o batizei de "Quase Nada" … Lembram do Quase Nada?!? Vilão do seriado Chapolin?!? hehehe… Na verdade, dei esse nome por se tratar de quase nada mesmo… poucas features, mas o suficiente para as funcionalidades básicas de um sistema.

Tenho atualmente implementado:

:arrow: Gestor de Persistência no estilo Hibernate ( modelo -> dao -> base. Operações de crud  disponiveis na implementação default );

:arrow: Gestor de Logger ( Possui 4 appenders defaults - info, debug, error e all );

:arrow: Suporte a Internacionalização ( exatamente como no java );

:arrow: Gestor de dependências (não é necessário ficar dando import em cada classe que você utiliza);

:arrow: Gestor de Objetos (gestão de objetos nos diversos escopos);

:arrow: Suporte a navegação segura (implementação simples ainda, mas funcional);

Estou planejando o inicio da proxima feature que será algo como utilizar um filtro para interceptar todas as requisições e direcioná-las as actions (pattern Command).

É isso!

A

boaglio:

Depois de conhecer muitas tecnologias, nós normalmente conseguimos enxergar o que usar para sistemas corporativos e o que usar para sistemas mais simples, ainda mais os bicos, freelancers. :slight_smile:

Para sistemas simples de cadastros de 4 , 5 tabelas, 2 relatórios e autenticação, o que normalmente vocês usam?

:arrow: RoR ?
:arrow: Java ?
:arrow: PHP ?
:arrow: ASP ?

Dessas tecnologias, quais frameworks vocês usam ?

No que o cliente pedir.

Porém, se ele não pedir e der a liberdade de escolha, ou então o sistema for um projeto meu, tem duas hipótises:

1. Sistema 100% web, ou uma aplicação intranet simples: Django
  2. Sistema complexo e na intranet: Java (JSF talvez)
J

Tem outra opção legal também, o Joomla.

B

PHP é bom pra web mesmo, uso o framework EasyPHP, bem leve e ajuda bastante…
Java pra Desktop, Netbeans + Swing…
:lol:

V

pra desktop uso o java, a ide é o netbeans

pra web eu uso o java com o flex, a ide é o eclipse

M

Grails

D

Rails

O

Como pode-se notar a maioria esmagadora usa o q sabe, e eras isso. heheheeh

F

Django.
Mesmo tendo algumas coisas que eu não gosto (ex. o sistema de templates, manage.py, uso abusivo de introspecção para geração dinâmida de código) ele oferece várias coisas bacanas (admin, django-pluggables, documentação). Recomendo, e não só para sistemas com escopo inicial pequeno.

Criado 2 de junho de 2009
Ultima resposta 13 de jun. de 2009
Respostas 33
Participantes 27