Ibm

48 respostas
L

ae! pessoal uma duvida que gostaria de tirar com a galera mais experiente.

Quem aqui ja fez aquele processo de selecao para trabalhar na ibm, que rola entrevista em ingles etc…
quais as dicas, e como funciona? é difcil chegar ate o final?

flw! abraços!

48 Respostas

R

Cara, após a entrevista em ingles, caso vc passe, e dependendo da vaga, encaminham vc já para o gerente do projeto…vc irá bater um papo com ele (pode ser em ingles ou portugues) e se passar nessa daí está dentro. :slight_smile:

ate mais…

J

Não existe uma fórmula exata a ser seguida, pois depende muito do entrevistador.

Na maioria dos casos, você passa primeiro por uma entrevista em inglês com um brasileiro (parte fácil) e caso passe, tem uma entrevista em inglês com o time do projeto (geralmente são 3 pessoas envolvidas, gerente de projeto, team leader, e gerente de negocios). A grande dica aqui é o seguinte: responda só o que você realmente saiba, não tente enrolar, é melhor você falar EU NAO SEI do que tentar enrolar. Se não se sentir confortavel no ingles, peça para eles falarem mais devagar (eles são bem compreensiveis nessa parte).

De resto, boa sorte

L

é pra vaga de home-office Camilo?

L

nao sei, parece que sim…

Jair Rillo Junior hum boas dicas…

L

LPJava, lá vai outra dica:

Se a entrevista com o gerente de projetos/negócios e team leader for em inglês, tente fazer perguntas sobre o projeto. Isso mostra que vc está entendendo o que eles estão falando, ou seja, não fique somente no OK, OK, AH OK! :slight_smile:

Como o Jair disse, se não tiver entendendo, peça pra eles falarem mais devagar, eles realmente não se importam com isso.

Se vc ver que eles estão perguntando muito sobre você e falando menos sobre projeto, tente falar mais ao invés de ficar esperando eles pergutarem.

Boa sorte! :wink:

S

Eu jah passei pelo processo da IBM no Brasil ha cerca de 2 anos atras. Foram estes os passos:

1. Entrevista por telefone (15min) para saber se eu tinha o minimo de ingles
  2. Entrevista tecnica por Skype (30min) tambem em ingles com um brasileiro. Nada complicado, soh bate-papo sobre as ferramentas que eu citei no CV.
  3. Entrevista final com o gerente do projeto onde eu iria trabalhar (em ingles com um americano).

Era para uma vaga de home office e eu fui chamado 3 dias depois da ultima entrevista.

Acabei recusando porque desanimei da empresa antes mesmo de comecar. Nao listo os motivos exatos porque nao quero queimar o filme de ninguem e tenho esperanca que fui um caso isolado. Soh sei que no final foi bom pra mim, porque me motivou mais a vir trabalhar na europa :wink:

L

pow! galera boas dicas ai! hehe! bolar umas questoes sobre o projeto para ver! me digam coisa para quem fez ai a ultima etapa com os americanos, qto tempo durou e o que mais ele perguntou?

F

Corra da IBM e de qualquer empresa 3 letrinhas, o mais longe possível

R

Começou…

Fogueira de vaidades contra as empresas de 3 Letrinhas, 100000º parte! :lol: :wink: 8)

ate mais…

T

Galera, onde vejo tais vagas? o site lá, pra área de developer aqui no Brasil não tem… :frowning: Meu CV está no site deles, mas tem algo que posso fazer pra eles darem uma olhada melhor no meu CV?

[]s

L

se seu curriculo está la… quando eles tiverem uma vaga com seu perfil eles chamam… acredito eu… hehe!

eu vejo algumas vagas nos sites de empregos é onde rola mais vaga…

W

Esse negocio de empresa 3 letrinhas eh a coisa mais frutinha que eu ja vi na vida.

