Idéias tcc

19 respostas
C

Galera to me formando esse ano em Sistemas de Informação, tenho duas possibilidades para fazer o meu tcc, mas queria saber ai de voces galera o que voces acham legal fazer de tcc, que ideia voces me dariam ?

Desde de ja obrigado pelas idéias…

19 Respostas

F

http://www.guj.com.br/search?cx=partner-pub-9448585618971060%3A4001950301&cof=FORID%3A10&ie=UTF-8&q=tcc&x=0&y=0&siteurl=www.guj.com.br%2F&ref=www.guj.com.br%2Fposts%2Freply%2F0%2F292210.java&ss=448j105554j3

J

Quais são?

R

são muitas, no curso técnico que fiz, tudo foi focado para cadastro, alteração, exclusão, etc. Sistemas de controle de dados em outras palavras, mas fiz um tcc, em uma área totalmente inovadora dentro do que foi visto no curso. fiz um tcc com 7 jogos em java, como forca memoria, poker. não cabe no anexo. pode pedir pelo email … [email removido] … tem um site mas o link saiu do ar . . . www.raghy.net23.net … mas no site, tem um programa MATEMATICA JAVA que estou a desenvolver, que quase usei como tcc também, lá este link está funcionando. estou a averiguar o problema com a hospedagem, pois é gratuita. Não deixam de ser duas dicas, mas o legal mesmo é fazer algo que seje de fato útil e não o padrão que é ensinado…

Desenvolvi recentemente um despertador para computador em java, mas ocupa muita memória, tenho que reforma-lo.
Estava a construir um cadastro de horas gastas em jogos de videogame, pois as vezes o jogo não armazena isto, mas tambem tenho que resolver o cálculo das horas.
Tenho um arquivo para cadastrar dados normais, também poderia ser uma boa idéia para o meu curso final, e é o padrão talvez.

Meu arquivo de jogos tem sons, algo relacionado com sons é muito interessante.
Um sistema de controle para lan houses, ou consultório odontologico pode ser um bom produto pós curso.

R

Estou nessa época de TCC também, desenvolver algum jogo pra Android, ou algum framework de Java(não é fácil), implantar sistema em alguma empresa…
É realmente difícil decidir, já tenho um tema em mente, só preciso confirmar com o professor da banca se ele vai gostar, kkk!!

V

Citando o Thingol:

“Thingol”:

• Diga que curso está fazendo, e onde - talvez alguém já tenha até feito o mesmo curso e estudado com o mesmo professor :stuck_out_tongue:

• Diga qual a ênfase de seu curso.

• Diga o que você gosta de mexer, ou o que gostaria de saber fazer.
    Já que você vai gastar um bom tempo com o TCC, é bom aprender bastante com ele.

Por exemplo, tem aquele pessoal que adora computação gráfica, outros que são amarrados em matemática, e outros cuja realização na vida é mover campos de um lado para outro do banco de dados.

• Diga para quando esse trabalho deve ser entregue (se no mês que vem, no ano que vem, ou daqui a seis meses).

Senão o pessoal vai lhe sugerir coisas estratosféricas e que são inviáveis para fazer, porque tem liberdade demais para sugerir.

• E, como de costume, pergunte antes ao seu professor ou orientador. Ele deve ter já algumas coisas que ele gostaria que você ou seu grupo fizesse.

Fonte: http://www.guj.com.br/java/52019-temas-para-tcc---aviso-aos-navegantes

No tópico também tem muitas sugestões. Em todo caso, seria bom você dar essas informações para a gente.

J

rafadelnero:
Estou nessa época de TCC também, desenvolver algum jogo pra Android, ou algum framework de Java(não é fácil), implantar sistema em alguma empresa…
É realmente difícil decidir, já tenho um tema em mente, só preciso confirmar com o professor da banca se ele vai gostar, kkk!!

Desenvolver algo original para mobile é a onda do momento, não precisa ser jogo. Framework é loucura, a não ser que seu professo apoie. Implantar sistema em empresa o cliente teria que ser muito parceiro para dar certo.

R

A palavra chave é ser original, não deve ser feito nada muito comum!

J

A palavra chave é ser original, não deve ser feito nada muito comum!
Exatamente, e acredito que algo original e interessante para mobile cativa o público atual que está assistindo a apresentação, podem baixar na hora até.

D

Eu gostaria de ver mais trabalhos a respeito de plataformas de ensino e simuladores.

R

Claro que é mais difícil criar algo inovador, por isso deve ser planejado da melhor forma possível, senão noites ou madrugadas serão perdidas, hehe!Mas acho que vale a pena.

M

Tudo depende. Vc quer fazer pra passar? Quer fazer pra tirar 10? Quer aproveitar pra criar um produto?

