Indicação de livros (não técnicos)

40 respostas
L

E ae !

To querendo ler uns livros pra sair da rotina de ler apenas livros técnicos.

Alguém ai leu algum livro e achou legal ? Qualquer coisa que achou interessante
e adicionou alguma coisa boa para sua vida… ou não ! :slight_smile:

PS: Já pedi indicação de livros em outro forum e os cara veio com aqueles
livros de romance meloso, auto-ajuda/esotérico. Beleza ! Dependendo do livro
de auto-ajuda até passa… Mas o resto lá que eles falaram é @¨$#@ !!!
Eu acho que aqui no GUJ deve ter um resultado melhor, todos nós termos
pelo menos um interesse em comum. (JAVA !)

(Eu até prefiro em Inglês !)

Desde já VLW !

40 Respostas

G

Recomendo o Livro " A Cabeça de Steve Jobs " … Li e achei muito bom!

Abraço

R

Depende. De que tipo de livro você gosta? Eu acabei de encomendar o último livro do Richard Dawkins pois é um autor que gosto bastante (controvérsias religiosas à parte)

L

GabrielCardelli:
Recomendo o Livro " A Cabeça de Steve Jobs " … Li e achei muito bom!

Abraço

Nossa cara ! não sei por que esse livro não veio na minha cabeça ! vou ler também !

Nunca li nada do tipo… Pode ser uma boa pra ver como é !

R

cara gosto de coisas relacionadas a comunicação… linguagem corporal…

li um do reinaldo polito, n me recordo o nome mas foi bom.

abrasssss

R

Já leu Musashi?
Leitura obrigatória pra qualquer um

W

Rafael FS:
Já leu Musashi?
Leitura obrigatória pra qualquer um

Eu li Musashi, eh muito bom.
Mas tem que gostar de ler porque sao 2 volumes cada um com quase 1000 paginas! :smiley:

Eu indicaria:

A Metamorfose (Kafka)
Musashi (como ja falaram)
Crime e Castigo (Dostoievski)

E

Indico:

A Coisa - Stephen King (Traz a mensagem de como a força da amizade é importante)
Anjos e Demonios - Dan Brown (Reflexão sobre a evolução do homem perante Deus)

Abç!

A

Eu recomendaria um bom manga ou hq. Acho que ajudam a relaxar bastante.

Mas quanto a livro, recomendo “O Alquimista” do Paulo Coelho.

Já que gosta de Musashi leia “O Livro dos Cinco Anéis” ou “Bushido”, leituras obrigatórias para quem leu Musashi.

M

Se você gosta de suspense, ou um bom livro policial, então leia Agatha Christie. :wink:

F

Vou indicar este aqui http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=52901&sid=189859771171634497628532&k5=3A1B0313&uid= Em busca da empresa quantica.

O autor atuou como físico no Brasil e no exterior por 15 anos e entrou no mundo dos negócios (àrea de marketing) propondo e aplicando uma visão bem diferente.

Leia e perceba como é importante aprender com outros que vem ou atuam em àreas bem “diferente” da nossa.

P.S O autor é brasileirissimo, graças a Deus.

flws

B

Tem livros bons ligados à tecnologia sem ser técnicos, como por exemplo The Hacker Crackdown que conta a história de alguns crackers famosos dos anos 80 e 90.

Atualmente estou lendo um livro ligado mais a história da matemática, que é o O Último Teorema de Fermat, que conta a história desse teorema que durante mais de 300 anos os matemáticos não conseguiram resolver…

Alguns livros vc lê e gosta da história, outros vc lê e mudam o mundo do jeito que vc conhece… um desses livros eu considero o Pai Rico Pai Pobre.

M

Atualmente estou lendo a bibliografia de Hélio Gracie o grande mestre do Jiu-jitsu Brasileiro é bem legal. :wink:

C

Se vc gosta de terror/suspense, recomendo HP Lovecraft. Considero ele o melhor autor do gênero.
Já que vc diz preferir em inglês, veja se o seu inglês realmente é bom e pegue uma das primeiras edições de Senhor dos Anéis ^^
Se curte guerra, procure por ‘O mais longo dos dias’. É um apanhado de relatos que um josnalista colheu por anos, sobre o dia antes, o dia depois e o próprio dia D. O livro é baratinho, tem versão pocket e tudo. E é absurdamente bom.

E se vc quer variar um pouco, e sair do mundo dos livros, aconselho vc a ler mangas, que são os quadrinhos japoneses. Se vc gosta de história de ação, violência, existe ‘Blade, a lâmina do imortal’ e ‘Battle Royale’ (este último REALMENTE é violento. Aconselho ter estômago). Agora, se vc quer policial, leia ‘Death Note’. Todos já foram lançados no Brasil. O único que ainda “é” lançado no Brasil é Blade. E falo “é” pq faz mais de um ano desde que não aparece uma edição nova =/. Ahhh, já ia me esquecendo. Se vc curte dramas, aconselho o manga Evangelion. É um drama/ação muito psicológico. Alguns até dizem que não faz sentido nenhum =P, mas eu gostei muito. Este também está parado a não sei quantos anos, tanto no Brasil quanto no Japão.