Se for assim corra de:

GUJ - forum 3 “letrinhas”
SUN - empresa 3 “letrinhas”
JVM - software 3 letrinhas
JDK - software 3 letrinhas

hehehe :smiley:

L

Esse negocio de empresa 3 letrinhas eh a coisa mais frutinha que eu ja vi na vida.

Se for assim corra de:

GUJ - forum 3 “letrinhas”
SUN - empresa 3 “letrinhas”
JVM - software 3 letrinhas
JDK - software 3 letrinhas

hehehe :D
uhahahuauuha! boa essa!

V

Qual será exatamente o problema em trabalhar na IBM? Já vi muita gente reclamar mas ninguém entra em detalhes. É muita pressão? Não pagam bem? Não há chance de crescimento?

L

o que ja ouvir sobre:

nao sei, mas acredito que sim, pequenas empresas hoje ja existem pressao quanto mais projetos com milhoes, bilhoes de $.

dizem que pagam dentro do valor do mercado

dizem que há sim plano de carreira dentro da empresa

Pelo que ja ouvir sobre a empresa,é um execelente organizacao para se trabalhar. Eu tb nao entendo pq há uma discussao negativa de alguns sobre…

M

boa pergunta… !!!

eu axo que deve ser pressão…

S

um conselho: não chegue atrasado. Eu fui excelente na prova, mas me atrasei pra buscar o terno. Resultado: nem fiz a entrevista.

M

Bom, não gostaria de falar sobre esse assunto aqui, mas vou colocar minhas observações.

:arrow: Primeiro a IBM é uma empresa alta grau de mídia e tem um histórico fantástico, porém a IBM Brasil não é a IBM Americana, o que se retrata aqui BRASIL não é fora EUA, em termos profissionais.

:arrow: Segundo se você pensa em grana em CLT IBM, você deve esta imaginando-se um executivo de fora ou quer ir pra Hortolandia atuar na Fabrica de Software, para isso você dois caminhos um ser um ISV IBM Parceiro, ou se alocar pela CI&T, BRQ entre outras que atuam por lá.

:arrow: Terceiro eu fui classificado para trabalhar em uma ocasião na IBM, fiz test passei bem e realmente ocorreram, três fases; prova, dinamica de grupo e Entrevista com um Gerente.

:arrow: Confesso pra vocês, eu não tenho sangue de barata, mas pra quem quer entrar em um Mundo Corporativo formalizado deve saber que existem regras e normas a se seguir, a IBM é muito pontual em tudo e bem formal mesmo,não é uma APPLE de Steven Paul Jobs, então esse é o ritmo, particularmente eu prefiro alocação.

L

shamanpyro:
um conselho: não chegue atrasado. Eu fui excelente na prova, mas me atrasei pra buscar o terno. Resultado: nem fiz a entrevista.

era necessario o terno huaauha… aproveitando seu terno hehe! Para quem ja conhece a ibm, eles tem esse fato do uso do terno, gravatinha etc…

Por que eu acho que dar para usar roupa formal sem precisa de usar o termo… eu mesmo nao gosto muito de usar terno, gravata…

J

LPJava:
shamanpyro:

era necessario o terno huaauha… aproveitando seu terno hehe! Para quem ja conhece a ibm, eles tem esse fato do uso do terno, gravatinha etc…

Por que eu acho que dar para usar roupa formal sem precisa de usar o termo… eu mesmo nao gosto muito de usar terno, gravata…

Não tem isso não. Em Hortolândia o pessoal vai bem a vontade. Inclusive já ocorreu problema por causa de mulheres indo à vontade demais :slight_smile: . Eu particularmente prefiro trabalhar com social esporte (nada de terno ou gravata, apenas calça social, camiseta social e um sapato esporte), mas boa parte vai de calça jeans, camiseta (até camiseta de time de futebol) e tenis. Claro, para um cargo gerencial, ai o figurino muda. (tá, hoje estou de chinelo, shorts, mas é porque estou trabalhando de casa :lol: )

Na Tutoia em SP é um pouco diferente. As poucas vezes que eu fui lá senti que o pessoal gosta de ir mais formal (mas não de terno), mas mesmo assim é um ambiente legal.

