A ideia do cloud é colocar tudo na web, com isso os computadores não vão precisar de tanto hardware como hoje( não sei dizer no caso de jogos), com o cloud precisaremos apenas de um browser, qualquer computador com 128 de ram suporte um browser como o firefox então acho que tanto faz usar computadores de hoje como os de amanha, vai dar no mesmo.Não sei la fora, mas no Brasil acho que vai demorar um pouco por causa da nossa conexão que não é das melhores,pelo menos para alguns. Se você olhar ao redor vai perceber que ja entramos no cloud a muito tempo, hoje em dia você passa mais tempo online que offline, você recebe um arquivo de texto no seu e-mail você pode abri-lo online, não precisa mas do office no seu pc, quer escutar musicas?vai no 4Shared ou no kboing, video?YouTube,amigos?Facebook/Orkut/Google+,etc,etc Sem querer você ja forneceu todas suas coisas pessoais a cloud.
R
Renato_Machado
Defina “terminais cloud” e porque desktop/notebook não pode ser um.
G
gamer987
[quote=Renato Machado]Defina “terminais cloud” e porque desktop/notebook não pode ser um.[/quote
Um equipamento com nenhum processamento interno.
Parecido com os antigos terminais burros…
Abraço
L
Luciano_Lopes
Vixe, terminais burros, lembrei de um livro sobre arquitetura de redes rsrsrsrs As vezes acho legal o cloud, pelo menos em questão de aplicativos comerciais por exemplo mas tudo na rede ainda acho um pouco “ruim”, o cara que acessar o servidor desses ferra com milhões de pessoas rapidinho, iria ser quase uma queima.
G
gamer987
Sim Sim…
a parte de usar aplicativos online é muito boa…
o problema é vc depender 24 hrs da rede 7 dias por semana 365 por ano…
entende?
Mas voltando ao tópico… Vc acha que a cloud pode substituir completamente os PCs como conhecemos hoje?Quantos anos vc palpita para isso ocorrer? (se ocorrer)
abraço :thumbup:
R
Renato_Machado
Acontece que um browser moderno não roda com 128 de RAM. Você pode argumentar que ninguém vai precisar usar outra coisa senão browser, mas eu acho difícil de aceitar essa proposição.
Mas se um “terminal cloud” é capaz de rodar um browser como Firefox não vejo porque não pode rodar outros aplicativos.
L
Luciano_Lopes
Acontece que um browser moderno não roda com 128 de RAM. Você pode argumentar que ninguém vai precisar usar outra coisa senão browser, mas eu acho difícil de aceitar essa proposição.
Mas se um “terminal cloud” é capaz de rodar um browser como Firefox não vejo porque não pode rodar outros aplicativos.
Não acho “viavel”, o objetivo do cloud é redução total de processamento referente a aplicativos precisando a penas a conexão com internet para acessar seus documentos e aplicativos web, instalar browser,player,editores,etc ja sairia da ideia de cloud. E no caso da dependencia da conexão 24hs eu acho realmente uma coisa a se pensar. As pessoas terão que ter um controle sobre oque vão deixar online e offline.
Abraço
E de que forma isso ai vai substituir um computador normal???
R
Renato_Machado
Não sei deonde vcs tiraram essa idéia, cloud computing não tem nada a ver com a redução da capacidade do cliente, o Luciano está equivocado sobre os objetivos da computação nas nuvens.
G
gamer987
bom, então, em sua opinião, cloud não irá atrapalhar ou paralizar a produção de computadores?
sempre poderemos utilizar desk e notes?
Abraço
E de que forma isso ai vai substituir um computador normal???
Assim!!!
R
Renato_Machado
Engraçado como a google é “inovadora” por causa de um notebook que não instala aplicativos, e detalhe, ela não produz o computador, só o sistema de software. Vai entender… :roll:
L
Luciano_Lopes
As vezes eu acho os serviços da google apenas “fachada”, ela compra ideias, faz bastante parcerias, não desenvolve uma coisa 100% dela, sempre se escora nos outros.
M
marcosalex
Até mesmo porque aplicações HTML5 exigem bastante capacidade de processamento e memória. Você pode até não precisar de um computador super veloz, mas vai precisar de um computador bom. O que vai ficar com mercado mais restrito são os servidores, que estão crescendo pra esse tipo de aplicação.
Fora os nichos específicos.
A
AUser
E tem algo de errado nisso?
