Galera boa tarde, existe algum meio de colocar uma condição if dentro de um campo field do ireport,
faço uma busca na base e jogo esse valor no campo, dentro dele uso um if para ver se o valor que vem da base é igual “valor a ser comparado”.
If no ireport
9 Respostas
Isso eu sei que ele aceita:
Não sei se dá pra fazer algo mais elaborado, tipo um switch-case…
Blz, vou fazer uns teste aqui, qualquer coisa eu te do um toque, valeu pela dica!
chicobento, deu certo p/ o que eu estava precisando, só uma outra duvida quanto ao seu código
$F{clienteCNPJ} != null ? $F{clienteCNPJ} : $F{clienteCPF}
A expressão ? é como se fosse um if, eu testo $F{clienteCNPJ} se ele for diferente de null recebe o valor $F{clienteCNPJ} e a expressão : é como se fosse um else, se ñ recebe $F{clienteCPF}
Caso for isso, vc sabe qual é a expressão para usar else if?
Fico muito grato pela sua atenção e pela sua dica que vc deu, pois ja quebrou um galhão para mim… abraços
chicobento, deu certo p/ o que eu estava precisando, só uma outra duvida quanto ao seu código$F{clienteCNPJ} != null ? $F{clienteCNPJ} : $F{clienteCPF}A expressão ? é como se fosse um if, eu testo $F{clienteCNPJ} se ele for diferente de null recebe o valor $F{clienteCNPJ} e a expressão : é como se fosse um else, se ñ recebe $F{clienteCPF}
Caso for isso, vc sabe qual é a expressão para usar else if?
Fico muito grato pela sua atenção e pela sua dica que vc deu, pois ja quebrou um galhão para mim… abraços
Opa, então, como eu disse para algo mais elaborado deve existir alguma maneira melhor, não precisei disso ainda, mas imagino que talvez vc consiga fazer desse mesmo modo, apenas aninhando a expressão. Ex:
$F{situacao} == "A" ? "Aberto" : $F{situacao} == "E" ? "Em Andamento" : $F{situacao} == "F" ? "Fechado" : "";
[]'s
Deu certo, valeu pela dica! Grande abraço…
Galera estou precisando fazer no IReport umas condições… do tipo:
if (condicao1 < condicao2 && condicao1 < condicao3){
imprimi nome1;
}else if (condicao2 < condicao1 && condicao2 < condicao3){
imprimi nome2;
}else if (condicao3 < condicao2 && condicao3 < condicao1){
imprimi nome3;
} else{
imprimi nome3;
}
Como ficaria isso acima no IReport?
Grato.
Gente o que tah errado nessa linha??
new String("F".equals($F{sexo}) ? "X" : "")
Obrigada
oitathi, quando você postar algo assim coloca o erro junto 
rrmartins, tente o seguinte:
condicao1 < condicao2 && condicao1 < condicao3?
imprimi nome1:
condicao2 < condicao1 && condicao2 < condicao3?
imprimi nome2:
condicao3 < condicao2 && condicao3 < condicao1?
imprimi nome3:
imprimi nome4