Fim da contratação por PJ?

63 respostas
V

Pessal, ouvi um boato que o Ministério Público do Trabalho estaria dando um prazo até dezembro para que as empresas de TI passem os empregados de PJ para CLT.

Isso procede? Não achei nada no site.
(http://www.pgt.mpt.gov.br)

63 Respostas

F

Olá,

Como eles iriam fazer esse controle?
Quer dizer que seu eu tenho varios clientes todos eles teriam que assinar carteira comigo? :mrgreen:

]['s

M

vamorim:
Pessal, ouvi um boato que o Ministério Público do Trabalho estaria dando um prazo até dezembro para que as empresas de TI passem os empregados de PJ para CLT.

Poderia nos contar a procedencia do boato? Eu acho que não tem como eles controlarem isso, mesmo porque muita gente trabalha como PJ que é mesmo PJ :slight_smile:

V

marcelomartins:
vamorim:

Poderia nos contar a procedencia do boato? Eu acho que não tem como eles controlarem isso, mesmo porque muita gente trabalha como PJ que é mesmo PJ :)

Justamente por se tratar de um boato que resolvi confirmar. :wink:
O governo realmente não tem como controlar isso. Da mesma forma que não tem como controlar todas as ilegalidades que ocorrem. Mas no site existe uma área onde pode-se fazer denúncias…

B

Eu conheço uma empresa que fez isso… metade dos terceiros foi demitida e a outra metade foi contratada…

B

Onde trabalho todos os PJs tiveram de ser efetivados. A fiscalização bateu na empresa e a regra para qualificar os PJs que deveriam virar CLT foi a de que funcionários que ficassem locados na empresa e trabalhassem oito horas diarias deveriam ter sua carteira assinada.

Att,

Gustavo Guilherme BacK

N

Não sei se procede, mas seria ótimo o Ministério Público fazer algo quanto a isso…

Só levando em conta a dimensão do problema não significa que nada vai ser feito quanto a isso, é muito fácil saber se uma empresa é uma fachada pra recebimento de salário ow se é realmente um contrato de prestação de serviços.

Eu adoraria ganhar menos com 13º, plano de saúde e os diversos benefícios da carteira assinada.

Talvez o fim não mas uma regulamentação maior deste tipo de “contratação”, já seja um grande avanço do governo, afinal, essa forma de contratação na verdade é uma brecha da lei e uma forma “legal” de “sonegação de imposto”.

Abraços
Gabriel Thiesen

N

back:
Onde trabalho todos os PJs tiveram de ser efetivados. A fiscalização bateu na empresa e a regra para qualificar os PJs que deveriam virar CLT foi a de que funcionários que ficassem locados na empresa e trabalhassem oito horas diarias deveriam ter sua carteira assinada.

Att,

Gustavo Guilherme BacK

Voce por acaso trabalha na EDS?
heheheh

S

Metade das empresas vão quebrar

ou

Metade dos programadores vão ter seu salário cortado pela metade

CLT é importante para cargos que exigem pouca especialização, isto é, que o cara pode ser substituído a qualquer momento sem ônus para o empregador.

No caso de um profissional altamente especializado, CLT serve pra que?

M

É que na verdade, o certo mesmo seria o governo incentivar a contratação pela CLT reduzindo impostos entre outros incentivos para as empresas que contratam. Isso seria o melhor que o governo poderia fazer.

F

seção notícias
http://www.mpt.gov.br/regula/geral/noticias.html

procura por tercei…

mas acho q é via denúncia

B

Sim, no site de Floripa. E você?

Gustavo Guilherme BacK

N

saoj:

ou

CLT é importante para cargos que exigem pouca especialização, isto é, que o cara pode ser substituído a qualquer momento sem ônus para o empregador.

Garantir benefícios de saúde, fundo de garantia, comprovação de vínculo empregatício, garantia de renda fixa mensal segura para financiamento de imóveis e outras coisas (com contratação PJ a caixa econômica define como um risco maior), garantia de licenca médica remunerada quando você tiver LER o que não é raro nós termos.

O importante da CLT é a garantia que ela nos provém, coisas que a contratação burla para economia dos empregadores.