D
douglaskd
Antigamente ouvi falar que com cloud, quando eu ligasse o computador ele “carregaria meu SO da internet”.
acho que se for ter algo assim, a conexão de internet deveria ser 100x mais rapida do que é hoje no brasil, e com bem mais disponibilidade. ou seja não é muito trivial essa solução.
mesmo que se o problema fosse apenas internet eles ofereceriam soluções similares para carregar o S.O na rede local, e voltariamos a era dos terminais burros, que quando ficassem sem rede, nem msgs antigas do outlook, excel ou impressoras funcionariam…
cloud pode ser o que ja esta por ai, não muito mais…
google docs, skydrive(ms),
M
marcosalex
Cloud está crescendo e vai crescer muito mais. O problema é que muita gente pensa que ela veio pra substituir tudo, daí fica resistente e até acaba perdendo boas oportunidades de trabalho por conta dessa resistência.
Se for analisar, a maioria das empresas mesmo no Brasil já dependem de conexões de internet, porque os bancos de dados são centralizados e acessados remotamente por um link de Internet. A diferença é somente que o programa também seria acessado pelo mesmo link, o que não muda o cenário.
Discordo também de precisar de conexão rápida, o que uma aplicação cloud usa a rede é pra compartilhar dados. A interface roda no browser e os pacotes são pequenos. Temos várias aplicações cloud rodando em links de 256 Kb que funcionam perfeitamente bem, o usuário fica mais tempo utilizando os componentes UI do que fazendo requisições web por elas. Não muda em nada se é uma aplicação web corporativa no servidor da empresa ou numa nuvem.
M
maior_abandonado
a tendencia é de que enquanto desktops e notebooks “venderem”, enquanto tiver quem queira comprar… vai ter quem queira vender… simples assim, não estou entrando no dilema de “o que é melhor”, enquanto for uma oportunidade de se obter lucro, o mercado vai existir… se por exemplo notebooks mais portáteis e smartfones comerem esse mercado hoje de notebooks mais parrudos, ai vai ficar mais dificil (e caro) comprar um…
eu não tenho bola de cristal mas meu palpite é de que notebooks ainda vão manter seu mercado estável ainda por muuuito tempo, tipo uns 10 anos ai com quem quer um poder de processamento mais forte em suas mãos, mesmo tendo smartfones também, até que um dia os smartfones darão conta do recado a nivel de processamento e poderão ser plugaveis a munitor e teclado (parece que isso ja existe), deixando relativamente extinto o mercado de notes e desks… claro, isso é só uma suposição, talves um pouco conservadora, pode ser que nesse tempo a tecnologia chegue bem mais longe…
A
AUser
marcosalex:
douglaskd:
acho que se for ter algo assim, a conexão de internet deveria ser 100x mais rapida do que é hoje no brasil, e com bem mais disponibilidade. ou seja não é muito trivial essa solução.
Cloud está crescendo e vai crescer muito mais. O problema é que muita gente pensa que ela veio pra substituir tudo, daí fica resistente e até acaba perdendo boas oportunidades de trabalho por conta dessa resistência.
Se for analisar, a maioria das empresas mesmo no Brasil já dependem de conexões de internet, porque os bancos de dados são centralizados e acessados remotamente por um link de Internet. A diferença é somente que o programa também seria acessado pelo mesmo link, o que não muda o cenário.
Discordo também de precisar de conexão rápida, o que uma aplicação cloud usa a rede é pra compartilhar dados. A interface roda no browser e os pacotes são pequenos. Temos várias aplicações cloud rodando em links de 256 Kb que funcionam perfeitamente bem, o usuário fica mais tempo utilizando os componentes UI do que fazendo requisições web por elas. Não muda em nada se é uma aplicação web corporativa no servidor da empresa ou numa nuvem.
Fiquei curioso: quais várias aplicações são essas?
[]'s
M
marcosalex
AUser:
marcosalex:
Fiquei curioso: quais várias aplicações são essas?
“Temos” eu quis dizer “a empresa onde eu trabalho tem”.
Aplicativos comerciais: venda de passagem rodoviária, ingresso de cinema, controle de frota, etc. Os aplicativos comerciais em geral, se você analisar, o tráfego de rede que eles geram é muito pequeno, independente se rodam em no browser ou em uma aplicação Delphi/VB/Swing.
D
douglaskd
marcosalex:
douglaskd:
S.O online, pra ficar bom tem que ter 100mb e 99% disponivel e é inviavel…
…app online até conexão discada quebra o galho e é viavel…como você citou acima
e-mail,planilhas,docs na nuvem ainda nao subistituem o office-offline por que quando cai a conexão o usuario ainda continua com alguns recursos locais
jogos remotos, tem uma solução nao lembro o nome mais também não é muito atrativo, minimo de conexao 25mb x 30fps, ainda é inviavel
L
Luciano_Lopes
Para mim tem, ja pensou, você desenvolver um software legal, a google vê que aquilo tem futuro, coloca você dentro da empresa, coloca você para adaptar o sistema de acordo com o que ela quer (as vezes não sabe nem como o software foi feito) e depois fica com todos os créditos.
