Lógica de Programação - JAVA

17 respostas
R

Olá,

Andei lendo as apostilas da k19 e caelum sobre lógica de programação em java, mas não me dei muito bem. O que vocês indicam para eu aprender lógica de programação?

Att

17 Respostas

T

Uma sugestão Algoritmos e Estrutura de Dados em Java e a outra é pesquisar por material de estudo no google.

R

O que você quer dizer com “não se deu bem”? Achou algum assunto muito difícil?

C

No que você não se deu bem? Na sintaxe da linguagem, estrutura de dados, em OO?

R

Nos exemplos em sí, na forma de explicar, não achei a apostila bacana!

C

Bom existe o livro Head First Java, dá um procurada depois.

D

você ja tem lógica em outra linguagem ? ou é a primeira ?

R

No técnico eu aprendi C, mas isso faz tempo.

O que eu estava querendo era ver todas as video aulas da universidade XTI no youtube, será que consigo saber programar apenas vendo as aulas da universidade?

E

É porque a apostila é feita para um curso presencial, então ela é só um auxiliar, não é auto-suficiente :slight_smile: .

Duvido que você não achasse o curso presencial (que usa essa apostila) interessante, se tivesse oportunidade de assisti-lo.

N

rafael.cs:
Olá,

Andei lendo as apostilas da k19 e caelum sobre lógica de programação em java, mas não me dei muito bem. O que vocês indicam para eu aprender lógica de programação?

Att

Procure por qualquer qualquer livro de lógica de programação que tenha muitos exercícios(isso faz vc por a mão na massa e queimar uns neurônios), independente da linguagem. Mas invista tempo nisso, não espere por resultados imediatos, ou seja, a curto prazo.

Feito isso, a curva de aprendizado para qualquer linguagem é relativamente pequena.

F

Use a Cabeça Java
Autor: Sierra, Kathy
Editora: Alta Books

Bem bom :slight_smile:

R

Minha dica é primeiramente adquirir um livro de logica de programação ou mesmo apostilas que se encontra na net, e fazer todos os exercícios adquirindo o conceito dos comandos ensinados durante o mesmo(a), não se desespere programação é pratica e no inicio existe muitas duvidas e dificuldades, porem você deve perseverar e não desistir, depois que entender bem os conceitos básicos da lógica de programação sugiro a você seguir
as apostilas da Caelum na seguinte orderm

FJ-11
CS-14
FJ-21

e video aulas da XTI “tenho todas” kkk

mas para se tornar um programador se deve programar e tentar entrar na área o que atualmente não é muito dificil.

espero ter ajudado.

P

Fuja dos livros da série Use a Cabeça! Se quiser usar a sua cabeça e aprender Lógica de Programação [color=olive](em geral, sem estar “preso” a linguagem Java)[/color], leia este livro. Ele é de fácil leitura.

D

Eu discordo. Acho a série Use a Cabeça muito boa. Sem dúvida tem a abordagem mais didática que qualquer outra série/livro de programação que já vi. Se você não quer dormir enquanto lê, eu recomendo os livros da série Use a Cabeça.

Já li vários livros dessa série sobre assuntos diferentes e recomendo todos.
http://shop.oreilly.com/category/series/head-first.do

Se puder, leia a versão original do livro em inglês (o nome original da série em inglês é Head First).

Cada pessoa tem uma forma diferente de aprendizado, acho complicado dizer que um livro é ruim sem nem ao menos dar uma explicação sobre porque você não gostou do livro. Às vezes o que te incomoda na obra é até uma vantagem para o outro.

P

Acho os livros dessa série muito confusos, isso sim.

O que se espera de livros é que eles sejam formatados, digamos, “como um livro normal”. Na hora de estudar, cada um faz seus próprios “rabiscos”.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc, tudo isso é muito pessoal. Cada um deve desenvolver seu próprio jeito de relacionar e associar as coisas, que é como a gente aprende.

R

O que acham deste livro: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2616949/logica-de-programacao-e-estruturas-de-dados-com-aplicacoes-em-java-2-ed ?

D

O que se espera de livros é que eles sejam formatados, digamos, “como um livro normal”. Na hora de estudar, cada um faz seus próprios “rabiscos”.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc, tudo isso é muito pessoal. Cada um deve desenvolver seu próprio jeito de relacionar e associar as coisas, que é como a gente aprende.
Agora eu acho que ofereceu uma opinião digna de discussão, muito embora eu ache que o que se espera ou não de livros é muito pessoal, assim como o que seria um “livro normal”. Como disse anteriormente, o que é ruim pra um pode ser bom pra outros. Nem todo mundo tem o mesmo processo cognitivo e a forma preferida de aprendizagem de cada um pode variar bastante, portanto, alguns podem se beneficiar do que você julga desnecessário.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc são coisas que podem sim ajudar no aprendizado e estimular o leitor.

B

di.magdaleno:
pzanetti631:

Agora eu acho que ofereceu uma opinião digna de discussão, muito embora eu ache que o que se espera ou não de livros é muito pessoal, assim como o que seria um “livro normal”. Como disse anteriormente, o que é ruim pra um pode ser bom pra outros. Nem todo mundo tem o mesmo processo cognitivo e a forma preferida de aprendizagem de cada um pode variar bastante, portanto, alguns podem se beneficiar do que você julga desnecessário.

Mapas mentais, desenhos, gráficos, ilustrações, palavras-chave, cores etc são coisas que podem sim ajudar no aprendizado e estimular o leitor.

Concordo com o di.magdaleno, o Head First Java é um excelente livro, que prende bastante o leitor e acaba “tirando o peso” da leitura, facilitando a assimilação do conteúdo (lógico, isso vai variar muito de acordo com o perfil de cada leitor). Se o rafael.cs está procurando exemplos mais compreensivos, acho que esse é o livro!

Criado 11 de abril de 2013
Ultima resposta 15 de abr. de 2013
Respostas 17
Participantes 12