Investem na Bolsa? Que tipo de estudos fazem?

14 respostas
L

Pesquisei no fórum se já tinha algum tópico relacionado, mas não encontrei nada.

Estou criando esse tópico para que postem no que investem, apostam, histórias sobre o mercado, se usam mais análise técnica ou fundamentalista, que sites indicam para aprender mais, simuladores, corretoras, livros interessantes, etc.

14 Respostas

L

Livros que indico, são:

Investimentos Inteligentes, de Gustavo Cerbasi - Para quem sabe pouco sobre o mundo dos negócios

Warren Buffet, Lições do maior de todos os investidores - Livro que conta o modo de vida, pensamentos e frases épicas dessa incrível pessoa.

Pai Rico Pai Pobre - Para os jovens/adolescentes que ainda não sabem direito o que fazer da vida, seguir metas, etc.

E

livros sobre análise técnica e depois algum curso

eu gosto de investir em opções

A

Eu aconelho “Os Axiomas de Zurique”… me motivou…

Se esta comecando, entra aqui [EDIT] (Faltou o Link) http://br.advfn.com/ e se cadastra…

Comeca a aprender aos poucos a operar em Opcoes… Claro que vai depender do seu perfil de Investidor… Torco pra que voce entenda o que eh o Dinheiro “Pai Rico, Pai Pobre” te ajuda nisso e seja bem agressivo na Bolsa…

Abracos :wink:

L

adriano_si:

Abracos ;)

É mesmo, como pude me esquecer desse livro, ele realmente é muito bom, apesar de não concordar muito com as criticas que ele faz aos grafistas.

Sites que indico sobre análise técnica, são:

http://www.grafbolsa.com/help/indtec.html

http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?catid=263&contenttype=Aprendizado

Outros sites:

http://br.advfn.com/ - Site da corretora ADVFN, tem muito material disponível.

http://www.linktrade.com.br/Site/Public/Home.aspx - O Home Broker deles achei muito bom.

http://economia.estadao.com.br/ultimas/ - Acho bom para acompanhar as notícias

A

Tenho dois conselhores para quem está começando… não siga indicações de blogs nos seus trades e pense em investimentos a longo prazo.

Att.

A

Pra quem esta comecando eh pensar em medio e longo prazos mesmo… Mas comece a aprender a trabalhar com valores a curto prazo… ai esta o pote de ouro…

Falows :wink:

A

Luiz Niedermier Custodio:
adriano_si:

Abracos ;)

É mesmo, como pude me esquecer desse livro, ele realmente é muito bom, apesar de não concordar muito com as criticas que ele faz aos grafistas.

Sites que indico sobre análise técnica, são:

http://www.grafbolsa.com/help/indtec.html

http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?catid=263&contenttype=Aprendizado

Outros sites:

http://br.advfn.com/ - Site da corretora ADVFN, tem muito material disponível.

http://www.linktrade.com.br/Site/Public/Home.aspx - O Home Broker deles achei muito bom.

http://economia.estadao.com.br/ultimas/ - Acho bom para acompanhar as notícias

As criticas feitas aoss grafistas sao com base em experiencia pessoal e vivida… e Outra, ele enfatiza que nao possui a verdade absoluta, assim como alerta seriamente que nao se deve confiar APENAS nos graficos, pode usar como um recurso, mas que eh um recurso que pode acabar com seu Trade… EDIT - Se for levado ao pe da letra eh claro…

W

Olá,

Faz uns 3 anos que invisto na bolsa. Comecei com um fundo de investimento e hoje opero (muito pouco) via home broker.
Sou mais a análise fundamentalista. Why? Bem, em 2009, um dos maiores investidores técnicos, o Soros, era o #29 na lista da Forbes, com USD$11 BI, já o Buffett, um fundamentalista, era o #3, com USD$ 47 BI. Quer argumento melhor? Nada contra os técnicos, antes que alguém comece a brigar comigo, rssss.

Já li vários livros sobre o assunto, como o Axiomas de Zurique, de Max Gunther, Intelligent Investor de Ben Graham, Snowball de Alice Schroeder, que é a bibliografia do Buffett, e comecei a ler os livros Common stocks and uncommon profits do Phil Fisher e The theory of value investment do John Burr Williams. Li também o Pai Rico, pai pobre e outros semelhantes.

