Inglês

22 respostas
L

Pessoal…sei que inglês é completamente necessário na área de TI (principalmente se você tem interesse em ir para outros países como eu). O negócio é que eu nunca fiz cursinho/aula particular de inglês mas eu percebo que meu inglês é melhor que de muita gente que paga uma fortuna em cursinhos por aí que demoram 8 anos pra ensinar algo que podia ser ensinado em 2/3 no máximo…claro, que por eu nunca ter feito nada a parte do ensino normal (e agente sabe que no ensino normal inglês não serve pra nada), meus maiores problemas são dicção e vocabulário.
Queria saber de vocẽs se esse inglês intermediário já é suficiente para tentar um intercâmbio ou algo do tipo e aperfeiçoar o inglês lá fora, ou se eu devia fazer algum curso aqui antes e tirar uma certificação ou algo do tipo…

Valeu.

22 Respostas

T

Opinião pessoal: você pode ir lá pra fora (se tem condições disso) e aprender inglês do zero se quiser. Para mim, não há diferença se você é iniciante, intermediário ou avançado na língua, se você for lá disposto a aprendê-la. Se eu não me engano, tem uns testes para saber seu grau de conhecimento na língua inglesa. Seria interessante você fazer antes de pensar em um possível intercâmbio ou similar.

Resumo: se está confiante que vai aprender a falar e compreender por conta própria, não vejo porque não ir. Se não está, faça um curso (veja a possibilidade de ingressar num módulo mais avançado).

Abraço.

K

Jovem,

Sou meio suspeito para falar devido minha fluência no inglês assim como em outros idiomas, mas sim você pode conseguir um intercâmbio ou similares com o seu nível de inglês.

Abs,

B

Sempre é válido um intercâmbio, nem exatamente pela língua, mas pela experiência de vida… o melhor para a sua carreira seria você conseguir lá um trabalho na área de TI, mas sem a fluência isso é mais difícil, mas não impossível.

Se quiser saber se consegue se virar por lá, tente imaginar coisas simples, como perguntar para alguém onde fica algum lugar, ou então pegar um metrô, fazer um pedido de pizza por telefone, o seu nível de inglês está preparado para isso ? Não imagine que lá o pessoal é igual a brasileiro que tem paciência com estrangeiro…

Eu diria que o inglês para escrita/leitura aqui é importante, mas a e experiência e o português é muito mais.

Se existir uma vaga de analista senior Java, e um candidato pleno ( fluente em inglês ) e outro senior, eu fico com o senior :slight_smile:

S

leoviniga:
Pessoal…sei que inglês é completamente necessário na área de TI (principalmente se você tem interesse em ir para outros países como eu). O negócio é que eu nunca fiz cursinho/aula particular de inglês mas eu percebo que meu inglês é melhor que de muita gente que paga uma fortuna em cursinhos por aí que demoram 8 anos pra ensinar algo que podia ser ensinado em 2/3 no máximo…claro, que por eu nunca ter feito nada a parte do ensino normal (e agente sabe que no ensino normal inglês não serve pra nada), meus maiores problemas são dicção e vocabulário.
Queria saber de vocẽs se esse inglês intermediário já é suficiente para tentar um intercâmbio ou algo do tipo e aperfeiçoar o inglês lá fora, ou se eu devia fazer algum curso aqui antes e tirar uma certificação ou algo do tipo…

Valeu.

Ler textos tecnicos em ingles é uma coisa, ter fluencia para conversar com alguem, explicar problemas e pegar a solução é outra coisa completamente diferente.
Se voce tiver a oportunidade de se aperfeiçoar neste sentido faça pois não irá perder nada.
tem gente que le meia duzia de textos em ingles tecnico e acha que sabe falar ingles. :lol:

a maioria dos cursinhos de ingles voce aprende a gramatica, falar é outra coisa. ah não ser que voce seja um genio em linguas nao irá aprender a falar ingles com esses cursos furados que tem por aqui, o lance é isso mesmo qeu voce disse, é fazer uma viagem e ralar lá fora. voce com certeza vai aprender na marra.