S

saoj:

Serve pra, se ele tem uma relação empregatícia (do tipo com chefe, horário, etc. e tal), ele ter uma relação trabalhista nos termos da legislação que é a única coisa que o protege.
Claro, se o cara é PJ de verdade, do tipo com vários clientes e tudo mais ele tem mais é que ser empresa mesmo …

Pelo que entendi da sua colocação peão é CLT, gênio é PJ? :shock:

Desculpe te decepcionar, mas até onde eu sei PJs são muito mais facilmente substituiveis (inclusive é um dos atrativos para este tipo de contrato - a falta de comprometimento) e CLT, em geral, é usado para segurar os talentos (junto com outros beneficios). Pelo menos tenho alguns bons exemplos dessa linha :wink:

F

Não seria o contrario ?

M

Amigos,

Depois de quase vinte anos, voltei a ser CLT. No início eu dizia que para mim seria indiferente. Mas há pouco tempo recebi parte do meu 14º ( décimo quarto mesmo ) salário. Isto é bem legal.

Mensalmente talvez eu ganhe menos que um PJ. Mas não tenho mais que pagar contador, e os demais benefícios acabam compensando ( pago R$ 40,00 por mês para almoçar, com sobremesa, refri ou refresco, lanche á tarde, sopa às 17hs etc … )

Mas é verdade que o governo poderia dar uma aliviada nos impostos.

Abraços,

Márcio

F

NoodleZ:
saoj:

ou

Garantir benefícios de saúde, fundo de garantia, comprovação de vínculo empregatício, garantia de renda fixa mensal segura para financiamento de imóveis e outras coisas (com contratação PJ a caixa econômica define como um risco maior), garantia de licenca médica remunerada quando você tiver LER o que não é raro nós termos.

O importante da CLT é a garantia que ela nos provém, coisas que a contratação burla para economia dos empregadores.

Olá,

Eu acho isso interessante, todas essas garantias, mas nao acha que a justica mandar alguem ser CLT é demais?
Exemplo eu sou PJ, e nao quero mudar. Ai vem a justica bate na empresa que eu trabalho e me obriga a ser CLT.
Nao gosto desse negocio de ter meu dinheiro recolhido todo mes e eu so puder pegar ele quando for mandado embora ou casos especificos (estou falando do FGTS), outras coisa que pra mim nao agregam muito, ferias, decimo terceiro, etc. Eu so trocaria se fosse uma grana muito boa, ou seja , muito proximo do que tiro como PJ.

Sinceramente acho que cada um deve buscar o que seja melhor para si e nao a justica forcar. O que eles querem no final é ter numero pra dizer que criaram 1 milhao de vagas.

]['s

M

Hehe, boa colocação.

Mas o problema é o custo da CLT para as empresas. O cara pode iniciar como CLT mas conforme vai crescendo e o salario aumentando e o custo fica muito alto para quem contrata.

E uma empresa que eu trabalhava a uns anos atraz, tinha muita gente trabalhando como CLT, mas conforme ia crescendo o salario o cara era obrigado a abrir uma empresa para ser PJ. E a empresa achava que estava fazendo um ótimo negocio.

M

Concordo. Prefiro ser PJ do que dar meu dinheiro pro mensalão.

Sempre que eu tiver que escolher vou escolher PJ. Claro que levando em conta as devidas proporções de beneficios.

R

Concordo. Prefiro ser PJ do que dar meu dinheiro pro mensalão.

Sempre que eu tiver que escolher vou escolher PJ. Claro que levando em conta as devidas proporções de beneficios.

assino embaixo…

V

Tudo bem gente. Não quis criar mais um tópico para debater as vantagens e desvantagens da contratação via CLT e PJ.

A questão é: será que a estratégia de contratação via PJ está ameaçada?

S

Não é isso! :lol: :lol: :lol:

É que se vc é um programador, desenvolvedor, analista, etc e está fazendo um bom trabalho, presumi-se que a empresa não vai te mandar embora de uma hora pra outra para colocar outro cara ganhando a metade. Essa transição é custosa para a empresa.

Daí eu prefiro dinheiro na mão a essa segurança tola. Com dinheiro na mão posso escolher o meu plano de saúde, onde almoçar, etc e tal.

Mas veja bem, cada um é cada um! Isso não vale pra todo mundo.

