Grupo para desenvolvimento java

60 respostas
J

Pessoal o foco é produzir alguns aplicativos onde todos do grupo participam e depois de pronto o aplicativo cada um pega seu código fonte vende e ganha dinheiro como quiser, mais o foco mesmo é todo aprendizado adquirido, novamente volto a falar, cada novo aplicativo desenvolvido será de vital importancia para o aprendizado e o foco do aplicativo será sempre votado e escolhido pelo grupo, preciso de pessoas interessadas que queram aprender e todo o aplicativo virará um portifólio do seu trabalho onde poderá colocar em seu curriculo.
quem se interessar me mande um e-mail.
[email removido]

21/10
o primeiro grupo está formado com o projeto em andamento.
para quem quiser participar está sendo montado o 2° grupo por favor enviem um e-mail para [email removido]

60 Respostas

J

To dentro…hehe

M

To dentro…hehe [2]

J

vamos ai galera…
fechar um grupo para estudo a gente só tem a ganhar com isso…

J

As aplicações desenvolvidas serão em que arquitetura? Web ou Desktop?

J

como como dito será votado pelo grupo, mais eu gostaria que fizessemos nas duas arquiteturas, mais um de cada vez, conhecimento nunca é demais.

B

Alguma ideia do que vai ser produzido(aplicativo)?

o código será aberto?

se sim,vão usar github, souceforge, googlecode?

J

o código será aberto sim, penso no github, mais prefiro esperar fechar um grupo para que possamos discutir e ouvir a opinião de todos, uns podem ter algumas boas experiencias, eu tenho várias ideias mais como disse vou aguardar fechar o grupo.

M

Johnny, quantas pessoas mais ou menos para a gente fechar o grupo?

posso ver com uns amigos e perguntar se estão dispostos a participar e dedicar tempo ao projeto.

J

penso em no máximo 6 o que acha?

L

Eu acho que seria melhor se não existisse um limite de pessoas no grupo, seria melhor criar um tópico com a descrição do projeto ou algo do tipo com oque tem que ser feito nesse projeto, postagem dos códigos,sei la,algo assim, fazendo isso todo mundo do forum vai sair ganhando, principalmente a galera que iniciando e outros que precisam ganhar mais conhecimentos em padronizações por exemplo.

M

Pra começar acho que tá bom hehe

G

Como já disse no outro tópico, estou dentro!

Acho que te adicionei ontem a noite no MSN… se não o fiz, hoje a noite adiciono para conversarmos melhor.

D
1 - Definam os objetivos (quais projetos, qual foco - web, desktop, mobile, android)

2 - Direcionem a equipe, dividam em duplas, por exemplo, cada uma se responsabiliza por parte do projeto (isso faz com que o foco seja mantido e o objetivo alcançado mais facilmente). Se houver problemas, atrasos nos checkpoints, façam trocas, perguntem, questionem, pesquisem;

3 - Foquem em assuntos atuais (como redes sociais, aplicativos para android) ou ferramentas melhoradas (ferramentas CASE, frameworks, por exemplo)

4 - Definam quais tipos de tecnologia irão utilizar primeiro (application servers, frameworks, IDEs, patterns, etc);

5 - Comecem pelo fundamental, não vão de xgh (extreme go horse), ou seja, levantem requisitos, façam casos de uso, façam diagramas, modelem, pensem e depois desenvolvam;

6 - Se precisarem o GUJ terá prazer em respondê-los;
J

eu acho que muita gente fazendo fica bagunçado… se tiver muita gente interessada, poderiamos ter mais de um projeto em andamento.

A

À princípio presencial ou online?

J

wlw pelas dicas galera, Luciano_Lopes mais acho melhor fecharmos um grupo para que seja passado as responsabilidades, e cada um tenha uma função no projeto mais nada impede de abrirmos um tópico com o andamento para recebermos sugestões e criticas.
e podemos tambem fechar duplas como foi sugerido para dividir o trabalho pois muitos trabalham e estudam, o que achão?

G

Com certeza será online… :roll:

J

Sempre online

D

Neste ponto eu acredito que o tamanho do projeto é que define.
Ora, pode existir projeto em que apenas 1 dê conta.
Em outros, uma equipe com 30, 50 pode ser pouco.
Enfim, depende do que vocês definirem como projeto e o que pretendem focar.

M

gustavo_mb:

Acho que te adicionei ontem a noite no MSN… se não o fiz, hoje a noite adiciono para conversarmos melhor.

Falou comigo Gustavo?

tentei falar ontem a noite mas vc n respondeu, a partir das 16:30 estarei online lá

J

[b]jximenes tambem concordo muita gente vira bagunça dependendo da quantidade posso dividir em dois grupos ou mais com projetos iguais depois comparamos os resultados.
O foco não é produzir milhões de aplicativos mais sim absorver milhões de idéias e aplica-las de modo que sejam úteis para nosso desenvolvimento os principais interessados favor me mandar um e-mail com assunto grupo java, assim poderemos agilizar o processo.