Pra resumir bem a história, apesar de estudar todos esses livros, na prática é difícil aplicar todos os conceitos que estes livros apresentam, pois são conceitos muito qualitativos. Por exemplo, uma regra de bolso do Buffett é Be greedy when the others are fearful, and be fearful when the others are greedy.. Ele comprou ações da American Express e da Coca Cola seguindo essa regra, na época que certos fatos jogaram o valor destas ações para baixo. Seguindo esta regra, um tempo atrás eu comprei PETR4 a 31. Hoje está a 25. E aí? Vendo? Compro mais? Hoje a minha posição é não mexer nesta grana, porque não estou precisando e até porque não estou tendo tempo para estudar a bolsa agora ( os frameworks que tenho que estudar estão comendo todo o meu tempo ). Entenderam o drama?

Pra quem não conhece o assunto, parece que a bolsa é o jeito mais fácil de ganhar dinheiro no mundo. Parece. Só que pra perder é mais fácil ainda. É uma profissão como qualquer outra, que requer dedicação para obter sucesso.

Voltando a pergunta, um site que uso muito é o www.guiainvest.com.br, tem o histórico das cotações e outras informações lá. Tem o www.folhainvest.com.br, que é um simulado da folha, mas eu não recomendo. Você só começa a levar a coisa a sério quando tem grana rolando na parada. A galera que é técnica deve conhecer o www.bastter.com.br.

Fontes de informações não faltam. O difícil é ganhar dinheiro. =/

Abraços.

A

Eu estou comecei a investir a pouco tempo em fundo de investimento no banco o qual eu tenho conta e estou começando a estudar sobre tesouro direto(http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/) que tem taxa de adiministração bem menores do que nos fundos de investimento.

Existe um programa de radio aqui em são paulo que eu gosto muito chamado elas e lucros (apesar do nome o conteúdo server para o público masculino tb) na radio 107.3 (brasil 2000) de segunda a sexta das 8 as 9 da manhã…também da para ouvir o programa atravez de podcast no site mais.uol.com.br/elaselucros

O programa trata de finanças pessoais mas falam bastante sobre investimento.É um programa voltado para leigos tentando ser o mais didático possível

L

Na verdade, eu não tenho dinheiro aplicado na bolsa, pois ganho pouco (afinal tenho 15 anos ainda), nem uma reserva financeira segura tenho ainda, então, acabo por ficar no tesouro direto, poupança e também tenho dinheiro aplicado no fundo FIA Programado da Geração Futuro (eles são muito transparentes e com bons ganhos ultimamente).

Mas mesmo assim, sempre estou lendo livros, material na internet, fazendo simulações para ver como me sairia se estivesse na bolsa, acompanhando noticias, etc.

Em minhas “estratégias”, se caso operasse na bolsa, usaria cerca de 30% de análise técnica e o resto de analise fundamentalista e um pouco de instinto.

L

Eu simplesmente procuro NÃO seguir oq a maioria diz. Leio tudo q é tipo de livro, pois dessa forma vou fazendo uma seleção doq acho que é bom,ruim,verdade,mentira.
O livro que mais gostei foi Axiomas de Zurique (a filosofia de investidor/especulador que ele passa é genial), e tbm prefiro livros que “educam” (economia,historia…) a livros de auto-ajuda.

Mas os livros de auto-ajuda são bons pra abrir a mente de quem tá iniciando e não tem a mínima noção doq é acumular e investir capital.
Vou listar alguns dos livros que li e gostei muito:
Axiomas de Zurique - auto-ajuda
Ascensão do Dinheiro - história
História da riqueza do Homem - história
Economia Brasileira - economia
Investimentos Inteligentes - auto-ajuda

Passamos a entender mais os aspectos financeiros quando sabemos sua origem, por isso gosto de estudar historia e economia tbm. Encaro os livros de auto-ajuda mais pra conhecer os serviços financeiros disponíveis atualmente.