T

shamanpyro:

Amigo, isso é em qualquer lugar, não só na IBM, chegar atrasado em uma entrevista de emprego é mostrar desrespeito para com a empresa, e falta de compromisso. Isso ao meu ver, e acredito eu, a idéia de todos os empregadores.

[]s

L

Amigo, isso é em qualquer lugar, não só na IBM, chegar atrasado em uma entrevista de emprego é mostrar desrespeito para com a empresa, e falta de compromisso. Isso ao meu ver, e acredito eu, a idéia de todos os empregadores.

Concordo plenamente…

Quanto ao uso de terno… Isso não me incomoda…se eu estiver bem empregado, ganhando bem e tiver um bom plano de carreira… usar roupa formal , uniforme, seja lá o que for não importa… não prescisando usar saia …tudo bem he he he he

S

haha, parece que foi longe meu comentário :D. Bom hoje não me arrependo de ter atrasado. Em dois empregos que tive cheguei atrasado justo no dia da entrevista… acontece. A conduta da empresa também está sendo avaliada no processo seletivo, não se esqueçam. Não falo de caráter, é de ambiente de trabalho mesmo. Pode ser que eu dei azar e a IBM seja mesmo uma excelente empresa. Mas hoje estou feliz onde trabalho, tem um ambiente de trabalho agradável, paga bem e tem muito nome também.

Façam o que façam, de terno ou de chinelo, sintam-se bem fazendo :wink:

T

… e receba bem por isso… só acrescentando… :roll:

S

haha, tá implícito. Tem como se sentir bem de outra forma ? :twisted:

M

leopoldof:

Concordo plenamente…

Quanto ao uso de terno… Isso não me incomoda…se eu estiver bem empregado, ganhando bem e tiver um bom plano de carreira… usar roupa formal , uniforme, seja lá o que for não importa… não prescisando usar saia …tudo bem he he he he

Kra, se vc não leu eu recomendo o livro “Pai rico, Pai pobre”… se alguem quiser ler…

A

Camilo,

independente de a empresa usar ou não terno/roupa social, sempre vá de terno nas entrevistas. Como a gente não sabe como o entrevistador vai ter ver, é melhor não arriscar e causar uma boa impressão.

Abraço,

R

andrepestana:
Camilo,

independente de a empresa usar ou não terno/roupa social, sempre vá de terno nas entrevistas. Como a gente não sabe como o entrevistador vai ter ver, é melhor não arriscar e causar uma boa impressão.

Abraço,

Acho que isso depende muto do cargo que esta pleiteando. Em geral, uma roupa social é legal…mas terno e gravata vai muito de alguns fatores.

ate mais…

L

andrepestana:
Camilo,

Abraço,

Na Thoughtworks é uma má impressão se tu for de terno e gravata (não lembro onde eu lí isso)

Confere esse fato?

D

Se sou “obrigado” a ir de terno quem vai causar má impressão é a empresa.

Outra coisa, atraso é chato, é verdade, mas aqui em são paulo não é uma coisa tão fora do normal. Qualquer caminhão quebrado em uma grande via te toma meia hora. Então um pouco de bom senso de ambos os lados vem a calhar…

S

Telefone nessa hora tambem vem a calhar…

Nao avisar que vai atrasar pra mim eh pior do que o atraso em si.

A

Concordo em número e grau.
Eu ainda não saí da faculdade (e nem tem empresas onde moro pra fazer estágio. Na verdade tem, mas eu prefiro desenvolver coisas pro lado da pesquisa, pelo menos enquanto na universidade), mas quando for fazer uma entrevista, irei (espero) de camisa gola pólo listrada, paletó, calça jeans e sapato. Na minha opinião, não tem como apresentar um figurino mais agradável que isso (não que eu ache terno feio. Muito pelo contrário :)).