R
Renato_Machado
marcosalex:
Aplicativos comerciais: venda de passagem rodoviária, ingresso de cinema, controle de frota, etc. Os aplicativos comerciais em geral, se você analisar, o tráfego de rede que eles geram é muito pequeno, independente se rodam em no browser ou em uma aplicação Delphi/VB/Swing.
Na verdade aplicativos que rodam no browser fazem mais uso da rede já que o código da interface também é transferido para o cliente a cada requisição, enquanto aplicativos que rodam nativamente só precisam dos dados.
R
Renato_Machado
maior_abandonado:
eu não tenho bola de cristal mas meu palpite é de que notebooks ainda vão manter seu mercado estável ainda por muuuito tempo, tipo uns 10 anos ai com quem quer um poder de processamento mais forte em suas mãos, mesmo tendo smartfones também, até que um dia os smartfones darão conta do recado a nivel de processamento e poderão ser plugaveis a munitor e teclado (parece que isso ja existe), deixando relativamente extinto o mercado de notes e desks… claro, isso é só uma suposição, talves um pouco conservadora, pode ser que nesse tempo a tecnologia chegue bem mais longe…
O problema desse argumento é que não considera o avanço dos computadores desktop e notebooks, apenas dos smartphones. Mas acredito que quando smartphones tiverem toda essa capacidade, desktop serão ainda mais capazes. O mesmo vale com relação ao browser, no futuro estaremos exigindo mais dos aplicativos do que browsers serão capazes de suportar, havendo necessidade de ter browsers E aplicativos coexistindo lado-a-lado.
M
maior_abandonado
Renato Machado:
maior_abandonado:
O problema desse argumento é que não considera o avanço dos computadores desktop e notebooks, apenas dos smartphones. Mas acredito que quando smartphones tiverem toda essa capacidade, desktop serão ainda mais capazes. O mesmo vale com relação ao browser, no futuro estaremos exigindo mais dos aplicativos do que browsers serão capazes de suportar, havendo necessidade de ter browsers E aplicativos coexistindo lado-a-lado.
sim… desktops e notebooks serão ainda mais potentes que smartfones… mas os smartfones darão conta do recado e terão toda sua portabilidade…
veja os primeiros anos dos notebooks, eles eram consideravelmente caros e limitados, acabaram por não ser tão limitados com algum tempo mas ainda eram bem caros, hoje ja não são nem caros nem limitados (exceção feita a recursos gráficos pelas suas placas na maioria dos casos integradas mas a maioria dos notes ainda da conta do recado mesmo de jogos medianos).
o smartfone ja não é caro mas ainda tem um poder de processamento baixo comparado a notebooks por exemplo, meu chute é que com o tempo isso vai ser resolvido… claro que pode ter ainda alguma limitação pequena, mas la pra frente vai comer grande fatia do mercado de notebooks… laaaaaa na frente.
meio dificil de pensa isso mas… acho bem possivel que daqui a algo como 10 anos comprar peça para desktop vai ser igual compra memoria dim é hoje…
M
marcosalex
A diferença não é tão grande assim, que exija um aumento tão grande de banda como o povo pensa.
A
AUser
Para mim tem, ja pensou, você desenvolver um software legal, a google vê que aquilo tem futuro, coloca você dentro da empresa, coloca você para adaptar o sistema de acordo com o que ela quer (as vezes não sabe nem como o software foi feito) e depois fica com todos os créditos.
Erro de quem quis entrar e perder os créditos. Ou então não soube julgar bem a propria atitude. Se tiverem botado uma arma na cabeça sim, é errado, fora isso…
M
marcosalex
AUser:
Luciano_Lopes:
Erro de quem quis entrar e perder os créditos. Ou então não soube julgar bem a propria atitude. Se tiverem botado uma arma na cabeça sim, é errado, fora isso…
Pelo valor que que eles vendem ao Google e o salário que passam a receber, creio que a maioria não está se importando muito com os créditos.
G
gamer987
Até mesmo porque aplicações HTML5 exigem bastante capacidade de processamento e memória. Você pode até não precisar de um computador super veloz, mas vai precisar de um computador bom. O que vai ficar com mercado mais restrito são os servidores, que estão crescendo pra esse tipo de aplicação.
Entao, cloud é um nicho?
Mesmo com ela, sempre poderemos utilizar Computadores como conhecemos hoje ou processamento local?
M
marcosalex
gamer987:
marcosalex:
Entao, cloud é um nicho?
Mesmo com ela, sempre poderemos utilizar Computadores como conhecemos hoje ou processamento local?
Isso. O mercado de cloud pode crescer muito ainda, da mesma forma que o mercado de aplicações de smartphone. Nesse crescimento, é normal pegar uma parte do mercado de outros setores.
G
gamer987
marcosalex:
gamer987:
marcosalex:
Entao, cloud é um nicho?
