Bom pessoal é com grande felicidade que venho a anunciar e disponibilizar aqui no GUJ o link para a minha primeira ferramenta gratuita.
Primeiramente me chamo Jonatan sou formado em analise de sistemas pela PUC campinas a 5 anos , tenho 25 anos e 5 anos de experiencia com desevolvimento de software sendo 1 apenas em linguagem java.
Bom eu batizei o projeto inicialmente de VRaptor Case,basicamente ele é um gerador inicial de código fonte de sistema ou seja com apenas algumas classes cadastradas o software te disponibiliza tudo ligado a dao,modelo anotado com hibernate,controlador pronto e view pronta.
Ou seja dias e dias de trabalho em apenas alguns minutos.
Sei que muita gente torce o nariz quando se fala de gerador de código. Mas o código está todo desenhado com boas praticas , frameworks conceituados e estaveis.
A grande vantagem que o projeto é sempre seu,ou seja, tudo que é gerado é apenas ligado ao framework que voce escolhe, que por enquanto é hibernate,vraptor e um taglib que eu criei que pode ser trocada facilmente por suas taglibs ou pelo bom e velho jsp.
O projeto é novo e ainda tem muito chão a percorrer e não quero 1 centavo por isso, é so cadastrar no site e usar como bem entender.
A vantagem do projeto que ele é online e no futuro pretendo que o desenvolvimento seja colaborativo.
Digamos que essa seria a versão beta para testes e conto com a ajuda de voces para a ferramenta crescer ainda mais.
Bom ja vou deixar respondido todos os possíveis questionamento que possam aparecer.
1 - O código fonte é aberto?
Resposta : Não. A ferramente é toda gratuita mas prefiro não abrir o fonte pelo seguinte motivo. Se um empresa ve potencial na ideia pega o fonte e o modifica para venda , acaba que toda a comunidade sai no prejuizo pq eu nao quero pagar por esse tipo de ferramenta e por isso estou deixando ela gratuita.
2 - O código gerado tem dependencia com a ferramenta?
Resposta : Não. A partir do momento que voce exporta (.ZIP) o projeto voce não fica da dependencia da ferramenta pra nada , ja que ele gera o código de acordo com o framework escolhido, voce fica preso ao framework que voce escolheu.
3 - Mas e se voce chegar a vender a ferramenta pra alguem?
Resposta : Se um dia eu receber a proposta de alguma compania interessada em comprar a ferramenta e eu chegar a vender ai sim o codigo fonte será repassado a turma que desenvolve e mantem o Vraptor no caso a caelum (se assim eles quiserem adotar o filho) porque creio eu que a empresa contribuiu muito num projeto totalmente brasileiro. E isso dara ainda mais força ao framework. Assim não haverá prejuizo pra ninguem pois outra pessoa dará continuidade ao projeto.
4- Ha alguma taxa a ser paga pra utilizar a ferramenta?
Resposta : Não.Não quero 1 centavo de ninguem , apenas vou deixar um link para doações se alguem quiser contribuir com algo, no mais o cadastro é rapido e gratuito.
5- Posso dar ideias para o projeto?
Resposta : Pode e deve.A ideia é tornar a ferramenta completa. Alem do que o guj será o ponto central de discussões de idéias.
6 - Poderei ajudar voce a desenvolver o projeto?
Resposta : Sim . Mas eu apenas vou disponibilizar o que vai precisar ser feito para essa geração .
Vamos supor.
"Aaa jonatan queria que meu controlador fosse o MentaWai e minha view o extjs"
Beleze ai eu falo .
Olha cria um fonte java que implementa essa interface e esse metodos ai voce recebe por referencia uma classe…etc…etc e dou os caminhos para a implementação.
Pois creio eu ser o unico modo, ja que nao vou abrir o fonte.
Quanto aos detalhes técnicos :
Ao exportar um projeto completo o sistema te disponibiliza.
Todos os cruds inicias que geram a base para o sistema.
Autenticação já implementada com perfil de acesso baseado em ação.
Toda a hierarquia de um projeto java com as libs necessarias e mais recentes sempre incluidas.
Classe para geração inicial do banco de dados.
Todos os daos,controller e model devidamente anotado.
Bom chega de blablabla
o link para a ferramenta é
http://www.jslsolucoes.com.br/casevr
Ja tem um usuario cadastrado com um projeto de prontuario de farmacia feito para quem tiver interessado apenas em olhar o poder da ferramenta.
Usuario : user
Senha : 123456
Ou se desejar fazer um cadastro tambem ja está no ar.
Apenas tem que informar um login que voce desejar seu email.
Assim voce recebera a senha de acesso por email que posteriormente o software no primeiro acesso te obrigara a trocar.
Lembrando a todos que a iniciativa é totalmente brasileira, que nem sempre somos apoiados como deveria.
Grande abraço a todos.