R

o que acontece hoje que a grande maioria de PJ, fica “alocado” 8 horas ou mais por dia no cliente, como faz um CLT, a diferença que ele não precisa “bater o cartão”

A

Existem dois fatores que tb devem ser levados em conta:

Quantas empresas contratam com salários decentes?
Quantas empresas oferem benefícios de qualidade realmente?

O primeiro fator é muito ligado à carga tributária que o governo impõe aos contratantes: mais ou menos o dobro do que paga para o contratado. Por exemplo, se um cara ganha R$ 3000,00, a empresa paga R$ 2500,00 pro governo, logo o cara custa R$ 5500,00 pra empresa, fora os benefícios. Aí entra a relação com o segundo fator: a empresa já gasta muito com o cara pra dar benefícios extras.

O governo quer fazer número? Então que diminua a carga tributária sobre os salários!

Mas, eu acho pouquíssimo provável que ocorra algum tipo de regra nesse sentido, pois seria uma violação de uma dúzia de leis, principalmente referentes aos artigos sobre livre iniciativa da Constituição. Entretanto, já vimos ocorrer cada coisa nesse país…

[]´s

F

Nao. Sempre tem um jeito de burlar o que os caras pensam.
Tenho um colega que faz pos na FGV e um professor comentou justamente isso.
Uma das coisas que alegam que poderia comprovar caso de CLT seria o local de trabalho nas dependencias da empresa. Ai ja tem empresa cobrando aluguel pelo local. Nao importa se é R$ 0,50, a cobranca ja descaracteriza o ato e ja foi por agua denovo a teoria.

Brasileiro nao adianta, sempre arruma uma solução. :mrgreen:

]['s

F

Ai o governo nao satisfeito em tirar so da empresa, cobra imposto de renda do funcionario ganhando de dois lado.

Como diz meu contador, meu socio majoritario nunca ta satisfeito. :mrgreen:

]['s

M

Pois é, e não desiste nunca hehe :mrgreen:

B

Na realidade a previdência está falida e quanto mais PJs existirem a situação piora; talvez exista mesmo um movimento do governo para isso acontecer (claro, eles ganham com isso); mas isso só pode ser possível em órgãos públicos, onde o Governo tem (teoricamente) controle sobre o destino das verbas de seus serviços.

V

Nao. Sempre tem um jeito de burlar o que os caras pensam.
Tenho um colega que faz pos na FGV e um professor comentou justamente isso.
Uma das coisas que alegam que poderia comprovar caso de CLT seria o local de trabalho nas dependencias da empresa. Ai ja tem empresa cobrando aluguel pelo local. Nao importa se é R$ 0,50, a cobranca ja descaracteriza o ato e ja foi por agua denovo a teoria.

Brasileiro nao adianta, sempre arruma uma solução. :mrgreen:

]['s

Pois é. Parece então que a contratação PJ é um ato legal, porém não legítimo. Certo?

Vinci

K

i++;

Cada caso eh um caso - tem empresas que pagam bem, dao beneficio pra CLT e tudo mais. Tem empresas (eu diria que a maioria) que nao tem nada disso. Tem empresas que induzem o cara a ser PJ soh pra nao arcar com impostos e o cara ganha bruto o que ganharia como CLT. Tem empresas que tratam PJ com diversos beneficios de CLT.

Fazer o que? O negocio eh tentar nao prostituir o mercado. Agora… o governo obrigar a ser CLT (poderia ser PJ tambem)? To fora. E tambem sou da opiniao de que isso nao vai pegar.

Marcio Kuchma

G

Esses dois aqui não arrumaram: :frowning: http://conjur.estadao.com.br/static/text/33704,1

O detalhe aqui é o seguinte: não foram punidos (só) os contratantes, mas os contratados.

Já pensaram?? :shock: :shock:

[]s e boa sorte a todos nós, PJ!! :mrgreen:

Guile

R

Muitas empresas hj em dia tem o funcionario PJ no “regime” CLT…como foi dito, a previdencia social tá falida…o governo vai querer atacar em todas as frentes e pode ser que pegue pesado mesmo em relação a isso. conheço empresas que não contratam PJ, só CLT…tipo, sabemos que a empresa ter um PJ é bem mais barato, mas…aqui em Bsb temos muitas empresas altamente ligadas ao governo, pode até ser isso…pq compensa mais o PJ do que o CLT.

ate mais…

C

Essa questão de PJ x CLT é um problema sério. Para o governo quanto mais CLT melhor, para o mercado é o contrário (Vendo a questão pelo valor pago ser mais baixo que na CLT).