Isso. O mercado de cloud pode crescer muito ainda, da mesma forma que o mercado de aplicações de smartphone. Nesse crescimento, é normal pegar uma parte do mercado de outros setores.
=D
uma ultima pergunta antes de podermos fechar o topico…
Em termos gerais… Vc acha que os computadores como Desktops e Notebooks, como conhecemos hoje…
Tem quantos “anos de vida”?
para serem substituidos completamente?
D
douglaskd
Vc acha que os computadores como Desktops e Notebooks, como conhecemos hoje…
dificil responder assim, mais acho que vai mudar, por exemplo, acredito que o touchscreen vai começar a ser inserido nos monitores
M
marcosalex
douglaskd:
dificil responder assim, mais acho que vai mudar, por exemplo, acredito que o touchscreen vai começar a ser inserido nos monitores
Pois é. Também acho difícil prover porque tudo evolui. Os smartphones não substituiram os notebooks até hoje, não acredito que tablets o façam. Notebooks não mataram os PCs de mesa.
Radio-relógio nunca matou nem o rádio nem o relógio, televisão não matou o rádio, os celulares mataram o pager e os PDAs, mas não mataram as máquinas fotográficas digitais, embora tenham reduzido drasticamente os mp3 players.
G
gamer987
marcosalex:
douglaskd:
Pois é. Também acho difícil prover porque tudo evolui. Os smartphones não substituiram os notebooks até hoje, não acredito que tablets o façam. Notebooks não mataram os PCs de mesa.
Radio-relógio nunca matou nem o rádio nem o relógio, televisão não matou o rádio, os celulares mataram o pager e os PDAs, mas não mataram as máquinas fotográficas digitais, embora tenham reduzido drasticamente os mp3 players.
bom,
então durante um tempo os desktops estão salvos…
vc tem algum palpite de tempo?
só um chute =) nada muito “formal”
J
juliocbq
Olha, esse é o tópico mais louco que eu já vi aqui no guj nos últimos tempos…
Já tem vários anos que algumas pessoas dizem que cloud é presente e será futuro, mas o que eu vejo é que não é nem presente. O Brasil não tem nem infra estrutura para suportar o tipo de serviço que oferecem.
O cabeamento do nosso país é muito defasado fora outras restrições “sociais”. Não tem sentido a palavra cloud computing quando grande parte da população não sabe nem o que é um computador.
Respondendo a pergunta do tópico com outras perguntas:
Como pode uma máquina com 128 Mb de ram bootar um sistema com recursos gráficos como o win7 ou macOs? Onde vai haver processador para realizar a quantidade exorbitante de cálculos de poligonos para desenhar em um monitor(não tem como sem placa de vídeo). Em um computador com somente um browser, meus códigos fontes deverão ficar remotos e eu vou ter que compilar usando uma interface que manda um compilador remoto construir meu trabalho?
O marcosalex falou uma coisa séria, cloud não é reduzir hardware(não tem nada com hardware nessa história), mas sim modularizar soluções e torná-las práticas. Existem coisas que não convém nesse tipo de solução. Você nunca vai deixar de usar um computador com hd e nem nunca vai bootar um win7 sem memória e sem processador.
R
Renato_Machado
Em 2009 o Brasil já era o 5o país em numero de usuários conectados à internet:
A
adriano_si
Isso não quer dizer nada… Não quer dizer que a infra estrutura é boa e nem que a qualidade de acesso desses usuários é alta… Ter e-mail e coisas do tipo ainda não querem dizer nada para uma nação onde esse número de usuários ainda não chega ao 50%…
Concordo com o Julio, o povo mesmo ainda nem sabe o que é computador.
M
marcosalex
adriano_si:
Isso não quer dizer nada… Não quer dizer que a infra estrutura é boa e nem que a qualidade de acesso desses usuários é alta… Ter e-mail e coisas do tipo ainda não querem dizer nada para uma nação onde esse número de usuários ainda não chega ao 50%…
Mas aí é que está: em nenhum país do mundo eles esperam “o povo” saber o que é uma coisa pra investir nela. Sempre começa de cima e a medida que vai popularizando, vai tornando acessível às camadas mais pobres. Até televisão começou sendo produto só de gente muito rica.
E muita gente de renda baixa já tem computador sim. Mesmo o acesso à Internet, se você pegar somente quem tem acesso razoável pra cima já é bem mais que a população de muitos países ricos. É um tremendo mercado, sem falar que o número de pessoas com computador e com acesso à Internet no país cresce a uma taxa acima da média mundial. Então vai crescer cada vez mais.
Já tem empresas que usam cloud computing no Brasil, a tendência é aumentar, tanto que a demanda por profissionais nessa área só cresce.
O ponto é que falar que cloud vai substituir as aplicações desktop é viajar demais. Pelo menos até agora não surgiu nada que mostre que ele possa atender a todos os pontos, como o Julio e outros já exemplificaram.