S

Muito exagero esse lance de terno e gravata. Em todas as entrevistas que tive até hoje, nunca saí do básico jeans, camisa pólo e sapato comum. Talvez algum dia se fizer uma entrevista para um cargo mais gerencial, coloque uma camisa social. :slight_smile:

T

dreamspeaker:

Outra coisa, atraso é chato, é verdade, mas aqui em são paulo não é uma coisa tão fora do normal. Qualquer caminhão quebrado em uma grande via te toma meia hora. Então um pouco de bom senso de ambos os lados vem a calhar…

É amigo, infelizmente em muitas empresas você não trabalharia, atraso é inadimissível! Se em SP pode ter transito, e tá marcado as 14:00, sai de casa as 7 da manhã! te garanto que chega a tempo.

Quanto a terno e gravata, isso depende, se for requisito da empresa, o porque de nao usar? você sabe disso, ou pelo menos deveria saber disso ao pedir emprego lá… se você não se sente bem vestido assim, ou sei lá, não usa mesmo… nem envia o CV pra ela…

D

Se eu tenho que sair as 7hrs pra ter certeza eu vou chegar as 14hrs, pode ter certeza que não vou querer trabalhar nessa empresa… :stuck_out_tongue:

T

Pode ser, eu tbm não, mas por a culpa no transito e tals por chegar atrasado, é a famosa frase, que “desculpa de peidorreiro é barriga inchada”. Eu mesmo nem envio meu CV pra um monte de empresas, por: ser longe demais, pagar pouco, exigir coisas absurdas e por aí vai… mas só por isso eu não reclamo e falo que elas são ruins de trabalhar…

[]s

D

Faz bem, que bom se todos fossem assim! :wink:

J

titanius:
Eu mesmo nem envio meu CV pra um monte de empresas, por: ser longe demais, pagar pouco, exigir coisas absurdas e por aí vai… mas só por isso eu não reclamo e falo que elas são ruins de trabalhar…

[]s

Eu tbm penso assim… Já evitei de trabalhar em alguns lugares por causa disso, até como estagiário!

M

titanius:
dreamspeaker:

É amigo, infelizmente em muitas empresas você não trabalharia, atraso é inadimissível! Se em SP pode ter transito, e tá marcado as 14:00, sai de casa as 7 da manhã! te garanto que chega a tempo.

Quanto a terno e gravata, isso depende, se for requisito da empresa, o porque de nao usar? você sabe disso, ou pelo menos deveria saber disso ao pedir emprego lá… se você não se sente bem vestido assim, ou sei lá, não usa mesmo… nem envia o CV pra ela…

use transporte publico…rs trem e metro não não tem congestionamento… se vc tem pressa, vc vai chegar bem antes (e ser macetado, ao menos nos horarios de pico, esses 2 são lotados)…

pra se ter uma ideia, eusaio de santo andré e chego na zona sul de sp pouco menos de 2 horas depois… e isso pq eu faço um caminho meio fora de mão (por falta de escolha)

D

Bom, peço permissão para entrar na discussão apenas no que tange a vestimenta.

Eu acho que o uso de social no dia-a-dia, isso vai muito da liberalidade da empresa, porém, em uma entrevista ou processo seletivo acho que no mínimo social com gravata é necessário, eu pelo menos penso assim, pois não costumo fazer entrevistas em boca de porco, acredito que a maioria aqui também não, então se vestir a altura do salário preterido não é má pedida.

Pelo menos aqui em SP é assim, então fica a dica para o pessoal de outro estado se um dia quiser arriscar alguma coisa por aqui. Consultoria pequena até é mais free, normalmente a entrevista é com o dono da consultoria, que também programa, etc, aí é outro panorama, mas em empresas um pouco maiores o papo é outro.

Eu também odeio social mas cada empresa tem suas regras quanto a isso, na empresa que trabalho não tem nada definido quanto a isso, mas convencionou-se aquele padrão de social de segunda a quinta e casual na sexta-feira. Mas eventualmente se usar casual no período de segunda a quinta não pega nada.

