Emprego público (desenvolvimento), vale a pena? Referente a tecnologias usadas

11 respostas
H

Pessoal, gostaria da opinião de vocês com relação a emprego público na área de desenvolvimento. Vale a pena?

Em geral, os emprego públicos oferecem estabilidade e boa remuneração, então gostaria de manter a conversa com relação às tecnologias usadas.
Pesquisei um pouco, mas ainda tenho algumas dúvidas. Devido à área pública ser meio burocrática, já li e ouvi que é usado tecnologias ultrapassadas e não mais usadas no setor privado.
Como exemplo simples para ilustrar (não é verídico): usar apenas servlets e não um frameworks web mvc (aí vcs podem pensar nos mais variados frameworks web) ou usar apenas JDBC na camada intermediária para persistência e não optar por JPA ou outro framework ORM. Ou ainda, que em geral o desenvolvimento é delegado para empresas terceirizadas, restando aos concursados apenas o teste das Release e suporte ao sistema legado.
Cito esses situações, pois acredito que isso pode levar o desenvolvedor ficar limitado e desatualizado com muita facilidade.
Acredito que seja um consenso que todos que desejam seguir uma carreira na área de desenvolvimento gostariam de: ganhar bem ($$$), trabalhar com tecnologias atuais (ou pelo menos não tidas como ultrapassadas), sentirem que realmente fazem algo de útil e se sentirem atualizados.
Seria legal o pessoal concursado ou quem conhece alguém que trabalha para o funcionalismo público comentasse e contasse a experiência e a instituição para qual trabalha.

Valeu, pessoal!

11 Respostas

H

Junior da petrobras recebe 6k. Valer vale pela grana e pelo pouco trabalho. Mas você tem que estar pronto para mexer com tudo.

Um amigo meu chegou a trabalhar com Natural. E ele era dev Java.

A

Varia do local. Se você for trabalhar em Itapipoca, por ex, eu duvido muito que vão usar uma arquitetura de componentes ou plugins em alguma aplicação. Agora, se você for trabalhar dando manutenção em um daqueles bots lindos da Receita… Mas a realidade que já vi é: sistemas mal construidos por arquitetos incapacitados e programadores preguiçosos. Não tem como ter um padrão.

[]'s

A

Não sou funcionário público, mas estagio na Dataprev PB há quase um ano. Mas digo com a total certeza de que vale a pena trabalhar no setor público sim.

Pegando o exemplo da Dataprev, em que as equipes de desenvolvimento são grandes e os prazos longos, é muito bom de trabalhar lá, pois as atividades em que quatro ou cinco pessoas fazem, você faria sozinho em uma empresa privada, e certamente não seria bem recompensado por isso. Somando todos os benefícios que pagam por lá dá cerca de 5 mil. (Pode não parecer muito para alguns, mas você não levará trabalho para casa, e ainda poderá estudar para tentar passar em outro concurso para receber mais). O horário é bem flexível e você ainda tem o direito a cinco abonos por ano (faltar sem justificar).

Quanto ao uso de tecnologias ultrapassadas, depende muito do lugar. Na Dataprev é utilizado o JSF, RichFaces, Facelets, EJB, Oracle, a camada de persistência é mapeada com XML, etc.

Os tribunais regionais, como TRT/TRE, Tribunal de Justiça utilizam tecnologias atuais como JSF, algumas já utilizam Python. Aqui em João Pessoa também tem a Codata que tem alguns projetos com Rails.

Então na minha opinião, emprego público em TI vale a pena sim, pelo salário, estabilidade, horário flexível, etc

H

Realmente, em alguns casos o salário dos empregos públicos (somado ao fato de não levar trabalho para casa…hehehe) é tentador.
Já trabalhei como funcionário público, mas não como desenvolvedor (aux de farmácia)e, na época, tudo era muito burocrático e atrasado. Meu receio em voltar e agora como desenvolvedor é que esse atraso se reflita nas tecnologias usadas. Não tenho muita experiência ainda (pouco menos de 2 anos), mas sempre tento estar atualizado com relação as tecnologias “opens”.

A

Rapaz, vamos deixar claro uma coisa: no pain, no gain. Do jeito que vocês estão falando sobre funcionalismo público, está bem claro algo como “se vc é preguiçoso, é bom”. Se hoje em dia me considero um bom profissional, não é porquê eu tive boas aulas ou li bons livros, ou porquê preservaram a minha cabeça ou porquê minha mãe me dava Mucilon enquanto criança, mas porquê por várias vezes eu tive que fazer 4 ou 5 funções e trabalhar até muito mais tarde, semanas trabalhando das 7 à 0h. O sacrificio foi que me fez melhorar, e é o sacrifício que também me faz melhorar. Eu poderia sentar a bunda na cadeira, e pensar em uma arquitetura besta, mas cá estou eu, às 21h de um domingo pesquisando sobre Apache Karaf, e pensando em como criar uma arquitetura de plugins realmente decente.