De acordo com a lei existe algumas maneiras de se provar o vinculo empregatício, entre eles:

• Única fonte de renda (prestar serviços exclusivamente para um empresa);
  • Local de trabalho próprio fornecido pela empresa;
  • Subordinação no organograma;
  • Horário padrão de trabalho;

Se o governo vê algumas dessas realidades em alguma empresa é lógico que ele irá fazer o possível para poder “regularizar a situação” e passar a ganhar um “pouquinho” mais com os novos CLTs.

Também não acredito que os “peões” são CLT e tal, hoje em dia CLT não tem mais nenhuma conotação com estabilidade, um mal profissional não vai durar muito tempo nem como PJ nem como CLT.

Outras questões como competência, comprometimento, etc… Acredito que estão mais vinculados com o profissional do que com a maneira como ele está contratado. Conheço excelentes profissionais nas duas formas de contratação.

[]s

N

A verdade eh que PJ como forma de contratação de pessoa física eh ilegal e ponto.

Gostando ou não as empresas que quiserem se instalar no Brasil devem se adequar a realidade Brasileira e a legislção que aqui é corrente.

A carga de importos é alta? é, é uma sacanagem com as empresas? é, mas eh a realidade brasileira atual. Ou adequam-se ou estão fora da lei.

Abraços
Gabriel Thiesen

F

Nossa, pra que essa revolta?

E desde quando contratacao de PJ é como pessoa fisica? Existem casos que sim, mas nao é o que estamos discutindo. Estamos falando de contratos entre empresas, que no caso uma delas muitas vezes é formada por uma unica pessoa.

Eu digo denovo nao há como o governo controlar isso, a unica maneira é baixando os impostos ai sim as empresas iriam contratar mais. Claro o problema de contratar por CLT vai muito alem dos gastos com impostos. Muitas empresas tem um caminhao de processos na justica de ex funcionarios CLR cobrando coisas e normalmente o ganho de causa é dos funcionarios. Isso intimida muitas empresas a contratarem por CLT.

Bom pra aumentar o problema, algum aqui ja ouviu falar das cooperativas? Como eles pensam em trancar isso, visto que é uma outra forma de contratacao, estilo PJ.

]['s

N

Contratação PJ foi criado com um propósito e está sendo deturpado pelo mercado.

O fato do Governo não ter controle quanto a isso não a torna mais ou menos legal.

Leia um pouco sobre as regras de contratação PJ e veja se não existe algo de ilegal na forma de contratação.

Quando me referi a contratação de pessoa física eu quis dizer que na verdade quando voce contrata uma pessoa como PJ e paga um salário a ela, na verdade você deturpa a verdadeira origem da contratação PJ, já que voce está sendo pago como empresa, mas sua função na empresa é de pessoa física. Se voce possui um empregador e obedece a uma hierarquia na empresa, ou seja possui uma relação empregador/empregado, sua forma de contratação deveria ser de pessoa física (CLT) e não PJ.

É ilegal sim, tanto é que se voce denunciar uma empresa que pratica esse tipo de contratação ao ministério público do trabalho, a empresa vai ter que se adequar as normas trabalhistas brasileiras como foi o caso de um dos que postaram aqui.

Não é revolta, é realidade.

Eu so contratado como PJ e consciente que minha situação é irregular. O que temos que por nas nossas cabecas é que não é certo.

A contratação PJ é válida desde que obedecendo as regras impostas pelo ministério público do trabalho. Pelo menos aqui onde eu trabalho, existe uma relação patrão/ empregado , e isso fere uma das normas do MPT, sendo assim eu deveria estar como contratação de pessoa física(CLT) e não jurídica.

Enfim, contratem-se da forma que vocês achem mais adequada, mas tenham em mente as implicações das formas de contratação e arquem com as consequências.