Espero ter ajudado, []´s

A

Esta realmente é uma grande dica :smiley:

L

Olá

adriano_si:
Pra quem esta comecando eh pensar em medio e longo prazos mesmo… Mas comece a aprender a trabalhar com valores a curto prazo… ai esta o pote de ouro…

Falows ;)

Uma dica de um macaco velho…

Comecei a aplicar na bolsa aos 18 anos ainda em 1963. Meu pai investia, meus tios investiam e o assunto era corriqueiro tanto na minha casa como na de muitos amigos da juventude. Alguns deles foram trabalhar no mercado.

Apliquei durante boa parte da minha vida. Ganhei muitas vezes, perdi algumas mas uma das perdas foi muito grande. A bolsa entrou em crise enquanto eu estava viajando e sem possibilidades de me livrar da encrenca. Tive problemas familiares devido a esta perda e então resolvi ficar de fora. Não peguei as altas da última década.

O que eu quero falar e reforçar é que bolsa não é aplicação para longo prazo. Vou repetir em negrito para ficar bem claro:

Bolsa não é aplicação para longo prazo

Porque?

Porque muitas coisas mudam. Companhias crescem, assume lugar de outras, sobem ao topo e depois outras ocupam seu lugar. Na minha vida já vi grandes companhias chegarem a ser carro chefe na bolsa do tipo que quando subiam, toda a bolsa subia. Se fosse escrever o nome de algumas vocês nem acreditariam. Vou escrever só uma: Audi. Quem aplicou nela a longo prazo danou-se.

Então para ter chance de ganhar dinheiro na bolsa é preciso estar sempre atento. Reservem pelo menos umas 5 horas por semana para acompanhar o mercado. A dica é comprar aos poucos, vender aos poucos, negociar o tempo todo, realizar lucro assim que der, vender antes do desastre. A carteira de ações deve ser pequena para facilitar nosso conhecimento sobre como o papel varia. Mas não podemos concentrar nossa grana em poucas ações. O número ideal está entre 8 a 12 no máximo.

Outra dica importante: fique atento aos movimentos de manada. Não nadem contra a maré. Façam sempre exatamente o que os outros fazem. Se a bolsa está subindo e esta alta é consistente, comprem e vendam para realizar lucros. Mas se a bolsa está em queda constante, se há perspectiva de crise ou coisa semelhante, VENDAM tudo. Não passem feriados e nem mesmo fim de semanas entuchados quando há perspectiva de quedas fortes.

Não criem vínculo afetivo com suas ações e não tenham medo de perder. Não fiquem com ações com a bolsa em queda na esperança que vá subir de novo. É melhor vender e esperar a baixa para recomprar.

É isso aí… e leiam todos os blogs… todas as opiniões… usem todas as informações para tirar suas próprias conclusões e nunca, mas nunca mesmo comprem ou vendam um papel porque alguém disse para fazer assim… com o dinheiro dos outros também sou ótimo conselheiro… quando o meu arde é que o bicho pega…

[]s
Luca

M

Caros colegas,

É difícil começar de tão vasto que esse tópico é. Primeiro vou falar um pouco da minha experiência no assunto. Comecei a trabalhar no mercado financeiro em 1992, desde então passei por corretoras, gestoras de fundos e bancos de investimentos. Fiz uma duzia de cursos na antiga BM&F, IBMEC, ANDIMA, e Bolsa do Rio. Li dezenas de livros sobre o assunto e fiz mestrado e doutorado na área conhecida como Econopysics (econofísica). Viajei o mundo visitando e conversando com investidores institucionais. Tenho licença da CVM para analista de valores mobiliários e de gestor de fundos.

Primeira coisa que preciso dizer é: se for depender só de salário a vida pode ficar bem sem graça. Então eu recomendo a todos que conseguirem juntar qq merreca que tentem aprender a operar. A liberdade financeira e de vida que o sucesso nessa atividade pode trazer compensa qq risco.

Tanto a análise fundamentalista como a técnica tem seus pontos fortes e deficiências. Ambas podem te ajudar a obter resultado. Operar de forma bem sucedida e consistente por longos períodos depende mais de outros fatores do que do domínio de qq uma dessas duas ferramentas.