R
Renato_Machado
adriano_si:
E? Se o brasil não quer dizer nada pra vc como mercado o que te impede de procurar outros mercados?
R
Renato_Machado
Também acho que primeiro tem que pegar nas empresas, depois vem o povo.
J
juliocbq
marcosalex:
adriano_si:
Mas aí é que está: em nenhum país do mundo eles esperam “o povo” saber o que é uma coisa pra investir nela. Sempre começa de cima e a medida que vai popularizando, vai tornando acessível às camadas mais pobres. Até televisão começou sendo produto só de gente muito rica.
E muita gente de renda baixa já tem computador sim. Mesmo o acesso à Internet, se você pegar somente quem tem acesso razoável pra cima já é bem mais que a população de muitos países ricos. É um tremendo mercado, sem falar que o número de pessoas com computador e com acesso à Internet no país cresce a uma taxa acima da média mundial. Então vai crescer cada vez mais.
Já tem empresas que usam cloud computing no Brasil, a tendência é aumentar, tanto que a demanda por profissionais nessa área só cresce.
O ponto é que falar que cloud vai substituir as aplicações desktop é viajar demais. Pelo menos até agora não surgiu nada que mostre que ele possa atender a todos os pontos, como o Julio e outros já exemplificaram.
Foi o que eu quis dizer. É uma viagem total querer fazer o que estão dizendo. Sistema feito de um só browser, etc… Parece que existe muito professor ensinando errado no mundo.
Coloquei alguns empecilhos que encontramos hoje mas que podem ser sanados por algumas iniciativas do governo como a questão da “banda larga” aprovada pelo senado algum tempo atras, que vai baratear os preços.
Existem 2 mentiras hoje no Brasil em termos de telecomunicações.
3g
tv digital
e a terceira pode ser o cloud computing.
A
adriano_si
marcosalex:
Justamente Marcos, essa foi a idéia que foi jogada por terra… Assim como não vejo os SmartPhones substituindo os Notebooks.
É só pensar na Ergonomia das coisas… se você me disser que vão criar Hologramas de Computadores, tipo uma viagem do Minority Report, posso até concordar que aí a forma como conhecemos o computador atual será deixada de lado, mas ainda assim haverão máquinas fazendo o trabalho sujo, local ou remotamente…
Heuheueheueheueeu mas como todos sabemos, tudo o que foi discutido aqui pode de repente se tornar realidade, não há como prever o contrário, só especular.
Abs []
A
adriano_si
Renato Machado:
E? Se o brasil não quer dizer nada pra vc como mercado o que te impede de procurar outros mercados?
Renato, não encare o que eu falei como verdade absoluta e nem isso aqui é uma guerra
Encare como minha opnião e nem pense que estou menosprezando o mercado Brasileiro…
Realmente essa analogia de que a invasão começaria pela iniciativa privada é bem válida… enfim, apenas especulações…
Abs []
R
Renato_Machado
Esse argumento que cloud computing depende do mercado de massa para dar certo é a maior besteira que eu já vi sobre o assunto.
F
fredferrao
Na MINHA VISÃO/OPNIÃO, atualmente eu vejo cloud apenas nas empresas que estão alocando seus sistemas e dados para a cloud, os falados SAAS E PAAS, nem de perto vejo o fim dos desktops e que teremos apenas terminais burros, que apenas abrem um browser. De resto o futuro é incerto, nem mãe diná consegue acertar, quanto mais os grandes profetas da TI.
R
ruivo
Há muito mais gente que empresas usando browser para acessar aplicativos na web. É só ver. Se você:
usa o Gmail ou Hotmail, está usando uma app de e-mail na cloud.
sobe uma foto pro Flickr, Facebook ou Orkut, está usando Galeria de fotos na cloud.
usa o Docs ou Office Online, está editando um documento usando a cloud.
usa o Reader, está usando um rss reader na cloud.
usa o Dropbox ou SkyDrive, está fazendo backup na cloud.
usa o Grooveshark, Last.fm ou Google Music, está ouvindo música da cloud.
Então, só por esses (e tem muuuuito mais) exemplos, pode-se concluir que a cloud já é realidade e as pessoas físicas usam muito mais que as empresas. Claro, ainda não dá pra fazer tudo via browser, mas essas tarefas corriqueiras, que a grande maioria das pessoas comuns usa, já é possível utilizar um chromebook da vida tranquilo, sem sentir falta das aplicações ‘offline’.
R
Renato_Machado
Me parece que a tendência é justamente o contrário. Tanto que não existe definição de sucesso baseado em uso de browser, mas tanto windows, mac, android e ios, disputam para possuir a maior quantidade de aplicativos disponíveis. É um fato que as pessoas preferem baixar e instalar aplicativos localmente em seus dispositivos.