Abraços
Gabriel Thiesen

D

O pai do meu sócio é um ótimo e conceituado advogado. Eu e meu sócio estamos alocados em um cliente da consultoria para qual prestamos serviço.

O pai dele (advogado) disse que não podemos processar o cliente final, mas apenas a consultoria, mesmo que nunca tenhamos pisado lá. Mas temos um contrato com ela.

Eu acho CLT meio que uma furada. PJ para mim é melhor. Assim consigo ter uma flexibilidade de horário (pelo menos melhor do que CLT). E ainda posso prestar serviços pra outros, quando dá.

D

Não acho que o PJ “vai acabar”, mas certamente o governo está cada vez mais querendo enquadrar os PJs numa faixa maior de impostos.

F

Gabriel,

Desculpa, derrepente nao me expressei bem.
Eu nao estou dizendo que nao existe forma ilegal de contratar um PJ, existe sim e eu acredito que a maioria das empresas que contratam PJ fazem de forma ilegal. O ponto que eu toquei é que nao tem como o governo controlar tudo a ponto de extinguir essa forma de contratacao, vide inicio do post, foi a pergunta feita pelo Vamorim.

O ponto a meu ver é esse, existe PJ contratado de forma ilegal, sim existe acho que grande maioria. Tem como extingir isso. Nao posi existem N formas de contratar alguem de forma legal que nao seja CLT.

O governo quer dar um jeito nisso? Entao ele que diminua os impostos, tanto das empresas quanto dos funcionários. Eu pelo menos pago bem menos impostos sendo PJ do que CLT, a empresa que eu trabalho tambem, com isso ela me paga mais e eu nao desembolso tanto.

Outra coisa que a meu ver é errado. Se os profissionais se sujeitam a trabalhar de forma ilegal não vejo o porque esperar por uma solução do governo, a discução tem que comecar por quem é o prejudicado, nesse caso o empregado.

]['s

L

Por mim podem acabar com a maracutaia de PJ, desde que liberarem a mamata de poder trabalhar como profissional liberal, mesmo esquema que arquitetos, advogados e médicos sempre fizeram.

D

É algo tão simples e lógico. O governo deveria abaixar os impostos e cobrar de forma mais justa e intensificar a fiscalização. Tenho certeza que impostos “decentes” e justos e fiscalização fará com que a grande maioria pague, aumentando a arrecadação. Mas parece que o governo sempre fez corpo mole e má vontade para isso.

Sinceramente eu não quero ser CLT pois não to afimd e deixar 27,5% de IR e ainda pagar plano de saúde, pedágio, escola e etc.

R

danieldestro:

Sinceramente eu não quero ser CLT pois não to afimd e deixar 27,5% de IR e ainda pagar plano de saúde, pedágio, escola e etc.

Esse é o intuito do governo…ele quer o cara que contribui com 27,5% e nao o cara que recolhe imposto como uma empresa.

ate mais…

R

Nunca trabalhei como PJ por isso não entendo direito, mas como PJ também não tem que pagar imposto, plano de saúde, pedágio, escola, etc e ainda contador?

Não defendo nem um nem outro esquema de contratação, os dois tem seus prós e contra. Não acho que um esquema tenha muitas vantagens em relação a outro.

[]'s

Rodrigo

D

Acontece que, como PJ, apesar de eu não ter férias e nem 13ro-salário, eu pago BEM menos impostos. Então eu prefiro pagar menos impostos a ver minha dinheiro indo pro mensalão ou sendo mal gasto.

P

Acontece que, como PJ, apesar de eu não ter férias e nem 13ro-salário, eu pago BEM menos impostos. Então eu prefiro pagar menos impostos a ver minha dinheiro indo pro mensalão ou sendo mal gasto.

Sem contar que muitas empresas ainda oferecem férias remuneradas mesmo para os ‘funcionários’ PJ.

R

Conheço N empresas que pagam 13 e dão férias a empregados PJ…ou seja, hj em dia o PJ em muitos lugares tem o regime CLT…é vantajoso pra ele pq o PJ paga poquissimo imposto perto dos 27,5% de IR do CLT (teto máximo).

É isto que o governo não quer…o cara pagando pouco imposto…ele quer o cara no regime CLT pagando o imposto devido sobre o que ele ganha como PF.