Importante:
1- Ter uma filosofia de investimento (estratégia) e métodos para implementá-la (tática) é fundamental.
2- Gestão de risco também é muito importante.
3- Mas disciplina e auto-controle podem fazer realmente a diferença entre sucesso e fracasso. Creio que todos os grande traders tem em comum uma disciplina mental incomum.
4- Devido a minha formação em ciências (física) a curiosidade e o céticismo (duvidar de qq explicação que vc encontre em blog mesmo em relatório de corretoras) foram muito úteis. Como o mercado financeiro é de fato uma área multi-disciplinar, a curiosidade te ajuda a aprender sempre mais e o ceticismo a fugir do falso conhecimento.

É possível se ganhar dinheiro tanto a longo prazo como a curto prazo. Ambos têm suas limitações. Quem comprou Microsoft em 1983 teria arrebentado (http://finance.yahoo.com/echarts?s=MSFT+Interactive#chart2:symbol=msft;range=my;indicator=volume;charttype=line;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=off;source=undefined), mas como saber antes que a microsoft seria a MICROSOFT??? Existem técnicas pra isso e a analise fundamentalista ajuda nessa tarefa. Só que…é necessário ter um conhecimento muito acima da média dos analistas que tem por ai. Além disso pra fugir das oscilações dos ciclos economicos e dos grandes crashs e necessário conhecer análise macroeconomica. Talvez 0,1% dos analistas fundamentalistas conheçam.

Se vc não é um profissional tentar essa abordagem tende a ser mais perigoso. Mas eu também conheço gente que comprava ações baratinhas (na casa de centavos) sempre que sobrava algum dinheirinho. Aquelas que continuavam subindo eles aumentavam a posição, já aquelas que andavam mal eles nao compravam mais nada. Depois de 15 anos estavam milhonarias!

Para quem está começando, usar analise técnica (operar em tendencia e usando stop), entrar e sair rápido (dias ou semanas) tende a ser menos arriscado. Só que vc vai ganhar menos por operação. Não vai ver um papel sair de R$ 0,10 para R$ 50,00 em duas semanas!

Se muitos investidores estão fazendo análise fundamentalista em uns poucos ativos, eles provavelmente estão bem precificados então como é possível ganhar? Ja se muitos estão usando análise técnica sobre um ativo e acreditam que existe uma tendência esse preço tem maior probabilidade de seguir na tendencia. Profecia auto realizavel. Uma das ferramentas aposta que existe um valor justo e a outra que não existe. Então vc diria que a análise técnica ganha sempre, né? Mas o problema é que os fundamentos estão mudando o tempo todo. Além disso, hoje o mercado (Wall Street) e o setor real (Main Street) estão tão intimamente ligados que a alteração no preço (ou taxa) de um ativo pode alterar de forma significativa os fundamentos de outro ativo e até do setor real.

Resumindo. Se:

a- vc poupa muito (evita aumentar seu custo fixo mesmo quando sua renda cresce),
b- está disposto a correr algum risco
c- e tem disciplina pra pesquisar e operar de forma consciente

tem mais chance de obter sucesso (gerar uma taxa de crescimento de sua riqueza muito acima dos juros reais) investindo+operando+especulando no mercado (ações, bonds, moedas e commodities) do que seus pais e avós pq a internet tornou a informação e o conhecimento mais acessível. Resalva: ela também tornou o comportamento de manada um risco (a todo risco corresponde uma oportunidade). Vc pode ir junto com a manda e ganhar, mas se nao tiver coragem pra sair antes pode perder tudo e algo mais. Se vc correr de primeira pode deixar de ganhar uma fortuna. Lidar com isso é o seu trabalho.

Esse assunto é infinito, então vou deixar o melhor conselho que o tempo e espaço disponíveis permitem: antes de começar no mercado jogue poker a dinheiro e sobreviva. Estude 2 ou 3 livros, entre nesses sites, deposita 500 pratas e começa a “operar”. Se vc jogar todo o dia e não quebrar (perder tudo) em 1 ano e tiver até ganho dinheiro, vc estará muito melhor preparado para vencer no mercado. Existem várias analogias entre o poker o mercado: disciplina, controle emocional, gestão de risco, probabilidades (analise fundamentalista), blefes (pádrões psicologicos que se repetem nos adversários (análise técnica).

Se vc não conseguir sobreviver no poker, nem tenta o mercado!

Grande abraço

Criado 24 de agosto de 2010
Ultima resposta 10 de fev. de 2011
Respostas 14
Participantes 9