R
Renato_Machado
Ruivo, só pq as pessoas usam a versão web não significa que elas não vão sentir falta da versão nativa certo?
O problema do chromebook na minha opinião é que não existe vantagem em só poder usar um browser. A não ser que o aparelho seja de graça, subsidiado pelo google ads.
A
abmpicoli
Gente, vamos pensar o seguinte: o que é uma aplicação “Cloud”? É tipicamente uma aplicação WEB. O que muda é que do lado do “Servidor” eu não preciso me preocupar, porque milagrosamente a minha aplicação escala em tamanho.
Por exemplo, o Youtube poderia ser considerado uma aplicação “Cloud”. Milagrosamente milhões de pessoas põe videos lá, e até agora não ouvi reclamação de falta de espaço… A Veinha de Ocris do youtube junta espaço “otomaticamente” no servidor.
Detalhe: a aplicação continua rodando a parte client num desktop. Por exemplo, no caso do Youtube, ele manda aquele seu vídeo codificado, mas quem tem que decodificar aquilo e transformar em imagens na sua tela é o seu computador. Ainda vai precisar um browser. E tem mais, vai ter que ser parrudo, porque se for fazer aplicações client ricas, quem vai ter que segurar essa riqueza toda é o seu computador e browser. Resumindo, eu não testei, mas acho que o Youtube não roda em um 386…
Outra possibilidade de aplicação Cloud seria uma aplicação RichClient que seria baixada do servidor, mas o armazenamento dos dados é feito no servidor. Exemplos disso são os muitos jogos massivos multiplayer que tem por aí…
Resumindo grosseiramente, cloud significa “Infraestrutura de servidores ilimitada”, ou ainda “Dane-se a capacidade do servidor, que ele aguenta”.
Então, pessoal, pode comprar seus computadores e laptops sossegados, porque eles ainda serão usados… Talvez vocês não vão precisar tanto de disco rígido… Mas isso vai depender da aplicação.
R
ruivo
Renato Machado:
Ruivo, só pq as pessoas usam a versão web não significa que elas não vão sentir falta da versão nativa certo?
O problema do chromebook na minha opinião é que não existe vantagem em só poder usar um browser. A não ser que o aparelho seja de graça, subsidiado pelo google ads.
Posso dizer com muita segurança que para as tarefas básicas, não há nenhuma necessidade de ter uma versão nativa de programas que temos hoje, como office, winamp ou WMP. O especificação do HTML5 já prevê que o browser possa exibir vídeos, tocar músicas, armazenar dados localmente para a aplicação rodar offline, fazer ‘push’, enfim, muita coisa já é possível hoje. E com vantagem de não ter que se preocupar em atualizar os softwares: Eles sempre estarão atualizados.
Claro, sempre vai existir aquele que quer ou precisa da versão nativa, com recursos que não existem na versão online. Mas isso não significa que a grande maioria vá sentir falta dessa versão nativa. A grande maioria das pessoas sequer sabe qual a diferença entre uma versão nativa ou versão web.
E o chromebook em si é caro. Mas a idéia está no começo. Com a massificação da produção, a diferença de preços tenderá a cair bastante e mais e mais pessoas comprarão esse tipo de dispositivo. Tanto é verdade que os ChromeBook estão entre os 10 modelos de notebook mais vendidos na Amazon.
R
Renato_Machado
ruivo:
Posso dizer com muita segurança que para as tarefas básicas, não há nenhuma necessidade de ter uma versão nativa de programas que temos hoje, como office, winamp ou WMP. O especificação do HTML5 já prevê que o browser possa exibir vídeos, tocar músicas, armazenar dados localmente para a aplicação rodar offline, fazer ‘push’, enfim, muita coisa já é possível hoje. E com vantagem de não ter que se preocupar em atualizar os softwares: Eles sempre estarão atualizados.
Claro, sempre vai existir aquele que quer ou precisa da versão nativa, com recursos que não existem na versão online. Mas isso não significa que a grande maioria vá sentir falta dessa versão nativa. A grande maioria das pessoas sequer sabe qual a diferença entre uma versão nativa ou versão web.
E o chromebook em si é caro. Mas a idéia está no começo. Com a massificação da produção, a diferença de preços tenderá a cair bastante e mais e mais pessoas comprarão esse tipo de dispositivo. Tanto é verdade que os ChromeBook estão entre os 10 modelos de notebook mais vendidos na Amazon.
Pode ser, eu mesmo uso bastante o browser, mas não abriria mão de nativo comprando um aparelho desses. De qualquer forma, já estamos entrando na discussão sobre o produto do google, não da computação nas nuvens.
Computação nas nuvens não tem nada a ver com editar um texto no browser, e sim poder editar o mesmo documento aonde você quiser porque ele estará acessível sempre que você precisar, inclusive de um aplicativo nativo se for o caso.