A

Veja:
Quando você fala que tem um inglês “intermediário”, a palavra intermediário é muito relativa… … Não estou querendo falar algo repetido/sabido por todos, mas intermediário é “relativo”, com base em que você julga ter “intermediário”? Intermediário, para um americano pode ser “básico”, sei muito bem o que
estou falando.

Quanto à certificações do inglês (ESL - English as Second Language) sinceramente tenho minhas dúvidas se valem a pena (quando digo isso falo em ter o “certificado”, o papel em mãos, algo dizendo, tenho o TOEFL dentre outros, o conhecimento com certeza vale e muito sim).

Quando você expressa sua opinião sobre os cursos de inglês tidos como tradicionais, infelizmente, devo concordar contigo, só que eu já vou além, acho tudo “métodologias ultrapassadas”! Onde já se viu o aluno estudar no máximo 3 horas por semana só?! Que métodos são esses?! Deveria ter uma metodologia continua e não semanal…

Quanto ao tempo para aprender inglês lá fora também é muito variável, já ouví casos de pessoas em 6 meses podendo “se virar muito bem”.

Caso não saiba há intercâmbios para quem não sabe nada do inglês, talvez para aprender mais é bom se fosse já num nível interessante.

Só para finalizar (filosofar rs), acho que inglês é além do que um idioma, é cultura.

L

Explicando isso…eu consigo conversar normalmente com uma pessoa…faço isso o tempo todo em jogos.Mas se o assunto for muito específico ou se eu tiver que fazer uma redação(exemplo estranho, eu sei), já não tenho tanta confiança.
Além daquelas situações quando a pessoa tem um sotaque meio cabuloso, se bem que esse argumento vale até pra alguns sotaques daqui do Brasil hehe

A

That’s nice! Could you tell us a bit more about the way you have been doing to keep your English up to date?

L

LIke i said…my english isn’t perfect (as you can see), but it’s enough to talk to people,at least online. The problem is that i don’t really pratice in real life, and that’s probably why it took me more than one minute to write this

A

Man, r u waitin’ 4 go to travel? LOL I must say that’s a thing I’m dreaming of haha… cya, AS.

F

ae leoviniga,

eu estou estudando ingles na Australia a dois meses e pretendo ficar aqui até janeiro do ano que vem. Cara, se voce tiver oportunidade venha. Teu ingles vai evoluir muito. Se voce tem o minimo de base no ingles ja pode vir, conheco gente que quando chegou aqui só falava Hi, how are you ? e hj ja se vira muito bem.

K

Isso depende do objetivo pessoal de cada um.
Acredito que investir um valor alto em dinheiro para depois voltar pro Brasil com “Ingles Intermediario” nao e’ uma boa.
Mas como eu disse, apenas minha opiniao.

Uma dica, evite o “Ingles miguxes” - aprenda o correto primeiramente.

Mas sim, concordo plenamente se poder aproveite! :slight_smile:

F

Acredito que investir um valor alto em dinheiro para depois voltar pro Brasil com “Ingles Intermediario” nao e’ uma boa.

Eu acredito que qualquer pessoa que se esforce pode aprender ingles e nao vejo lugar melhor para fazer isso do que um pais cuja lingua nativa seja o ingles.

A

keller:
FelipeRs:

…conheco gente que quando chegou aqui só falava Hi, how are you ? e hj ja se vira muito bem.

Sempre estou disposto a receber dicas, obrigado.

Pergunta: Vc escreve no dia-a-dia do seu português, sempre formalmente!?

K

Beleza! E so’ tem um jeito de aperfeicoar, praticando. :thumbup:

No meu dia-a-dia a maior parte do tempo escrevo corretamente em Ingles(moro na NZ).
Nao vejo formalidade em escrever corretamente - particularmente nao gosto de “miguxes”.

Uso abreviacoes quando estou a enviar mensagens de texto, unica excessao. :slight_smile:

A

leoviniga:

Valeu.