Tenta analisar as tendências. Vc criar algo utilizando por exemplo os recursos mais novos do HTML5 como websocket, datastorage e etc.

Não sei também qual é seu foco, vc quer criar algo pra mostrar uma tecnologia nova, ou quer criar algo que seja inovador por si só independente como seja feito?

Da mais dados pra gente.

C

Bom respondendo o post do Viny

Em estou cursando Sistemas de informação na Unipar campus de Francisco Beltrão, o foco do curso é desenvolvimento, programacao com java, temos materias sobre programção com java em todos os anos da faculdade, desktop, web, banco de dados, etc, eu gosto de mexer com desafios não gosto de ficar na mesma mesmice todo dia, quero ter problemas para resolver ententem…, o trabalho deve ser entregue no final de novembro mais tardar incio de dezembro deste ano…

Mitidiero: aproveitar para criar um produto seria o ideal, a tecnologia no meu ver não precisa ser inovadora, mas a ideia precisa ser montada de uma forma inovadora para fugir da mesmice de ferramentas que existem no mercado ja hoje…

nunca fui muito ligado en desenvolvimento de jogos mas tambem não deixa de ser uma possibilidade, mas no ver um aplicativo comercial seria mais interresante, pois poderia estar criando um produto, as possibilidades que comentei seria um programa para clinicas, gerenciando consultas clientes etc, ou entaum um projeto para o batalhão da pm de francisco beltroa um site de noticias com algumas coisas para facilitar a vida dos pms, mas nem meu professor orientador e nem o responsavel pelo projeto dentro do batalhao respondem meus email a um bom tempo, estao me demonstrando um total desinterrese e desse jeito se depender deles não terei projeto bom para apresentar a banca no final do ano, por isso estou pensando em novas possibilidades…

E

Não dependa de emails para orientadores - pegue um professor “pela orelha” mesmo, emails não servem para eles darem idéias que eles mal tem tempo de lerem emails, quanto mais de responderem.

Que tal pagar um café para seu professor*? Acho que em 5 minutos ele vai lhe dar mais idéias que ficar esperando sentado um email.

• Supondo que seu professor se contente só com um cafezinho. Dependendo da figura, vai precisar é de algumas rodadas de chope no boteco perto da faculdade :slight_smile:
D

Existem alguns pontos a considerar

• Você vai fazer o TCC apenas para passar? Então não perca tempo. O TCC serve como forma de provar que os conteúdos apresentados a você durante o curso foram assimilados e, ou você está confortável com ele ou você cresceu a partir deles.
  • Você vai fazer o TCC visando um nicho de mercado? Mesmo que seja uma área entupida de opções “de prateleira” como a contábil, se você conseguir atender a algumas expectativas dos clientes ou mesmo solucionar pequenos problemas pontuais, já terá um certo crédito.
  • Você prefere trabalhar com tecnologias que domina ou prefere desafios, perder horas estudando um problema que, caso fosse no que domina, resolveria em minutos? Veja bem, o TCC tem prazo, a não ser que você seja muito competente, dedicado e disciplinado, aprender um novo conceito ou nova linguagem é quase um suicídio. Trabalhe com o que já sabe.

Considerando isto, tenho certeza que conseguirá identificar algo que pode ser desenvolvido sem maiores atropelos.

F

Eu estou fazendo um jogo pra android (projeto de IC) e meu orientador tava querendo que esse fosse o meu tema… mas acho que não seria interessante (profissionalmente) fazer um tcc de desenvolvimento de jogos educativos… Devido a isso, pretendo fazer um envolvendo Padrões de Projeto e Arquitetura (acho que o mercado busca profissionais que saibam trabalhar bem com esses temas).

E

Por que não?

D

O mercado busca profissionais que tragam resultado. Seja criando um jogo em android ou seguindo toda a bíblia do Fowler sobre patterns.
Nunca me pediram pra informar qual foi o conteúdo do meu TCC e por que optei por ele.
Mas, sempre questionam sobre o que conheço, se sou capaz de trabalhar sob pressão e coisas do gênero.
É o que importa, é o que conta e é o que faz a diferença.

Android é um mercado promissor, se você souber explorar o mesmo, tem grandes chances de tornar-se seu próprio patrão.

D

Por que não?
Se eu fosse definir meu projeto hoje, seria, com certeza, algo para android. Não sei se um jogo, mas com certeza.
Tirando alguns poucos que são caricatos e preferem as tecnologias obsoletas, a maioria tende a gostar da combinação software livre e inovação. Android tem os dois.

J

Geralmente quando se faz o que o orientador sugere terá mais apoio e valor, mas so faça se tiver afinidade para desenvolvimento de jogos.

Criado 26 de janeiro de 2013
Ultima resposta 28 de jan. de 2013
Respostas 19
Participantes 11