J
juliocbq
Há muito mais gente que empresas usando browser para acessar aplicativos na web. É só ver. Se você:
sobe uma foto pro Flickr, Facebook ou Orkut, está usando Galeria de fotos na cloud.
Então, só por esses (e tem muuuuito mais) exemplos, pode-se concluir que a cloud já é realidade e as pessoas físicas usam muito mais que as empresas. Claro, ainda não dá pra fazer tudo via browser, mas essas tarefas corriqueiras, que a grande maioria das pessoas comuns usa, já é possível utilizar um chromebook da vida tranquilo, sem sentir falta das aplicações ‘offline’.
Não tem não. Não tem:
drangon age 2 cloud,
Qtcreator cloud,
não tem eclipse cloud,
não tem jdk 7 cloud
não tem … a maioria dos softwares básicos e não terá por simples questões de físicas(hardware).
Não se pode diminuir a capacidade de disco porque o sistema operacional faz swap entre ram e ele.
Cloud é para determinados tipos de serviços que possam ser utilizados nessa solução.
A
andre_salvati
Vcs já tentaram pensar do ponto de vista de quem tem pouco dinheiro e precisa de soluções???
Surpreende-me que o próprio pessoal de TI ainda não tenha parado para refletir sobre o assunto.
O que me surpreende é a alienação dos profissionais. Software não é só contabilidade.
R
ruivo
Não tem não. Não tem:
drangon age 2 cloud,
Qtcreator cloud,
não tem eclipse cloud,
não tem jdk 7 cloud
não tem … a maioria dos softwares básicos e não terá por simples questões de físicas(hardware).
Não se pode diminuir a capacidade de disco porque o sistema operacional faz swap entre ram e ele.
Cloud é para determinados tipos de serviços que possam ser utilizados nessa solução.
Já ouviu falar do projeto Orion? é uma proposta de levar o eclipse pra web e já tem até uma implementação (http://wiki.eclipse.org/Orion).
Há também uma plataforma de jogos, nos EUA, que o poder de processamento fica todo no servidor e vc só envia os comandos, e o server te devolve a resposta como imagens e sons. Sem processamento local. Perfeitamente possível e utilizável (coloco a referência aqui depois).
Se esses softwares não são usáveis agora é pq não há ainda o interesse financeiro nelas. E não por questões de hardware. Estas foram superadas há tempos.
Agora, quantas pessoas usam QtCreator e quantas usam o Google Docs? Quantas usam um Salesforce e quantas jogam Dragon Age 2. Tem muito mais gente usando as segundas opções que as primeiras e essas pessoas estão SIM utilizando a cloud, e dessa maneira estão economizando recursos, evitando ter que comprar e manter um software que torna o seu dispositivo ultrapassado em pouco tempo.
Mas novamente, as suas necessidades não estão na nuvem ainda pois não há o interesse financeiro, e não pq elas não são viáveis do ponto de vista técnico.
J
juliocbq
Não tem não. Não tem:
drangon age 2 cloud,
Qtcreator cloud,
não tem eclipse cloud,
não tem jdk 7 cloud
Já ouviu falar do projeto Orion? é uma proposta de levar o eclipse pra web e já tem até uma implementação (http://wiki.eclipse.org/Orion).
Há também uma plataforma de jogos, nos EUA, que o poder de processamento fica todo no servidor e vc só envia os comandos, e o server te devolve a resposta como imagens e sons. Sem processamento local. Perfeitamente possível e utilizável (coloco a referência aqui depois).
Se esses softwares não são usáveis agora é pq não há ainda o interesse financeiro nelas. E não por questões de hardware. Estas foram superadas há tempos.
Agora, quantas pessoas usam QtCreator e quantas usam o Google Docs? Quantas usam um Salesforce e quantas jogam Dragon Age 2. Tem muito mais gente usando as segundas opções que as primeiras e essas pessoas estão SIM utilizando a cloud, e dessa maneira estão economizando recursos, evitando ter que comprar e manter um software que torna o seu dispositivo ultrapassado em pouco tempo.
Mas novamente, as suas necessidades não estão na nuvem ainda pois não há o interesse financeiro, e não pq elas não são viáveis do ponto de vista técnico.
Cara, é isso que eu estou tentando te dizer.
O primeiro ponto é nessa questão de jogos que você passou:
Não tem como o processamento deles estar centrado num servidor, senão toda a experiência vai estar centrada do servidor. Para você poder ouvir som 3d, sua placa de som precisa suportar essa funcionalidade, e com aceleração gráfica a mesma coisa.
O modelo de serviços online de jogos funciona com todo o processamento sendo realizado nos clientes e os servidores somente cuidando das informações mais pertinentes. Porquê? Porque não é possível ter recursos multimídia e alto desempenho sem hardware.