Obs.: pensando aqui com os meus botões, os dois últimos livros técnicos que li foram Design Patterns e J2EE Design Patterns, para a SCEA. E isso contando os últimos… hmm… 3 anos =/

M

"

G

Rapaz, eu como leitor assiduo de qualquer coisa que tenha em mãos para ler acho difícil de recomendar algo aleatório.
Sou suspeito pra falar, mas gosto muito de literatura russa. Dostoievski, Tolstoi, Tchekov acho que são uns dos mais famosos. Crime e Castigo(Dostoievski) pra mim é, de longe, o melhor romance que já li em minha vida. Mas, isso vai muito do gosto né.
Gosto muito também do Charles Bukowski(que tem por uma de suas principais influências, Dostoievski), que é simplesmente bom DEMAIS. Dele eu recomendo Misto-Quente e Holywood.

Também gosto muito de Kafka, Hemingway, Goethe, Ibsen, Nietzche…rapaz, dificil recomendar só uma coisa hahaha

Stephen King é bem legal também, recentemente li a série Torre Negra, que é muito bom e te prende bastante na leitura.

Bom, fica ai minhas dicas…se quiser mais me dá um toque que faço uma lista se tiver tempo hehe

B

boaglio:

Atualmente estou lendo um livro ligado mais a história da matemática, que é o O Último Teorema de Fermat, que conta a história desse teorema que durante mais de 300 anos os matemáticos não conseguiram resolver…

Já lí esse, muito bom! aprendi muita coisa da história da matemática que os professores lá na escola deviam ter me contado :smiley:

Recomendo: “Você está louco!” do Ricardo Semler, fala sobre uma forma diferente de ver o mundo, sempre contrariando o senso comum. Esse cara nos anos 80 já fazia com os operários o que empresas como Google propõe como forma de trabalho atualmente. Tem muito haver mesmo com nossa área, nesse tempo de agile. É um livro que abre a cabeça :smiley:

Não recomendo: Dostoiévski. arrgh! to lendo o romance crime e castigo. Achei pesado demais, uma tragédia atrás da outra. É um clássico da literatura russa, cujo autor daqui pra frente eu vou ignorar… mas já que comecei, vou terminar.

L

Recomendo um bom manga…

M

"

L

Nossa ! Procurei todos esses livros no Google (Wikipedia ou livrarias) e me interessei por todos ! Eu acho…

Vo dar uma olhada começar a ler, por que to vendo que o que eu ando lendo não atrai um publico
muito grande (Ex. UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO - STEPHEN W. HAWKING). Já coloquei essa
página do forum nos meus favoritos e irei sempre consultar.

E mangá eu ja li demais !

Agora minha indicação…

toda trilogia The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy - Douglas Adams

É o livro mais loco (num bom e mau sentido) que já li !!!

Valeu a todos, esse vai ser um tópico de consultas pra mim.

A

Eu recomendo “O guia do mochileiro das Galáxias”. Ou então “O exército de um homem Só”.

R

aleqi200:

Já que gosta de Musashi leia “O Livro dos Cinco Anéis” ou “Bushido”, leituras obrigatórias para quem leu Musashi.

Já li e recomendo:

• Musashi (os 2 volumes) tem também o box separando os 2 volumes em 3 livros menores.
  • Livro dos 5 Aneis (escrito por Musashi).
  • O Samurai.
  • Hagakure.
  • Shin Hagakure.
  • Bushido.
  • A Arte da Guerra.

Acho interessante também:

• O Talento Toyota
  • O Modelo Toyota

Abraços,

F

Crítica da Razão Pura - Kant
:twisted:

A

Li um livro hoje que na outra me lembrou desse tópico… esse ano li alguns livros interessantes como

• A cabeça de Steve Jobs / Steve Jobs Inside
  • Pai rico, pai pobre – leitura obrigatória para educação financeira básica
  • 10 mandamentos para fracassar nos negócios - faltou apenas 2 capitulos para terminar… fica pro proximo semestre :slight_smile:

Mas um que me chamou muiiiiiiito a atenção foi este:

Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdã em 1511

na boa…livro melhor que esse…só a Biblia…

Livros que pretendo ler futuramente:

• Kevin mitnick - A arte de enganar

• Blogging heroes

• O livro negro do empreendedor

• Irmaos Karamazov

• Assim falou Zaratustra

M

deu pra ver que varia muito… tem gente que gosto de livro que outro falo mal por exemplo…

um que eu gostei bastante pro exemplo foi o 11 minutos do paulo coelho (uma coisa que não gostei em alguns outros livros dele que não vi nesse foi ele exaltar um pouco alguma determinada religião…), um que gostei e de vez em quando leio de novo, até por ser pequenininho é o a revolução dos bichos… que apesar de antiguinho me parece atualizadissimo sobre o nosso pais…rs
outro que eu comecei a ler foi o assim falava zaratustra, porém tem uma linguagem bastante dificil, apesar dele falar bastante coisa interessante eu não recomendo, não prendia a atenção… esse entra pra lista dos que não recomendo…

D

Quando quero arejar a cabeça, gosto de ler ficção…gosto muuuito de livros sobre sobrenatural - vampiros, bruxas, espirítos, possesões e afins.
Todos da Anne Rice são ótimos - procure por crônicas vampirescas…começar pelo “Lestat”…

[]'s

A

luizone:
Nossa ! Procurei todos esses livros no Google (Wikipedia ou livrarias) e me interessei por todos ! Eu acho…

Vo dar uma olhada começar a ler, por que to vendo que o que eu ando lendo não atrai um publico
muito grande (Ex. UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO - STEPHEN W. HAWKING). Já coloquei essa
página do forum nos meus favoritos e irei sempre consultar.