Outro regime que vejo por aqui é onde o cara que ganha por exemplo 5000 reais fica registrado com 500 reais CLT e ganha 4500 como PJ mas a empresa no momento de suas férias e 13º´paga sobre o todo, ou seja, 5000 reais…uma boa opção tb. :slight_smile:

ate mais…

C

Vale lembra que um funcionário registrado por R$ 5.000,00 custa para a empresa uns R$ 9.000,00 (Algumas vezes mais, dependendo dos benefícios).

Para essa empresa vale muito mais contratar PJ. :slight_smile:

[]s

M

Tem que colocar na balança.

De um lado, impostos+ tickect + férias + 13 salário + aviso prévio …

De outro um ganho mensal maior + contador + …

Dependendeo de cada caso, uma forma é mais vantajosa que a outra. Se não me engano, tem uma pesquisa em www.apinfo.com , mostrando uma relação entre CLT e PJ.

Márcio

R

Qualquer empresa, se pensar bem contrata um PJ…pq o cara custa no minimo 45% a mais do que ele recebe e a empresa vê isso quando paga o salario pro cara…geralmente PJ é vantajoso pra empresa (não tem encargos e dor de cabeça com ele) e para o PJ (sem aqueles descontos absurdos) e tá cada vez mais vantajoso ser PJ pq muiitas empresas tão pagando 13 e férias…mas aí que cai o lance: pq o governo quer eliminar os PJ’s? Pra acabar com a mamata da empresa de não pagar tributos do cara e do proprio PJ de pagar um minimo de impostos ao governo.

Tome mais dinheiro de imposto pro mensalão, proprina pros Correios, hoteis de luxo pros deputados, etc, etc, etc…

ate mais…

B

Mínimo? :?

A prefeitura de São Paulo inventou até um imposto sobre o meu endereço comercial, que pelo meu contrato eu não utilizo (e nem posso utilizar) como estabelecimento, apenas para receber correspondência e nada mais.

Ou seja, até pelo que não uso (explicitamente definido no meu contrato) eu preciso pagar imposto…

R

entendo boaglio…mas os 27,5% do IR que o CLT paga é cruel demais e acho que nenhum imposto que o PJ paga chega no IR que o CLT tem que pagar! :wink:

ate mais…

P

Concordo com seu ponto de que a situação é irregular/ilegal (conceito jurídico), mas isto não quer dizer que seja “errado” (conceito moral).

Acho que devemos nos conscientizar de que a lei está defasada em relação à evolução das relações de trabalho que, em particular no caso da área de TI, modificaram a natureza das mesmas.

Pela CLT, acidentes no trajeto trabalho/casa e vice-versa são considerados acidentes de trabalho. Como fica isto no caso de quem trabalha em casa, via internet ? Se tropeço num brinquedo do meu filho no caminho do micro para a cozinha e quebro a perna, isto é um acidente de trabalho ?

Lembre-se, o código civil até pouco tempo falava de “mulher honesta”…

No fundo, o “regime PJ” é simplesmente uma reação da “mão invisível do mercado” a uma legislação caótica e inadequada. Infelizmente, nossos legisladores parecem não ter muito tempo para isto…

D

Bom dia, pessoal:

Este é um assunto que me decepciona bastante por que me faz pensar em várias coisas erradas no nosso país… Eu realmente acho correto o governo cobrar os impostos sejam eles 27,5%, 33%, 55%, porém que essa soma fosse reinvestido na sociedade, na construção de escolas, melhoria na saúde pública, etc, etc e não no aumento de salário de deputados, desvio para mensalão, entre outras falcatruas… :frowning:

Acho que o grande problemas em ser “PJ” ou ser “CLT”, é o sentimento que envolve… Acho que ninguém aqui se importaria com os impostos se o dinheito REALMENTE estivesse aplicado “em nós”… :?

My 2 cents, cheers

D

dark.wizzard:
Bom dia, pessoal:

Este é um assunto que me decepciona bastante por que me faz pensar em várias coisas erradas no nosso país… Eu realmente acho correto o governo cobrar os impostos sejam eles 27,5%, 33%, 55%, porém que essa soma fosse reinvestido na sociedade, na construção de escolas, melhoria na saúde pública, etc, etc e não no aumento de salário de deputados, desvio para mensalão, entre outras falcatruas… :frowning:

Acho que o grande problemas em ser “PJ” ou ser “CLT”, é o sentimento que envolve… Acho que ninguém aqui se importaria com os impostos se o dinheito REALMENTE estivesse aplicado “em nós”… :?