Sobre qt, hoje ele é a plataforma mais usada para software embarcado. E mesmo se alguém tentasse essa solução como serviço cloud ela seria inviável.
Essa conversa que passam sobre serviços online substituindo hardware e as aplicações desktop é uma falácia sem precedentes por 2 motivos:
Você nunca terá ótimas experiências multimedia sem hardware adequado
Por questões de mercado, grande parte das aplicações não cabem nesse tipo de serviço.
O mercado de sistemas operacionais quer vender caixas em lojas, fora que se quisessem me vender um pc com 128mb RAM e 10gb de HD, sinceramente eu iria rir de uma empresa dessas.
Olha a questão do orion:
Eu não trabalho com web, trabalho com eletrônica digital. Você vai querer colocar meus cads e e meus compiladores online também?
O que está acontecendo com Cloud agora é o mesmo que já aconteceu com o Linux:
‘First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win.’ (Mahatma Gandhi)
J
juliocbq
andre_salvati:
juliocbq:
Não tem como o processamento deles estar centrado num servidor, senão toda a experiência vai estar centrada do servidor. Para você poder ouvir som 3d, sua placa de som precisa suportar essa funcionalidade, e com aceleração gráfica a mesma coisa.
O modelo de serviços online de jogos funciona com todo o processamento sendo realizado nos clientes e os servidores somente cuidando das informações mais pertinentes. Porquê? Porque não é possível ter recursos multimídia e alto desempenho sem hardware.
‘First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win.’ (Mahatma Gandhi)
Quake não precisa de 60 mb RAM de memória para rodar
html5 com certeza usa opengl para desenhar as cenas no cliente e não no servidor.
O problema que eu vejo aqui é que a maioria que posta não entende de computação. Não entende como hardware e software funcionam.
A
AUser
juliocbq:
andre_salvati:
juliocbq:
Quake não precisa de 60 mb RAM de memória para rodar
html5 com certeza usa opengl para desenhar as cenas no cliente e não no servidor.
O problema que eu vejo aqui é que a maioria que posta não entende de computação. Não entende como hardware e software funcionam.
Concordo plenamente ctg. Falar de processamento openGL rodando no server é literalmente um grande absurdo. Como é, agora vão mandar os frames renderizados por streaming tb?!
Só uma coisa, alguém sabe me explicar pq todo mundo usa quake2 como exemplo? Ok, é um BAITA jogo, mas mto mais simples do que qualquer jogo 3d shooter de hj em dia. Eu quero ver um de hoje em dia rodando, com um unreal engine dentro do browser. Pra mim, isso cheira a outra coisa: pessoal tem mania de adaptar conceito à realidade.
PS: O cara joga quake 2 MUITO mal, rs.
R
Renato_Machado
Pra tentar entender a definição de cloud computing aqui exposta pelo ruivo e o andre…
Vamos pegar o exemplo do google maps…
Se eu uso o serviço de mapas do google no meu site web ele é serviço cloud, mas quando acesso o mesmo google maps por meio de um aplicativo swing não? O mesmo serviço pode ser cloud ou pode não ser, depende do cliente é isso?
A
andre_salvati
Concorda sem saber. Pesquise openGL e verá que não é assim q funciona.
Vamos deixar de ser amadores?? Ou pelo menos ser amadores com mais modéstia e humildade??
J
juliocbq
andre_salvati:
AUser:
Concordo plenamente ctg. Falar de processamento openGL rodando no server é literalmente um grande absurdo. Como é, agora vão mandar os frames renderizados por streaming tb?!
Vamos deixar de ser amadores?? Ou pelo menos ser amadores com mais modéstia e humildade??
Pessoal, opengl é uma biblioteca de baixo nível opensource usada para executar instruções diretamente na GPU. Não se pode usar um cliente para rodar instruções numa gpu remota dessa maneira.
O X, servidor de vídeo do kernel linux pode fazer isso, mas não com aceleração de hardware que jogos necessitam. Vamos parar de viajar.
Essa conversa de cloud computing (nesse nível) é desmerecer todo conceito de engenharia elétrica existente. Por favor tenha dó.
A
andre_salvati
juliocbq:
Essa conversa de cloud computing (nesse nível) é desmerecer todo conceito de engenharia elétrica existente. Por favor tenha dó.
Realmente Julio,
dá pra ver que vc não entende nada de Web, seu negócio é mesmo engenharia elétrica (ou eletrônica digital??).
Daqui a pouco vc vai tentar relacionar Cloud com a caça às baleias no Oceano Antártico.
Não dá pra continuar assim…
Abraço e boa sorte.
A
AUser
andre_salvati:
AUser:
Eu não entendi o seu ponto. Você realmente acha que OpenGL roda no server?!
F
fredferrao
AUser:
andre_salvati:
AUser:
Eu não entendi o seu ponto. Você realmente acha que OpenGL roda no server?!