Oi,

Minha opinião sobre esses cursos de inglês é polêmica…
Não acredito neles, possso estar errada, claro. Conheço uma professora de inglês que hoje é graduada e olha o que ela me contou.
Ela tinha um nivel de inglês básico, foi pra fora, não lembro o pais e ficou três meses.Voltou falando muito bem, começou a dar aulas nesses cursos, só por que ficou três meses lá fora ela mesmo me disse que eles fazem isso e que na época não estava preparada para ensinar, mas ensinou…
Mais um motivo, um moço que estudou comigo dava aulas em uma escola famosa de inglês, ele até sabia gramática, mas em uma prova de interpretação me surpreendeu muito, ele não conseguiu interpretar um texto, um professor de inglês que não consegue interpretar um texto em inglês é no minimo “estranho”… :roll:

Respondendo sua pergunta, acho que deve ir, com certeza vai aprender lá… :wink:

W

Eu acho que vale mais a pena ir pro exterior e fazer o curso com certeza!!! Mas eu acho que vc ira aproveitar muito mais se vc estiver num nivel intermediario.

A experiencia que eu tive foi que, a primeira vez que eu viajei pra fora do Brasil eu literalmente viajei hehehe :slight_smile: , nao sabia nada de ingles e foi dificil pra aprender alguma coisa, mas tb eu fiquei apenas 1 mes.
Quando eu voltei pro Brasil me empolguei e entrei num curso, aprendi umas coisas basicas de gramatica, melhorei bastante o meu vocabulario e minha pronuncia. Fui a segunda vez e meu aprendizado deu um salto gigante. E soh foi melhorando porque eu mantive contato com as pessoas que eu conheci na viagem.

Depois mudei pro exterior tive que usar o ingles no meu dia-a-dia no inicio (porque nao se aprende Sueco da noite pro dia), hoje eu nem uso muito ingles, mas eu nao tenho nenhum problema, pra falar, entender e escrever.

Nao acredito que alguem fica 100% fluente, quem fala isso ta mentindo. Por aqui todo mundo fala “ingles fluente” e teve um colega que trabalha comigo que eh ingles e me disse que todo mundo eh uma merda em ingles, uns melhores que os outros, mas ng eh perfeito. Se nao eh a sua lingua, nunca vai ser perfeito. :slight_smile:

//Daniel

L

windsofhell:

Eu acho que vale mais a pena ir pro exterior e fazer o curso com certeza!!! Mas eu acho que vc ira aproveitar muito mais se vc estiver num nivel intermediario.

A experiencia que eu tive foi que, a primeira vez que eu viajei pra fora do Brasil eu literalmente viajei hehehe :slight_smile: , nao sabia nada de ingles e foi dificil pra aprender alguma coisa, mas tb eu fiquei apenas 1 mes.
Quando eu voltei pro Brasil me empolguei e entrei num curso, aprendi umas coisas basicas de gramatica, melhorei bastante o meu vocabulario e minha pronuncia. Fui a segunda vez e meu aprendizado deu um salto gigante. E soh foi melhorando porque eu mantive contato com as pessoas que eu conheci na viagem.

Depois mudei pro exterior tive que usar o ingles no meu dia-a-dia no inicio (porque nao se aprende Sueco da noite pro dia), hoje eu nem uso muito ingles, mas eu nao tenho nenhum problema, pra falar, entender e escrever.

Nao acredito que alguem fica 100% fluente, quem fala isso ta mentindo. Por aqui todo mundo fala “ingles fluente” e teve um colega que trabalha comigo que eh ingles e me disse que todo mundo eh uma merda em ingles, uns melhores que os outros, mas ng eh perfeito. Se nao eh a sua lingua, nunca vai ser perfeito. :slight_smile:

//Daniel

Pois é cara, é mais ou menos o que eu imaginava…o tenso é que eu nem sei como funciona esse tipo de coisa ^^ não sei se conseguiria achar um emprego fora, até porque tenho só 17 anos e só 7 meses de experiência hehe. Ir pra estudar até é mais fácil mas daí tem que pagar do próprio bolso e fica complicado.

R

andredecotia:
keller:
FelipeRs:

…conheco gente que quando chegou aqui só falava Hi, how are you ? e hj ja se vira muito bem.