My 2 cents, cheers

Eu não ligaria em pagar 50% de impostos, desde que toda a infraestrutura e condições básicas fossem oferecidas a TODA população. Mas infelizmente vimos uso indevido do dinheiro, mensalão e outras mazelas. Além de termos que arcar com escola, plano de saúde, previdência privada e etc.

A Dinamarca é o país que mais se paga imposto de renda (chega a 60%). Mês que vem estarei lá e falo se vale mesmo a pena pagar este valor. Com certeza sim!

R

Realmente Daniel!

O Brasil está somente atras da Dinamarca em relação a pagamentos de impostos…mas vá até lá e apenas confirme que o nível de vida lá é infinitamente melhor do que o nosso, mesmo o povo sendo castigado com a carga tributária atual…até pra respirar vc paga imposto!

ate mais…

D

Como falei, estou na Dinamarca. Estive em Hjørring e agora em Copenhaguem.

Eh de se adimirar a beleza, organizacao e limpeza das coisas por aqui.

Nao ligaria mesmo em pagar 60% de impostos aqui e ter tudo o que eu to vendo por aqui:

• Pedestres e motoristas respeitam sinais de transito (mesmo que nao tenha ninguem passando na rua).
  • Taxis BMW e Mercedes (modelos novos com computador).
  • As loiras mais gatas do mundo.
  • Show do U2 que acabou de acabar, aqui do lado.
  • Milhares de bicicletas estacionadas aqui na rua (e ninguem rouba).
  • Carros estacionados com vidros meio abertos (e ninguem rouba).

Mas tudo aqui eh MUITO caro.

M

Daniel,

E o mercado de trabalho por ai ? Todo mundo fala inglês ( perguntinha boba a minha ! ) ? E o frio ?

Márcio

D

Trabalho? Como assim?

Tirei 40 dias de ferias e estou viajando. Estou proibido de falar sobre este assunto.

AUhauUAHuhauahuAhAA…

M

Então…

Divirta-se :lol:

Márcio

C

Me parece curioso como a gente adora botar a culpa no governo enquanto esquecemos de notar que a corrupcao que se ve faz parte da nossa propria cultura. Atire a primeira pedra alguem aqui que, sinceramente, nao teria aceitado entrar no esquema do mensalao ou em qualquer outro escandalo de propinagem por razoes morais.

C

http://www.cia.gov/cia/publications/factbook/geos/da.html

M

cv

Concordo com você. Nós compramos do camelô, porque é mais barato, mas sabemos que muitas vezes é mercadoria roubada e, desta forma, estamos colaborando com a criminalidade.

Sou muito honesto. Pago impostos, não avanço sinal, não estaciono em local proibido e acredito que a maioria de nós , brasileiros, me acha um bobão. Por ser honesto, me sinto meio idiota neste lugar. Já vi ( raro ) pessoas reclamando do motorista de ônibus quando ele dirige no limite de velocidade ( = devagar ) , mas nunca vi ninguém levantar a voz quando ( diariamente ) quando eles dirigem feitos loucos.

Vai tirar o PT e colocar quem ???

Desculpa-me o desabafo,

Márcio

K

Eu nao aceitaria. Mas nem por isso vou tacar as pedras. :mrgreen:

Acho que o ponto bom (deve ser o unico) eh que mais uma cambada esta sendo desmascarada (tem que se ficar atento pra nao acabar em pizza). Mas as vezes eh mesmo desanimador ver esses problemas recorrentes, que fazem sim parte da cultura deste pais, infelizmente.

Dizem que cada povo tem o governo que merece. :?

Marcio Kuchma

M

Sim, e a culpa é inteiramente de quem nem se lembra mais em quem votou pra deputado federal.

Sim, e a culpa é inteiramente de quem nem se lembra mais em quem votou pra deputado federal.

Quantos daqui se lembram realmente?

Criado 28 de junho de 2005
Ultima resposta 5 de ago. de 2005
Respostas 63
Participantes 25