A

Bom, vamos la.

Jovens, eu venho vendo esse tipo de situacao no GUJ, ha uns 5 anos. Ha uns 5 anos o pessoal ja falava “vamos fazer, etc etc”. Da mesma forma que voces estao fazendo. Quantas deram certo? NENHUMA. O que isso significa? Pesquisem os topicos que o pessoal fez a mesma coisa, tenta conversar com o autor e ver o motivo pelo qual nao deu certo e tentar nao cair nos mesmos erros. Normalmente:

• Ego dos lideres, transformam os companheiros em funcionarios.
  • O pessoal que tava com vontade, perde depois que faz a 1 linha de codigo.
  • Falta de organizacao, planejamento.
  • Conflitos de interesses / personalidade.

Esse modelo que voces estao tentando fazer, eh bem arriscado. Tomem cuidado e pesquisem os erros que foram cometidos por outros.

[]'s

M

Achei isso interessante, ter mais de um projeto em andamento, só não pode virar bagunça como disseram antes.

Eu por exemplo gosto bastante da plataforma Android, quando sobra um tempinho pego a apostila e estudo, estou aprendendo essa parte de modelagem na faculdade, análise de requisitos etc.
seria uma chance para mim botar em prática também esses conceitos.

J

drsmachado
Começaremos com projetos pequenos com poucas pessoas e com tempo iremos aumentar a complexidade dos projetos conforme o nivel do pessoal, precisamos nos conhecer e nos integrar para isso precisaremos de um pequeno projeto para saber quem vai realmente ter força de vontade e ajudar no desempenho do grupo, preciso que cada grupo tenha o espirito de equipe e se ajudem.

L

Estou nessa

Porque não criamos uma conta no Blogger e Blogspot aberta aos participantes para definirmos ao publico como e de que forma estamos fazendo ?

G

Mobzim:
gustavo_mb:

Falou comigo Gustavo?

tentei falar ontem a noite mas vc n respondeu, a partir das 16:30 estarei online lá

Mobzim, quando eu te chamei no MSN você saiu logo em seguida. Depois, acabei dormindo e deixando o MSN ligado, quando vi que me chamou no MSN já era de madrugada. :lol:

Hoje eu entro lá pelas 17:15h.

J

labavel Ótima idéia.

Ainda estou aguardando os emails para fechamento dos grupos

B

AUser:
Bom, vamos la.

Jovens, eu venho vendo esse tipo de situacao no GUJ, ha uns 5 anos. Ha uns 5 anos o pessoal ja falava “vamos fazer, etc etc”. Da mesma forma que voces estao fazendo. Quantas deram certo? NENHUMA. O que isso significa? Pesquisem os topicos que o pessoal fez a mesma coisa, tenta conversar com o autor e ver o motivo pelo qual nao deu certo e tentar nao cair nos mesmos erros. Normalmente:

• Ego dos lideres, transformam os companheiros em funcionarios.
  • O pessoal que tava com vontade, perde depois que faz a 1 linha de codigo.
  • Falta de organizacao, planejamento.
  • Conflitos de interesses / personalidade.

Esse modelo que voces estao tentando fazer, eh bem arriscado. Tomem cuidado e pesquisem os erros que foram cometidos por outros.

[]'s

É bem isso que o AUser disse!

Já participei de um desses projetos criado aqui no GUJ que não deram certo.
O principal erro foi a falta de Organização, quem organizou sumiu além disso muitos conflitos em relação a personalidade.
Com isso não chegamos nem a parte de codificar mesmo.
acho interessante fazer uma analise geral do que vai ser projetado e como será feito, desde se vai separar em grupos e etc…

M

johnny_g3p:
labavel Ótima idéia.

Já mandei um email pra vc.

G

Mobzim:
johnny_g3p:
labavel Ótima idéia.

Já mandei um email pra vc.

Eu também já mandei! :smiley:

L

E o perfil do programador para entrar no grupo?

J

Tenha vontade de aprender ou apenas ensinar quem está começando, com muita força de vontade (lógico a pesso precisa ter conhecimentos minimos de lógica de programação, OO e java), de resto a gente vai cobrando as pessoas e ajudando no que for preciso, não que vamos dar aulas de oo e tudo mais mais podemos sugerir as pessoas que aprimorem seus conhecimentos em certas partes.

M

Disso que eu to precisando, senão todo conteúdo visto na Caelum será esquecido hehe

J

Uma coisa que deve ser feita tbm eh pegar aqueles que estao em um nivel mais alto de conhecimento e dividir entre as equipes

J

Novamente meu e-mail para quem desejar participar dos grupos.