Bom, eu sei que a pergunta não foi para mim, mas eu respondo: sim! Na maior parte do meu tempo eu procuro escrever corretamente em português. E devolvo a pergunta, por que deveria fazer o contrário ? Porque eu tenho que ficar parecendo um emo chorão quando eu posso escrever direito e ser entendio por qualquer um que tenha concluído a 4a série ? E acho muito válido para quem quer aprender inglês também. De fato, se você ficar largado em um país de língua inglesa você não vai morrer de fome, afinal sempre vai ter um McDonalds por perto no qual você pode pedir “one number one, one big coke”. Porém, escrever um relatório em inglês, explicar para o seu chefe o seu projeto, em inglês, e tantas outras coias eu acho que é um passo bem maior.

Enfim, acho que viajar só compensa quando você conhecer bem a língua, quando você estiver lendo muito bem, escrevendo muito bem. Eu não descartaria um bom curso de inglês não.

A

rmendes08:
andredecotia:
keller:
FelipeRs:

Bom, eu sei que a pergunta não foi para mim, mas eu respondo: sim! Na maior parte do meu tempo eu procuro escrever corretamente em português. E devolvo a pergunta, por que deveria fazer o contrário ? Porque eu tenho que ficar parecendo um emo chorão quando eu posso escrever direito e ser entendio por qualquer um que tenha concluído a 4a série ? E acho muito válido para quem quer aprender inglês também. De fato, se você ficar largado em um país de língua inglesa você não vai morrer de fome, afinal sempre vai ter um McDonalds por perto no qual você pode pedir “one number one, one big coke”. Porém, escrever um relatório em inglês, explicar para o seu chefe o seu projeto, em inglês, e tantas outras coias eu acho que é um passo bem maior.

Enfim, acho que viajar só compensa quando você conhecer bem a língua, quando você estiver lendo muito bem, escrevendo muito bem. Eu não descartaria um bom curso de inglês não.

Talvez eu não tenho me expressado muito claramente:

Sou 100% adépto ao uso correto da gramática, seja ela em português ou em inglês, note na forma como escrevo em português. Não somos robôs, nem sempre escrevemos 100% seguindo a sintaxe correta do idioma por isso que um idioma é “sempre vivo” está sempre sendo sofrendo modificações, é aí que nascem as “expressões idiomáticas/gírias etc”, o contexto ao qual eu escreví informalmente foi porque sentí um clima informal rs, vem cá! Quando você conversar com uma amigo seu você fala: “Bem que nós podíamos ter ido à São Paulo ontém, não?” ao invés de “Puxa, kraca, kra, a gente podia ter ido em São Paulo, né?”… O que quero dizer é, até mesmo na empresa/trabalho, você usa um linguajar de acordo com contexto/pessoa, agora se meu chefe aqui, dos EUA fala comigo na maior brincadeira/informalidade ou eu sinto um clima de informalidade, como foi o caso agora, mesmo assim eu vou falar robitazado/mecânico, na pura Formalidade? Soa, até estranho!? Ou não?! Essa é a minha opinião… Acredito que um idioma deve ser compreendido principalmente pelo lado informal que é o que mais usamos na vida! Mesmo no serviço! De acordo com o contexto é claro… Não adianta só saber escrever redação, não… É só você comparar o inglês com o português nesse sentido…

Gosto de debater opiniões… Alguém pensa igual ou diferente? Fique a vontade para questionar, adoro quando o assunto é inglês rs.

F

No meu caso, possuo um vocabulário bem satisfatório para minhas necessidades, porém minha gramática é fraca.

Alguém manja algum lugar onde eu possa estudar gramática de forma gratuita?

A

O portal do Alessandro Brandão o www.english-experts.com.br -> em português, um dos mais conhecidos além do Teclas Sap do Ulisis. Particularmente para treinar gramática recomendo o www.englishpage.com tem de tudo.

Detalhe, quando você fala gramática, está se referenciado à ela como um todo ou peculiaridades como tempos verbais, conjugação… ???

F

Estou me referindo à particularidades.

Criado 28 de abril de 2011
Ultima resposta 3 de mai. de 2011
Respostas 22
Participantes 12