E mangá eu ja li demais !

Agora minha indicação…

toda trilogia The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy - Douglas Adams

É o livro mais loco (num bom e mau sentido) que já li !!!

Valeu a todos, esse vai ser um tópico de consultas pra mim.

Se você gosta da Breve História do Tempo, vc devia ler o Universo numa Casca de Noz, também, não? =P

Ah, um que eu lí recentemente e gostei foi o Vendedor de Armas, do Hugh Laurie. E tem também a trilogia Millenium, do Stieg Larsson.

[]´s

M

The Hitchhikers Guide to The Galaxy de Douglas Adams é de aventura, eu gostei de ter lido.

Fora isso eu recomendo algum livro sobre fisica, filosofia ou psicologia, e se tiver os tres assuntos no mesmo livro, melhor ainda. Mas não tenho nenhum nome bom pra te passar, mas sei que existem varios excelentes.

F

Recentemente li e gostei

:arrow: Eragon - Os 3 lançados
:arrow: Trilogia Fundação - Asimov

A

Mark_Ameba:
The Hitchhikers Guide to The Galaxy de Douglas Adams é de aventura, eu gostei de ter lido.

Fora isso eu recomendo algum livro sobre fisica, filosofia ou psicologia, e se tiver os tres assuntos no mesmo livro, melhor ainda. Mas não tenho nenhum nome bom pra te passar, mas sei que existem varios excelentes.

Colocaria “Quando Nietzsche chorou” nessa lista?

[]´s

M

asaudate:
Mark_Ameba:

Colocaria “Quando Nietzsche chorou” nessa lista?

[]´s

Ja me falaram bem desse livro, mas eu nunca li.
Vale ai uma dica para eu mesmo então.

A

Ah, eu estou lendo esse! =P É bem legal, acho que todos que trabalham com TI (e quem não trabalha, também) deveriam ler.

[]´s

L

Entre os livros que li, recomendo:

Mundo de Sofia, o qual conta praticamente toda a história da filosofia/ciência em geral (arquimedes, galileu, socrates, platão, decartes, etc), mas de uma maneira muito bonita, e simples.

Também tem Investimentos Inteligentes, que ensina o básico para se investir em ações, renda fixa, etc. Depois deste livro tem outros mais específicos, que devem ser escolhidos de acordo com o seu perfil de investimento.

Também tem A Cabeça de Steve Jobs, Caçador de Pipas, Pai rico Pai pobre, Anjos e Demônios.

D

Os axiomas de Zurique.

Excelente.

P

alguns…

:arrow: ‘a tríade do tempo’, christian barbosa, campus;

:arrow: ‘maravilhosa graça’, philip yancey, vida;

:arrow: ‘o evangelho maltrapilho’, brennan manning, mundo cristão;

:arrow: ‘a cabeça de steve jobs’, …;

:arrow: 'a estratégia do oceano azul, …, campus;

L

Como o tópico é sobre qual livro comprar, vou deixar mais uma sugestão, a SARAIVA está com uma ótima promoção, descontos progressivos, 1 livro: 10%, 2 livros: 20%, 3 livros: 30%, uma ótima opurtunidade

Link da promoção:

http://click2.virtualtarget.com.br/index.dma/DmaPreview?1786,113,2078742,59e1dbb09711f2319bffb1746c405a21,2

T

pcassiano:
alguns…

:arrow: ‘a tríade do tempo’, christian barbosa, campus;

:arrow: ‘maravilhosa graça’, philip yancey, vida;

:arrow: ‘o evangelho maltrapilho’, brennan manning, mundo cristão;

:arrow: ‘a cabeça de steve jobs’, …;

:arrow: 'a estratégia do oceano azul, …, campus;

cara
tirando o do oceano que não conheço, os outros eu quero muito ler, o Manning já li e é realmente ótimo

S

Tutorial de Conexão USB real entre o PIC18F2550 e aplicativo Java NetBeans:

Drivers e aplicativos:

J

Fortaleza Digital - Dan Brown

M

Eu li esse ultimo teorema de fermat que o boagli falou, otimo livro, fala de matematica sem ser tecnicamente enfadonho.

L

sandro_juca:
Tutorial de Conexão USB real entre o PIC18F2550 e aplicativo Java NetBeans:

Drivers e aplicativos:

WTF??

Criado 5 de julho de 2009
Ultima resposta 15 de jun. de 2010
Respostas 40
Participantes 33