[email removido]

R

Selecione as pessoas por análise de currículo para não ficar com muita gente, ainda mais que muitos não tem experiência ainda, mas sempre compartilhando o código e cada passo para o aprendizado dos iniciantes, para que nos próximos, os iniciantes já possam mergulhar de cabeça…

É só um a opinião, eu não to dentro pois não tenho tempo nem pra dormir, mas assim que der eu entro na parada pois tenho várias idéias tbm

Abrcs!

M

johnny_g3p:
Novamente meu e-mail para quem desejar participar dos grupos.

[email removido]

Recebeu o meu email?

J

seu nome é?

M

Esqueci de colocar o nick do forum no email hehe

Thiago S. Paiva

M

rapaiz, da quase pra formar uma pequena empresa aqui =)

se pá me interesso tbm, por curiosidade mesmo, para conhecer outros métodos,tecnicas e dividir conhecimento

L

A idéia é muito boa e ótima para aprendizado. Mas como já disseram é muito fácil cair erros que levam o projeto ao fracasso. Pela quantidade de pessoas interessadas seria possível planejar vários projetos que poderiam resultar em diferentes aplicativos, por exemplo: um software web, outro desktop, outro game, outro para android, etc.
Mas penso que o projeto deveria ser conduzido por alguém com experiência na área que deverá conduzir as atividades e planejar a arquitetura do sistema. Todos opinando vira desorganização, ainda mais se os membros da equipe não tiverem experiência (aliás, o objetivo principal é justamente aprender). E todos tem que ser humilde o suficiente para aprender sem egocentrismos que não levam a lugar nenhum.
Será que algum arquiteto, analista ou gerente de projeto se habilita a coordenar a idéia?

M

mcarabolante:
rapaiz, da quase pra formar uma pequena empresa aqui =)

se pá me interesso tbm, por curiosidade mesmo, para conhecer outros métodos,tecnicas e dividir conhecimento

Demorô cola na grade aí hehe
como não achei emprego como desenvolvedor ainda vou treinar bastante com o pessoal.

R

No outro tópico falei que estava interessado.
Meu msn pra a gente se reunir: [email removido]

J

wlw pela força galera

L

Se ainda tiver espaço, aqui esta o meu e-mail: [email removido]

F

Também tenho interesse.
e-mail: [email removido]

A

conta comigo

P

Porque vocês não fazem algo que use varias plataformas, estilo: Aplicação que tem 1 app para celular, um site administrativo e também um aplicativo para desktop? Assim você cobre as três areas e aprende bastante. É uma boa :smiley:

Interliga tudo isso e dá uma bela salada-mista e um trabalho do cão!

J

Bom o grupo esta criando e andando novos usuários serão bem vindos favor enviar uma mesagem para [email removido]
coloquem como assunto entrar grupo java, gostaria que escrevessem no e-mail o nome, o que sabe conhece de JAVA, que horas vocês estariam livres para formar as duplas sempre com pessoas que o horário se aproxima.
qqr duvida só enviar o e-mail

J

pessoal vamos precisar muito da experiencia de vcs aki do forum wlw

P

Boa noite,

Gostei da ideia.

Meu e-mail: [email removido]

P

opa eu ja mandei e-mail =D

J

bom o segundo grupo está sendo formado caso haja interesse favor enviar e-mail para [email removido], ele ficara responsável pelo andamento do segundo grupo,
abraço a todos,
postarei os resultados do nosso grupo posteriormente.

J

Estou precisando de mais pessoas para o grupo quem estiver afim, me mande um email…

P

Eu entrei no grupo 2. E faz um mês que o projeto está parado. :?

G

Pois é. Percebi que fica ruim a comunicação com tantos colaboradores somente via e-mail.
Se querem algo funcional, reduza os colaboradores, e faça reuniões para discutir o projeto via Skype. É o que estou fazendo com um membro aqui do GUJ, e juntos iremos tocar o nosso projeto pra frente.

J

johnny_g3p:
Estou precisando de mais pessoas para o grupo quem estiver afim, me mande um email…

Estou interessado, meu e-mail é [email removido]. Favor enviar instruções.

P

johnny_g3p,

Seria bom propor uma reunião semanal via Skype. Ex: Toda Sexta-Feira - 21:00.

C

Tambem estou interessado… mandei um email para voce johnny_g3p…

J

Pessoal estou revivendo o grupo o que atrapalhou bastante foi a falta de pessoas interessadas alguns ajudaram bastante outros apenas atrapalharam, e acabei dando continuidade no projeto, gostaria de pessoas com conhecimentos diferenciados para discutirmos e dar continuidade ao projeto caso tenha alguém interessado estou a disposição.

Criado 19 de outubro de 2011
Ultima resposta 18 de mar. de 2012
Respostas 60
Participantes 22