M

Quem nao quiser usar camisa social e etc… que abra a propria empresa… ou encontre algo que lhe agrade
8)

A

Michel_Sancovich:
Quem nao quiser usar camisa social e etc… que abra a propria empresa… ou encontre algo que lhe agrade
8)

é… abra a Casual Clothes Co. hehehe…

W

Em relacao de ir ou nao de social em um entrevista eh relativo.

Eu mesmo NUNCA fui de terno e gravata em entrevista, sempre fui de camisa, calca social e sapato. Mas eu acho que isso deve ser analisado com bom senso por exemplo se vc vai fazer entrevista numa empresa que eh super formal, que vc vai ter que se apresentar pra clientes e tudo o mais, com certeza um terno e gravata cai bem.
Mas se vc vai trabalhar numa empresa que vc vai ficar o dia inteiro trancafiado num escritorio com outros desenvolvedores e eh uma empresa mais liberal, acho que nao eh necessario se vestir tao formal.
Isso tb depende do pais que vc vive tb, sei que no Brasil as pessoas dao mais ou menos credibilidade pra uma pessoa dependendo da imagem que essa pessoa passa.

Isso nao acontece so em empresas, mas por exemplo em lojas, vai em alguma loja la na Oscar Freire, vestindo shorts, camiseta de campanha do Maluf de 10 anos atras e havaianas pra ver se algum vendedor te da atencao.
Aqui na Suecia pelo menos as empresa de TI sao bem liberais, todo mundo vem de calca jeans, camiseta, tenis. No verao eh ainda mais liberal, nego vem de regata, shorts. Participei de duas entrevistas ate hoje por aqui e as duas que fui eu estava extremamente bem mais vestido do que o entrevistador e olha que eu so tava usando a minha tradicional fantasia de entrevista (calca social, camisa e sapato) hehehe

Questao de trabalhar ou nao de social eu acho que se o emprego eh importante pra pessoa, eh uma boa oportunidade mesmo que nao goste de usar social vai usar se for obrigatorio. Agora deixar passar oportunidade boa so porque nao quer usar um determinado tipo de roupa eh no minimo coisa de adolescente mimado.

//Daniel

F

Concordo com o windsofhell

Segue um link sobre uma das histórias da gravata: http://www.gravatas.com.br/old_site/gravatas/historia.html

P.S. Steve Jobs e o Bill Gates normalmente não utilizam gravatas.

flw

A

Tb concordo com o windsofhell.

Só prefiro ir de terno e gravata pq acho que ninguém vai me reprovar por isso e infelizmente a maioria das pessoas acha bonito e dão mais credibilidade. Nunca trabalhei de terno até hoje. Se fossse um emprego onde estivesse feliz eu usaria na boa.

Abraço,

D

Pessoal,

Desculpa reviver o topico, mas enviei meu curriculo para a IBM atravez de uma proposta da propria universidade que estudo (PUC-MG).

O pessoal da IBM abriu uma vaga de analista de suporte para os alunos, sendo que os mesmos deveriam entregar seus curriculos ate sexta-feira.

No entanto minha duvida é a seguinte:

Quanto tempo em media esse pessoal demora para entrar em contato para entrevista e afins?

Atualmente trabalho na Indra Company como analista junior SAP IS-U e abapeira, porem tenho muito interesse na empresa.

Grato,

Daniel Parreira

D

30 dias em média. A IBM é uma bela empresa!

R

dertyu765 Entrei na IBM em 1999 tambem na área de suporte técnico. Foi uma das melhores experiências da minha vida, tenho ótimas lembranças de lá.
Quando eu iniciei o processo seletivo demorou uns 3 ou 4 meses para ele ser finalizado, ja estava perdendo as esperanças mas quando saiu foi 10.

Vc vai ver muita gente falar mal da IBM, mas depois que vc entrar vc vai ver que as queixas muitas vezes são exageradas e que vale a pena passar um período lá.

Criado 30 de setembro de 2008
Ultima resposta 25 de jul. de 2011
Respostas 48
Participantes 25