Francamente, quem aqui quer um emprego pra não fazer nada? Isso é um absurdo, um emprego e um trabalho de desenvolvedor, é acima de tudo, criar coisas. O desenvolvedor de verdade tem prazer em criar coisas, criar novos produtos, e melhorar os pré-existentes. Só um morto de fome busca trabalho pq é bem pago pra quem tem poucas atribuições.

H

AUser, concordo com você “no pain, no gain”, mas não acredito que se “matar” ou ganhar uma gastrite ou úlcera estomacal por conta do trabalho valha a pena, mesmo sendo a profissão que escolhemos por paixão. Afinal, é apenas trabalho e a vida é feita de outras coisas.
Quando abrir este post foi apenas para discutir aspectos referentes a tecnologias usadas nas instituições públicas e chances de um profissional se manter atualizado trabalhando em uma, visto que em geral as instituições públicas (pelo que tenho lido, na prática não sei) são tidas como atrasadas.
Realmente, comecei citando o salário como aspecto motivador e isso até a Luiza que tava no Canadá sabe (momento cômico). Como tentei deixar claro no início do post, não vale a pena você ganhar horrores e ser um profissional defasado (e esta é a minha maior preocupação).
O seria bom ter o melhor dos dois mundos: Trabalhar com que gosta e com tecnologias adequadas e se de acordo com o que faz.

Atualmente, pelo o que tenho lido, vale mais a pena continuar em empresas privadas, acumulando conhecimento e tentar uma chance de reconhecimento.

H

Escrevi uma frase errada:
"O seria bom ter o melhor dos dois mundos: Trabalhar com que gosta e com tecnologias adequadas e se de acordo com o que faz. "

É:

"O seria bom ter o melhor dos dois mundos: Trabalhar com que se gosta, com tecnologias adequadas e se remunerado de acordo com o que faz. "

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

M

É exatamente igual nas empresas privadas: tem lugares que trabalham com mais aplicativos legados, outros trabalham com tecnologia mais atual. Não dá pra generalizar. Tá cheio de bancos privados com aplicativos enormes em Java servlets ou em Cobol e que não compensa mudar. Da mesma forma que tem vários setores da área pública com tecnologia de ponta e ainda investem em P&D.

Mas o mais importante: torço pra que essas pessoas que desejam passar em concurso público pra trabalhar pouco jamais sejam aprovadas. Que passe alguém que queira trabalhar e ajudar a melhorar o país, já que é o meu imposto que paga o salário dessa gente.

P

depende do orgão e do investimento na ti. tem lugar q vc so ve coisa legada como vb6 em outros as tecnologias são mais avançandas…
o grande perigo é ter soluções da ms e depois não ter mais dinheiro para investir nas versões mais novas ai se obriga a migrar para alguma tenologia livre…

Q

Fiz o concurso da receita federal em 2005. Não passei por pouco.
Mas acredito que la seja um orgão maneiro de se trampar.
Fora o salario que é muito bacana :smiley:
t+

N

Minha experiência (bem curta, verdade)…

Eu trabalho na Prodam, já trabalhei na Accenture, uma empresa regional de cartões benefícios (Fácil Card) e uma software-house chamada Trion, em todas as empresas que trabalhei, nunca consegui trabalhar com o que queria, que era Java, exceto pela Prodam, que é de longe o lugar que mais aprendi, nós utilizamos o Seam atualmente para fazer as aplicações, mas tem aplicações em JSP, Struts, e muitos jobs, não utilizamos um ORM (o que acho até bom). Acredito que seja muito mais fácil se atualizar na Prodam (ou outras empresas públicas) do que em qualquer empresa privada. O Salário realmente não é o melhor salário do mundo, para o meu nível acredito que esteja bom, mas quanto a aprender, qualidade de vida, vale muito a pena.

Quase sempre ouço falar que se a pessoa é acomodada emprego público é bom, eu acredito que empregos públicos sejam bons para quem tem bomgosto pela vida e entende que existe mais do que programar e ficar sentado na frente de um pc, não existe nada mais patético do que aquele fanboy de uma tecnologia… Aprender vai de cada um, o quanto estuda e o quanto tem vontade, o que te faz evoluir é sua ambição de crescer e estudar, não a necessidade, pois essa quase sempre gera o famoso Go Horse…

Criado 8 de abril de 2012
Ultima resposta 11 de abr. de 2012
Respostas 11
Participantes 8