Bom, não gostaria de falar sobre esse assunto aqui, mas vou colocar minhas observações.
:arrow: Primeiro a IBM é uma empresa alta grau de mídia e tem um histórico fantástico, porém a IBM Brasil não é a IBM Americana, o que se retrata aqui BRASIL não é fora EUA, em termos profissionais.
:arrow: Segundo se você pensa em grana em CLT IBM, você deve esta imaginando-se um executivo de fora ou quer ir pra Hortolandia atuar na Fabrica de Software, para isso você dois caminhos um ser um ISV IBM Parceiro, ou se alocar pela CI&T, BRQ entre outras que atuam por lá.
:arrow: Terceiro eu fui classificado para trabalhar em uma ocasião na IBM, fiz test passei bem e realmente ocorreram, três fases; prova, dinamica de grupo e Entrevista com um Gerente.
:arrow: Confesso pra vocês, eu não tenho sangue de barata, mas pra quem quer entrar em um Mundo Corporativo formalizado deve saber que existem regras e normas a se seguir, a IBM é muito pontual em tudo e bem formal mesmo,não é uma APPLE de Steven Paul Jobs, então esse é o ritmo, particularmente eu prefiro alocação.